acompanhe o blog
nas redes sociais

29.5.11

O Evangelho Segundo Jesus Cristo [José Saramago]

Ed. Companhia de Bolso, 1991
- 378 páginas:

Este foi a única obra que li deste grande autor. É um livro polêmico, principalmente para os católicos, mas acredito na liberdade de expressão. A visão da humanização de Cristo não me ofendeu, pelo contrario, achei ainda mais bonito e altruísta tudo que ele fez.
Depois, é sempre bom lembrar que o livro é uma história de ficção, sobre uma fase da vida de Jesus não esclarecida, onde o autor mostra sua visão dos acontecimentos. Outros livros também exploram este tema, como o “Código Da Vinci”, de Dan Brown, igualmente atacado pela igreja. Mas os dois livros são um bom entretenimento.

Sinopse:

O filho de José e de Maria nasceu como todos os filhos dos homens, sujo de sangue de sua mãe, viscoso das suas mucosidades e sofrendo em silêncio. Chorou porque o fizeram chorar, e chorará por esse mesmo e único motivo. Todos conhecem a história do filho de José e Maria, mas nesta narrativa ela ganha tanta beleza e tanta pungência que é como se estivesse sendo contada pela primeira vez.


6 comentários em "O Evangelho Segundo Jesus Cristo [José Saramago]"

  1. Não concordo consigo. Julgo que Dan Brown critica as igrejas e a sua organização, já Saramago critica as atrocidades que o homem é capaz de fazer em nome de um deus. Além de ambos falarem de religião, abordam temas diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Tiago, concordo com sua colocação, na verdade quando disse que eles abordam o mesmo tema, estava me referindo ao fato de ambos falarem sobre a vida de Jesus, apesar do gênero totalmente diferente. Devo dizer que li este livro a muitos nos atrás, não lembro bem dos detalhes, lembro sim, que o livro me marcou positivamente.

    ResponderExcluir
  3. Não me esqueci da sugestão do Memorial do Convento, mas não tenho o livro em casa, está emprestado. Assim que devolverem-mo faço a sugestão.
    Peço desculpa por não poder cumprir a minha promessa.

    ResponderExcluir
  4. Saramago é extremamente polêmico, de rara inteligência. Quando penso nele, logo me vem à mente Jorge Luis Borges, nem sei bem por que. A primeira obra que li dele foi Memorial do Convento e tamanha é a beleza de sua narrativa que me tornei fã. Fui adquirindo seus livros e empilhando em minha estante. Nunca mais li nada, mas devorei todas as suas entrevistas e estou louco pela sua biografia. Por que isso aconteceu? Não sei explicar, coisas que nunca achamos significado. Um fã que leu apenas um livro. Vai entender né? Quanto a sua suposta queda de braço com a igreja é fato notório, o mesmo aconteceu por aqui com o filme Je Vous Salue Marie. Também sou a favor da liberdade de expressão e quem não quiser que não assista ou não leia. Parabéns pela bela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Tenho lá minhas curiosidades sobre esse livro, mas acho que Dan Brown é melhor heheheeh(Fã) :P

    ResponderExcluir
  6. Olá Gisela,

    Então, como vai a leitura do Memorial do Convento?
    Continuação de boas leituras.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir