acompanhe o blog
nas redes sociais

22.5.11

Senhora [José de Alencar]


Ed. Martin Claret, 1875
- 238 páginas:
Senhora é um romance antigo, escrito em 1875, mas que é fácil de ler, agradável, além de ser uma grande obra de um dos maiores romancistas brasileiros. Pode ser lido por adultos e adolescentes. Este livro já foi tema de novela também.
Seu enredo é simples, conta a história de uma mulher apaixonada que ficou rica graças a herança que recebeu do seu avô e então resolve comprar para marido o homem que ama.


Disponibilizado em versão de bolso pela editora Martin Claret, é também uma opção de literatura barata.
“José de Alencar, entre outros papéis na sociedade, como o de político, foi um dos maiores romancistas brasileiros do século XIX. Empenhou-se, assim como outros autores do Romantismo, na construção de uma cultura brasileira autônoma. Para isso, procurou conhecer e registrar em suas obras a identidade de nossa gente, nossa língua, nossas tradições e as diferenças entre as várias regiões do país. Daí a grande extensão de seu trabalho e a diversidade espacial e cultural que ele procura mostrar em seus cenários e personagens.”

Sinopse:

Aurélia é a mulher em torno da qual gira o romance Senhora, de José de Alencar. Pura e ingênua por natureza, mas endurecida pelas desilusões causadas pelo mundo civilizado, ela se transformou em uma mulher de negócios.


comentários pelo facebook:

5 comentários em "Senhora [José de Alencar]"

  1. Cara Gi, tenho vergonha em dizer que nunca li Senhora, um dos clássicos de nossa literatura. E olha que já lecionei literatura. Conheço O Guarani e Iracema (a virgem dos lábios de mel) e sempre eu ficava tentando imitar as características da índia para fazer a moçada se ligar nas aulas. Não é fácil um livro de época, por isso quando me deparo com um leitor corajoso como você tiro o meu chapéu.

    ResponderExcluir
  2. Mil desculpas, mas eu não suporto José de Alencar --'
    Lembro que queria morrer, quando nas aulas de literatura caia justo pra mim ler livros dele.

    ResponderExcluir
  3. Ander voce tem que ficar mais informado sobre José de Alencar porque se vocÊ começar pesquisar a vida e obras dele vai mudar de opniao ,pois é super interessante ! tenho certeza que vai começar "suporta" Rrsrsr...

    ResponderExcluir
  4. SENHORA foi O livro que me fez começar a jornada da leitura. Eu já lia antes, mas por obrigação. Senhora me fez amar a literatura.
    Não acho uma leitura difícil, mas sim que te prende e envolve na história. Recomendo muito!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. muito bom recomendado para todos{a}

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir