acompanhe o blog
nas redes sociais

26.6.11

Capitães da Areia [Jorge Amado]

Ed. Companhia de Bolso, 1937
 – 288 páginas: 

Jorge Amado é o autor brasileiro de quem mais li livros. Ele me transporta para dentro das suas histórias, parece que os personagens são meus conhecidos, que são reais. Seus livros são recheados de personagens que representam nosso povo, onde através deles conhecemos um pouco mais de nosso país, principalmente da Bahia.

O primeiro que li, e que mais gostei também foi “Capitães da Areia”, nome pelo qual eram conhecidos os "meninos de rua" na cidade de Salvador dos anos 30. Apesar de antigo, o livro permanece tão atual quanto na época em que foi escrito. É difícil não gostar deste livro, pode ser lido por jovens e adultos.

Sinopse:

Capitães da Areia, a história crua e comovente de meninos pobres que moram num trapiche em Salvador e clássico absoluto dos livros sobre a infância abandonada, assombrou e encantou várias gerações de leitores.


11 comentários em "Capitães da Areia [Jorge Amado]"

  1. Já li esse livro! É Sensacional!

    Já coloquei o seu banner no meu blog.
    =)

    ResponderExcluir
  2. Letícia, obrigado por ser tornar uma parceira do meu blog. Te chamei para ser parceira, pois achei você simpática e espontânea.

    ResponderExcluir
  3. Tinha estado no Rio de Janeiro em 2005, nessa altura tive a oportunidade de ir visitar a Rocinha, pouco tempo depois li este magnifico livro de Jorge Amado, é impressionante como o livro é tão actual.
    Nesta obra, Jorge Amado olha para a criminalidade de uma forma diferente daquela que estamos habituados (os capitães da areia são forcados a ser cometer aqueles crimes, pois era a única forma que tinham de sobreviver). É comovente o amor que sentem uns pelos outros, assim como e respeito pelo ao seu chefe. Tratando-se de uma obra de 1937 é espantoso o respeito pelas mulheres, pouco característico para a época. (o grupo acolhe a menina no seu seio a respeita como sendo mais um dos seus membros)
    P.S. Cada vez que vou uma feira e vejo um carrossel é impossível não me lembrar deste livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi, já li Capitães da Areia, porque tudo que envolva crianças, principalemte carentes, eu to dentro hehehe
    Gostei do livro até a penultima página hihihi
    Achei que ficou faltando o fim, sabe?

    Por exemplo eu fiquei sem saber o que aconteceu com o irmão da Dora.

    Mesmo assim, é um livro que nao me arrependo de ter lido e que me tirou várias lágrimas.

    Beijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  5. Esse foi o primeiro livro que li do autor,gostei da escrita.Os personagens tinham diferentes histórias e maneiras de pensar,no entanto faziam as coisas pelo bem do grupo.O li porque foi dado na escola em que estudo.O tema é diferente ao que estou acostumado a ler,mas realmente gostei

    ResponderExcluir
  6. Mais um livro de denúncia social,é um retrato da sociedade. É um misto de emoções onde o leitor ri, chora, tem raiva, amor, coragem, medo, se sente criança no corpo de adulto. muito bem escrito, você se apaixona pelos personagens do livro, pelas suas imperfeições. Adorei o livro! Do começo ao final.

    ResponderExcluir
  7. Cara Gi, ao contrário de ti, "Capitães de areia" foi o único livro que li de Jorge Amado e não me arrependi. Há tanta poesia soldada em cada parágrafo que havia momentos que eu me perdia imaginando, sonhando, vivenciando. Tenho por mim que a grande mensagem deste livro seja que a amizade vence obstáculos, mas a miséria, senhora de todas as dores é imbatível e imortal. Nunca mais me esquecerei do sofrimento destas crianças e da luta do escritor para revelar as mazelas de sua cidade.

    ResponderExcluir
  8. Eu já li alguns trechos graças à minha professora de lingua portuguesa, nossa é muito bom.

    ResponderExcluir
  9. AAH, não sou muito fã de escritores brasileiros, e este livro, demais, surpreendente, nunca pensei que ia gostar, li meio forçado, mas valeu a pena :D
    Espero o filme, que nossa, parece que nunca chega. rsrs

    ResponderExcluir
  10. Nossa Gisela, eu também adorei "Capitães da Areia". Foi o primeiro livro dele que eu li, e não me decepcionei nem um pouco. Conversei com um amigo e ele me indicou "Mar Morto" também =)

    ResponderExcluir
  11. Eu tambem adorei "capitães da areia", quando começei a ler pensei que ia ser chato, mas quando cheguei na metade da história percebi que estava errada e que o livro está repleto de aventuras, gostei muito desse livro e indico ele a todos.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir