acompanhe o blog
nas redes sociais

24.6.12

Praticamente Inofensiva, Vol. 5 [Douglas Adams]

Ed. Sextante, 1992 – 191 páginas:
       Muitos o consideram o último volume da série O mochileiro das galáxias e outros afirmam tratar-se de um título independente, que apenas utiliza os mesmos personagens. Parte dessa controvérsia se deve aos 13 anos que separam este livro da primeira aventura de Arthur Dent, já que Adams iniciou a coleção no final dos anos 1970 e somente em 1992 retomou a história. - Submarino

Quando terminei de ler “Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes!”, volume 4 do Guia dos Mochileiros da Galáxia, achei que o autor tinha dado um fim a série. Agora depois de “Praticamente Inofensiva”, tive certeza disso. Douglas escreveu este livro 13 anos depois e como eu imaginava, foi o pior de todos, sem pé nem cabeça, totalmente sem contexto. Não entendo porque os escritores insistem em continuar séries que já finalizaram, acho que com isso acabam desmerecendo a obra anterior, se não tem mais o que dizer, então invente outra coisa.

Encontramos na trama as mesmas características dos volumes anteriores, muitos diálogos sarcásticos, piadas com situações corriqueiras do dia a dia, humor. Mas nada disso salvou o livro, com uma história arrastada, a leitura foi cansativa e o final, apesar de surpreendente, não me agradou nadinha.
Enfim, mais uma série finalizada! (Apesar do lançamento de um sexto livro "E Tem Outra Coisa de Eoin Colfer", dando continuidade a série, mesmo depois da morte do autor, falecido em 2001.)

Sinopse:

Depois de muitos anos, Arthur Dent, Tricia McMillan e Ford Prefect se reencontram. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma numa terrível confusão que põe em risco a vida de todos.


17 comentários em "Praticamente Inofensiva, Vol. 5 [Douglas Adams]"

  1. Falta somente este para eu terminar de ler a série escrita pelo Douglas. Não sei se vou ler o "E tem outra coisa". Talvez eu até compre para ter a "coleção completa". Ah, não sabia que tinha sido escrito tanto tempo depois do anterior. Ai, ai... se não for bom, quero nem vê! Não curti muito o quarto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu não conheço nenhum livro desta série (que vergonha!), mas ouço falar muito bem, pelo menos dos primeiros. Este eu pude perceber que você não gostou nenhum pouco hehe Realmente, é difícil dar sentido à uma continuação de uma série que já foi dada como terminado pelos leitores. Muito arriscado e muitas vezes não dá certo.
    Parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu sou curiosa pra ler essa serie, mas tenho a impressaão que toda ela, como você disse, é arrastada demais.
    Minha curiosidade surge principalmente nos dia dos nerds, todos falando de toalha e eu sem saber de nada.
    Realmente não se pode esperar que um livro escrito 13 anos depois continue da mesma forma que os outros volumes, muita coisas muda, pra melhor oupior.
    Não é algo que eu queira ler no momento, mas comoestá no post, é pra ler se tiver tempo.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Nunca me interessei pela série, já comecei a ler o 1º livro só que achei muito sem noção, mesmo com os inúmeros elogios que meus amigos dão pro Douglas.

    ResponderExcluir
  5. Querida Gi, caí na bobagem de assistir ao filme antes de iniciar a série de livros. Foi uma experiência terrível, o filme pra horroroso teria que melhorar um bocado. Completamente tresloucado fiquei com um gosto amargo na boca, o que me levou a ignorar pelo menos por enquanto esta série. Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum livro da série e confesso que não tenho vontade. Não sei, o assunto não me chama a atenção. E agora, com a sua opinião, acho que tão cedo eu não me aventuro com esses mochileiros.

    ResponderExcluir
  7. Oi Gi! Bom, vou ser bem sincera. Nunca tive vontade de ler essa série, nenhum deles >.< E olha que já estive em vias de compra-lo algumas vezes nessas promoções loucas que aparecem aqui na net... Se eu tivesse comprado, seria mais uma série a ficar pegando poeira na minha estante, rs.
    Gosto da sua sinceridade nas resenhas, parabens por mais essa!
    Beijos, boa semana pra vc =*

    @morenalilica
    http://doceinsensatez.com/blog

    ResponderExcluir
  8. Parei de ler em O Restaurante no Fim do Universo. Não gostei do primeiro, não gostei do segundo. Cancelei a leitura da série e vendi todos os exemplares que eu havia comprado em promoção no Submarino.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada da série e às vezes até penso em ler mas nunca é aquele sentimento arrebatador apesar de muitos dizerem que é bem legal.
    E concordo totalmente com você quanto a essas séries que tem páginas e mais páginas, diz, diz e não diz nada. E infelizmente, ultimante vem-se criando cada vez mais livros com esse modelo.
    Parabéns pela resenha e sua sinceridade.

    ^-^
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Ah eu gosto muito da escrita do Douglas!
    Só li os 3 primeiros e pretendo ler esse só pra ver no que vai dar, mas ainda não sei oq será do 6° vol. que sinceramente não gostei da ideia pra continuar a série com o autor falecido. '-'

    ResponderExcluir
  11. Eu queria ler esses livros =/ vi a pouco tempo eles mas ainda não sei muito. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  12. Sério que o livro é o pior da série? Ai, aí é bem chato. Eu só li o Guia até agora, e poxa, eu adorei! Já estou com os outros volumes aqui e pretendo ler em breve. Mas é uma pena mesmo que o autor não tenha conseguido fazer um livro tão bom quanto os outros.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nenhum livro da série e não sei se é a capa, ou o nome do livro,eu sinceramente não me interessei por nenhum desses.

    ResponderExcluir
  14. concordo também "Não entendo porque os escritores insistem em continuar séries que já finalizaram" não entendo muito bem porque a série faz sucesso eu não curti muito "/

    ResponderExcluir
  15. Eu queria tanto ler essa série, gosto muito de coisas nerds, sabes? Queria a coleção inteira, logo mais, comprarei =]

    ResponderExcluir
  16. Vou te dizer que eu comecei a ler o primeiro volume do Guia do Mochileiro, mas por algum motivo desconhecido eu interrompi a leitura. Quem sabe eu não volte a ler, mas eu acho a história muito sem noção kkkk :P

    ResponderExcluir
  17. eh ja faz um bom tempo deis de que publicou isso aqui porem vim parar aqui por acaso, e notei sua critica com o Douglas, mas veio lhe informar que o vol.5 nao foi ele que escreveu pois ja avia falecido entao sua mulher terminou o livro para ele, dai o motivo da leitura ser extremamente difere e cansativa e o vol.6 foi um amigo que escreveu alegando que sua obra nao estava completa

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir