acompanhe o blog
nas redes sociais

27.7.12

Trilogia Aléxandros: O Sonho de Olympias, vol.1 [Valerio Massimo Manfredi]

Ed. Rocco, 1998 – 310 páginas:
       "Aléxandros" é a história do jovem e belo príncipe da Macedônia que seria um dia conhecido como Alexandre, o Grande, pelas numerosas conquistas no mundo antigo. Nascido em meados do século IV a.C., filho do rei Filipe II e de Olympias, princesa de Epiro, ele cresce na corte cercado por jovens de sua idade e é educado de acordo com as tradições da dinastia, com ênfase na coragem, força de espírito, resistência à dor, ao frio, ao cansaço e à fome.

Este livro foi uma surpresa agradável, pois fugiu um pouco de uma série de livros com enredos sobrenaturais que estão em minha estante. Conta a história de Alexandre, o Grande, baseada em pesquisas históricas. Para quem viu o filme (estrelado por Colin Farrell, Angelina Jolie e Val Kilmer), esquece, pois nada tem de parecido.
O primeiro volume da trilogia narra a historia no nascimento de Alexandre, sua infância e principalmente o relacionamento entre ele e seu pai, o rei Filipe II da Macedônia. A história mostra como seu pai teve grande influencia na sua personalidade, proporcionando a ele a melhor e mais cara educação da época, chegando a contratar o filósofo Aristóteles (aluno de Platão) para ser seu tutor. Alexandre cresce cercado de alguns seletos jovens que fazem o juramento de nunca se separar e sempre seguir seu príncipe. Quando seu pai morre, ele ainda é muito novo e o Império se despedaça, mas Alexandre reage com inteligência e coragem, mostrando ao mundo seu valor. Ele queria superar os feitos de seu pai e parte então com seus companheiros para a conquista do Extremo Oriente.
Alexandre é carismático e um líder nato, conquistando as pessoas e até os animais com quem convive. Também me conquistou e agora vou ver o que me aguarda no segundo volume da trilogia.


12 comentários em "Trilogia Aléxandros: O Sonho de Olympias, vol.1 [Valerio Massimo Manfredi]"

  1. Cara Gi, tenho um fraco por romances históricos, minha estante está cheio deles. Não assisti ao filme e acho que não o farei. Depois de Troia prometi a mim mesmo ficar afastado destas produções cinematográfico cheio de rostinhos bonitos, mas longe do conteúdo. Este livro em não recusaria nunca e se conquistou a você já é obrigatório pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi ^^
    Ainda bem q vc disse q o livro é diferente daquele filme! Olha, o jeito q mostraram Alexandre no filme foi meio decepcionante pra mim. Mas, decepções à parte, gosto de livros históricos e adorei sua dica, já entrará na minha lista de leitura ^^
    Beijos, bom final de semana =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  3. Nem conhecia. Não sabia que tinha livro. Vi o filme a tanto tempo que já nem lembro :S

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica, Gisela! Não sabia desse livro e também adoro um "histórico". Assisti ao filme faz algum tempo e não achei tudo aquilo. Mas livro é outra coisa. Já está aqui anotado para vir para a minha coleção.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de livros históricos, e a sua resenha me agradou bastante! Fiquei curiosa por esse aí.

    Acho interessante a história de Alexandre, o Grande, mas não sei muito sobre ele...
    E realmente, é bom variar desses romances sobrenaturais de vez em quando.

    ResponderExcluir
  6. Desde a época do colégio,eu sou fascinada por História.
    Achei uma dica excelente!
    bjs Nati

    ResponderExcluir
  7. Sempre me interessei em saber mais da história de Alexandre, já qu eo filme não fui muito com a cara. Gostei da indicação desse livro.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amo historia e já até cogitei a fazer graduação nesta área!Lerei esta trilogia com certeza!
    BJs

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante conhecer a história de Alexandre de uma forma diferente daquela retratada pelos filmes e pelos livros de História. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  10. Romances históricos é sempre tão fofo .... eu acho, ao menos. Mas tem que ser bom, para não ser aquela leitura pesada, sabes? Mas acho que este vale a pena ler =]

    ResponderExcluir
  11. Eu gostaria de conhecer mais sobre a história de Alexandre, o Grande. Esse livro parece ser uma ótima pedida. Também estou precisando fugir um pouco dos sobrenaturais, acho que exagerei na dose... rs...

    ResponderExcluir
  12. acho a história de Alexandre, o Grande muito interessante, estou pensando de verdade em colocar esse livro na fila de compras :P

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir