acompanhe o blog
nas redes sociais

18.1.13

Jane Eyre [Charlotte Brontë]

Ed. Landmark, 1847 - 528 páginas:
   
       Gosto tanto deste livro que ele é compõe minha lista dos 10 melhores. Foi uma das primeiras resenhas (veja aqui) que fiz para este blog, pois também acredito que quem tiver a oportunidade deve ler. – Gisela M. Bortoloso.


A seção Recomendado pelo Leitor foi criada para  melhorar a troca de informações sobre livros e aqui posto a resenha realizada por um Leitor participante do blog. Publico exatamente o que enviam, sem alterações. Participe Também!


Quem Indicou: Vanilda Procopio

Nota: 

Opinião: A primeira vez que li Jane Eyre eu tinha 13 ou 14 anos e fiquei muito impressionada. Temos uma protagonista que não é linda, rica ou perfeita, mas que é lutadora e inconformada com sua situação. É sofredora, mas não se abate e não é chata. É difícil falar de um livro que considero um dos meus preferidos, mas a história é daquelas que prendem o leitor, que fascinam.

Porque indicou: Indiquei o livro porque acho que todos que tiverem oportunidade devem ler. Foi publicado pela primeira vez em 1847e considero um clássico, porém fácil de ler, que encanta e cativa, mostrando uma mulher forte, que não espera as coisas acontecerem.

Pontos positivos: Enredo envolvente, clima de mistério, às vezes um tanto obscuro (agora, enquanto escrevo, parece que posso sentir o clima mais denso), texto bem desenvolvido, protagonistas muito especiais.

Pontos negativos: Não consigo pensar em nenhum ponto negativo.

PúblicoNão há restrição de faixa etária.

Sinopse:

Jane Eyre é uma menina órfã que vive com sua tia, a sra. Reed, e seus primos, que sempre a maltratam. Até que, cansada do convívio forçado com a sobrinha de seu falecido esposo, a mulher envia Jane a um colégio para moças, onde ela cresce e se torna professora. Com o tempo, cresce nela a vontade de expandir seus horizontes. Ela põe um anúncio no jornal em busca de trabalho como governanta. O anúncio é respondido pela senhora Fairfax, e Jane parte do colégio para trabalhar em Thornfield Hall. Lá, ela conhece seu patrão, o sr. Rochester, um homem brusco e sombrio, por quem se apaixona. Mas um grande segredo do passado se interpõe entre eles.


19 comentários em "Jane Eyre [Charlotte Brontë]"

  1. Muitas vezes me envergonho de não ter lido determinado autor. Vamos dando preferência a autores que somos fãs ou para livros da moda, esquecendo que antes deles existem livros realmente clássicos, obrigatórios. Tenho que me redimir, não sei se hoje, mas minha redenção será ler clássicos, vários deles, como Jane Eyre. Belíssima dica Vanilda, ficará em um lugar especial.

    ResponderExcluir
  2. Faz um tempo que quero ler esse livro, já vi a adaptação cinematográfica de 2012 e assisti a minissérie da BBC e fiquei apaixonada.

    ResponderExcluir
  3. Eu já ouvi falar desse livro mas não li. Eu tenho vontade de ler por ser um clássico nem sabia sobre o quê era.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Ai eu amo esse livro!!! Gente, é muito bom! Charlotte Bronte fez um trabalho incrível e um livro perfeito de ler. Muito recomendado mesmo *-*

    ResponderExcluir
  5. Ah, que linda lembrança, Vanilda! Também li na adolescência eme apaixonei pela Jane Eyre e sua trajetória difícil.
    Realmente é um romance atemporal, todos deveriam ler esse livro.
    As irmãs Brontee são encantadoras, Charlotte com seu 'Jane Eyre' e Emily com 'O morro dos ventos uivantes'. São clássicos cheios de conflitos que atravessaram o tempo.

    ResponderExcluir
  6. Coloquei esse livro na minha meta de leitura.

    Vi o filme na semana passada e amei. Muito emocionante, ;)

    ResponderExcluir
  7. Olha Van, eu tenho curiosidade de ler algo das irmãs Brontee, mas nunca achei algo...
    Acho que ja li um livro semelhante, mas não sei se é como o que li, se é só sofrimento ou tem romance entre ela e seu patrão, fiquei curiosa com isso, penso sempre que a escrita das irmãs é meio sombria. Ao contrario de vcs classico mesmo que me encantou desde a adolescência ( não faz muito tempo) foi e ainda é orgulho e preconceito, amo de paixão apesar de não ter lido outros livros da autora, mesmo tendo-os. Colocar no meu skoob, esse puxou minha atenção.
    bj

    ResponderExcluir
  8. Nossa sou completamente apaixonada por esse livro a história tem drama e romance na dose certa. E com um final que é lindo. Quem puder leia . Otima indicação Vanilda.

    ResponderExcluir
  9. Acho que este é um dos clássicos que eu gostaria de ler. Não costumo ler muitos, mas alguns chamam a minha atenção e este é um deles.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Aaain adorei a indicação de fato parece ser encantadora a história !

    ResponderExcluir
  11. A história é muito linda e tenho certeza de que quem ainda não leu, quando ler não vai se arrepender. É daquelas histórias que levamos pra vida toda, que fica sempre em nossa memória. Válida para todas as idades.

    ResponderExcluir
  12. Confesso que nunca tive muita vontade de ler esse livro. Vi que o filme passou na YV por esses dias mas também não parei para assistir. Depois de ver esta indicação, farei questão de pegar este livro :) Achei bem interessante a ideia de uma mulher de forte opinião em uma época totalmente contra essas novas ideias. Adorei a dica!

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li nada das irmãs Brontë, mas todos dizem que é muito bom. Adorei a indicação e agora quero muito ler *_*
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Nunca li o livro, mas os argumentos da Vanilda convenceram. Dica anotada. Bjos!

    ResponderExcluir
  15. adorei a dica e tenho certeza de que é um livro que vale muito a pena ler, ja esta na minha lista de livros, pois acho que não vou vou me decepcionar.

    ResponderExcluir
  16. Eu vi o filme e gostei bastante. Realmente a protagonista é bem diferente do esteriótipo da "mocinha". Não li o livro, mas tenho certeza de que é bom. Pretendo ler um dia desses.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Não sabia o enredo apesar de já ter ouvido falar,recomendação anotada,quero ler bons clássicos esse ano.
    Os pontos positivos da Vanilda me conquistaram.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, não conhecia este livro, mas depois de ler está indicação estou morrendo de vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  19. Gostei bastante da história do livro e confesso que, esse ano, pretendo ler mais clássicos. Vou procurar ele para ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir