O Jogo da Mentira, Vol. 1 [Sara Shepard]

O Jogo da Mentira
Ed. Rocco, 2010 - 296 páginas:
       Após serem abandonadas pela mãe, as irmãs gêmeas Emma e Sutton têm destinos bem diferentes. Emma Paxton cresceu em casas de famílias adotivas temporárias. Sutton Mercer acabou sendo adotada por uma família rica e tinha tudo o que Emma sonhava: uma família amorosa, amigos e um namorado. Sutton, no entanto, está morta e ao tentar saber mais sobre Sutton, Emma acaba sendo confundida com ela, assumindo a identidade da irmã. Ela logo descobre que, apesar de popular, Sutton cultivou muitos inimigos com seu ‘Jogo da Mentira’. A brincadeira, já tinha feito muitas vítimas e consiste em pegadinhas cruéis e perigosas. Sustentar a farsa, no entanto, não é fácil, principalmente quando todos à sua volta são suspeitos do crime e ela pode ser a próxima vítima.

Sara Shepard é uma das autoras preferidas de minha filha (16 anos) desde o lançamento de série Pretty Little Liars, seu maior sucesso. Eu nunca li esta série (PLL), mas conheço um pouco dela pelos comentários realizados entre minha filha e suas amigas.

O Jogo da mentira é o primeiro volume da nova série da autora, mas conhecida como The Lying Game, por causa da série de TV já em exibição no Brasil (canal a cabo Boomerang). Acredito que a ela mantém (ou melhor "Copia") seu estilo, construindo a história com bastante mistério, intrigas e suspenses, muito ao sabor de seu principal sucesso. As Características são semelhantes: amigas populares e uma morte inexplicável.

Tudo começa quando Emma, uma garota sem família, que vive em lares temporários, descobre que tem uma irmã gêmea através de um vídeo no Youtube que a mostra sendo estrangulada. Emma acha sua irmã através do Facebook e marcam um encontro. Mas Sutton não aparece. Emma acaba sendo confundida e assume a identidade da irmã. Aí as coisas começam a acontecer...

Tudo o contexto do livro é bem parecido com os filmes americanos que costumamos assistir, onde os jovens da classe média alta mais bonitos e populares gostam de humilhar seus colegas de escola. Só que aqui parece que o tiro saiu pela culatra e alguém que se sentiu ofendido provavelmente se vingou, matando a Sutton. Como estas brincadeiras de mau gosto eram praticadas até entre o grupinho opressor, todos são suspeitos na visão da Emma, que quer descobrir quem matou sua irmã, mesmo que isso ameace a sua vida.



38 comentários :

Ana Paula Barreto disse... [Responder]

A proposta da história tem um "q" de interessante, mas me parece bem batida e clichê em vários aspectos. Me parece uma trama bem "americanizada" como você disse, voltada para um público específico (e acredito que não me inclua mais nele). Mas isto não quer dizer que é uma história ruim, aparentemente tem pontos bem positivos, como o mistério, suspense e como a personagem principal consegue se adaptar a vida da irmã.
bjs

Naty disse... [Responder]

Não gostei muito da trama, é um pouco clichê de mais. Se eu ler seria principalmente pela autora que é muito elogiada.

Luna Hybla disse... [Responder]

Por um lado mistério e suspense que se bem conduzidos fazem uma leitura bem amarrada.
Por outro lado uma trama clichê tipo mais do mesmo ...
Não é beem o meu estilo, mas a premissa é interessante para um público mais teen.
bjss

Suh Pimentel disse... [Responder]

Oi Gisela ! Não me animei muito com essa história não , acredito ser mais teen -não que eu não seja- qq , mas prefiro mais adultos ...

beth disse... [Responder]

O livro parece ser interessante,mas ainda não me convenceu. Gosto de livros que tenham um certo suspense e mistério. Vou ver se me aventuro a ler.

Francine Porfirio disse... [Responder]

Eu estou assistindo Pretty Little Liars há pouco tempo (acabo de iniciar a segunda temporada) e confesso que me surpreendi com o enredo! Chego a ficar com medo pelas personagens, porque dá uma sensação completa de impotência diante da invasão de privacidade que elas sofrem.
Não li os livros desta série, mas acho que não leria por já acompanhar a adaptação televisiva. De qualquer modo, me interessei por este livro, por ser uma série da mesma autora e por seguir o mesmo padrão. Acho que vale a pena conhecer! :D
Ótimo comentário. (rs)

Manu Hitz disse... [Responder]

Boa premissa, apesar de beeeeeem conhecida das séries e filminhos adolescentes. O bullying, as inconsequências dessa faixa etária e a busca de afirmação. E agora uma trama com um assassinato e o mistério - e a oportunidade - nas mãos da gêmea. Esse jogo pode ser perigoso! Gostaria de ler, sim!

Gabriela disse... [Responder]

Eu assisto a série de TV PLL e vi o piloto dessa q confesso q apesar de boa não me fisgou. De fato a autora faz sucesso entre as adolescentes, com sua filha não é diferente!

Vanilda disse... [Responder]

Não conheço a série e acho que talvez o foco principal sejam os mais jovens. Não seria um livro que eu leria nesse momento, mas quem sabe mais pra frente? Apesar de ter uma fórmula conhecida, se a autora souber levar o enredo fica interessante.

Stefani Goulart disse... [Responder]

Oi Gisela!
Esse é um livro que quero muito ler. Não li PLL, nem assisti à série, embora faça o estilo das séries que gosto. O jogo da mentira parece ser um bom livro, principalmente porque gosto deste suspense todo envolvido no meio do ambiente escolar americano! Estou curiosa para assistir à série também!

Beeijos,
iSteh

Greiciely disse... [Responder]

Gi, sabe que não tenho curiosidade de ler os livros dessa autora? Sei lá, não curto muito, acho que por as séries de tv, que vejo e gosto muito, serem diferentes dos livros. Recentemente vi o primeiro episodio de The Lying Game e gostei muito, mas parece mesmo que segue o estilo da outra. Não sei se lerei, mas oa série acho que verei sim.
Bj

Cristiane Dornelas disse... [Responder]

Não senti muita vontade de ler esse livro, sei lá se vale a pena. Se ler talvez goste, mas essa é uma daquelas histórias que não sinto falta deixar passar...

Tiago disse... [Responder]

Oi, Gisela!

Eu nunca li PLL também. Só acompanhei a primeira e alguns episódios da segunda temporada. Sério que a autora "repete" a fórmula? Eita.

Abraço!

Rodrigo Lessa ® disse... [Responder]

Quero muito ler esse livro, minha amiga ganhou ele semana passada e já está na metade. Ontem eu vi no facebook ''The Lying Game é Pretty Little Lias de trás para frente'' hehe, até que é mesmo. Curti muito a historia, até pq amo PLL e TLG não seria diferente, espero ler para fazer uma singela comparacione rss

Luana Rabbi disse... [Responder]

Oi Gisela! Então, eu não li os livros de PLL, mas assisto a série. Até gosto a pesar de sentir que enrolam bastante. Eu nunca me interessei em ler os livros. Esse até parece legal, mas no momento estou correndo de séries.

Pamela Duarte disse... [Responder]

Ainda não li nada da autora. Gostei muito da resenha. Estou com vontade de lê-lo.
Participando da promoção \o

Gabriella Alvim disse... [Responder]

Não li os livros de PLL e nem vi a série, não tive paciência.
Já vi uma resenha desse livro e esse livro me pareceu um tanto clichê. Gêmeas com realidades extremamente diferentes que trocam de lugar, no caso apenas uma. Não sei se lerei, talvez mais pra frente...

Tamy Diniz disse... [Responder]

Ja ouvi muita da autora e da serie PPL, mas não me interessei e por isso não li nada dela e nem assisti a serie! Infelizmente esse livro também não me despertou vontade de le-lo!

Mayara Mesquita disse... [Responder]

Fiquei curiosa, até porque já vi propagandas da série, mas prefiro ler o livro antes.

http://entreteca.blogspot.com.br

Lorena Marinho disse... [Responder]

O livro se torna bem intrigante para leitura. E pelo que pude perceber é completamente diferente da serie. Eu espero que a cada página dê vontade de ler mais, e sempre tenha mais mistérios para se descobrir. Sara Shepard é uma autora maravilhosa, que adora gêmeas e segredos. É tudo fascinante.

Luciane Eleotéria disse... [Responder]

Não gosto de Pretty Little Liars e não tenho vontade de ler os livros da autora. Acho tudo muito clichê. Claro que isto é um preconceito meu, já que nunca li nenhum livro da autora.

miriam73 disse... [Responder]

Não conheço a série da televisão, mas sempre acho o livro melhor que filmes ou seriados, gostei do enredo, viver a vida de outra pessoa não deve ser fácil, mas acho isso uma lição, porque sempre achamos que a vida dos outros é melhor que a nossa.

Nardonio disse... [Responder]

Realmente é uma história bem clichê. Não apenas no geral, mas em relação a sua própria obra. Mais ou menos a mesma coisa que o Nicholas Sparks faz com seus livros. Mas independente de todo esse clichê, sou fã de suspenses, mistérios e tudo o mais. Vou dar uma olhada na série e tentar ler esse livro.

@_Dom_Dom

Alice Guerreiro disse... [Responder]

Eu vi a série e achei a historia legal mas com mta enrolação pra acontecerem as coisas..achei a resenha do livro bem melhor, quero mto ler!

Maristela G Rezende disse... [Responder]

Não conhecia nem a autora e nem o livro que só vim a saber através de seu post. Gostei da resenha embora esteja vendo que algumas pessoas estão achando muito clichê.

Marie Beward disse... [Responder]

Gosto de suspense! To tentando imaginar ela se passando pela irmã, achei legal :)

Beijocas

Andressa Nunes disse... [Responder]

Adoro esse gênero, fiquei muito interessada, depois de ler essa bela resenha bem detalhada, facilitando o entendimento do conteúdo.

Bianca Remohi disse... [Responder]

A resenha não deixou muitos detalhes sobre o livro, mas me interessei pela história mesmo assim! Fiquei mega curiosa para saber qual foi a causa de sua morte e como isso aconteceu, porque e tudo o mais... gostei bastante, principalmente pq Emma passa a ser sua irmã gemea, imagino tudo que pode acontecer por conta disso...

Beijos :)

Moniiqueta disse... [Responder]

Assisti a série quando lançou mais acabei abandonando depois..O livro segue o padrão PLL pelo jeito..jovem e misterioso ..mais senti muito mais vontade de ler o livro do que continuar a série..Acho que os livros da Sara não são fenomenais ...a sua nota 3 diz bem deles..eles tem boas histórias mais pecam no desenvolvimento e nos personagens um pouco.

Cristiane de oliveira disse... [Responder]

Nossa parece ser muito bom esse livro não sabia nada dele por que não costumo ver séries, amo livro de mistérios e fantasmas, esse está com tudo gosto muito.
Resenha muito boa vou querer ler esse.

Diandra Fernandes disse... [Responder]

Achei o enredo interessante, leio muito livros adolescentes, embora não seja mais uma, mesmo assim adoro!

Raelly disse... [Responder]

Oii ,
Já vi a propaganda da série e fiquei bastante curiosa .
Mas acho que vou ler o livro antes :)
Maravilhosa resenha !
Livros e bombons
http://livrosebombons.blogspot.com.br/

Neko mew mew disse... [Responder]

Me pareceu bem interessante, vou por na minha lista de livros. Livros são sempre melhor que série.

Postar um comentário

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!