acompanhe o blog
nas redes sociais

13.11.13

A Lenda do Lago Dourado [Edson Vanzella Pereira]

A Lenda do Lago Dourado [Edson Vanzella Pereira]
Ed. Dracaena, 2012 - 380 páginas:
       Os Baltimore são uma típica família de uma pequena e pacata cidade norte-americana. Tudo muda para eles quando o filho mais velho, David, com 15 anos de idade, passa em primeiro lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano. Reconhecido como o novo grande gênio da nação, ele é contratado pelo governo para uma carreira de cientista. Mas, em sua primeira missão, envolve-se em um misterioso acidente que o deixa entre a vida e a morte. Max, o irmão mais novo de David, começa a investigar secretamente as circunstâncias daquele trágico e enigmático acontecimento. Na procura por respostas, eles se envolvem em aventuras perigosas.


Apesar de o autor ser Brasileiro, a trama do livro se desenvolve nos EUA, numa cidade fictícia (acho eu), onde ele nos apresenta uma amorosa família de classe média, os Baltimore. 
Peter e Lisa tem 3 filhos: David, Max e a pequena Peggy e levam uma vida comum até que o filho mais velho, David, de 15 anos, ganha um concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano. Em pouco tempo eles atingem extremos, vão do ápice da felicidade e chegam ao fundo do poço, quando David sofre um acidente e fica entre a vida e a morte.

Edson criou uma trama de suspense e ação voltada ao público juvenil e procurou através de seu livro, além de entreter o jovem leitor, passar conceitos éticos e morais que estão sendo esquecidos no mundo do entretenimento. Seu personagem principal, o adolescente Max, é um garoto que foi criado em um ambiente familiar que proporcionou a construção do seu bom caráter, ele é muito bem educado, determinado, sincero e acima de tudo amigo (dos seus amigos, irmãos, pais e até de sua namorada).

"A vida é dura para quem é mole. Não se esqueça disso. E eu não sou mole!"

Max idolatra seu irmão mais velho e tenta a todo custo desvendar o mistério que envolve seu acidente. No meio deste problema familiar, existe uma lenda que estas 3 crianças sempre ouviam de seus pais ao dormir, a lenda do lago dourado, onde há uma caverna submersa que dá acesso à outra dimensão do universo e somente pessoas especiais podem acessá-la, pessoas com a capacidade de escrever e mudar a história da humanidade. De alguma forma David e Max estão ligados a esta lenda e tornam-se responsáveis por combater os agentes do mal. 

A lenda do lago dourado é uma leitura válida para todas as idades, o livro mesmo sendo de ação tem passagens que emocionam e também propagam preciosas mensagens:

"Diante dessa cena, Max emudeceu. Acabava de ter uma nova lição de vida: A intensidade do amor que uma mãe e um pai sentem pelo filho não é no mesmo grau que este oferta aos pais. Ele já aprendera que a força mais poderosa da natureza é o amor, mas nesse momento teve a compreensão absoluta de que o amor materno e o paterno constituem a força mais poderosa entre as poderosas forças do universo."

Participe do sorteio que está rolando aqui no blog entre 13/11/2013 a 07/12/2103 para ganhar um um exemplar de A Lenda do Lago Dourado.

Cortesia da Editora Dracaena



35 comentários em "A Lenda do Lago Dourado [Edson Vanzella Pereira]"

  1. Estória legal, achei os personagens meio jovens para a trama, mais acho que é justamente isso que faz com que o livro consiga passar valores, gostei.

    ResponderExcluir
  2. Oi linda! Gostei bastante da resenha, eu acho que vi esse livro em algum lugar apesar de não lembrar onde. Achei interessante
    Estou torcendo pra ganhar o sorteio, mas se não der eu tentarei comprar o livro
    estou gostando de descobrir a nova literatura nacional
    um abraço!
    Pandora
    http://pansmind.blogspot.com.br
    http://www.punkystore.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Ainda não li esse, mas pela resenha pude ver que se trata de um livro bem legal.
    Entrei no sorteio e espero que a sorte me ajude a ganhá-lo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro e achei bem interessante. Gosto do estilo e também quando a história acaba ensinando alguma coisa ou fazendo pensar.
    Única coisa que me incomoda é o fato de se tratar de uma família americana, num contexto americano.. sendo o autor brasileiro. Não faz muito sentido, mas isso é o de menos!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia o livro, achei legal, mas no principio achei que se tratava de uma fantasia e foi uma surpresa descobrir que é um drama.
    Não gosto quando autores nacionais escrevem colocando seus personagens nos Eua..podia ser aqui ja que eles teriam que ir ao 'lago' mas tudo bem. Parece ser interessante, pretendo ler,
    beijos,

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia o livro e até me surpreendi por ser de um autor brasileiro. quando vi que a ambientação era nos Estados Unidos, não imaginei que fosse de um autor nacional. A história tem um enredo diferente e esse foco nos valores que infelizmente começam a ser esquecidos é um diferencial a mais.

    ResponderExcluir
  7. Editora Dracaena sempre crescendo ein? É ótima essa oportunidade para os autores brasileiros crescerem com boas editoras brasileiras que não contratam só pelo nome. Um bom exemplo é esse livro e esse autor, brasileiros que não decepcionam. Torço para que mais deles sejam reconhecidos.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da trama que envolve a historia, ele me pareceu ser muito boa.


    xx

    ResponderExcluir
  9. A história é envolvente e apaixonante. Fiquei curiosa com seus comentários e vou adorar ler e conhecer mais desses personagens tão incríveis.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto bastante de suspense e ação, e não me importo se é voltado para o público mais jovem. Se ele é bem narrado é muito bem-vindo. O legal desse é que além de entreter, trás essas mensagens interessantes sem ser didáticas demais.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. A trama parece bem envolvente ein?! Fiquei bastante curiosa por esse livro agora... quando vi a capa não imaginei que se tratava de algo assim. Os autores nacionais estão cada vez mais sendo valorizados! Isso é ótimo! ^^

    ResponderExcluir
  12. Parece ser uma historia legal, vou ler ele com certeza!!
    gostei da resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  13. Fiquei curiosa a respeito da história, o sumiço do rapaz gênio e a busca por ele. Tomara que o irmão o ache. Vou tentar ler pra saber o final. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Não me chamou atenção alguma. Me pareceu muito simplório.

    ResponderExcluir
  15. O livro parece bem legal e interessante. Espero lê-lo em breve, quero ver como essa trama se desenvolve.

    ResponderExcluir
  16. Adoro temas assim, que contenham investigação, perseguições e adrenalina. Uma história gostosa e de fácil leitura que te prende o tempo todo, deixando o final sempre em aberto. Parece que é um livro recheado de surpresas e valores que jamais deveriam ser abandonados. Com uma mensagem forte de amor familiar e doação ao próximo. É um livro que te leva a reflexão, que te faz pensar na vida, e nas atitudes que deixamos de tomar.
    Ótima resenha
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Ainda não conhecia o livro, mas gostei da resenha e acho super legal os escritores brasileiros se destacando como esta acontecendo ultimamente!
    Vou participar do sorteio e quem sabe tenho a oportunidade de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  18. Uau, parece ser bem legal. Essa lenda parece bem interessante e até que a história me chamou a atenção, ainda mais porque recebeu 4 estrelas ^^ Vou participar do sorteio. Só acho que seria legal sabermos como é o decorrer do livro, se é um livro lento, com capítulos grandes e etc.

    ResponderExcluir
  19. A Trama do livro parece ser interessante, mas achei meio estranho o protagonista ser um menino de 15 anos, mas tudo bem. Vai ter continuação ou é só um livro mesmo? Acredito que tenha potencial pra ter mais uma ou duas sequências

    ResponderExcluir
  20. E assim temos mais um livro adicionado na minha listinha de desejos :3

    ResponderExcluir
  21. Ola curti o tema da historia... mas covenhamos esse protagonista ta muuito novinho em ? Tambem curto muito esses tipos de livros com mensagens ..

    ResponderExcluir
  22. Já havia lidos alguns comentários a respeito desse livro, porém, ele nunca me chamou tanta atenção, apesar de adorar histórias de suspense ou similar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Adoro suspense, mistério, este quero ler fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  24. Achei a trama bem diferente, ao mesmo tempo nos apresenta uma família comum que possui muitos mistérios. Parece ser muito bom!!

    ResponderExcluir
  25. Achei interessante a proposta do livro e o lerei se tiver a oportunidade. Mas não fiquei morrendo de desejo pela obra.
    Mistérios costumam me seduzir e foi o que me chamou a atenção na obra.
    não gosto muito quando autores nacionais utilizam outros países como cenário, mas isso não costuma ser critério na hora de escolher uma obra.

    ResponderExcluir
  26. Já tinha lido algumas resenhas deste livro e confesso que estou louca para poder ler esta trama, pois gosto de livros de investigação, suspense e mistérios. Espero conferir em breve!!

    ResponderExcluir
  27. Oi Gisele, este livro tem sido muito bem avaliado. Quero ler també.
    Bjs< Rose.

    ResponderExcluir
  28. Julguei o livro pela capa (não achei muito bonita), mas a história trata de temas que despertam meu interesse. De repente a família está no ápice da felicidade e acontece uma tragédia. Com certeza deve ter lições de superação no livro. Sem se falar que o jeito de Max já me conquistou. Fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  29. A história parece ser bem legal e interessante, mas não me chamou atenção porque não é meu gênero preferidos e livros com esse tipo de temática dificilmente me prendem.
    Não gostei muito da capa, mas a escrita e o desenvolvimento parecem ser bastante envolventes.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pela resenha!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas ele parece ser ótimo e interessante.
    Mas agora fica a dúvida se esse protagonista de 15 anos consegue resolver esse mistério sozinho apesar da pouca idade.
    Bjinhos. XD

    ResponderExcluir
  31. Pela resenha deve ser muito legal. Espero ganhar esse pra ler todo.

    ResponderExcluir
  32. Gostei da resenha, e estou participando do sorteio, espero ganhar para poder lê-lo..

    ResponderExcluir
  33. É meio clichê isso de grupinhos de garotos que vão lutar contra tal coisa mas eu ainda gosto. Vou ler o livro se tiver oportunidade.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  34. Que legal, o livro parece ser muito bom pela resenha. Não conhecia o autor, aliás, fico até com vergonha de não ler muitos autores brasileiros. Quero mudar isso...

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir