acompanhe o blog
nas redes sociais

17.1.14

Reiniciados, Vol. 01 [Teri Terry]

Reiniciados, Vol. 01 [Teri Terry]
Ed. Farol Literário, 2013 - 432 páginas:
           As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?




Sempre que leio distopias me assunto com o caminho que o ser humano escolhe para melhorar problemas inerentes a eles mesmos. Em nome de um mundo melhor, visando conter a violência, nascem governos déspotas, que acabam gerando mais medo e terror.

"- bem, de um lado havia o meu pai e o início do movimento da Lei e da Ordem que criou os Lordeiros. Tolerância zero para a violência e desobediência civil; punição pesada para os infratores da lei. Do outro lado estava a visão do PL, de que os jovens (estudantes manifestantes, as gangues) deviam ser reabilitados; de que muitas vezes o que faziam não era culpa deles. Era culpa da origem deles, do local onde haviam sido criados, de terem sofrido maus tratos. Eles merecem consideração e respeito como seres humanos; ajuda, não punção."

Reiniciados mostra uma Londres no futuro, que na tentativa de erradicar os problemas da violência urbana, o governo criou o programa "Reiniciados", apagando a memória dos delinquentes, dando-lhes uma segunda chance de reintegração na sociedade.

"- Exatamente. Assim, essa foi a solução perfeita para a coalizão governamental. Em vez de punir severamente os criminosos, eles poderiam ter a memória apagada, que é de onde vem o termo popular Reiniciado, um recomeço. Uma segunda chance."

A história é contata por Kyla, uma adolescente de 16 anos, que tem sua memória apagada, tendo que voltar a aprender tudo novamente, até a andar. Para ajuda-la na sua reintegração a sociedade, Kyla ganha uma nova família, que vai auxilia-la na sua adaptação.

Logo ela percebe que não pode confiar nas pessoas a sua volta, todos vivem um clima de tensão, sempre com medo. Kyla também percebe que é diferente dos demais reiniciados, tem sonhos estranhos, que as vezes parecem serem lembranças. Tudo é muito confuso e ela conta com a ajuda de Ben, um amigo reiniciado como ela, para enfrentar a sua difícil situação.

Como em todas distopia, Reiniciados nos apresenta um mundo sem liberdade, onde a população vive em situação de eterna vigilância, com medo. Alguns trechos do livro me lembraram de algumas atrocidades cometidas pelo Estado brasileiro durante a ditadura. Gostei deste tipo de profundidade, apesar disso ter tornado a leitura menos ágil. Quase toda ação acontece no final do livro, levando o leitor a desejar iniciar imediatamente sua continuação.


33 comentários em "Reiniciados, Vol. 01 [Teri Terry]"

  1. Imagina que louco pessoas sendo reiniciadas, começando uma nova vida em um corpo já maduro, sem saber como parar ali? Além de uma vida, uma essência também foi perdida. Gostei de cara da personagem da Kyla! Reiniciados já está na minha listinha, espero conseguir ler ainda nesse primeiro semestre. Acho que a crítica social por trás dessas distopias é o ponto principal para justificar o sucesso que fazem.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está na minha wishlist há um bom tempo. Gosto de distopias pelas reflexões sobre a sociedade e os caminhos que a humanidade toma. Por mais fictício que seja, sempre tem uma ponta de verdade naquilo. O que é um tanto tenso!
    No caso de Reiniciados, também me chama a atenção o fato da personagem ter perdido a memória e descobrir a realidade aos poucos (junto com o leitor!).
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar desse livro, mas não fiquei interessada. Estou lendo outro gênero de livro e confesso que não tenho vontade de trocar agora.

    ResponderExcluir
  4. O enredo do livro é bem instigante, ainda não li mas morro de curiosidade. Pena que a ação mesmo só venha no final do livro pra levar o leitor ansiar pela continuação. Mas isso é normal mesmo! haha Eu quero muito lê-lo, só falta a verba! :/

    ResponderExcluir
  5. Estou doido por esta maravilha. A história me cativou desde que a vi e li a sinopse na livraria. Tenho que ter esta série. Lindo demais.

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu não gostaria de passar por isso não. que coisa mais desagradável e também uma violação aos direitos humanos. Sei que se trata de uma estória mas já pensou se isso ocorresse mesmo? gostei muito de conhecer a história de Kyla e vou tentar ler este romance pra saber como fica a história dela. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. querida gi, não me preocupo se a leitura é ágil (neste caso), sou fã de distopias, apesar de que hoje em dia isso virou moda como zumbis, rs. sempre temos um estado totalitário contra as forças de pessoas com ideias e ideais por assim dizer socialistas, então curto demais. é o mundo cão, afinal de contas, como diria o filósofo hobbes - "o homem é o lobo do homem" - e tome "leviatã", porque sem autoridade o que prevalece é a barbárie, a lei do mais forte.

    ResponderExcluir
  8. A premissa me interessou muito... a descoberta pela sua identidade, pela verdade...
    Não saber em quem confiar deve ser angustiante...
    Adoro distopias... mesmo que a maioria que li mostra um futuro em meio ao caos... muito acham que isso é deprimente... eu adoroooo ♥

    ResponderExcluir
  9. A capa e a sinopse já me deixaram interessada, um dos meus gêneros preferidos são distopias e essa me parece ser muito boa.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  10. Oi Gisela, estou gostando dos livros distópicos. Este eu tenho o volume, mas ainda não tive tempo de ler. Fico imaginando o que a Kyla vai passar e no que ela vai descobrir.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Quero ler essa série, e a cada resenha que leio quero mais.
    Um mundo muito sufocante, em que ninguém tem liberdade, e essa coisa de começar uma vida já iniciada outrora, é algo surreal, mas que para desenvolver isso a autora precisou se desdobrar.

    ResponderExcluir
  12. Já pensou você ser reiniciado, ter uma nova chance de começar independentemente do que você foi no passado...deve ser muito complicado. Gostei muito da estória do livro!

    ResponderExcluir
  13. Como boa fã de romances distópicos, este livro não poderia deixar de estar no topo dos meus livros desejados.
    A história é diferente do que estamos acostumados a ler, então já me ganhou com o quesito originalidade. Sem falar que o enredo parece ser bastante envolvente. Nao conheço uma pessoa que tenha lido e não tenha gostado.

    ResponderExcluir
  14. Estou em uma fase bem distópica e esse esta na minha lista dos que me faltam ler!
    Gostei muito da resenha e com certeza assim que tiver oportunidade vou ler o livro! XD

    ResponderExcluir
  15. Já li várias resenhas a respeito deste
    livro, e ele já esta há algum tempo em
    minha lista de livros para leitura.
    Eles tiveram uma boa intenção
    (reintegrá-los na sociedade), mas da
    maneira errada (apagando sua
    memória)...
    Gosto de livros em que, apesar da
    ficção, tem um fundo de realidade...
    Amei tua resenha, e não vejo a hora
    de poder ler este livro!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Amei a resenha! Me deu vontade de ler esse livro, acabou de entrar na minha listinha.
    Bjs

    comiumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Li Reiniciados, mas não achei o enredo muito original. Isso de "Kyla é diferente" me lembrou de Divergente, e sei lá... Acho que distopias têm que ser inovadoras. De qualquer forma, já estou com Fragmentada aqui para ler e esperar que melhore.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei este livro,me lembrou um pouco de ''A Hospedeira'' e como gosto muito de livros assim,me deu muita vontade de ler!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Tenho vontade de ler esse livro pois além de ser uma fã de distopias achei a premissa bem bacana, parece ser mesmo um livro cheio de mistérios.
    A capa é linda e a Editora Farol está apostando muito nesse volume, acredito que eles não iriam divulgar tanto se não acreditassem que o livro vale a pena!

    ResponderExcluir
  20. Gi, demorou um pouco, mas aprendi a gostar de distopias. Ainda não li Reiniciados, mas acho a capa espetacular.
    Gostei da sua resenha
    Um abraço

    www.baianaliteral.com

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da resenha. Esta é aquela que legitima o ditado: de boas intenções o inferno está cheio. Para proteger os "inocentes" acaba criando um problema ainda maior. definitivamente dá o que pensar.

    ResponderExcluir
  22. Gosto da temática, inclusive já li vários livros desse mesmo gênero, mas esse em especial não me conquistou. A única coisa que curti horrores foi a capa. Linda!

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li nenhuma distopia e tenho certo receio, por achar as coisas um pouco... confusas, sei lá. Mas pretendo começar a ler livros do gênero, como A Seleção, que é mais leve ou Divergente, que gostei do trailer do filme e acredito que possa gostar do livro.

    ResponderExcluir
  24. Quero muito ler esse livro, quando os correios fizerem o favor de entrega-lo em casa acho que começarei a leitura imediatamente, rs, já li tantas resenhas sobre esse livro e todas foram positivas então imagina o quão ansiosa estou e fico mais feliz pois a continuação já foi lançada.

    ResponderExcluir
  25. Eu quero ler esse livro, além da capa ser perfeita eu gostei muito da sinopse e resenhas que tenho visto :3

    ResponderExcluir
  26. Oiee Gisela, eu quero muito ler esse livro, e não paro de ler resenhas dele pra saber se ele realmente é bom. O que mais me chamou atenção foi a capa *---*
    Mas como eu agora sou mais uma viciada no mundo distópico acho que vou gostar, mas tenho que ler pra saber qual o diferencial desse livro. =D

    Adorei a resenha, bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr

    ResponderExcluir
  27. Sempre tive muito interesse em ler Reiniciados. Acho a premissa muito interessante e já vi alguns comentários positivos à respeito dele, além do mais, essa capa chama a atenção de qualquer um. Linda demais <3
    Ótima resenha : )

    ResponderExcluir
  28. Eu sou fã de distopias, e arrisco a dizer que, das lançadas recentemente, essa é uma das mais criativas. O que me chama atenção em livros dese gênero, é essa abordagem com os problemas reais que temos na sociedade atualmente. Nos faz refletir muito bem. Espero conseguir ler essa em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  29. Oi Gi.
    Eu não leio distopias, gosto muito de livros de fantasia, mas faz tempo que quero ler esse livro, não sábia bem do que se tratava mas achei a capa linda e o titulo me chamou muito a atenção. Apesar de não ler este gênero de livros, quero ler Reiniciados e quem sabe continuo e leio outros também? Da mesma maneira que este, vi outras resenhas de distopias muito boas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Bem interessante a resenha, muita vontade de le-lô!

    ResponderExcluir
  31. Eu tenho o livro mas ainda não li. Não tenho lido muitas distopias atualmente, mas Reiniciados me parece ser bem interessante, tenho visto muitas avaliações positivas da história, do enredo e dos personagens. Acho que vou ler em breve.

    ResponderExcluir
  32. Ainda não li o livro mas com certeza está na minha lista. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  33. Oi adorei sua resenha! Da forma como vc resumiu me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir