acompanhe o blog
nas redes sociais

2.4.15

Alma Celta - Uma Jornada Fantasy Rock [Eduardo Amaro, Marcelo Moreira]

Eduardo Amaro-Marcelo Moreira
Ed. Leya, 2015 - 192 páginas:
      Alma Celta é parte de um projeto multimídia único no Brasil, composto por um seleto grupo de artistas. Idealizado pelo renomado compositor e baterista Marcelo Moreira (Almah), a obra completa se estende através de literatura, música, quadrinhos, RPG, shows e demais plataformas, costurando um intricado universo fantástico a ser explorado. Partindo de um episódio histórico real (a invasão dos milesianos na Irlanda), Alma Celta cria uma trama de ficção profundamente embasada na mitologia céltica.  


Onde comprar:



Este foi um dos livros mais diferentes que já li. Na verdade, no inicio da leitura não sabia muito bem do que se tratava, pois solicitei para resenha ao ver que seu conteúdo era relacionado a cultura Celta, que é um assunto que sempre me interessou. Depois fiquei sabendo que o livro é somente parte de um projeto multicultural que envolve literatura, mitologia, história, música, poesia, dança, cinema, animação, comic book, RPG e muito mais.

Para saber mais, visite: https://www.facebook.com/marmorofficial

No início, o livro passa uma rápida explicação sobre a mitologia céltica e suas crenças (um estudo assinado pela historiadora Rowena Seneween), nesta parte muitos nomes são citados e conhecemos um pouco das lendas, crenças e vários deuses celtas, depois começa a história propriamente dita, que, como li na sinopse do livro, é uma ficção baseada em um episódio histórico real, a invasão dos milesianos na Irlanda. E no fim de cada capítulo há uma canção (em inglês e português) referente ao tema abordado no capítulo. Eu li a versão e-book do livro, mas a versão impressa vem com um CD com as canções de cada capitulo.

No canal do Youtube do grupo Marmor você pode escutar o CD completo:
https://www.youtube.com/channel/UCwmSiJJvocc_JSBIKV9805w

Quem protagoniza a história fictícia é o mago Amergin, um milesiano que terá de enfrentar os habitantes Tuatha Dé Dannan, uma sociedade formada por druidas, para vingar a morte do tio. Ele volta então para terra verde (atual Irlanda) com um exército, mas descobre que seu poderoso exército não é suficiente para derrotar deuses tão poderosos, ele precisa para isso conquistar três objetos mágicos - A Lança da Realeza, o Caldeirão da Abundância e a Espada da Luz. Amergin enfrenta vários desafios até conseguir atingir seu objetivo.

No começo confesso que achei a trama muito confusa, apresentava muitos nomes diferentes que demorei a memorizar e principalmente entender do que se tratava, mesmo o livro contando com notas explicativas ao final de cada capítulo. Até que acabei pegando o fio de meada e consegui me adaptar ao ritmo da trama.

É um livro a ser lido com muita calma e atenção, pois em 192 páginas muita coisa é contada e explicada, também é apresentado aos leitores um trabalho gráfico belíssimo de Gabriel Fox. Aconselho a leitura para os interessados na mitologia céltica, além daqueles que apreciam um trabalho artístico tão abrangente.


Cortesia da Editora Leya

Capixaba, leonina, analista de sistemas e mãe. Apaixonada por livros, sou uma leitora compulsiva e como o tempo é curto, leio em todo o lugar: esperando o elevador, dentro do ônibus, no salão de beleza... Ler é meu prazer e minha paixão!

*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

19 comentários em "Alma Celta - Uma Jornada Fantasy Rock [Eduardo Amaro, Marcelo Moreira]"

  1. Gisela!
    Em sendo mitologia já é interessante e se é céltica melhor, porque ela não é tão propagada quanto as outras.
    Misturar um fato histórico real e criar uma ficção em cima dele, a meu ver é bem interessante porque aprendemos sobre o fato e fantasiamos o restante do livro.
    O tema muito me agrada e fiquei interessada no livro.
    “Que o coelhinho traga muito mais que ovos de chocolate! Que ele lhe traga muita paz, amor, saúde, felicidade, compreensão e carinho. Feliz Páscoa!”.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa , que capa linda e como eu amo livros que envolvem mitologia.. Com certeza leria sem pensar duas vezes .. Tenho muito problemas com nomes nesse tipo de livro tbem e com certeza teria que ficar voltando as páginas até memorizar cada um rsrs Mas com certeza leria , pq parece valer a pena !

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gisela.
    Tenho muita curiosidade sobre o livro porque é sobre a cultura Celta. E, essa quantidade de nomes complexos não vai me incomodar, imagino. Quem lê livros do George R. R. Martin já está acostumado. rs
    Excelente resenha, Gisela.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. querida Gi, você bem sabe o quanto culturas díspares me fascinam. este, certamente, seria um livro que estaria em minha mira, o que me faz relutante é o fato de o livro ou sua ideia estar distribuído em tantas mídias. isso muitas vezes me desestimula. e como tanta informação seria concentrada em 192 páginas também é algo que não consigo compreender.
    como me tornei fã de aventuras celtas? bom, é claro que por duas vertentes: 1. a saga "boudica" (rainha celta) de manda scott e 2. a saga "paganus" da brasuca simone marques, perfeita. então estas são minhas dicas sobre a cultura celta.
    bjos e é um privilégio beber de suas resenhas!

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada sobre a mitologia céltica, sempre é a grega ou a nórdica. Mas gostei do enredo que você apresentou, ainda mais com música a cada capítulo. Vou procurar pelo e-book!
    Feliz Páscoa.
    A.S.

    ResponderExcluir
  6. Também gosto muito de conhecer outras culturas, mas nunca li nada nesse estilo. A questão mais problemática aqui, no meu ponto de vista, é o excesso de informações. Não sei se me adaptaria com facilidade. Acho que estou num momento de leituras mais "tranquilas" e fáceis.
    Quem sabe um outro dia.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. É um livro diferente de tudo que já li, mas acho isso legal.
    Ler uma coisa nova e diferente, desde que seja bom.
    No caso desse livro, seria interessante ler,pois fala de outra cultura, a mitologia céltica.
    Gostei ainda mais por ter música no meio.

    ResponderExcluir
  8. Achei bem interessante este livro pois se trata de uma cultura diferente. É um livro difente dos que eu costumo ler mas é bom ir a busca de novos tipos de livros...

    Uma boa páscoa,
    Isi www.diariodaisi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gisela!
    Nossa, acho que posso dizer que se trata de uma obra bastante complexa. Uma leitura para ser feita com bastante calma mesmo. Sempre me perco em histórias que apresentam uma "chuva" de nomes e/ou termos desconhecidos. Apesar de diferente, me interessei pelo livro. Fiquei curiosa para saber mais sobre esse trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Que pena que não curto esse tipo de leitura. Me pareceu bem legal, mas fico entediada com esse tipo de livro. Quem sabe dê uma chance futuramente?

    ResponderExcluir
  11. O livro em minha opinião parece ser bem complexo, pois reuni muitas informações em tão poucas páginas. Em se tratando da cultura Celta já me encantei, até porque gosto de ler sobre outras culturas. Parece ser um novo tipo de livro ou melhor gênero, agora resta saber qual!

    sonhosevanturasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Muitos personagens tendem a deixar o leitor confuso no inicio mesmo, rsrs.
    Sinto isso quando leio algo da Agatha, as primeiras páginas é a apresentação e geralmente é uma enxurrada de nomes, kkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Olá, pela sua descrição é um livro diferente de tudo o que eu já li, acho que vou gostar, mas me pareceu que vou me confundir bastante também!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  14. Mas que livro, hein Gisela:
    Primeiro, adorei a resenha. Acredita que ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro sobre esse tema ? A capa está maravilhosa e, apesar de ser um pouco complexa, sei que vou gostar da leitura desse livro. Seria muito legal saber mais sobre a cultura Celta.

    Abraços,
    Rodolfo
    Atributos de Verão

    ResponderExcluir
  15. Confesso que só em ler a sinopse fiquei meio confusa, imagine então lendo o livro?! Rsrsrs. Tenho a impressão que a história fornece tanta informações que se você piscar se perde na leitura. Mas achei interessante essa mistura de literatura, música e ilustração!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  16. Oiee
    Adoro mitólogia então quando você mencionou mitólogia celtica já me interessou.O livro parece ser maravilhoso,uma obra muito bem feita,e também sempre me confundo com esse montes de nomes diferentes e tudo mais.E a versão fisica vem até com um cd,amei.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Falou em Mitologia, falou comigo. Gosto desse tama e pode ser de qualquer região. Confesso que não conheço nada da Celta, então esse livro já me chama a atenção por causa disso. Outra coisa legal é ver essa junção de várias áreas. Enfim, sei que esses inícios são sempre complicados, mas que bom que você conseguiu pegar o fim da meada e finalizar bem a leitura.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Eu curto mitologia em geral, mas nunca li nada sobre a Celta. Nem conheço os fatos nos quais o livro é baseado.
    Curti por ter todo um contexto e uma explicação histórica. Bacana as canções ao final de cada capítulo.
    Achei bem interessante e fiquei a fim de ler.
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  19. Eu não me interesso muito por cultura celta e sinceramente mitologias não fazem meu forte. E mesmo tendo todo um contexto e sendo bem contruído, não me interessei muito pela obra.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir