acompanhe o blog
nas redes sociais

5.5.15

Garota Online [Zoe Sugg]

Zoe Sugg
Ed. Verus, 2015 - 308 páginas:
      Com o nickname 'Garota Online', Penny escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida. Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum. De repente, ela percebe que está se apaixonando - e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.

Onde comprar:


A autora de “Garota Online”, Zoe Sugg é uma blogueira (e vlogueira) do Reino Unido. Confesso que ainda não tinha ouvido falar sobre ela, mas pesquisando um pouco percebi que ela é bem conhecida no meio. Inclusive, acho que está se tornando uma tendência o fato de blogueiros estarem se aventurando no mundo literário e espero que surjam bons nomes nessa área.

Quanto ao livro, temos uma boa história, embora simples quanto ao enredo e à construção dos personagens, mas mesmo assim gostei muito de ler.

Penny é uma adolescente comum, desajeitada, cuja melhor amiga é a garota mais popular da escola. Por achar difícil mostrar-se como realmente é para todo mundo, ela acaba criando um blog, o Garota Online, que funciona como uma espécie de diário virtual, onde, de forma anônima, ela fala sobre tudo e onde se sente livre para ser ela mesma. Para sua surpresa, acaba ganhando muitos seguidores e simpatizantes, que se identificam com suas postagens.

O livro, narrado em primeira pessoa, se alterna entre a narração de Penny e as postagens do blog, o que dá um diferencial à história. Apesar de se achar carregando o peso do mundo nas costas (como a maioria dos adolescentes), Penny não é dramática e sua vida é bem equilibrada, com pais presentes, um irmão querido e um melhor amigo todo estiloso.

As coisas começam a ficar mais interessantes quando Penny vai aos Estados Unidos com a família e conhece Noah, um garoto misterioso por quem ela acaba se apaixonando.

É, sim, uma história cheia de clichês, mas toca em pontos interessantes como a síndrome do pânico e o que achei mais relevante, fala sobre a responsabilidade que todos devemos ter ao postar algo na internet, mesmo que seja um simples comentário. Tanto no mundo real quanto no virtual, devemos ter cuidado com que falamos/escrevemos e levar em consideração que existe uma pessoa de verdade do outro lado.

Quando eu era adolescente, se quisesse me manifestar a respeito de algo que eu não concordava em qualquer veículo de comunicação, eu precisava escrever uma carta, enviar pelo correio e na maioria das vezes nem ficava sabendo se alguém havia lido a minha opinião. Hoje, tanto as notícias quanto os comentários são em tempo real, com todo mundo querendo dar seu ponto de vista sobre tudo. Até aí, tudo bem, mas não podemos perder a medida do bom senso com ataques gratuitos e ofensas. E tenho visto tanto disso por aí ... é imprescindível que saibamos fazer bom uso dessas ferramentas de comunicação que temos ao nosso dispor.

E, ao tratar desse assunto, o livro me ganhou! Como eu disse, é uma história simples, que não vem com a pretensão de mudar vidas, mas principalmente para os mais jovens, acho que a leitura é muito válida e com certeza vai agradar, até porque fala sobre esse mundo virtual, onde acabamos inseridos de uma forma ou de outra.

Cortesia da Editora Record

Paranaense, administradora financeira e mãe. Não consigo imaginar minha vida sem os livros e leio por puro prazer, vivendo histórias e conhecendo novos lugares e pessoas a cada página aberta.

*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

12 comentários em "Garota Online [Zoe Sugg]"

  1. Oi, Vanilda!
    Estou com muita vontade de ler esse livro, achei interessante ele mostrar essa parte de expor sua vida na internet. E apesar dos clichês esse é um livro que tá agradando todo mundo, então acho que também vou gostar.
    Amei a resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi elogios a esse livro e ele está na minha lista. A resenha me fez querer logo. Tomara que eu goste.

    ResponderExcluir
  3. Também não havia visto nada sobre a autora. Só mesmo depois das divulgações da editora, foi que comecei a conhecer um pouco mais sobre ela. Não me importo com histórias cheias de clichês, desde que elas tenham algo diferenciado e que me chamem atenção. E, Garota Online parece se encaixar nisso. Gostei da sinopse, achei bem fofa a capa e estou bastante curiosa para conhecer esse história.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não ter me identificado com a história, achei muito bacana as questões abordadas. Realmente precisamos pensar no que postamos por aí e em como vivemos essa "vida virtual". No meu tempo de adolescente, era uma realidade um pouco diferente.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ja acompanho o canal da Zoe a muiiito tempo rsrs,
    e confesso que assim que vi que seria lançado um livro dela fiquei com o p´é atras, porque achei que era uma historinha boba..que so ia vender por ser conhecida, que ela ia usar este fato, mas fico feliz em ver que não é bem assim.
    Vejo pelas resenhas que pode não ser nada surpreendente, mas é um livro bom. E fico bem curiosa em como ela se sai como escritora, quero le lo, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Vanilda!
    Verdade incontestável mesmo, temos de nos policiar, principalmente porque nos tornamos veículos de massa, onde nossas opiniões e palavras 'fazem a cabeça' dos leitores.
    Não conhecia a autora e que bom que livro ela aborda assuntos importantes e que devem ser discutidos cada vez mais, porém sem ofender aos outros.
    Adorei sua análise.
    Feliz dia das mães!!!!
    “Às mães de todo planeta, Ofereço o brilho de um cometa, Para tal beleza comparar, Sem jamais pestanejar, Por Deus abençoada, Por Maria imaculada, De seu ventre surge a vida, Mãe tu és consagrada.”(Marcos G. Aguiar)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Super importante tratar dessa coisa de o que postamos na internet. A gente ta tão acostumado com essa tecnologia toda que nem paramos pra pensar na hora de escrever e postar algo né? Muita vezes nos expomos de maneira ruim sem imaginar que isso iria acontecer. Tratar disso num livro adolescente é muito bom, afinal, nós jovens e adolescentes dominamos esse meio e precisamos aprender a medir as consequências do que falamos. O livro parece ser um clichê total mesmo, mas eu fiquei bem interessada.

    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Verdade, Vanilda! É um livro repleto de clichês, mas que trás uma temática bastante atual e real. É imprescindível o cuidado que todos devemos ter ao postar algo, ou opinar sobre. Certeza que é uma leitura muito interessantes para os jovens, e para os mais "experientes", serve como um belo passatempo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Vanilda, eu também não conhecia essa blogueira. Só passei a conhecer com o lançamento do livro. A história pode até ser bem clichê, mas quem não gosta de uma de vez em quando. Achei bacana essa temática que foi abordada. Vejo tantas coisas que as pessoas postam e nunca pensam em quem vai ler e as consequências que aquilo pode ter. Deve ser retratada de uma forma mais leve e engraçada. Talvez assim possa alertar mais pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Vi resenhas desse livro pela net mas nunca parei para ler nem mesmo a sinopse dele até hoje...
    Achei interessante a idéia que a autora usou para escrever o livro... Também acho que devemos usar as redes sociais de modo respeitoso, educado e inteligente, usando sempre o bom senso antes de postar algo nas redes sociais!

    ResponderExcluir
  11. Justamente por ser uma história clichê não tenho vontade de ler esse livro. Acho o alerta que ele faz sobre o que se escreve online válido, já que hoje em dia em qualquer rede social ficam trocando número de wpp.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Faz um tempo que estou de olho nesse livro gostei bastante da historia mesmo simples parece super fofa com cara de filme da sessão da tarde e adorei que podemos ter uma visão do que ela escreve no blog !!!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir