acompanhe o blog
nas redes sociais

27.7.15

Star Wars: Provação [Troy Denning]

Ed. Aleph, 2015 - 404 páginas:
      'Star Wars - Provação' se passa 40 anos após o acontecimentos do filme Star Wars - Episódio VI. A trama se inicia quando Lando Calrissian pede ajuda para enfrentar um grupo de piratas em uma de suas minas. Dois grandes vilões, movidos por vingança e ambição e talvez ainda mais perigosos que o próprio Império, farão o ex-contrabandista e a esposa, agora cavaleira Jedi, se unirem novamente a Luke nessa aventura que explora dinâmicas da força de uma forma nunca antes feita. 


Onde comprar:



UM BRINDE AOS AMIGOS

Essa é a primeira vez que leio um livro de STAR WARS. Já li quadrinhos, já vi os filmes umas dezenas de vezes, já vi os desenhos, já joguei várias aventuras, mas foi a primeira vez que li um livro.

Antes de falar do texto, vou falar sobre a qualidade do livro. DEUSES!!! O livro é lindo do começo ao fim. A cada capitulo, duas páginas pretas, com estrelas e um planeta e uma Millennium Falcon (a nave do capitão Han Solo). Esse é o símbolo supremo de Star Wars que nunca pode faltar.

O escritor, Troy Denning conseguiu trazer para o livro o mesmo clima dos filmes, aquelas pausas dramáticas com cenas espaciais, quase consigo ver o filme enquanto leio, ouvir os barulhos dos sabres de luz em combate e tudo mais. Sensacional!!!!

A história, é o roteiro que será usado para o filme 7, que estreia no fim do ano nos cinemas. Claro que o filme vai abordar muitas informações, como a vida de Han Solo e de sua mulher, a Princesa Léia. A família que formaram, seus filhos e tudo o que houve. Também vai abordar a vida de Luke Skywalker o grão mestre da Ordem Jedi, seu casamento, seus filhos e os dramas.

O livro Provação é a última aventura de todos estes personagens e seus descendentes e amigos. Claro que o livro é um spoiler sem fim, de histórias que antecederam ele, então, claro que ler o livro, me fez ficar com agua na boa pra ler outras sagas anteriores (e já estou providenciando isso).

Para quem gosta de Star Wars, como eu, ler o livro não é um acesso a spoiler do filme, na verdade, o filme tem seu valor: Ver tudo o que foi lido em ação. Já li os quadrinho se sabia de tudo que ia ocorrer, então não foi muita surpresa.

Mas se você não conhece nada de Star Wars, a não ser os filmes, então, essa é uma leitura do tipo ame ou odeie. Não há nada de ruim, entenda, mas como eu disse, o livro trás muitos spoilers de fatos que constam em outros livros. E você terá que ler esses outros livros, para entender todas as circunstâncias que levaram os personagens onde estão, dentro desta história.

Quer saber se recomendo? CLARO!!! O livro é muito bom e realmente indispensável para aquela pessoa que se acha fã de Star Wars.

QUE A FORÇA ESTEJA COM TODOS VOCÊS!!

Cortesia da Editora Aleph

Marcos Graminha é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite". contato: marcos.graminha@gmail.com

*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

29 comentários em "Star Wars: Provação [Troy Denning]"

  1. Bom eu ainda não li nem assisti nada do Star Wars e não consigo me interessar pela história, mas sua resenha está muito boa, que bom que você gostou da leitura.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fã. Do mesmo jeito que você, eu vi dezenas de vezes os filmes, e li a muito tempo o Herdeiros do Império, que achei muito bom, e minhas dúvidas em relação a Provação acabaram!
    Boa resenha!

    ResponderExcluir
  3. É impossível não conhecer Star Wars nem que seja por ter ouvido falar. Eu sou meio que uma dessas pessoas, que só sabe um detalhezinho ou outro. Nunca sequer vi os filmes. ): Mas eu gostaria de ver para ter um conhecimento maior sobre a história e quem sabe virar fã. Só leria esse livro se eu lesse os anteriores antes, pois como você disse, é melhor para entender o que se passa nesse livro.

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã de ficção científica, mas confesso que nos últimos tempos fiquei com vontade de me aventurar. A resenha me deixou bem curiosa em relação ao livro e pretendo ler.

    ResponderExcluir
  5. Não sou fã de Stars Wars, já que nem mesmo os filmes cheguei a ver, mesmo com o sucesso da franquia. Admito que nunca me interessou muito, mesmo sabendo de certos detalhes da obra.
    Apesar disso, sua resenha está ótima e o livro parece ser muito bem escrito, já que lhe trouxe a mesma sensação que os filmes te proporcionaram.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marcos! Sou bem crua em relação a Star Wars, mas tenho uma vontade monstro de conhecer todo esse universo. Sua resenha é um convite e tanto para que eu comece logo rs. Já vi algumas imagens da edição e está incrível mesmo. Aleph sempre arrasa!

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar deste livro, de como ele é lindo, pois muitos falam da capa de livros de quanto são bonitos, mas esse mostra ser incrível tanto por fora quanto por dentro. Não sou uma fã de Star Wars, mas curto demais tudo relacionado á ele, e com mais esse livro, preciso tê-lo na minha instante <3

    ResponderExcluir
  8. Acho que sou um dos poucos que gosta de ficção científica, mas ainda não leu/assistiu a essa franquia. Me sinto, praticamente um ET, pois ela é um clássico. Tenho que correr atrás de todos os volumes da séries dos livros, quadrinhos e filmes pra me atualizar.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. @Mariele Antonello muito obrigado por acompanhar minhas resenhas. O livro é realmente muito bom. Estou preparando a resenha de mais alguns livros da série, já que, pelo que vejo, a maioria das pessoas não são muito voltadas para a ficção. Claro que STAR WARS não é a única ficção boa, existe muito mais e tenho certeza que em algum ponto, vc sentirá desejo de conhecer melhor. Continue me seguindo, leia e comente outras resenhas!!! bjs!!

    ResponderExcluir
  10. @André meu amigo!!! Nada como ter um verdadeiro nerd por perto... Com certeza o livro é ótimo e já prevejo que o filme 7 será a mistura da trilogia THRAWN (em breve a resenha dos 3 livros) mais este livro. Se eu estiver certo, vai ser um filme pra ficar sem folego... ahahahaaha Obrigado por acompanhar minhas resenhas... e aguarda que já fiz a resenha do VATHEK... em breve vamos falar muito sobre isso!!! Abraços

    ResponderExcluir
  11. @Andreza não fico surpreso ao saber que muitas pessoas não viram ou leram nada sobre STAR WARS. Veja, a maioria das mulheres gostam de romances e pensam que esses filmes são de nave espacial e lutas. Claro que são!!! Mas há muitas mensagens dentro da série. Uma delas é: "O que um ser que ama é capaz de fazer!" essa é a trajetória do Anakin Skywalker (Darth Vader) nos Episódios 1,2 e 3 e é a luta de Luke e Leia nos Episódios 4, 5 e 6. Se um dia se aventurar, comece pela luta de Leia e Luke (episódios 4, 5 e 6). Espero que experimente fazer isso e venha conversar comigo... ou mesmo aqui.. ahahahahahaah Um grande abraço e obrigado por acompanhar minhas resenhas... "Que a força esteja com você!" haaahahaha

    ResponderExcluir
  12. @Gislaine as pessoas ficam com medo de ficção por vários motivos, mas um dos principais é considerar "história de menino". Tbm tinha esse preconceito com Nicholas Sparks, Sidney Sheldon, Nora Roberts... tudo "história de menininha", mas sabemos que não é bem assim!! Ler coisas novas ampliam nossa visão do mundo, faz você ver as coisas por outros pontos de vista. Espero que leia o livro e venha debater comigo!!! Abraços e obrigado por acompanhar minhas resenhas!!

    ResponderExcluir
  13. @Karina espero que um dia você se aventure por esse caminho. Tenho certeza que vai se divertir muito. Obrigado por acompanhar minhas resenhas e Abraços!!!

    ResponderExcluir
  14. @Larissa Nem tenho dúvidas que a editora Aleph arrasa... na verdade queria ler tudo o que eles publicam, mas ae, com certeza me faltaria muito tempo pra ler outras coisas.. ahahahahaaha Mas, com certeza, estou degustando em doses homeopáticas. Sobre você ser crua em STAR WARS... Menina!!! você precisa ver todos os filmes... no fim deste ano, estreia o filme 7, o fim da saga, e este promete ser o fim perfeito de tudo. Este livro, de uma certa forma, já revela o fim do filme e a tematica dele. Pensa que você vai achar chato saber o fim?? Nem pensar, nada substitui as imagens do filme e os efeitos. AFFF Já estou bastante ansioso!!! ahahaha Obrigado por acompanhar minhas resenhas... Bjs!!!

    ResponderExcluir
  15. @Alessandra acredite: precisa ter mesmo!!! ahahahaha e mais, precisa ler e vir debater comigo. Ah tantas coisas a serem ditas e falta quem tenha lido o livro... ahahahaah Ele é muito lindo e o melhor: Vem um marcador em formato de Sabre de Luz!! *--* ahahahaahahah só os verdadeiros fãs enlouquecerão com isso!!! ahahahahaah Obrigado por acompanhar minhas resenhas.. Abraços

    ResponderExcluir
  16. @@_Dom_Dom não me diga uma cosia dessas!!! Como você pode dizer que é fã de ficção!!! Tá Tá... você deve ter lido Asimov, Silverberg ou Gibson... ahahahaahaha Precisa pelo menos ver os filmes... e depois, investir uma grana nos quadrinhos, livros, estatues, sabre de luz!!! ahahahahahaahahahaahah Brincadeira!!! Mas quando ler esse livro, venha debater comigo... vou adorar!!! Abraços

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcos.
    Desde pequena sou fascinada em conhecer "Star Wars", mas nunca consegui entender realmente quantos livros e filmes existem. Já pesquisei algumas vezes, mas mesmo assim, não consegui decifrar. Se você souber, pode em informar por favor?????

    BJsss

    ResponderExcluir
  18. Bem Marcos!
    Para quem acompanhou toda a série de filmes nos anos 80, e como boa fã, não posso deixar de desejar os livros.
    Adorei sua análise, como sempre.
    Obrigada por sua opinião.
    “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”(Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  19. De Star Wars eu só vi os filmes que gosto muito. Até pensei em ler os livros, mas depois que vi o grande número deles desisti. Vou ficar nos filmes mesmo por enquanto (aliás, acho que nem deviam ter mais filmes, mas enfim...).

    ResponderExcluir
  20. Muito boa sua resenha, li o livro mas não gostei tanto assim. Já li muitos livros de Star Wars e esse está aquém de outros como Death Troopers e Kenobi. O roteiro do filme não vai ter nada a ver com esse livro, será um história nova, inédita. Os novos filmes de Star Wars não serão baseados em nenhum livro da franquia e nem levará em consideração este livro em específico.

    Como disse, sua resenha ficou muito boa, parabéns.

    ResponderExcluir
  21. @Fran O universo de Star Wars é bem doido. Você sabe que são 6 filmes por enquanto e no fim sai o filme 7 que encerra a que chamamos de série clássica. Para assistir, vc poderia começar pelo 1 e seguir adiante, porém os filmes foram lançados em uma ordem diferente. Primeiro lançaram o filme 4 Uma nova esperança, o filme 5 o império contra-ataca e o filme 6 o retorno de Jedi. Depois de muitos anos, com a tecnologia foi possivel fazer os filmes 1 a ameaça fantasma, filme 2 o ataque dos clones e o filme 3 a vingança do Sith.

    A ordem de assistir é essa. Pode parecer estranho, mas é para quem vai assistir a primeira vez. Quando se apaixonar, então, assista a segunda vez na ordem convencional, quer dizer, a partir do 1.

    Já a literatura, principalmente os livros das sagas publicadas pela Aleph, eles acontecem em vários momentos, como se fossem spin offs, então, leia os livros como complementativos para o entendimento do universo.

    O livro da resenha, PROVAÇÃO será o contexto do filme 7, como eu disse na resenha, mas ele traz muitos spoilers de livros publicados anteriormente. Entenda assim, entre o filme 6 e o filme 7 há uma janela de uns 30 anos mais ou menos... muita coisa aconteceu e essas coisas só podem ser lidas nos livros mesmo.

    Experimente ver a série.. e depois venha conversar... Estou doido para ver os novos fãs de Star Wars e trocar uma idéia. E se preparem, vou fazer resenha de vários livros de Star Wars publicados pela Aleph!!! Bjs e obrigado por acompanhar minhas resenhas.

    ResponderExcluir
  22. @RUDY Obrigado mesmo e é bom saber que há fãs de Star Wars por aqui... prometo mais resenhas da série, pra vc ler e vir debater comigo. Bjs e obrigado por acompanhar minhas resenhas!

    ResponderExcluir
  23. @Erica Martins O universo de Star Wars é imenso, existem várias épocas, tanto no passado como no futuro. Fãs doentes querem saber como começou o embate entre os Siths e os Jedis, por isso há tanta coisa. Para os fãs da série clássica, há uma necessidade de saber o que aconteceu com a Leia e o Ham, com Chewbacca, com Luke e a ordem Jedi. Por isso estão fazendo o filme 7 e os livros nunca deixam de surgir.. ahahaahah Obrigado por acompanhar minhas resenhas e venha debater sempre que quiser... abraços

    ResponderExcluir
  24. @Domingos Coelho veja, ainda não há uma sinopse declarada e oficial sobre o filme 7 de Star Wars. A história vai contar sobre o destino dos Solo (Leia e Ham), vai falar sobre muitos pontos que estão nos livro publicados entre esse intervalo. Entre eles, provação e a maior série de sucesso que é Saga de THRAWN. Não posso colocar spoilers nos comentários, para não ser chato com ninguém, porém, nos foruns gringos só se fala que vai ser o que esta contido na saga THRAWN (trilogia lançada pela Aleph e que vou resenhar os livros 1 e 2, já que o livro 3 será lançado na semana do filme) além do fim provavel que será o material contido em Provação, pois esse é considerado o último livro da série clássica.

    De qualquer forma, agradeço muito por acompanhar minhas resenhas, apareça e comente sempre. Abraços

    ResponderExcluir
  25. @Marcos Graminha

    Os fóruns gringos disseram isso há uns três anos atrás, quando a Disney comprou a Lucasfilm. Em Abril de 2014 a Disney anunciou que faria um reboot do Universo Expandido de Star Wars, ou seja, não iria considerar nada dos livros, jogos, quadrinhos e afins para os novos filmes, como você pode conferir no site oficial de Star Wars. Todas essas obras ficaram debaixo do selo "Legends". Você pode conferir esse selo na capa dos livros da trilogia de Thrawn, no livro Kenobi e também nesse livro, o Provação.

    Além disso, a trilogia de Thrawn se passa cinco anos após os eventos de O Retorno de Jedi, e o atores já estão muito velhos para viverem essa idade no filme. A distância entre a trilogia de Thrawn e o livro Provação é de cerca de trinta a trinta e cinco anos, um espaço te tempo muito grande.

    Neste episódio de meu podcast, o KaminoKast, a gente explica como funciona isso.

    Ou seja, apesar de não ter sido divulgado oficialmente uma sinopse, o roteiro do filme é algo original e não será baseado nos livros já existentes da saga.

    ResponderExcluir
  26. Domingos

    Praticamente nada de Star Wars, escrito, virou alguma coisa. Os filmes é que deram origem aos livros e todo o universo fanfic é baseado em idéias de fãs. O material que é reconhecido como parte do universo Star Wars é o que a Lucas Arts considera "pertinente" e por isso recebem o selo Star Wars. Quando escrevo que "será baseado na saga Thrawn e em Provação" não disse que será a transcrição dos livros, mas apenas Baseado... boa parte dos conceitos da história estarão lá. Se eu expresso essa opinião, é pq é uma opinião. Vamos ver lá, a família dos Solos e seus filhos e o futuro deles, vamos ver Luke Skywalker e sua família e vamos ver a ultima aventura desta galera toda... isto é... tudo o que está contido nestes livros. Sim, este livros podem ser base para a história, mas não serão a história. De qualquer forma, agradeço bastante esse debate, vejo que visitamos os mesmos conteúdos e só não conhecia seu podcast, (que visitei e achei maneiro).

    De qualquer forma, acho ótimo esse debate. Obrigado por ajudar a enriquece-lo, Abraços

    ResponderExcluir
  27. Publicado hoje no forum da Editora Aleph:

    Existem duas linhas temporais diferentes: novo cânone e legends. Na linha do novo cânone, o livro Aftermath se passa logo após a queda do Império, que acontece no filme O Retorno de Jedi. Na linha do legends, o Provação se passa aproximadamente 40 anos após a trama do mesmo filme. Na verdade, o livro Provação e o filme O Despertar da Força se passam em uma linha temporal muito próxima, mas os acontecimentos do livro (que é legends) não interferem nos acontecimentos do filme.
    O livro Provação é parte da linha Legends, que é basicamente todo o universo expandido antes da Disney descartá-lo em favor de uma nova continuidade composta pelos filmes, o desenho CGI das Guerras Clônicas e tudo que vem depois dessa decisão, mas o negócio da linha Legends é que alguns elementos da continuidade passada podem ser restaurados ao novo cânone, e outros, sem citar nomes, até já foram. É por isso que se chama 'Legends': são histórias que "podem ou não ter acontecido".

    Espero que essa informação enriqueça mais os debates futuros

    ResponderExcluir
  28. "A história, é o roteiro que será usado para o filme 7, que estreia no fim do ano nos cinemas. Claro que o filme vai abordar muitas informações, como a vida de Han Solo e de sua mulher, a Princesa Léia. A família que formaram, seus filhos e tudo o que houve. Também vai abordar a vida de Luke Skywalker o grão mestre da Ordem Jedi, seu casamento, seus filhos e os dramas."

    Eu ACHO que não foi isso que rolou hein

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir