acompanhe o blog
nas redes sociais

5.8.15

Jurassic Park [Michael Crichton]

Ed. Aleph, 2015 - 528 páginas:
      Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana, algo que parecia impossível, tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público. Até que algo sai do controle. Em Jurassic Park, escrito em 1990 por Michael Crichton, questões de bioética e a teoria do caos funcionam como pano de fundo para uma trama de aventura e luta pela sobrevivência. O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg.


Onde comprar:




Jurassic Park traz um tom profundo de nostalgia a todos que cresceram acompanhando os filmes relacionados a dinossauros, principalmente ao clássico adaptado por Spielberg (1993), na qual foi inspirado por esse livro. Crichton foi um grande conhecedor de dinossauros e tenta trazer todo o mistério que cerca esses animais para sua ficção. Então, as margens do lançamento do novo filme da franquia (Jurassic World, 2015), a Aleph traz esse lançamento da nova edição do livro, que é simplesmente magnífica. Ele apresenta uma diagramação fantástica, em tons de preto na virada de cada capítulo, conta com uma capa preta e vermelha que apresenta um raio x de um dinossauro, juntamente com o aspecto que mais chama a atenção de qualquer leitor que aprecia uma boa edição: a lombada vermelha.

O livro nos conta a história da fundação do "Jurassic Park", uma proposta apresentada pela empresa InGen, comandada por John Hammond, um grande apreciador dos dinossauros. Tal proposta seria de que em uma ilha da Costa Rica, seria construído um parque onde os dinossauros clonados pudessem viver livremente, contando com a apreciação de turistas. Dentro desse contexto, Hammond convidou vários pesquisadores de diversas áreas para que sua ilha fosse verificada, se realmente seria viável implantar o parque naquele lugar, naquelas condições. Todos viajam até a ilha, e como todos nós já sabemos: é aí que a confusão começa.

"Ao sul, assomando sobre as palmeiras, Grant viu um tronco solitário sem nenhuma folha, apenas um grande toco curvo. E então o toco se mexeu e virou para encarar os recém-chegados. Grant percebeu que não estava olhando para uma árvore. Ele estava olhando para o pescoço curvo e gracioso de uma criatura imensa, que se erguia quinze metros no ar. Ele estava olhando para um dinossauro." Pág 113

O livro se inicia em um tom bem misterioso, abordando pequenas aparições de lagartos no litoral da Costa Rica. Com esse tom, temos uma noção inicial do clima do livro, o teor científico aplicado (reflexo da formação acadêmica do autor, talvez). Outro aspecto é que o tempo todo, o livro traz um questionamento acerca da ética do cientista. Até que ponto os interesses do pesquisador estão isentos dentro do seu trabalho? Tecnicamente, deve-se sempre ser imparcial quanto à pesquisa, mas dentro da história narrada por Crichton percebemos os males que podem ser causados ao colocar a ciência direcionada para os próprios interesses.

Para aqueles que têm vontade de se aprofundar mais na história, o livro vem como uma grande oportunidade. E juntamente com isso, acho que essa nova edição da Aleph pode ser direcionada tanto para os fãs nostálgicos, quanto para aqueles que viram o novo filme recentemente e querem conhecer mais do universo de dinossauros. O livro, em minha opinião, poderia até ser mais cansativo, mas que conseguiu mesclar bem o conhecimento técnico-científico com o entretenimento. Esse é ponto forte para mim. Espero rever todos os filmes agora após a leitura, acho que será uma ótima experiência.


Cortesia da Editora Aleph

20 anos e Estudante de Psicologia. Bookaholic, apaixonada por músicas lindas. Maratonista de seriados de carteirinha, companion perdida do doctor e seguidora de Sherlock Holmes, Patrick Jane e Cal Lightman. Pensa em um dia conhecer o Reino Unido e é fã de uns caras conspiradores que tocam em uma banda chamada Muse.

*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

15 comentários em "Jurassic Park [Michael Crichton]"

  1. Oi Pâmela,
    Mesmo não sendo da minha época Jurassic Park é um filme que cresci vendo! Muitas das minhas tardes quando criança era vendo o filme com algum dos meus familiares. Apesar de gostar muito do filme, não sei se leria o livro. A capa é linda, a história em partes já conheço pelo filme, mas fico receosa de ler e "quebrar" tudo aquilo que cresceu comigo sobre o filme. Quem sabe um dia acaba meu receio e leio!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi
    esse é um livro que ando tendo interesse de ler, pois curto o filme e é sempre bom se aprofunda no mundo que achamos interessantes, sempre assisti os filmes nas tardes de domingo quando criança. Que bom que curtiu a leitura e a edição dele parece ser muito boa,

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou luca para ler esse livro e sua resenha me deixou bem animada. Apesar de não curtir muito esse tipo de livro, vou me arriscar e espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, achei a capa desse livro muito linda.
    Adoro os filmes do Jurassic Park e to super ansiosa para ler esse livro.
    Adorei sua resenha, esse livro parece ser ótimo, cheio de aventuras, pretendo ler o livro e assistir os filmes de novo haha.

    ResponderExcluir
  5. Oi Pâmela, tudo bem?
    O livro parece ser bem interessante.
    Já assisti a todos os filmes da franquia dos dinossauros, e gosto de todos, mesmo com algumas ressalvas.
    Não sei se irei ler o livro. Sua resenha ficou ótima.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu vi todos os filmes e gosto muito. Achei o último muito bom e sempre achei que este tipo de experiência fosse feita de verdade!! Acho mesmo... hehehe... não com dinossauros, talvez...
    Bem, eu adorei a capa.
    O livro parece muito bom, mesmo que tenha estas informações técnicas que eu dispensaria, hihi.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Pâmela! Assim que vi o lançamento do livro já fiquei mega surtada querendo o meu. Sou fãzona dos filmes! Acho fantástico todo esse universo dos dinossauros e saber que a obra, além de possuir uma baita trama, aborda assuntos importantes como a ética na ciência, me deixa com uma vontade ainda maior de me aventurar nas páginas do livro também. E que edição linda!! *-*

    ResponderExcluir
  8. Já tive o prazer de assistir ao filme e posso dizer que foi um dos melhores que vi esse ano. E saiba que não sou fã de dinossauros. Mas gostei muito de saber dessa lançamento e claro que quero conhecer melhor sobre essa ficção que me pegou de surpresa =)
    Bjs Pâmela!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei do filme mas no momento não me animo a ler, apesar de ser uma edição linda.

    ResponderExcluir
  10. O livro é incrível e a edição simplesmente linda. A Aleph consegue inovar cada vez mais a cada publicação. Ótima resenha!
    http://www.oclubedameianoite.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Gostei bastante do filme e meu amigo me falou sobre o livro e fiquei com muita vontade de ler adorei essa profundida que o livro trás, para os fã da serie e um prato cheia e achei a capa esta fantástica !!!

    ResponderExcluir
  12. Como fã dos filmes de Jurassic Park gostei bastante dessa edição, ela está linda! Ainda não assisti ao novo filme, mas pretendo futuramente. Também acho essa mescla de conhecimento técnico-científico com entretenimento importante, a leitura sem dúvida fica muito mais agradável.
    Amei a resenha!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Apesar do filme de 1993 ser alguns anos mais velho que eu, vi Jurassic Park na infância e admito aqui que na época ele não me conquistou, pois era uma criança medrosa e apenas quando revi alguns anos mais velha esse universo despertou um pouco do meu interesse.
    Tive a oportunidade de ver algumas fotos dessa edição e devo concordar que a diagramação está incrível, simplesmente encantadora.
    E devido a sua resenha e algumas outras, tenho a curiosidade de conferir o livro, principalmente por querer saber que reação terei ao ter novamente contato com essa história anos depois. Não cheguei a ver o novo filme e duvido que terei oportunidade assim tão cedo, mas certamente é algo que pretendo fazer.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Pamêla, Jurassic Park é um filme que foi, na verdade ainda é, bastante desinteressante para mim. Acho a história dos dinossauros bem legais, até porque sou um amante da história, mas os filmes sobre essa época pré-histórica não me prenderam em quase nenhum aspecto. Me interessei pelo livro para tirar minha conclusão final, e ver qual das adaptações é mais interessante.

    ResponderExcluir
  15. Já assisti aos filmes mais antigos e, apesar de não ser tão fã desse universo dos dinossauros, até que gostei deles. Legal ver que a Aleph continua trazendo edições de colecionadores com esses clássicos. E o que falar quando o autor consegue misturar conhecimento técnico-científico e entretenimento?!?! Claro que fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir