acompanhe o blog
nas redes sociais

11.8.15

O Bosque [Matheus Gonçalves]

Ed. Novo Século, 2015 - 144 páginas:
      O jornalista sabia no que estava se metendo quando bateu de frente com um vereador corrupto. Foi despedido e nenhum jornal da cidade o contrataria. Essa é a verdade. Ou era, até que uma ligação muda o rumo da vida de Felipe e sua família. Um pedido pessoal de Edgar, o redator-chefe do Jornal de Grova, faz com que as malas sejam postas no carro e toda a família se mude para uma cidade pacata. Porém, toda esta tranquilidade é posta à prova quando Felipe descobre o desaparecimento de crianças em duas décadas diferentes, e uma teia de mentiras e segredos começa a vir à tona. E como se não bastasse, seu filho Ili cria laços com uma criatura fantástica que vive no Bosque. 


Onde comprar:


São muitos os motivos que levam a me interessar em ler um livro: O autor, o gênero, a capa, a sinopse, indicação de um amigo, e por aí vai. No caso deste, assim que vi a capa e li a sinopse, me decidi de que iria lê-lo. A capa trás um clima sombrio, e a sinopse reitera a atmosfera de investigação, mistério e suspense.

Felipe é jornalista e teve um problema com um vereador corrupto, o que acarretou a perda de seu emprego no jornal onde trabalhava. Assim, conseguir trabalhar em algum outro jornal ou revista na sua cidade ficou complicado. Ao receber uma proposta de emprego em outro local, não pensa duas vezes e acaba mudando-se com sua atual esposa, e Ili, o filho que teve em seu primeiro casamento. Ao chegar a Grova, a nova cidade, depara-se com uma atmosfera aparentemente tranqüila. Com o passar dos dias, percebe que essa cidade guarda muitos segredos. E o que o bosque que fica atrás de sua nova casa tem de tão especial?!?! Só lendo para ter essas e muitas outras respostas.

A trama conta com apenas 144 páginas, ou seja, é bem curtinho. Isso faz com que a narrativa do autor seja mais ágil e direta. Nada de descrições longas. Acho que esse foi o ponto forte: O autor foi bem objetivo. Por outro lado, acho que algumas passagens mereciam um pouco mais de desenvolvimento. Senti também que algumas personagens poderiam ter sido mais aprofundadas, pois teriam potencial para movimentar um pouco mais a trama (não que ela seja parada, mas daria um plus). A história tem uma pegada legal de mistério e suspense, mas, confesso que esperava um pouco mais deles. Sempre espero ficar com coração acelerado e fôlego preso, mas essas sensações foram sentidas poucas vezes.

Outra coisa legal foi o entrelaçamento de sub-tramas que o autor deu próximo ao desfecho. O conselho que dou a quem for ler é... Prestem atenção em todos os detalhes e personagens que aparecem desde a primeira página.

No quesito diagramação e revisão, a editora está de parabéns. A capa merece todos os elogios possíveis, e a revisão também, pois não percebi erro algum durante toda a leitura. Nota 10.

No mais, gostei bastante da leitura. Indico pra quem deseja uma trama interessante e narrativa objetiva.

http://www.skoob.com.br/o-bosque-517519ed524465.html


Cortesia da Editora Novo Século
Nardonio Almeida
Pernambucano, formado em Artes Cênicas e apaixonado por teatro e livros. Descobriu-se leitor depois de um empurrãozinho de uma amiga. Virginiano, pé no chão e que adora a calmaria. Leitor de quase todos os gêneros literários. Afinal, quando a trama é boa, o gênero é o que menos importa.
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

13 comentários em "O Bosque [Matheus Gonçalves]"

  1. Oi,
    Que capa mais perfeita. Me animei muito com a sinopse, adoro um suspense. Lendo a resenha me desanimei um pouco. Mas acho que não custa nada dar uma chance a esse livro. Procuro um livro de leitura rápida para fazer na correria do dia a dia. Quem sabe ele não se encaixe. Gostei da indicação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Dom!
    Adoro os detalhes, eles são os que desvendam todos os mistérios. Se prestarmos atenção direitinho, sei que teremos boas pistas.
    Uma semaninha mais que abençoada!
    “Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.”(Machado de Assis)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  3. caro Dom Dom, a capa é mesmo qualquer coisa né? eu ficaria maluco se me deparasse com ela também. melhor ainda por ser de um autor brasuca.
    vamos à trama - nada tão atual quanto ameaças a jornalistas, recentemente nos deparamos com a morte de uma radialista que peitava os caciques políticos do local. então, quando nos deparamos com um enredo assim, é preciso parar, refletir e se possível ler o romance, afinal de contas a vida imita a arte ou seria o contrário?
    ótima dica amigão, belas palavras como sempre!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nardonio! Não conhecia o livro e, assim como você, já leria só de olhar a capa rs. Bem sinistra! Gostei bastante também de toda essa atmosfera de suspense e mistério presente na trama. Me deixou curiosa!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que capa!!! Esse dedo solto tem alguma coisa relacionada com o bosque atrás da casa?? Fiquei curiosa =P
    Sou uma amante de mistérios. Acredito que seja o gênero que mais curto. E essa sinopse mais sua resenha me fez desejar ter este livro aqui.
    Espero lê-lo em breve e me desfrutar desta história que tem tudo para me conquistar, como o enredo objetivo e interessante.
    Abçs Nardonio!!

    ResponderExcluir
  6. Achei a capa super interessante, me chamou muito a atenção.
    Adoro livros de suspense e mistérios e por isso fiquei interessada nesse livro, e por ser de poucas páginas e aquele tipo de livro que deixa o leitor curioso, acredito que se lê bem rápido esse livro, gostei muito da resenha e pretendo ler.

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros nesse estilo. A premissa me deixou bem interessada e pretendo ler com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Gostei muito da capa ela já nos mostra o que podemos encontrar dentro do livro, gostei bastante de termos uma historia curta e sem muitas descrições o que para mim da mais movimento a trama só o que não me agradou muito e não termos esse aprofundamento nos personagens, mas vou da uma chance ao livro, a historia me deixou bem curiosa !!

    ResponderExcluir
  9. Nunca ouvi falar do livro, mas com uma capa dessas e uma sinopse tão intrigante, logicamente ele já entraria na minha lista de leitura. Sua resenha apenas me deixou ainda mais curiosa para conferir esse mistério de perto.
    Gostei de saber que a narrativa do autor é ágil, apesar de que ele poderia ter estendido mais algumas passagens, segundo seu ponto de vista. Ultimamente ando fugindo de livros que se estendem demais em certos aspectos irrelevantes, pois o tempo anda curto e o ânimo também. Acho que O Bosque caíra como uma luva no momento em que me encontro atualmente.
    O entrelaçamento de sub-tramas é outro ponto interessante, pegar pequenos detalhes e junta-los em uma teia no fim é sempre algo que desperta meu interesse.
    Adorei a resenha e espero que a leitura me agrade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Um dos motivos que me levam a me interessar por ler um livro - e ele vem sempre em primeiro lugar - é a sinopse, e lendo a desse livro, O Bosque acabou não me interessando, mesmo tendo mistério e suspense, ambos que eu amo!!
    Mas a capa sem dúvida é bastante interessante.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Mistério, suspense, segredos... sempre me atraem em uma trama.
    Curti muito o fato do livro ir direto ao ponto e ser objetivo.
    Tenho lido livros longos, cheio de detalhes e isso me cansa ás vezes...
    Adorei a capa... linda mesmo.
    Poxa, o que mais dizer: quero ler e vou...

    ResponderExcluir
  12. Nardonio, essa capa já me atraiu de cara. Um toque de mistério, fantasia, e, talvez, terror me chamaram a atenção nesta capa, e quando li sua resenha confirmei as minhas expectativas. O livro deve nos trazer emoções variadas ao decorrer dos textos. Lerei.

    ResponderExcluir
  13. Nossa que capa sombria essa,só achei o número de páginas muito pequeno bem que poderia ter mais algumas pra desenvolver esses aspectos dos personagens que tu mencionou.Mas a obra parece cumprir bem o que promete e eu gosto bastante de livros repleto de mistérios e investigações,então essa é uma ótima dica de livro para ler futuramente.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir