acompanhe o blog
nas redes sociais

3.9.15

Homem-Formiga: Inimigo Natural [Jason Starr]

Ed. Novo Século, 2015 - 256 páginas:
      A formiga é o inseto mais forte do mundo. Conheça Scott Lang. Ex-vigarista, pai solteiro e Homem-Formiga nas horas vagas. Ao lado de sua filha, Cassie, Scott encara uma nova vida em Nova York e está determinado a fazer com que tudo dê certo. Apesar de ter as melhores intenções, Scott não consegue manter-se longe dos holofotes, e não vai demorar muito para que sua nova vida desmorone. Quando um antigo cúmplice da época de crimes vai a julgamento, pai e filha veem-se às voltas com guarda-costas enviados pelo governo a fim de protegê-los. Scott acha isso desnecessário, mas ele desconsidera algo de fundamental importância: o fator adolescência. Quando a situação aperta para o lado de Cassie, Scott não hesita em trazer à tona o poderoso Homem-Formiga (sem ironia). Mas o que esse vilão realmente deseja? Scott e Cassie talvez estejam lutando contra algo muito maior do que eles imaginam. 

Onde comprar:

Sou apaixonado por histórias de super-heróis, mas, confesso que, meu conhecimento em relação a eles fica restrito aos desenhos e filmes. E, sabemos muito bem que esse universo é bem mais amplo, composto, principalmente, pelas HQ’s. Ao fazer uma rápida pesquisa em relação a esse mundo, percebi a quantidade de heróis que são populares, mas que não tinha o menor conhecimento de suas existências. Então, assim que me foi proposto esse livro pra resenha, aceitei na hora. E outro fato que acabou aguçando minha curiosidade, foi o Homem Formiga ter ganhado sua adaptação cinematográfica recentemente, afinal, são poucos os que conseguem esse grande feito.

O livro conta a história de Scott Lang, um ex-criminoso, separado, pai de uma adolescente de 14 anos (Cassie Lang), e que tenta levar sua nova vida numa boa, trabalhando honestamente e lutando contra o crime sob a identidade de Homem Formiga. Assim como uma boa parte dos super-heróis, ele também tenta manter sua verdadeira identidade em segredo pra proteger sua família. Os únicos que sabem são: a sua filha, a Peggy (ex-esposa), e seus amigos de mesma condição, como o Homem de Ferro, Capitão América, Homem Aranha, Viúva Negra, Hulk, etc. Um amigo de sua época do crime consegue fugir da prisão depois de 9 anos. O grande problema é que esse “amigo” quer vingança, pois o Scott Lang depôs contra ele em seu julgamento. Como será o desenrolar dessa vingança/perseguição? Quem vai levar a melhor? Você pode acabar surpreendido no desenrolar da trama.

Em um primeiro momento, achei os super-poderes dele um pouco desinteressantes demais (preconceito meu), mas depois, até que passei a gostar. O segredo de seu poder está em sua vestimenta/armadura. Nesse quesito, senti uma certa semelhança com Homem de Ferro, mas fica apenas nesse fator mesmo.

Um ponto forte que achei foi a escrita do autor. É simples, leve e bem fluida. As páginas voavam em minhas mãos. A narrativa também foi uma surpresa. Era em terceira pessoa e seguia os passos de Scott e Cassie. Já o que acabou me incomodando um pouco é que o autor focou demais na vida pessoal dessas duas personagens. Esperava que o foco principal fosse as cenas de aventuras e perigos, mas, nesse quesito, o livro ficou a desejar. Outra coisa que esperei, mas não encontrei foi o grande vilão dessa aventura. Imaginei um bem maquiavélico, com planos para dominar o mundo e com poderes incríveis, mas acabei me deparando com um bem fraquinho. Até achei que, para derrotá-lo, era necessário apenas um agente do FBI.

Em relação a diagramação, achei incrível. Capa bonita, folhas pretas no início de cada capítulo, e alguns desenhos de formigas e meio as páginas. Algumas vezes passava a mão para afastá-las, imaginando que eram de verdade (sou louco. Kkkk). Já na revisão, encontrei alguns errinhos de digitação, mas que não atrapalharam o desenrolar da leitura.

Outra coisa que achei legal foi a mensagem que o autor deixou em relação a preservação ao ecossistema. Tenho certeza que todos nós já vimos em nossa época de colégio, o quão importante qualquer ser vivo é para o equilíbrio do planeta, por mais nojento e asqueroso que ele possa nos parecer, sua contribuição é imprescindível. E isso o autor conseguiu inserir na trama sem ser didático.

Enfim, foi uma leitura agradável e uma boa primeira experiência com um livro de supre-herói. Recomendo, apesar das ressalvas.

http://www.skoob.com.br/homem-formiga-inimigo-natural-512429ed518875.html

 Cortesia da Editora Novo Século
Nardonio Almeida
Pernambucano, formado em Artes Cênicas e apaixonado por teatro e livros. Descobriu-se leitor depois de um empurrãozinho de uma amiga. Virginiano, pé no chão e que adora a calmaria. Leitor de quase todos os gêneros literários. Afinal, quando a trama é boa, o gênero é o que menos importa.

*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

11 comentários em "Homem-Formiga: Inimigo Natural [Jason Starr]"

  1. Dom!
    Muito curiosa em ler esse livro, porque adoro os super heróis também e não conhecia o Homem-formiga, quero saber mais sobre ele e como se tornou um queridinho entre os super heróis.
    E com uma diagramação que parece real, melhor, né?
    “Torna-te aquilo que és.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã de super-heróis, meu conhecimento sobre ele assim como o seu, se restringe aos filmes e desenhos, poucos realmente me conquistam, pois muitas vezes os vilões que roubam a cena aos meus olhos.
    Já ouvi falar da adaptação de o Homem-Formiga, mas admito que antes disso nem imaginava a existência desse super-herói.
    Apesar disso, adorei a sua resenha e mesmo com os pontos que deixaram a desejar, o livro parece ser agradável. (Acho que no seu lugar ficaria espantando as formigas nas folhas achando que eram reais também xD)
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Sou super fã da marvel, e sou louco para ler os livros desse selo! Ainda não assisti o filme do Homem Formiga, mas acho esse herói incrível. A escrita parece ser mesmo muito boa e a mensagem que o livro passa, assim como você disse, é bastante importante.
    Ansioso para ler!
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  4. Bom, como não curto coisas relacionadas a super-heróis, nem livros ou filmes, não me interesso por esse livro.
    Sua resenha está muito boa, achei super interessante a mensagem que o livro passa vou indicar para meus amigos leitores que gostam desse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  5. Também sou como você, amo super-heróis mas só assisto filmes deles. Precisa urgentemente começar a ler HQ´s. Ainda não assisti o filme do Homem-Formiga, mas quando der vou assistir. Esse livro me interessou muito e, apesar dessas coisas que você achou ruim, com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    De todos os heróis da Marvel o Homem-Formiga é o mais sem graça e olha que eu conheço vários personagens deles, já que meu irmão e colecionador de HQ´s a mais de 25 anos. Mas a historia parece ter ficado bem legal e a capa ficou linda.

    ResponderExcluir
  7. Eu não conheço quase nada da Marvel, só pelos filmes mesmo e nem vi todos que tem por ai.
    Eu quero ver o filme, principalmente porque adoro o ator que faz o papel de homem formiga.
    Não sabia que se trata de um ex-criminoso e nem que tem filha e já foi casado... legal saber disso.
    Achei que a trama não tem grandes coisas para me prender... o vilão parece só uma cara mal, sem nada demais... e como vc mencionou até alguém sem poderes poderia detê-lo... ou não, vai saber, haha.
    Curti a resenha, saber mais deste super herói, mas não fiquei a fim de ler, pelo menos por enquanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Assisti ao trailer do filme e gostei bastante. Não sei se leria o livro, mas quero dar uma chance. Parece ser bem legal e espero gostar.

    ResponderExcluir
  9. Também sou apaixonada pelas histórias dos super-heróis, mas o Homem-formiga acaba sendo um personagem que desconheço, não sei nada sobre a vida dele e sua história, e falando sinceramente, não tenho interesse em conhecer e nem ler o livro.
    Ps: gostei desse detalhe dos desenhos de formigas, a editora caprichou na aparência do livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Eu gosto bastante de heróis principalmente os da Marvel.O homem formiga nunca foi um dos meus preferidos,até agora acho ele meio sem graça em comparação com os outros.E estou adorando essa coleção de livros sobre heróis que a editora está lançando.Até agora não comprei nenhum mas é ótimo saber que eles capricharam na edição.E eu também achei que o foco ia ser mais nas cenas de ação,mas pelo menos agora já estou avisada e sei o que esperar.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Também gosto do mundo dos super-heróis, mas como você meu conhecimento e bem restrito em filmes e desenhas, sempre quis acompanhar uma HQ mas acabo não ido em frente por isso gostei bastante desse livro e agora com o filme fiquei interessada na historia do homem formiga !!!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir