acompanhe o blog
nas redes sociais

7.10.15

Sombra da Noite - Trilogia Das Almas, Vol. 2 [Deborah Harkness]

Trilogia Das Almas
Ed. Rocco, 2013 - 574 páginas:
      Eleito um dos melhores livros de 2012 pelas redes Amazon e Barnes & Nobles, Sombra da noite repetiu o desempenho de seu antecessor, o bestseller A descoberta das bruxas, figurando na lista dos mais vendidos do The New York Times. No romance, a pesquisadora Diana Bishop, descendente de uma antiga linhagem de bruxas, e o geneticista Matthew de Clermont, um vampiro ancestral, se aprofundam em sua pesquisa sobre o manuscrito encantado conhecido como Ashmole 782, numa trama que entrelaça paixão, alquimia, ciência e história. A série de sucesso de Deborah Harkness ganhará adaptação para o cinema pela Warner.

Onde comprar:


Sombra da Noite é o segundo volume da Trilogia Das Almas. A Trilogia é uma fantasia urbana contemporânea, então estamos falando que criaturas sobrenaturais existem e vivem entre nós, eles são formados por bruxos, vampiros e demônios.

Diana Bishop é filha de bruxos poderosos. Seus pais foram assassinados por outras bruxas quando ela ainda era criança. Eles a amarraram magicamente antes de morrer. Ela tornou-se a desgraça da família quando cresceu pois era uma bruxa que não conseguia acender a chama de uma vela nem realizar feitiços de maneira adequada, assim virou as costas para as Bishop e foi para universidade estudar história da alquimia.

Quando sem querer descobriu um manuscrito poderoso, o Ashmole 782, atraiu para si a atenção dos seres sobrenaturais, inclusive do perigoso vampiro Matthew Clairmon. Os dois juntos atraem ainda mais a atenção, pois quebraram a lei que proíbe que as espécies sobrenaturais se misturem. Diana e Matthew estão sendo perseguidos pela Congregação, espécie de conselho que governa os sobrenaturais e o único lugar para mantê-los fora do alcance da congregação é no passado.

Diana e Matthew viajam no tempo em busca de proteção e de respostas sobre o manuscrito Ashmole 782, indo para o século XVI, precisamente no ano de 1590. Mesmo Diana sendo uma bruxa de descendência, cresceu longe da magia e não faz ideia da extensão dos seus poderes, por isso os dois vão procurar também uma mestra para Diana a fim de lhe ensinar a conhecer e controlar sua magia. A viagem foi possível porque Diana é uma fiandeira do tempo.

Só que este é o período mais histérico e sanguinário da perseguição as bruxas e Diana logo é notada, ficando novamente em perigo. Os dois buscam a proteção de Philippe de Clermont, pai de Matthew. Diana tem a oportunidade de conhecer um pouco mais do misterioso passado de Matthew, descobrindo vários segredos que podem colocar seu amor a prova.

Todo este volume é ambientado nesta época, e a autora voltou a impressionar com os detalhes históricos que enriquecem a trama (Deborah Harkness é professora universitária e escritora especializada em história da ciência e da medicina). Aparecem aqui nomes como Galileu, Walter Raleigh, Thomas Harriot, Christopher Marlowe, George Chapman, e não podia faltar, é claro, William Shakespearese. Se você não conhece ninguém desta lista, não fique chateado, leia o livro que passará a saber quem são as figuras ilustres aqui citadas, mas é claro que algumas delas são vampiros, demônios ou bruxos.... Todos fazem parte da "Escola da Noite" e são filósofos e livres pensadores radicais.

Como normalmente acontece em livros do meio, alguns trechos são um pouco desnecessários, mas sua escrita agradável ainda o torna bem interessante. É o tipo de história destinada para quem é fã do gênero, pois existem muitas partes bastante imaginativas. Eu particularmente gostei da mistura de sobrenatural com fatos históricos e romance, por isso recomento a trilogia.

"Omni fine initium novum - respondeu, contemplando a terra do pai como se finalmente tivesse voltado para casa. - Em cada final há um novo começo."

O terceiro e último livro chama-se "O Livro da Vida" e já foi publicado pela editora Rocco.

O blog está sorteando a trilogia completa em sua promoção de aniversário, participe: "Festejando Aniversário de 5 anos".

Clique sobre a capa para ler a resenha do primeiro volume:


 Cortesia da Editora Rocco
Gisela Menicucci Bortoloso
Capixaba, leonina, analista de sistemas e mãe. Apaixonada por livros, sou uma leitora compulsiva e como o tempo é curto, leio em todo o lugar: esperando o elevador, dentro do ônibus, no salão de beleza... Ler é meu prazer e minha paixão!
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

14 comentários em "Sombra da Noite - Trilogia Das Almas, Vol. 2 [Deborah Harkness]"

  1. Admito que o livro e toda a sua trilogia não faz parte dos gêneros que leio com frequência e sou fã, mas quando me interessam sempre deixo isso de lado. Neste caso o que mais me atraiu foi a mistura de fatos históricos e a ficção. Por algum motivo livros com essa pegada histórica sempre me deixam curiosa e me fascinam. Se bem construídos podem me levar a questionar se o que li não poderia ser mesmo verdade e o pregado por aí uma mentira para encobrir certas coisas. Gosto quando minha imaginação chega a esse ponto, um livro que consegue isso é raro.
    A história parece ser bem interessante e a mistura de história, alquimia e tudo o mais é um prato cheio para quem gosta de livros do gênero e pode até despertar o interesse de pessoas como eu.
    Colocarei a trilogia na lista e espero que me agrade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. OMG eu AMEI essa resenha <3
    E eu preciso ler esse livro, poraue ele parece englobar tanta coisa que eu gosto. Bruxas, viagem no tempo, romance, aventura. Que divo *-*).
    E realmente, livro do meio de trilogia geralmente é o que tem mais encheção de linguiça.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. hummmmmmmmmmmm e não é que eu tinha deixado um pouco de lado esta saga e agora me voltou aquela vontadezinha de ler... isso aconteceu, necessariamente, por causa das citações de tanta gente boa! não me parece um enredo inovador, mas como sempre digo, o importante não é o que se diz, mas a forma pela qual se diz. há pessoas que criam universos, mas não sabem contar uma boa história. há outros que retomam mitos, histórias mais do que repetidas, e o fazem de forma magistral. vou continuar acompanhando atentamente a saga através de suas palavras. a vontade só aumentando. ótima dica novamente!

    ResponderExcluir
  4. Bruxos, vampiros e demônios são tipos de personagens que me agradam quando juntos em uma trama. E ainda mais quando eles não gostam uns dos outros, dai dá treta, hehe.
    O foco são as bruxas pelo que deu para perceber, queria mais demônios...
    Gosto de fantasia e assim como vcê achei bacana a mistura de sobrenatural, história e romance... principalmente o romance.
    Curti demais, acho que até vou tentar ganhar o sorteio!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Livro de fantasia não é minha praia. Já li alguns e não gostei nada. Prefiro não ler.

    ResponderExcluir
  6. Bem Gisela!
    Sou totalmente encantada pelas bruxas e vampiros, o que já me interessou no livro.
    Um romance entre seres distintos e a viagem no tempo, me conquistaram ainda mais e ainda com fatos históricos bem encaixados no enredo, como não desejar a leitura?
    “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”(Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro me apaixonei pela capa,mas, o titulo não é lá essas coisas e não gosto muito desse gênero de leitura. Bjs .

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gisela. Com este livro pude compreender o que realmente é a fantasia urbana contemporânea, e não nego que gostei muito do gênero. Gostei bastante da estória proposta pelo livro, especialmente dos efeitos sobrenaturais sobre ele e da mistura que ocorre com a bruxa e o vampiro. Curioso para o final desta estória.

    ResponderExcluir
  9. Estou louca para ler a trilogia das almas!
    Vários pontos atiçaram minha curiosidade,o tema envolvendo bruxas,a parte histórica bem trabalhada e cheia de personagens ilustres.A Resenha só aumento minha vontade,preciso dele já!

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia essa trilogia mas ela possui alguns ingredientes que curto bastante, como bruxas, vampiros, viagem no tempo, um romance impossível e essa mistura de sobrenatural com fatos históricos... Valeu pela indicação. E como fiquei interessada na trilogia vou participar da promoção com certeza!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Gente como esse livro pode ser um dos melhores e eu não conhecer? Gostei muito da resenha, e a história do livro parece ser realmente muito boa, adoro essa coisa de mistério, fantasia, e bruxa, curti bastante, e fiquei muito curiosa para saber se o livro e tão bom quanto dizem ser, espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Eu não conhecia essa trilogia mas gostei muito do que ela traz.Deve ser bom acompanhar a Diana nessa descoberta de seus poderes e eles correndo contra o perigo que os cerca.Eu também adoro a mistura de sobrenatural com um pouco de romance,dá um ótimo toque especial a história.

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente adoro livros que abordam viagens no temp. Outra coisa que me agradou foi a época escolhida pra ambientar essa parte da série. Enfim, só tem bons motivos pra correr e conhecer essa trilogia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Estou doida pra ler esse livro, amei o primeiro. Mas antes quero ter o 3° em mãos pra ler direto. Espero que algum dia a autora volte ao Brasil porque precisooooo autografar meus livros.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir