acompanhe o blog
nas redes sociais

9.3.16

Frango com Ameixas [Marjane Satrapi]

Marjane Satrapi
Ed. Companhia das Letras, 2008 - 88 páginas:
      Nasser Ali começa a narrativa com uma tragédia pessoal - durante uma briga, sua mulher destrói o antigo e precioso tar (um instrumento de cordas da tradição persa) que o celebrizara como um dos maiores músicos do país. Nasser Ali sai em busca de um novo instrumento, mas parece impossível encontrar um que tenha o som tão perfeito como o que ele herdara na juventude, durante seus anos de formação. A procura pelo tar o leva a conflitos com a família, os amigos e sua própria identidade de artista - é como se ela tivesse se rompido junto com o instrumento. Começam a vir à tona, então, as escolhas que ele poderia ter feito e as consequências das opções que fez, como a de se casar com a mulher que viria a destruir o seu maior bem.

Veja o preço:

COMO DESTRUIR UM AMOR

Já disse a todos vocês que quadrinhos não trazem apenas histórias infantis. A muito tempo não é mais assim, porém algumas pessoas não se atentaram a este fato por puro preconceito. A autora Marjane Satrapi ficou famosa com sua história "PERSÉPOLIS", mas é muito talentosa ao escrever várias outras e a biografia "Frango com Ameixa", ela relata a história de um tio-avô e mistura flashbacks a fatos futuros, levando o leitor a uma viagem completa para entender as raízes de sua estrutura familiar.

No livro, após uma briga com a esposa, Nasser Ali, musico e tio-avô da escritora, tem seu Tar (instrumento de cortas iraniano) quebrado pela mesma. Inconsolável, após buscar outros instrumentos para substitui-lo, decide que não quer mais viver, se entregando completamente para os braços de Azazel. A historia narra justamente isso, os últimos 8 dias de vida de Nasser Ali, e a sua entrega para os braços da morte.

Apesar da arte simples, apenas preto e branco, o traço é lindo e o enredo é perfeito. Gostei muito de uma passagem que conta a parábola do elefante:

"Cinco sujeitos foram colocados em uma sala escura, com um grande animal e tinham que identifica-lo. Cada um falou uma coisa diferente e não conseguiu identificar. Foi apenas quando trouxeram uma vela é que todos conseguiram identificar que era um elefante!"

Quer dizer que, cada um de nós tem uma opinião diferente sobre as mesmas coisas, mas só quando somos iluminados (quer dizer, quando sabemos mais e aprendemos) é que realmente compreendemos o que estamos vendo!! Sensacional!!

Leitura rápida e altamente recomendada para aqueles que querem um lazer entre os livros!!

Obrigado por seguirem minhas resenhas e deixem seu comentário abaixo... E voltem para ler minha resposta, pois sempre respondo!!!

Marcos Graminha
Marcos Graminha é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite". contato: marcos.graminha@gmail.com
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

39 comentários em "Frango com Ameixas [Marjane Satrapi]"

  1. Olá, Marcos.
    Sempre gosto de um bom quadrinho, seja ele p/b ou colorido. Então, ao ler a resenha, fiquei bastante interessado; principalmente porque a premissa foge bastante do comum, principalmente por causa dessa relação do seu protagonista com o instrumento.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desbravador de mundos, o livro é muito interessante e surpreendente. Confesso que a primeira vista, pareceu pouco interessante, mas realmente adorei o livro é já recomendei para amigos. Espero que leia e goste. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  2. Olá Marcos!
    Pela capa não imaginei que fosse um quadrinho. Pela resenha não faz muito o meu estilo, mas parece interessante.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita. Tenho uma amiga que é avessa a quadrinhos e eu disse. Apenas leia sem compromisso, pare se achar chato.. dois dias depois ela voltou e falou... Uau!!! Não imaginava que a história poderia ser tão interessante. Não sei se vc curte quadrinhos...mas digo, dê uma chance quando puder! Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  3. A história me parece interessantíssima, fiquei bem curioso com essa hq. Profunda e com um ótimo enredo, além do traço ser bem bonito *-* Vi algumas imagens no google e gostei muito. Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dan, a arte é demais, simples, preto e branca. A história bem interessante e cativante. Digna de um Uau no fim do texto. Espero que leia. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  4. Marcos, gostei muito do livro indicado de hoje.
    Raramente leio quadrinhos, mas sempre que tenho a chance de ler não dispenso de forma alguma, principalmente quando encontro uma história tão linda, profunda e que tem tanto a nos ensinar como esta.
    Já adicionei em minha lista de desejados!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, que legal!! Este ano vou fazer muitas indicações de quadrinhos e livros, então continue seguindo minhas resenhas!! A idéia é mesmo trazer tudo de diferente e mais interessante para todos!! Muito obrigado por seguir minhas resenhas... Bjs!

      Excluir
  5. Marjane Satrapi!Gosto de quadrinhos e já li Persépolis.
    O título diferente,e especialmente a autora,chamaram minha atenção.A parábola do elefante é realmente interessante,já conhecia em outro contexto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen, Marjane é muito legal né? Estou para receber outras edições dela e em breve teremos mais resenhas dos quadrinhos dela e de outros escritores. Essas parábolas diferentes, acrescentam ainda mais sabor ao delicioso trabalho. Obrigado por seguir minhas resenhas... abraços!

      Excluir
  6. Gostei da sinopse e o fato dele ser em quadrinho me deixou animada. Vou adicionar a minha lista e espero ter a chance de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine que legal!! Espero que leia e goste, como eu gostei!!! Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  7. A historia assim como o titulo parece bem diferente, mais muito bom..
    O fato de ser um HQ so faz o livro ainda mais interessante..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jade é verdade. Titulo estranhos, história em quadrinhos, tudo muito diferente e inovador. Espero que leia e venha compartilhar sua experiência. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  8. Gostei dessa parábola do elefante, concordo muito. A resenha ficou ótima, eu gosto bastante de HQs, mas não costumo ler. Fiquei curiosa com essa e pretendo ler quando puder.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, realmente é uma história muito boa e vc com certeza vai se surpreender. Leia e venha compartilhar conosco sua experiência. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  9. Oi Carlos! Confesso q a capa engana msm a gte...Adorei a idéia do livro, gosto de gêneros assim...Qro conferir em breve com toda ctz, parabéns pela resenha, ficou bem chamativa! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline... já estou acostumado a me chamarem de Carlos, Marcelo, ahahahahha então não se preocupe... Muito legal que gostou da resenha e espero que tenha a oportunidade de ler e compartilhar sua experiência. Adoro o debate de livros e principalmente compartilhar opiniões Obrigado por seguir minhas resenhas um beijo enorme!!!

      Excluir
    2. Marcos! kkkk me dsculpe!
      Sou desligadinha msm!
      Adoro as resenhas q escreve, realmente são cativantes!
      Bjs!

      Excluir
  10. Oi!
    Ainda nao conhecia essa HQ mas achei bem interessante, já pelo titulo fiquei curiosa para saber sobre o que serie e lendo a resenha achei a historia interessante e com certeza as HQ não trazem apenas histórias infantis !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana, há tempos os quadrinhos deixaram de ser direcionado somente para o público infantil. Este tipo de edição busca apenas o publico maduro e adulto, pois a história, em si, é bastante séria. Espero que vc tenha a oportunidade de ler e apreciar. Venha compartilhar sua experiência depois... vou adorar... Obrigado por seguir minhas resenhas, abraços!

      Excluir
  11. Oi Marcos sinceramente a sinopse desse livro não me chamou a atenção bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, mas é justamente para isso que servem as resenhas, mostrar se o conteúdo de algum livro é do seu interesse. Espero que outras resenhas e outros livros possam trazer esse prazer pra vc. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  12. Marcos!
    Tenho incluído os quadrinhos em minhas leituras esse ano e tenho gostado muito, muita coisa boa.
    Já gostei do título e depois de ler sua análise, fiquei bem curiosa.
    “Saber amar não é amar. Amar não é saber.” (Marcel Jouhandeau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy... ahahahah minha querida, realmente expandir a visão e a leitura é algo muito bom, em vários sentidos. Quadrinhos podem levar vc ainda mais longe, pois incluem as imagens e elas podem trazer ainda mais experiências. Que legal.. fico muito feliz e espero que coloque mais quadrinhos as suas leituras. Prepare-se, vai ter muito quadrinho esse ano nas minhas resenhas.. ahahahahaa Cheirinhos e obrigado por seguir minhas resenhas!!!

      Excluir
  13. Já li resenhas sobre a obra anterior da autora, não sou a mais chegada nos quadrinhos, apesar de alguns chamarem minha atenção. Sua resenha despertou meu interesse, principalmente após a parábola do elefante.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, todos os que dizem não gostar de quadrinhos, associam diretamente a algo da infância, mas as HQs deixaram de ser algo de criança a muito tempo. Acho legal as pessoas darem uma oportunidade as Comics, pois com certeza ficariam surpresos com os conteúdos. Além disso, por conter imagens, a imaginação flui mais, permitindo compreender mais do ambiente e do contexto. Dê uma chance. Leia algum quadrinho. Siga uma resenha e leia algo recomendado. Vc vai ficar muito surpresa... obrigado por seguir minhas resenhas Abraços

      Excluir
  14. Já tinha ouvido falar de Persépolis da Marjane e me interessei bastante por ele, mas confesso que a sinopse de Frango com Ameixas não despertou meu interesse.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any como já disse acima, quadrinhos são diferentes. Alguns afetam mais que outros e a leitura deve ser feita apenas quando ficamos curiosos. Espero que leia mais quadrinhos!! Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  15. eu amo HQ e tenho q concordar que quem acha q quadrinhos/desenhos animas são para crianças tem q observar mais o que está a volta (incluindo os canais q só passam desenho) não conhecia a escritora, vou procurar mais para ver o que eu acho do traço dela =)
    ah eu já conhecia a história do elefante era um pouquinho diferente a lição: era q as vezes todos estavam falando a verdade, mas que era só uma pequena parte do todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana que bom que gostou... leia e venha debater... vou adorar ver suas outras impressões da história. Obrigado por ler minhas resenhas abraços

      Excluir
  16. Eu quero muito ler Persépolis da autora, mas não chegou em minhas mão ainda. Não sabia que a autora tinha outras obras publicadas, mas também já me animei para ler Frango com Ameixas e descobrir todo esse embaseamento familiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ycaro que legal que vc se interessou... a escritora tem 3 livros traduzidos no Brasil, e Persépolis é o mais conhecido. Obrigado por seguir minhas resenhas abraços

      Excluir
  17. Nossa! É a mesma autora de Persépolis? Caramba, não conhecia Frango com Ameixas! Fiquei super curiosa para ler os quadrinhos e ver o filme. Cada vez mais tenho a impressão de que a autora é sem igual e sabe tratar de assuntos não tão convencioneis de uma forma surpreendente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M. Gicélia... se vc ficou assim, imagine eu!!! a idéia do HQ foi muito boa e achei sensacional. Espero poder publicar mais resenhas de quadrinhos da autora em breve. Obrigado por seguir minhas resenhas... abraços

      Excluir
  18. Gostei muito da capa, mais não posso dizer o mesmo do nome, achei um pouco estranho, fiquei bastante curiosa a respeito dessa obra, apesar de não gostar de quadrinhos, eu realmente vou dar uma chance a esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene... pode acreditar que a história é bem dramática e vale a leitura. Achei o nome meio sem noção, mas trata-se do prato predileto do personagem. Então, espero que vc leia e venha debater depois... adoro ouvir as opiniões. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas!!

      Excluir
  19. É realmente lindo a mistura de tristeza e nostalgia encontrada em "Frango com Ameixas". De fato, me surpreendi muito com a forma em que a vida comum é posta nesta obra. Muito mais melancólico que Persépolis, e muito, muito melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio.. meu amigo... ahahahaha realmente vc disse tudo... é muito melancólico e a dor retratada dói em todos nós. Uma obra de arte incrível. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir