acompanhe o blog
nas redes sociais

20.5.16

Contos Fabulosos, Coleção Sandman Apresenta [Bill Willingham]

Bill Willingham
Ed. Panini, 2012 - 128 páginas:
      Bill Willingham recebeu a missão de mostrar aos reles mortais os bastidores do Sonhar, o mundo criado por Morfeus na série Sandman. E fez isso magistralmente em três aventuras. Em Merv Cabeça de Abóbora, Agente do S.O.N.H.A.R., o faxineiro trapalhão recebe a missão de capturar um sonho foragido… mas nem sempre as coisas saem como ele planeja. Em As Novas Aventuras de Danny Nod, O Heroico Bibliotecário-assistente, Bill nos apresenta a um novo personagem do Sonhar. E, finalmente, em Tudo que Você Sempre Quis Saber Sobre Sonhos… Mas Tinha Medo de Perguntar, são respondidas diversas dúvidas (algumas pertinentes, outras nem tanto…) sobre o fabuloso Sonhar. Seus sonhos jamais serão os mesmos após ler essas histórias… 

Onde comprar:



Tudo o que queria saber sobre os sonhos e não tinha coragem de perguntar 

Antes de mais nada é preciso explicar o que é SANDMAN. Neil Gaiman é o criador e roteirista de SANDMAN, esse personagem muito interessante. Ele faz parte dos PERPÉTUOS, entidades que nasceram junto com os homens e são imortais. Algumas nasceram antes do próprio homem e outras surgiram com a evolução da própria humanidade. Eles são MORTE, SONHO, DESTINO, DESTRUIÇÃO, DESEJO, DESESPERO E DELIRIUM. Cada um deles tem seu próprio reino de atuação e o que tem o maior reino é o Senhor do Sonhar, SANDMAN. Todas as histórias de Neil Gaiman são sobre este Senhor das Areias e suas aventuras. Mas não pense que se trata de histórias infantis. Algumas histórias ganham um roteiro muito adulto e maduro, com altas doses de fantasia e onirismo.

Quando a série terminou, (foram publicadas 76 edições de 80 páginas e que são vendidas hoje pela PANINI em um formato chamado SANDMAN DEFINITIVO, com 4 volumes com mais de 400 páginas cada), abriu-se espaço para muitos roteiristas experimentarem os personagens e criarem mais sobre todos os outros personagens que fazem parte do sonhar, já que a série não se aprofunda muito nos personagens. Nesta edição de SANDMAN APRESENTA, somos apresentados ao Sr. Cabeça de Abóbora, que é um agente do sonhar, que tem como missão capturar sonhos rebeldes. Conhecemos um pouco mais sobre os funcionários da biblioteca do sonhar, que estão sobre a supervisão de Lucian, o bibliotecário mestre.

São vários contos em quadrinhos, desenhado por vários grandes artistas, com o roteiro de Bill Willinghan, considerado um dos expoentes máximos dos roteiros de fantasia onírica em quadrinhos, autor da série FÁBULAS, uma das melhores séries mais interessantes da atualidade que serviu de inspiração para o seriado "ONCE UPON A TIME".

Detalhes a parte, quando se trata do universo de SANDMAN tudo é sensacional. Para aqueles que nunca leram nada de Sandman, as histórias são muito interessante, mas um pouco sem sentido. Para os fãs do trabalho de Neil Gaiman, é um reencontro com os personagens, para matar a saudade. Gostaria de ressaltar principalmente a segunda história desta edição chamada, "As Novas Aventuras de Danny Nod, O Heroico Bibliotecário-assistente". Esse conto totalmente despretensioso apresenta Danny Nod, cumprindo a missão de recolher os livros do sonhar que estão espalhados pelo mundo dos contos de fábulas. Enquanto caminha por todos as fábulas do sonhar, recolhendo os livros, ele aproveita para interagir com os sonhos e nos explicar da importância dos livros nos lugares certos. O interessante é que essa missão ele faz ao lado de Goldie, um dragãozinho muito simpático e que Danny nomeia constantemente com nome dos maiores ajudantes dos personagens de várias histórias, como Sancho Pança, Kato, João Pequeno, entre muitos outros. O interessante é ler o nome desse ajudante e lembrar-se de cada história, conto, seriado que fazem parte. Eu sorri muito, relembrando isso.

Para quem gosta muito de ler, essa brincadeira é uma viagem a cada uma dessas histórias, algo absolutamente divertido. Recomendo absolutamente a leitura e só não ganhou nota máxima, pois como disse a maioria das pessoas mal conhece o universo de SANDMAN, e a meu ver, faltou essa explicação inicial, para que o leitor sinta vontade de vasculhar mais e mais fundo nesse universo.

Marcos Graminha
Marcos Graminha é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite". contato: marcos.graminha@gmail.com
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

27 comentários em "Contos Fabulosos, Coleção Sandman Apresenta [Bill Willingham]"

  1. Fantasia não costuma me atrair, é um gênero de que leio muito pouco, mas já ouvi falar muito de SANDMAN e isso despertou certa curiosidade minha. Acho que não leria esse livro sem ter lido a série de onde surgiu os personagens e tudo mais, creio que ficaria bastante perdida, mas quem sabe no futuro a oportunidade apareça.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina... espero que tenha a oportunidade e leia.. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  2. Olá, Marcos.
    Nunca desbravei o universo de Sandman, mas fico sempre namorando essas edições definitivas da Panini. Elas são maravilhosas.
    Pelo que vi na resenha, o universo é realmente muito rico e é bom que outros autores tenham tomado como missão aprofundar ainda mais o enredo.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desbravador. Sandman é sensacional. Espero que tenha a chance de ler e qualquer coisa basta entrar em contato. Obrigado por seguir minhas resenhas.. abraços.

      Excluir
  3. Sou fã do universo do Sandman.
    Só de ver a resenha já fiquei apaixonada por "As Novas Aventuras de Danny Nod, O Heroico Bibliotecário-assistente",preciso ler,que saudades do Goldie!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia Helen... aproveite que há muitas promoções. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  4. Uol!
    Não conhecia e já fui convencida á ler e descobrir esse universo incrível!
    Gostei mto da resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline... Sandman é tão incrível que, depois que vc ler, vai ficar impossível não querer ler tudo que Neil Gaiman escreveu... ahahahaah Espero que goste e venha comentar depois.. bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  5. Oi.
    É a primeira vez que vejo falar desse livro, porém ja vou confessando que a premissa não me interessou não, gosto muito género, fantasia é um dos meus preferidos, mas infelizmente a estória em si não me chamou a atenção.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene. Essa obra é parte de um conjunto muito maior. Mesmo que não tenha chamado sua atenção, espero que vc dê uma chance. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  6. Não conheço o universo de Sandman, só ouvi falar mesmo. Fiquei curiosa agora para conhecer mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreza espero que essa curiosidade extrapole para o desejo de comprar e ler... ahahaah Depois, quero que venha aqui e comente o que achou. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  7. Ainda não conhecia o universo de Sandman, mas estou bastante curiosa para conhecer. A temática parece ser bem interessante, espero adorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela... Sou bastante suspeito para falar sobre. Tenho certeza que se vc curte fantasia, vai adorar cada página de Sandman. O material Sandman Apresenta, já é mais fechado, portanto, um pouco diferente e muito bom. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  8. Não conhecia e nem tinha ouvido falar. E para falar a verdade não fiquei muito animada. Quem sabe na próxima?!

    ResponderExcluir
  9. Sandman!! nossa faz tempo que eu não leio nada. nem sabia que tinham expandido o universo. vou dá uma olhada, pois adoro fantasia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana. Há muitas coisas novas saindo. Fique atenta, pois são livros que complementam o universo. Espero que possa ler esse e outros materiais. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  10. Estou doida para começar essa coleção, mas pretendo ler Sandman primeiro. Ver o universo criado por Neil Gaiman expandindo assim dá mais vontade de ler a história original.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura || Participe do top comentarista de maio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi... como vc sabe, já ta circulando com o pessoal o "Prelúdios e Noturnos" ... Espero que vc leia e goste, pois essa é a porta para o universo fantástico de Gaiman. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  11. Eu sou muito curioso com as histórias de Sandman, principalmente pós-projeto da Raquel, do Pipoca Musical, onde ela comenta sobre algumas obras da coleção Sandman. Essa história de entidades é muito curiosa, não tinha visto essa espécie de spin-off, mas adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ycaro, não há como não se apaixonar por Sandman. Claro que muitas pessoas não tem gosto para material de fantasia. Mas Sandman é algo que foge muito de conceitos fixos. Cabe experimentar e ler sempre. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  12. Eu sou super fã de Sandman, curti a ideia dessas histórias, a resenha e derivativos. Só não sei se eles são os Grimm de nosso tempo, afinal os Grimm registraram as histórias que eram contadas pelos camponeses pobres e analfabetos da Alemanha e seu trabalho era mais local do mundo esse povo registra algo que faz parte do mundo dos altamente alfabetizados e trabalham para um público muito mais global que os Grimm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélia... Interessante essa questão. Acho que Gaiman deve realmente fazer pesquisas e construir seu universo dentro de material já existente (lendas, histórias orais, etc). De qualquer forma, tenho certeza que ele reflete claramente as imagens existente no inconsciente coletivo, pois ele trás a tona nosso medos e desejos sombrios. Espero que vc possa ler esses spinn offs. Bjs e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  13. Adorei todas as histórias. Todas bem humoradas e divertidas sobre um assunto que eu adoro: os sonhos e o sonhar. Merv Pumpkinhead como ele mesmo diz, ele é irresistível. Ele ensina que a confiança em si pode até não mudar a realidade, mas a torna bem mais leve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheilla... ahahaahaha verdade. Adoro o Merv. haahaha Adoro todo o sonhar. Principalmente Lucian e a biblioteca do sonhar. quando li sobre isso, realmente quase tive certeza que era verdade e que, haveria muitos livros meus perdidos lá. ahahahaah Obrigado por seguir minhas resenhas. Abraços

      Excluir
    2. Sheilla... ahahaahaha verdade. Adoro o Merv. haahaha Adoro todo o sonhar. Principalmente Lucian e a biblioteca do sonhar. quando li sobre isso, realmente quase tive certeza que era verdade e que, haveria muitos livros meus perdidos lá. ahahahaah Obrigado por seguir minhas resenhas. Abraços

      Excluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir