acompanhe o blog
nas redes sociais

8.8.17

Expert em Vinhos em 24 Horas [Jancis Robinson]

Jancis Robinson
Ed. Planeta do Brasil, 2016 - 160 páginas
- "Autora de várias “bíblias” sobre o tema, Jancis Robinson explica de forma didática e prática como escolher um bom vinho. Sugere maneiras de fazer uma degustação com os amigos – afinal, a melhor maneira de curtir uma bela garrafa é na companhia de quem se gosta. Jancis dá 10 dicas para escolher a garrafa certa, quanto deve-se pagar por cada uma e como combinar vinho e comida. A edição brasileira inclui um posfácio do sommelier do Grupo Fasano, Manoel Beato, que conta a história do vinho no Brasil e aponta os melhores exemplares nacionais."


Onde comprar:


“Minha definição (autora): vinho é a bebida mais deliciosa, estimulante, variada e irritantemente complicada do mundo. Ele alegra, faz com que seus amigos pareçam mais afáveis e tem um gosto maravilhoso harmonizado com a comida”

Colocação perfeita na minha humilde opinião como uma mera apreciadora de vinhos, apesar da minha formação em Gastronomia, e ter estudado Enologia na faculdade, não posso dizer que sou entendedora do assunto, pois como a autora mesmo coloca vinhos são irritantemente e deliciosamente complicado de entender. Mas com certeza esse livro ajuda bastante e é ótimo para posar de entendedor para os amigos.

Como tudo na vida, o vinho também e uma questão de gosto, e se você não sabe o que você gosta com relação a vinho, essa é uma boa opção para começar a entender esse mundo maravilhoso. A autora específica uvas, os lugares onde são produzidos os melhores vinhos, e isso não quer dizer necessariamente que os preços influenciam. Vinhos caros são caros por vários motivos, e nem sempre os baratos são de má qualidade.

Expert em Vinhos em 24 Horas

Aprenda também a linguagem utilizada para definir características dos vinhos, como servir, como harmonizar e dicas de ouro como, por exemplo, como adequar o vinho a ocasião, pois não existe regra que diz que deve sempre ser servido o melhor vinho, aprendendo as características dos vinhos ele se adapta ao que será servido fazendo com que, mesmo que seja simples, harmonize com a ocasião.

No posfácio está o parecer breve do sommelier Manoel Beato, do Grupo Fasano, sobre a produção de vinhos do Brasil, que vem crescendo e produzindo cada vez mais vinhos de qualidade que já foram inseridos no cenário exterior, competindo com os chilenos e argentinos.

Fica a dica de presente para o dia dos pais.
E aí, animados para se tornarem um Expert em vinhos?


Tainá Rodrigues Cunha
Guarapariense, gastrônoma e apaixonada por todos os tipo de arte. Ler é uma forma de escape prazeroso da nossa realidade. Assim como as comidas que cozinho me alimentam o corpo, os livros alimentam minha alma.
Cortesia da Planeta Livros Brasil
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

comentários pelo facebook:

7 comentários em "Expert em Vinhos em 24 Horas [Jancis Robinson]"

  1. Para quem aprecia vinhos parece ser um ótimo livro.Mas não leria por falta de interesse no tema e por não beber nenhum tipo de bebida alcoólica.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tainá, livro interessante e cheio de informações valiosas pra quem aprecia bons vinhos, acho que poucas pessoas não gostam rsr. Gostei da capa, da foto e de saber que os brasileiros vem crescendo nesse mercado ;)

    ResponderExcluir
  3. Tainá!
    Confesso que apesar de apreciar um bom vinho (e depois desse livro, nem sei se minha classificação é boa), acredito que seja um livro mais voltado para os Sommelier e enólogos, algo mais técnico e não sei se gostaria de ler não...
    Não sabia que sua formação é Gastronomia, que legal!
    Desejo uma ótima semana!
    “A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Um livro bem especifico para enólogos.
    No meu caso, só sou uma degustadora ocasional, bem ocasional, mas para quem tem essa paixão mais acentuada, é uma boa dica.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Achei a ideia do livro interessante, mas para mim que não curto muito o assunto acho que não funcionária muito bem para mim, o que é uma pena ja que adorei essa capa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Bom eu não leria este livro por que não tomo vinho então não teria muito o porquê de eu ler, mas acho que seria uma ótima dica de leitura para quem curte vinhos e quer saber um pouco mais sobre.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro vinho, porém acho que é um livro voltado mais para quem gosta de ler sobre isso.
    Não seria uma leitura que eu faria, pois não tenho muito interesse no assunto.
    Para quem gosta, é uma ótima dica!

    beijinhos

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir