acompanhe o blog
nas redes sociais

24.10.18

O Fim do Mundo É Aqui [Amy Zhang]

O Fim do Mundo É Aqui
Ed. Rocco, 2018 - 272 páginas
- "Janie e Micah, Micah e Janie. Desde os primeiros anos da escola. Almas gêmeas em segredo. Melhores amigos que passavam as tardes na pedreira da cidadezinha onde cresceram juntos, a mais profunda de Iowa. Até que Janie desaparece, e tudo o que Micah pensava que sabia sobre sua melhor amiga é borrado de dúvida. Até que Micah acorda no hospital, e não se lembra de nada. Mas para montar o quebra-cabeça do desaparecimento de Janie e entender o seu próprio apocalipse, Micah Carter precisa recuperar suas lembranças, inclusive as mais difíceis, numa jornada devastadora. Adotando uma narrativa não linear, que vai e volta entre Antes e Depois e alterna as vozes dos dois protagonistas-narradores, Amy Zhang, autora do surpreendente Quando tudo faz sentido, conta a história de uma amizade marcada por obsessões e segredos dolorosos."

Onde comprar:

Micah e Janie são melhores amigos desde sempre. Na verdade, eles são mais do isso, são como almas gêmeas, unidos de uma maneira que não dá para descrever em palavras. Mas isso é um segredo. Na escola, vivem separados, deixando essa ligação apenas ao mundo particular deles. Até que um dia Micah acorda em um hospital sem suas lembranças e sem saber onde Janie está.

“Esquecer é fácil. Isso não devia ser uma surpresa, mas me surpreende. Esquecer foi fácil. Lembrar é eterno e dói eternamente”. (pág. 159)

Nossa história conta sobre Micah e Janie. São dois personagens completamente diferentes, mas que de alguma forma se completam. A narrativa é composta por antes e depois. No antes conhecemos um pouco mais sobre a Janie, e tentamos descobrir o que aconteceu com ela. No depois, encontramos um Micah desmemoriando, tentando ao máximo entender o que está acontecendo e querendo encontrar sua amiga.

Amy Zhang

Janie é uma personagem que eu não consegui entender e gostar. Achei-a emocionalmente instável, sem se importar com os sentimentos daquele que a mais quer bem. A história dela aborda vários temas importantes para os adolescentes e isso foi um refresco. Mas infelizmente, só essas abordagens não foram o suficiente para me convencer e me simpatizar por Janie.

“Ela sempre tinha uma caneta e um fósforo e pelo menos cinco pedras no bolso: a caneta para escrever, o fósforo para os desejos e queimar, e as pedras para mantê-la com os pés no chão”. (pág. 17)

Com o Micah eu simpatizei mais. Na verdade senti muita pena dele e queria em vários momentos confortá-lo pelas coisas que estavam passando. A relação dele com Janie ocupava basicamente todo o seu ser e a ligação entre eles realmente era algo especial, o que faz com que sua amnésia o deixe louco. Junto com ele, vamos montando o quebra-cabeça sobre o que aconteceu e sobre o desaparecimento de Janie, e esse mistério é uma das coisas que me deixaram presa à história.

 Amy Zhang

O que mais me incomodou foi algumas ações da Janie. Certas coisas que ela fez – principalmente no final – achei exagerado e sem desenvolvimento para chegarem até aquele ponto. Eu entendi certas emoções, mas no geral achei que não foi bem trabalhado pela autora. Apesar disso, eu recomendo a leitura. Já vi vários comentários bons sobre o livro e talvez a sua experiência seja melhor que a minha. Só peço que vá sem expectativas, para não se decepcionar.

Espero que tenham gostado dos meus comentários sobre o livro e se você já leu ele, vamos conversar nos comentários. Beijos!


Gabriela Erler
Gabriela do blog Reino da Loucura, ou simplesmente Gabis. Germiniana, 22 anos, capixaba. Viciada em livros, séries, músicas e maratonas literárias. Apaixonada por azul, roxo e inverno. Formada em Pedagogia e se tudo der certo, futuramente Psicologia. Uma garota um pouco estressada que morre de medo do futuro.
Cortesia da Editora Rocco
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

16 comentários em "O Fim do Mundo É Aqui [Amy Zhang]"

  1. Oi, Gabriela,

    Os elementos inseridos pela autora, é o que chama atenção por haver essa exploração de respostas que o personagem procura.

    É instigante, pois juntamente com ele, o leitor também as buscam. Acredito que assim, o impacto é maior. O enredo me interessou. Futuramente, espero lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não consegui ler o livro,mas pretendo fazer isso em breve! Pelo que andei lendo em outros blogs que também acompanho, faltou um pouco mais de sentimento em Janie. Talvez seja por isso que ela não tenha sido tão bem aceita. E em um relacionamento, um apenas não segura o tranco.
    Gosto muito destas tramas mais jovens, afinal os problemas por eles vividos, são na maioria, nossos também!
    Com certeza, quero muito ler!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Acho essa capa tão linda!
    Ainda não li nada da Amy, mas já sei que a melhor maneira de começar é sem expectativa.
    Tenho um outro livro dela para ler aqui, então será através dele que vou ter um contato com a escrita dela e decidir se quero ler mais dela.
    É uma pena esses pontos negativos, porque a premissa é interessante.
    Espero ter uma opinião diferente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, obras que envolvem perda de memória sempre reservam um bom mistério, e com esse livro não é diferente. A caracterização dos personagens, contudo, é um dos pontos que deixa a desejar, uma vez que ha uma evidente inconsistência nas ações de Janie que torna confuso para o leitor interpretá-la. Apesar disso, a autora entrega uma trama com temas recorrentes que necessitam de discussão. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Gabriela, mistério também é uma coisa que me prende muito na leitura. Tentar descobrir o que aconteceu é sempre eletrizante.
    Gostei bastante da trama e fiquei curiosa com o final.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabriela
    Ainda não conheço a escrita da autora.
    Já li algumas resenhas sobre o livro e confesso que não gostei muito da Janie e estou muito curiosa com esse mistério que tem nessa amizade e porque tem que ser escondida de todos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. A edição pela foto está linda e gostei da capa também. O enredo tem esse mistério que também é bastante interessante. Saber como essa relação se desenvolve e todos os elementos por trás dessa perda de memória e do desaparecimento de Janie me deixou muito curioso com o livro.

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi!
    Nossa segunda resenha que leio hj sobre os livros da autora, a primeira foi bem negativa que até me desanimou de conhecer o livro...
    Espero qdo surgir uma oportunidade, eu goste da leitura, mas sem expectativas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia o livro mas já vi em algum lugar..Tem uma premissa ótima e me deixou um tanto curiosa pelos personagens e por esse mistério. Estou já anotado na listinha para comprar, desse jeito minha lista só aumenta..haha

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  10. Olá! Ainda não conhecia o livro, mas todos esses mistérios já me deixaram super curiosa, tentar descobrir o que aconteceu com os personagens, com certeza fará o leitor querer concluir a história o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  11. Gabriela!
    Realmente a sinopse do livro é bem interessante e ainda envolve adolescentes, etc...
    Não conhecia, mas gostei, vamos ver se a leitura é tudo o que promete.
    Gostei da observação de alerta!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Oi, Gabriela!!
    Já tinha lido outras resenhas sobre esse livro e sinceramente não conseguir me conectar com a história mesmo gostando de livros que tenham um toque de mistério.
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Conheço o livro já há um tempo, me interessei pelo título e achei que a capa está muito bem feita. Essa nuvem mistériosa sobre a Janie já me ganhou de início. Não é a primeira vez que leio sobre Amy não conseguir trabalhar muito bem seus livros, mas isso não afeta a minha curiosidade de ler suas palavras.

    ResponderExcluir
  14. Deu a entender que esse livro é de romance Young Adult eu amoo,principalmente os publicados pela Rocco,acho que gosto muito de ler livros quando não são mais modinha pra não criar expectativas o que torna minha leitura extremamente prazerosa.

    ResponderExcluir
  15. Na minha opinião Esse foi um dos livros Mais intensos e impactantes quê Li da autora e mesmo livro sendo complexo e impactante Eu ainda sinto ele sendo delicada e sensível ao mesmo tempo

    ResponderExcluir
  16. Oi, Gabriela!
    A trama de O fim do mundo é aqui é cheia de mistérios, hein?! Curto livros com mistério mas confesso que não fiquei curiosa para descobrir o que aconteceu com a Janie e o que causou a perda de memória do Micah... por isso esse é um livro que eu não leria. Abraços!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir