acompanhe o blog
nas redes sociais

17.6.19

A Paciente Silenciosa [Alex Michaelides]

Alex Michaelides
Cortesia do Grupo Editorial Record

Antes de qualquer coisa e sem querer me gabar (mas já me gabando) eu gostaria de contar pra vocês que eu li esse livro antes de ele ser lançado. Isso pode parecer besteira pra quem tem blog e tá acostumado com isso, mas eu (pessoalmente) nunca tinha passado por essa experiência. E quer saber? Achei maraaaaaaaaa. Me senti a ultima bolacha do pacote. Ou a última resenhista da blogosfera. Ok. Talvez não seja pra tanto, mas eu tô me sentindo.

Achei a coisa mais linda o livro vir numa caixa com mimos relacionados ao enredo. Há uma mini tela de pintura, em homenagem à profissão de Alicia, há uma espécie de cadernetinha que pode muito bem ser usada como diário e um marca-página. Achei o máximo e vou deixar uma foto aqui pra vcs verem que coisa mais linda. Record, vocês estão de parabéns, continuem mandando caixas maravilhas pq eu curti muito ser VIB.

A Paciente Silenciosa
Título: A Paciente Silenciosa
Autor: Alex Michaelides
Tradutor: Clóvis Marques
Editora: Record
Gênero: Thriller, Psicológicos Mistério
Páginas: 350
Edição:
Ano: 2019
❤ Favorito
Onde comprar: Amazon

Mas deixando de lado a minha felicidade por esse blog ser super-vip-premium-master-platinum-especial-exclusive e receber livros antes de serem publicados, vamos conversar sobre a trama.

Alex Michaelides

O que leva uma mulher apaixonada a matar o homem que ama e, em seguida cair em silêncio profundo? O que leva uma pessoa normal cometer um crime odioso e se recusar a falar sobre esse assunto (ou qualquer outro)?

Alicia é uma pintora relativamente bem sucedida, muito bem casada e aparentemente feliz. Até atirar no marido à sangue frio e emudecer… Ela não tenta se defender no julgamento. Não tenta escapar da condenação. Apenas aceita, emudecida as decisões sobre ela tomadas desde a fatídica noite em que seu marido foi assassinado.

E isso intriga profundamente Theo, um psicoterapeuta que carrega consigo os próprios traumas de uma infância baseada em violência e rejeição. Theo pretende fazer Alícia voltar falar e, pra isso, aceita uma vaga no hospital psiquiátrico em que ela foi internada após o julgamento.

A Paciente Silenciosa

O livro é inteiro narrado em primeira pessoa, na maior parte do tempo por Theo, mas a história conta com inserções muito bem colocadas de trechos do diário de Alicia. É nesses trechos do diário que a gente consegue entender melhor quem é essa personagem e os dilemas e aflições que ela enfrentou nas semanas anteriores ao “incidente”. Alicia está longe de ser uma pessoa mentalmente equilibrada e seus relatos no diário atestam exatamente isso, mas também elucidam um pouquinho à respeito da dinâmica entre ela e o marido.

Aliás, ninguém nesse livro é exatamente equilibrado. Os personagens principais são repletos de camadas e subtextos. Nada é preto-no-branco e a dicotomia bem vs. mal é completamente inutilizada. E eu acho isso ótimo.

Theo, embora seja um psicoterapeuta, também não é lá o cúmulo do equilíbrio e tem plena consciência disso e, em parte por esse motivo, está muito empenhado em ajudar Alicia.

Alex Michaelides


Acho que já comentei isso por aqui (provavelmente quando falei sobre O Sorriso da Hiena), mas eu simplesmente AMO livros que misturam temas relativos à psicologia. É sério, acho simplesmente fantástico quando o autor se dispõe a analisar a mente dos personagens de um ponto de vista um pouco mais “profissional”. E acho que casar a psicologia com histórias de mistério/crime é uma sacada excelente e geralmente rende bons resultados (quando essa mistura é bem executada, claro). A Paciente Silenciosa é um desses casos em que a psicologia foi usada pra agradar valor ao enredo de forma muito eficiente.

“O autorretrato — por algum motivo ele era importante, eu bem sabia, e entender o motivo seria fundamental para desvendar o mistério. Essa pintura era a única comunicação de Alicia, seu testemunho. Dizia algo que eu ainda precisa compreender.”

Pra desvendar os mistérios de Alicia e entender o que a fez se calar, Theo resolver dar uma de detetive e investigar por conta própria aqueles que conheceram sua nova paciente antes da tragédia e, quem sabe, encontrar no passado as respostas que ela não é capaz de verbalizar.

E o leitor vai junto, recolhendo cada informação que possa ajudar a montar esse quebra cabeças. Confesso que teci várias teorias à respeito, inventei vários culpados e construí altas histórias… Só pra no final ser surpreendida pelo autor. Sério gente: dentre todas as coisas que eu fui capaz de imaginar, nenhuma correspondeu ao desfecho criado pelo autor. Particularmente, acho isso ótimo. Gosto quando o autor consegue resolver a história com algo que, mesmo sendo perfeitamente plausível, não tenha passado pela minha cabeça nem nas soluções mais loucas que consegui idealizar.

A Paciente Silenciosa

Me despeço reforçando que A Paciente Silenciosa é um dos melhores livros que li nos últimos tempos (e olha que eu tô muito veloz e já li um montão de coisas esse ano). Recomendo fortemente. Principalmente pra quem curte thriller psicológico.

Um beijo pra você que leu até aqui. Fica na paz e não esqueça de se hidratar.
Até!

19 comentários em "A Paciente Silenciosa [Alex Michaelides]"

  1. Este é sem sombra de dúvidas um dos livros que mais desejo ler desde que vi o seu recente lançamento.
    Aí as resenhas começaram e dificilmente li alguma resenha que não fosse positiva inteira.
    Também amo isso de misturar vida real, psicologia e humanidade. Sei lá, aproxima o leitor dos personagens que estão ali dentro da história e isso é maravilhoso.
    Há segredos a serem revelados na vida de Alicia e a introdução de Théo no enredo certamente é outro ponto chave para desvendar tudo que aconteceu.
    Com toda a certeza do mundo, espero ler o quanto antes!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,!
    Está todo mundo falando desse livro, todo mundo mesmo! KKKK
    Eu já adicionei na minha lista e quero muito ler, parece ser muito bom e intrigante.
    Espero ler nos próximos dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois leia, se você gosta do gênero, é certeza de que vai amar!

      Excluir
  3. Acredita que ganhei essa livro de aniversário? Chegou na sexta. E mal posso esperar para ler!
    Mil teorias se formando na minha cabeça.
    Por que Alicia não falou mais nada? Culpada? Inocente?
    E por que o Theo tem tanto interesse nela????
    Mal posso esperar para descobrir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, vc vai ficar passada quando descobrir! Volta pra me contar o que achou.

      Excluir
  4. Olá Andressa!
    A Paciente Silenciosa, assim como foi com A Mulher na Janela ano passado, é o thriller psicológico mais comentado do momento, e todo esse buzz parece ter fundamento, visto que o trabalho de Michaelides não deixa dúvidas sobre a sua competência em trabalhar profundamente o psicológico dos personagens. Essa sacada do autor em introduzir trechos do diário de Alicia ao longo da leitura faz com que o leitor fique a todo momento criando teorias para desvendar o que se passava na cabeça da protagonista, tornando a revelação final ainda mais chocante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alisson, ainda não li, A Mulher na Janela mas tô anotando aqui na minha listinha, obrigada pela dica :D

      Excluir
  5. Ah, tá certíssima em se achar! Parabéns por ser V.I.B., acho muito chique. Haha

    Sobre o livro, é um gênero que me tira da zona de conforto, então leio pouquíssimo sobre, mas esse livro é tão elogiado que despertou meu interesse.
    E é tão bom quando o autor nos surpreende, deixa tudo mais empolgante.
    Não é um livro que vou colocar como prioridade, mas pretendo ler em algum momento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Pode ler sem medo, Ludyanne! Certeza de que vai gostar :)

    ResponderExcluir
  7. Olá! Esse é aquele tipo de livro que eu estou começando a amar, é tão bacana ficar envolvida com a história a ponto de não largar o livro até terminar e descobrir tudo o mais rápido possível, além, é claro, de ser surpreendida com o desfecho escolhido pelo autor. Fiquei bem curiosa em descobrir o que de fato aconteceu com Alicia e quais segredos estão por trás desse assassinato, acompanhando a investigação de Theo.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Cada vez mais que leio resenha desse livro fico muito interessada. A trama é bem incrível e do gênero que gosto bastante. Fiquei me perguntando o que realmente aconteceu com a personagem?! Mas só lendo né..Estou na ansiedade de querer ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Andressa, pode mesmo se sentir, isso é um privilégio de verdade.
    Desde a primeira vez que li uma resenha sobre esse livro que eu desejo muito poder ler. Esse mistério em torno do assassinato do marido e das motivações, me intrigam. Aliás, fico pensando, será que foi ela mesmo? kkkkkkk Preciso ler esse livro o quanto antes e descobrir a história de Alicia e como o psicólogo vai lidar com toda a situação. TAmbém gosto dessa parte psicológica nas tramas.
    Fique em paz também.

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa,
    O enredo em si atiçou minha curiosidade, e agora com você indicando na resenha que esse é um dos melhores livros que você já leu...preciso saber o final! Marcar esse livro para minhas próximas leituras.
    Também adoro livros que trazem temas da psicologia em sua trama.

    ResponderExcluir
  11. Olá Andressa!
    Pode se gabar muito porque eu no seu lugar faria a mesma coisa! Acho incrível essa caixa que vocês recebem, os mimos são muito fofos mesmo. Você resumiu tudo quando disse que ninguém nessa história é totalmente são, e é claro que não ia dar certo uma mente perturbada tentar entender outra, não é? Eu não leio muitos livros com essa pegada psicológica, mas amo thriller, então acho que está a hora de explorar mais enredos do tipo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa,
    Por amar thrillers estou sempre antenada nos lançamentos do gênero e A Paciente Silenciosa se tornou um de meus desejados assim que li a primeira indicação do livro. O fato de sabermos ao início da leitura que ouve um crime e este foi cometido pela protagonista trás uma ideia totalmente diferente para o livro, pois geralmente vemos uma busca inicial sobre quem ao invés de o porquê. O silêncio de Alicia me deixa curiosa e intrigada, pois já imagino se isso é alguma tática para sair ilesa ou se tem muito mais no ato cometido. A premissa promete uma trama muito envolvente e, pela sua resenha, o autor entrega isso de forma impressionante, o que só me deixou mais curiosa pela leitura deste livro.

    ResponderExcluir
  13. Achei bastante interessante a proposta desse livro e eu consigo imaginar que ficar igualzinho a você se eu pudesse ler um livro antes dele ser publicado. Claro que tem todo um suspense em uma pessoa cometer um assassinato e permanecer em silêncio até mesmo durante o julgamento

    ResponderExcluir
  14. Oi, Andressa!!
    Adoro um thriller psicológico e só vejo resenhas e booktubes falando maravilhas sobre esse livro. Achei a caixinha que veio esse livro maravilhosa os mimos são bem condizentes com a história do livro e, A Paciente Silenciosa é um dos livros que mais quero adquirir esse ano ainda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá, Andressa
    Amo thrillers e estou namorando esse livro desde que vi muitos blogueiros recebendo essa linda caixa com o livro e mimos.
    Gosto muito quando o autor faz o leitor de bobo o enredo todo para chegar no final e ainda ser surpreendido.
    Estou muito curiosa quanto ao passado de Alicia e todo esse mistério em volta dela e da morte do marido.
    Quero muito esse livro, beijos!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir