acompanhe o blog
nas redes sociais

19.3.24

Coelho Maldito [Bora Chung]

Bora Chung

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Qualquer amante de histórias de horror rendem-se ao deparar-se com essa capa e título. É um combo completo. Um convite irrecusável para aventurar-se em suas páginas. Fora esses quesitos, a oportunidade de ler pela primeira vez algo escrito por uma autora sul-coreana só fez dar mais certeza de sua escolha.

Coelho Maldito
Título: Coelho Maldito
Autor: Bora Chung
Tradutor: Hyo Jeong Sung
Editora: Alfaguara
Gênero: Mistério & Thrillers
Páginas: 232
Edição:
Ano: 2024
Onde comprar: Amazon

"Coelho Maldito" é uma coletânea composta por dez contos escritos por Bora Chung, onde ela usa o horror como ingrediente principal para transmitir sua ideia, mas vai temperando com pitadas generosas de realismo fantástico, surrealismo e críticas sociais. O mais legal é que essa mistura deu super certo.

“Não se deve produzir nem usar objetos de maldição para interesses pessoais. Essa era a regra da minha família, que vinha produzindo esse tipo de objeto havia gerações.” Posição 28

O ponto que mais me chamou a atenção, por incrível que pareça, não foram as cenas/situações exageradas, mas sim, as reflexões plantadas na minha cabeça através delas. Me surpreendeu a proximidade (tomadas as devidas devidas proporções) das cenas grotescas com nossa realidade. E, me deu medo em saber que falta pouquíssimo para chegarmos em algumas situações narradas por Chung (isso se já não extrapolamos algumas delas).

“- A culpa não é da princesa - uma voz grave soou pelo convés de ouro, fazendo as tábuas sob seus pés tremerem. - É possível desfazer uma maldição, porém não há como abrir os olhos de um homem cegado pela ambição. Eu já sabia que eles planejavam voltar à guerra.” Posição 2528

Como qualquer seleção de contos, uns acabam se destacando em relação aos outros, mas, olhando como um todo, não há disparidades entre eles. Considero que todos ficaram na média, e o resultado final foi satisfatório. Confesso que "Coelho Maldito", "A Cabeça" e "A Armadilha" me chamaram mais atenção.

Em relação a parte gráfica, a editora está de parabéns. A capa já foi elogiada por mim logo no começo dessa resenha, e a diagramação interna é simples e agradável aos olhos. Não encontrei erros.

Finalizo a resenha indicando aos leitores que apreciem contos de horror, mas que trazem reflexões interessantes sobre nossa sociedade atual.

8 comentários em "Coelho Maldito [Bora Chung]"

  1. Ainda que não seja meu estilo, as resenhas que tenho visto de Coelho e a sua, mostram que é uma leitura intensa e densa e que não é para todos

    ResponderExcluir
  2. Horror não faz o meu estilo, mas achei interessante saber sobre esses contos, principalmente pelas reflexões que proporcionam.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu me lembre, o unico livro que li de Horror foi Carrie de Stephen King. E tenho toda a coleção de A Torre Negra, mas nem sei se este é considerado Horror.

      Excluir
  3. Dom!
    Gosto demais de livros que nos trazem reflexões pessoais, mesmo que seja uma fantasia realista (se posso chamar assim), porque muitas vezes nos identificamos com as passagens escritas.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Deve dar é um pouco de medo, pois o livro é de horror kkkk

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nardonio! Esse livro tem me deixado muito curiosa. Amo contos e horror! E essa mescla de realismo fantástico, crítica social e o assombro das situações bem próximas da nossa realidade tornam tudo ainda mais interessante.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir