acompanhe o blog
nas redes sociais

19.6.14

O Jardim Secreto de Eliza [Kate Morton]

O Jardim Secreto de Eliza [Kate Morton]
Ed. Rocco, 2009 - 560 páginas:
      Em 1913, um navio chega à Austrália direto de Londres, trazendo com ele uma menina de quatro anos, absolutamente sozinha, sem um acompanhante adulto sequer. Com ela, apenas uma pequena mala com um livro de contos de fadas. O mistério de quem era a bela garota, que dizia não lembrar seu nome, e de como chegou ao porto, jamais foi desvendado. Em suas memórias ela trazia apenas a imagem de uma mulher que ela chamava de a dama ou a Autora e que dizia que viria buscá-la. Muitos anos depois, em 2005, na cidade australiana de Brisbane, a doce e reservada Cassandra herda de sua avó Nell uma casa na Inglaterra. Surpresa, ela descobre que a casa esconde as origens de sua avó, que foi uma vez a bela menina sem nome perdida no porto. 

Onde comprar:

Essa trama enredada que é a vida...

Uma menina de quatro anos encontrada sozinha num navio que partiu da Inglaterra rumo à Austrália. Uma escritora de livros infantis que sumiu, misteriosamente. Uma mulher que tenta reunir os pedaços da vida da avó e descobrir os mistérios que cercaram sua infância. Eis um quebra-cabeça que Kate Morton nos desafia a montar e que, com sensibilidade, percorrerá as mais de 500 páginas. Deixando o leitor cheio de expectativas, as vidas dessas mulheres vão sendo costuradas lentamente pela autora, num vaivém do tempo, com alguma nostalgia, muita tensão e surpresas reveladoras.

O livro começa com o drama da garotinha Nell, abandonada no navio no começo do século XX, com uma mala na mão e um livro de contos infantis. É o grande mistério do livro: quem a deixou lá e por quê? Já madura, em 1975, Nell parte para a Inglaterra, em busca de sua história. Então conheceremos Eliza, a autora de livros infantis, de infância muito sofrida, resgatada pelo tio e levada para a Mansão Blackhurst, uma propriedade que guarda muitos segredos...

Além dessas duas mulheres, há Cassandra, a neta de Nell, que refaz o caminho da avó em busca da solução do mistério ainda não solucionado. Ao receber como herança um chalé na Inglaterra, a personagem torna-se a maestrina da narrativa, amarrando as pontas soltas do enigma, encontrando as peças fundamentais para recontar a verdade sobre a vida de Nell. Com um diário da avó na mão, Cassandra vai descobrir bem mais que o passado obscuro da avó: é uma viagem de autoconhecimento, também.

É um livro para ler com atenção, pois são muitos os detalhes. A autora avança e recua no tempo em cada capítulo, alternando as histórias das três mulheres, além das personagens secundárias e igualmente importantes na trama. Essa estrutura narrativa é muito rica e interessante, amplia a visão do leitor e, ao mesmo tempo, joga pistas como iscas (nem sempre verdadeiras) e revela segredos.

A autora faz referência aos contos de fadas através da personagem Adeline, uma figura arquetípica da madrasta má, amargurada e invejosa, manipuladora e cruel. Além de inserir no livro os contos que Eliza escreve.

Foi uma leitura maravilhosa e instigante pelos mistérios e descobertas, encantadora pelas descrições belíssimas dos lugares, como o jardim secreto e o chalé do penhasco. É um deleite para quem ‘viaja’ numa descrição bem feita - e esta é uma habilidade da autora. Para quem prefere o mistério e o suspense, as doses de tensão são bem generosas.

Além das emoções da narrativa, as personagens femininas são muito fortes, cada uma a seu modo. Entre alegrias e decepções, todas revelarão suas verdades e encontrarão caminhos um tanto espinhosos, sofridos, mas que caberão perfeitamente nessa trama enredada que também é a vida.

Quero todos os outros livros da autora. Merecidas cinco estrelas!
Manu Hitz
Cearense, fisioterapeuta e mãe. “Eu não tenho o hábito da leitura. Eu tenho a paixão da leitura. O livro sempre foi para mim uma fonte de encantamento. Eu leio com prazer. Leio com alegria.” Ariano Suassuna.

39 comentários em "O Jardim Secreto de Eliza [Kate Morton]"

  1. Não conhecia esse livro e ao ler o seu texto fiquei com a impressão de já ter visto essa história em algum lugar. Percebi que, na verdade, "O Jardim Secreto de Eliza" consegue juntar muitos elementos positivos de uma forma inusitada e bem sucedida.
    Aliás, a proposta do diário é até um tanto batida, mas ainda não tive nenhuma experiência negativa com esse tipo de abordagem. Pelo contrário, acho extremamente interessante ver como podemos nos descobrir através da vida de outras pessoas.
    Com certeza esse livro foi para a minha lista de leituras. Obrigada pela dica! =)
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Manu,
    Não conhecia esse livro e fiquei curiosíssima com a história e com certeza pretendo lê-lo. Gosto dessas histórias que mesclam o contemporâneo com o histórico e espero também gostar da obra.
    Beijos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  3. querida manuh, existem livros que leio e fico me perguntando: como é que irei fazer uma resenha de um livro assim? sou daqueles que fica chafurdando pelos sebos em busca de livros diferentes ou clássicos que acabo não lendo. quando me deparo com algum livro que me chama a atenção, muitas vezes é pela capa (confesso) ou pela sinopse bem feita. autores nacionais me encantam e também têm prioridade na escolha, basta que toquem aquele sininho dentro de minha cabeça. isso também acontecem com novos autores, eles têm prioridade, porque gosto de conhecer gente nova e ser surpreendido com uma leitura inovadora. acho que este foi seu caso e também acho que resenhá-lo não foi tarefa fácil, por isso depois que li sua resenha, reli só pra poder ter o gostinho novamente. estou encantado e logicamente corri ao skoob pra saber mais sobre a autora, sobre seus livros. agora ela também está em minha listinha! você vai desbravando este universo ainda virgem e eu vou colhendo os frutos de suas leituras. mais uma bela resenha e mais um desfalque em minha conta bancária. dica valiosa!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O título do livro é o mesmo de um filme que assisti anos atrás, imaginei que era a obra que deu origem ao filme, mas não tem nada a ver, são estórias completamente diferentes. Não conhecia esse livro e pela resenha parece bem interessante, gosto de livros com mistério e suspense, também quando os capítulos alternam o tempo ou as estórias das personagens, pois fica mais dinâmico.

    ResponderExcluir
  6. @Wanessa Ramos, querida, acho que vc se refere ao livro 'O Jardim Secreto' e sim, tem um livro dele. Os titulos sao parecidos mesmo e por isso a confusao, mas sao distintos. Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Como não amar ?! Depois dessa resenha maravilhoso eu fico sem palavras para descrever o que estou sentindo , é sério quero muito ler esse livro , essas histórias realmente me chamaram a atenção e eu acho que vou gostar muito dessa leitura :)

    Tá rolando uma promoção lá no blog , se quiser participar tá aqui o link :)
    http://blog-princesadosenhor.blogspot.com.br/2014/06/promocao-01-bela-maldade.html

    ResponderExcluir
  8. Logo que vi que tinha resenha desse livro aqui, já imaginei que você seria a resenhista e que seria 5 estrelas! :)
    Apesar de ter mais de 500 páginas, o livro dá impressão de ser uma leitura prazerosa, que não se arrasta. Essa aura de mistério e pelo livro se passar um pouco em tempos antigos me lembrou Carlos Ruiz Zafón!
    Quero muito ler! ;)

    ResponderExcluir
  9. Ai, Manu! Quero ler! Esse é o preferido de uma das meninas do editorial da Rocco, e cada vez que ela falava o olhinho brilhava. Não vi nenhuma resenha negativa dos livros da Kate Morton, mas infelizmente não são muito divulgados. Vou separar pelo menos 1 pra ler mês que vem.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  10. Manuh, adoro as suas resenhas! É mais um livro que vai para a minha lista de desejados, pois adoro histórias que remetem ao passado nos levando numa grande aventura de descobertas.

    ResponderExcluir
  11. Mais um livro para a minha lista, sem dúvida alguma, Manu! Como você sabe, atualmente os dramas não estão no topo da minha lista de preferências mas essa história, pelo que pude perceber, tem mais de mistério e suspense. Gosto muito dessa intercalação entre presente e passado, mas o autor tem que ser bom para fazer esse recurso funcionar e acredito que nesse livro isso deu muito certo. Ainda não conheço os livros da autora, mas a julgar pela sua resenha, vale a pena ir atrás de outros títulos dela. Parabéns por mais essa bela resenha, que me fez sentir todo o encanto que deve estra presente na história.

    ResponderExcluir
  12. Olá Manu!!!
    Nossa, com todas essas coisas acontecendo ao mesmo tempo no livro, a narrativa deve ter muitos detalhes mesmo!
    Agora fiquei curiosa para saber quem é essa Adeline que é "comparada" com a madrasta má.
    Amo mistério e suspense, por isso me interessei bastante pelo livro, como você deu cinco estrelas deve ser muito bom!
    Resenha perfeita!
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Manu, eu tinha deixado um comentário antes, mas não sei onde foi parar. hahaha

    Eu vou confessar que fiquei curiosa para descobrir o passado de Nell, mas eu tenho costume de fugir de livros complexos e intensos, fico muito mal quando a leitura não segue aquilo que almejo, por isso evito o estilo.

    Eu não tenho problemas em acompanhar os detalhes, pode ser confuso no começo, mas ao poucos conseguimos acompanhar.

    Quem sabe depois você me conta o que aconteceu com essas personagens, eu adoro spoiler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas adorei a trama. Me lembrou os livros da Lucinda Riley, que adoro. Adoro leituras de livros assim, a gente nem percebe que se passa tantas páginas de tão boa que a história é. Sem falar que livros com personagens fortes e cativantes é o que há!! Fiquei bastante curiosa pela leitura desse livro, espero ter oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  15. você e sua capacidade de encontrar relíquias!
    que história intensa, surpreendente à cada página!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Manu! Não conhecia esse livro ainda, mas pelo que diz em sua resenha a trama é SUPER envolvente! Adoro livros que trazem personagens femininas fortes e decididas. Por culpa sua agora vou ter de acrescentar MAIS ESSE livro à minha lista! hahaha

    Parabéns!
    Beijos

    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei o título e a descrição. Acho que livros escritos por mulheres com personagens femininas cheias de sensibilidade são preciosos. Gosto muito de livros onde várias histórias se misturam e temos que prestar atenção nos detalhes para chegarmos ao final.
    Vou colocar na lista de leitura!

    Bjks
    Sam
    Biblioteca Empoeirada

    ResponderExcluir
  18. Oi Manu!
    Depois de ler sua resenha (maravilhosa, como sempre), fui pesquisar a autora no skoob e vi que ela tem mais livros nesse estilo, envolvendo segredos de família, várias gerações de mulheres, o encontro entre o passado e o presente, me lembrou um pouquinho o estilo de enredo que a Lucinda Riley escreve. Fiquei com vontade de me aventurar por esses caminhos...
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  19. Oi Manu

    Soube que teve um encontro de blogueiros da Rocco para falar sobre a autora que é uma grande aposta da Rocco, estou louca para conhecer!

    Adorei sua resenha, gosto de romances mas o problema é que nem sempre me agradam, poucos autores novos coo a Lucinda por exemplo sabem escrever sobre o tema com qualidade.
    Em breve espero ler esse livro

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Manu, eu ainda não conhecia esse livro. Fiquei impressionada com sua resenha. Me deixou louca para lê-lo. Parece ser uma história muito boa e que vale a pena dar uma chance. Gosto quando os livros trazem esse ar de suspense e nos fazem devorar cada página querendo desvendar o mistério. E ainda nos passam uma mensagem no final. O Jardim Secreto de Eliza já está na minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  21. Oi Manu! Eu tenho muita vontade de ler algo desta autora, eu gosto de narrativas neste estilo, adquiri um outro dela, mas ainda não consegui encaixar nas leituras. Acredito que histórias com segredos sempre são mais empolgantes, eu adoro ir juntando pedacinhos e criando minhas teorias. Amei a resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  22. Também não conhecia o livro e a premissa me deixou super interessada. Mas no momento tenho tantos livros na lista que fica difícil colocar mais. Talvez leia mais para frente.

    ResponderExcluir
  23. Oi Manu, linda resenha. Eu não conhecia o livro, mas já anotei a dica e o coloquei como desejado no meu Skoob. Gosto de tramas assim, que envolvam histórias familiares, suspenses, e algum drama. Obrigado pela dica. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oiee ^^
    Não conhecia o livro nem a autora, mas a história não me agradou muito. Mistério não é comigo...rsrs'
    Mas gostei de saber que você gostou bastante do livro, vou anotar o nome dele aqui, vai que acabo lendo algum dia...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi, Manu! Menina, que resenha, hein? A-d-o-r-e-i! Nunca ouvi falar desse livro até hoje, mas apesar do seu tamanho medonho - estou fugindo de livros com mais de 300 páginas, porque ando com muita dificuldade na leitura por conta da minha vista, que anda ficando muito irritada apesar do óculos e por faltar um lugar adequado e com boa iluminação por aqui, para isso - fiquei muito interessada! Amei saber as suas impressões!

    Um beijo enorme,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  26. Oi, Manu
    Não conhecia esse livro e nem a autora, mas fiquei encantada com sua resenha. Gosto muito de livros assim, com uma pitada de conto de fadas, mistérios e descrições de belos lugares.

    ResponderExcluir
  27. Parece um drama maravilhoso.
    Só de saber que faz menção aos contos de fadas me facina.
    Senti que este livro é denso e intenso, com conteúdo que faz refletir e não só mais uma leitura qualquer.
    Adorei Manu! Tenho sentido a necessidade de ler livros profundos e que agreguem valor e acho que achei um.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Que resenha maravilhosa, Manu. Não sabia que vc era colunista neste blog. Como te falei, vou começar pelo "O Jardim...". Espero me apaixonar também!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  29. Bom, me identifiquei de cara. Já tinha ouvido falar do livro mas realmente não fazia ideia do que se trata e agora estou bastante curiosa. Adora quando passado e presente se entrelaçam para que algo seja resolvido ou redescoberto. Vou procurar saber mais além de ir atrás de comprar o livro, me ganhou http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Eu faço parte do grupo que gosta de muito suspense, mistério e tensão. Então, se esse livro tem doses bem generosas deles, já me ganhou. No mais, gosto também de narrativas que descrevem bem os cenários. Gosto de visualizar as paisagens e tudo o mais.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  31. Nunca tinha ouvido falar desse livro, Manu! Achei o máximo! Fiquei mega curiosa para ler! Adorei o fato das personagens femininas serem fortes, e também gosto bastante de narrativas que avançam e recuam no tempo. =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  32. Pela sinopse me lembrou muito A Menina Que Não Sabia Ler, não sei por que, mas me lembrou. Me parece um livro bacana.

    ResponderExcluir
  33. Oi Manu!
    Não conhecia esse livro, mas depois da sua resenha fiquei morrendo de vontade de ler! A história parece ser incrível!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  34. Nunca li nada dessa autora, mas fiquei curiosa com a sua resenha. A trama parece ser bem interessante. Vou ler se tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
  35. OI Manuh,
    Agora fiquei curiosa para saber porque a Nell foi deixada no navio sozinha e como ela se virou desde então em uma época tão difícil!
    Como inserir contos de fadas numa história assim? deve ser coisa de mestre. Adorei o teor investigativo e o amor da Cassandra pela avó, pois só isso poderia mover essas descobertas.
    Livros 5 estrelas e com personagens femininos marcantes são muito atraentes para mim, costumo me identificar pela personalidade forte. Vejamos!
    Excelente resenha, como sempre destacando partes que nos encantam e nos fazem querer saber mais sobre a leitura!!!!

    Beijos
    Chrys Audi
    https://todaaliteraturadomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi maaanu!
    Já vi que você tem um quezinho para livros, que tem livros na trama! Eu particularmente adoro, quando o livro não é fictício eu geralmente acabo lendo também... como eu queria ler "Uma Aflição Imperial" depois de ler ACEDE hahaha!
    Ainda não assimilei onde o mundo das fadas se encaixaria na estória, mas acredito ter relação aos livros de Nell!
    Personagens femininas fortes, ainda mais quando há uma relação familiar, sempre provocam livros interessantes. Já anotei a dica, não só para eu ler, como um possível presente para minha mãe, que tenho certeza que irá amar!

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. ps: Maaaaanu! te indiquei para um TAG! :)

    ResponderExcluir
  38. Mais um que eu não conhecia e simplesmente me apaixonei!!
    Vou colocar na lista de desejados.
    A resenha que está 5 estrelas, espero que o livro consiga ser tão incrível!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. OI Manu, tudo bem?
    Adorei sua visita ao meu blog e já estou te seguindo, vou voltar sempre agora.
    Amei essa história, é a primeira resenha que leio, não conhecia esse livro. Adoro tramas de mistérios, e a ideia da autora foi genial, gosto muito desse recurso de intercalar presente com passado.
    Vou colocar na minha lista de desejados com certeza.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2014/07/resenha-do-livro-ladroes-de-planeta.html

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir