acompanhe o blog
nas redes sociais

1.6.15

Sombra do Paraíso [David S. Goyer Com Michael Cassutt]

Ed. Aleph, 2015 - 456 páginas:
      No ano de 2016, cientistas descobrem um astro de natureza desconhecida se aproximando da Terra. Batizado de Keanu, ele logo se torna o destino de uma corrida espacial em pleno século 21. A NASA e a coalizão Rússia-Índia-Brasil passam a concorrer entre si, em uma missão de descobrimento científico temperada com intrigas políticas. Em meio a conflitos pessoais e familiares, o comandante norte-americano Zack Stewart e sua tripulação enfrentam uma perturbação na já complicada rotina no espaço. Keanu é muito mais do que aparenta, e logo os cosmonautas da Destiny-7 e da Brahma veem sua importante missão se transformar em uma aventura perigosa, sem precedentes na história da humanidade.  

Onde comprar:

DEIXO DE MENCIONAR UM MONTE DE COISAS

Recebi o livro, já pensando que era "mais uma história de ficção científica espacial". Dei uma olhada na orelha e pensei que o livro seria um pouco chato. Mas, meus amigos... Que grata surpresa!!!

Antes de me desmanchar em elogios, vou explicar um pouco do livro.

Tudo começa quando um astrônomo descobre um NEO (Near-Earth Object), isto é, um objeto próximo a Terra. Por se chamar NEO, rapidamente eles nomeiam o objeto de Keanu, associando a ideia de Neo do filme The Matrix. A NASA investiga mas não pensa em enviar uma missão ao "estranho objeto".

O consórcio formado por Japão, Índia, Rússia e Brasil, decidem juntas mandar uma nava (Brahma) até Keanu. Para não ser deixados para trás, a missão Destiny (NASA) mantem uma operação sigilosa, para ir até Keanu, mas sempre informando que irão para a Lua.

Mas o livro não se trata de quem chega primeiro... Ao chegar em Keanu, eles descobrem que o que parecia ser um asteroide, na verdade é uma nave espacial.

Na Ufologia, existe uma escala para determinar um evento de encontro ou contato imediato com OVNIs, vou explicar abaixo:

Contato Imediato:
Zero Grau - Avistamento de luzes longe e misteriosas;
Primeiro Grau - Avistamento de OVNIs;
Segundo Grau - Observação de OVNIs (calor, danos em terreno, catalepsia, etc);
Terceiro Grau - Avistamento de entidade, com ou sem OVNI;
Quarto Grau - Humano é abduzido;
Quinto Grau - Quando há comunicação bilateral, podendo ocorrer de várias formas (telepatia, sons, contato físico, etc);
Sexto Grau - Quando o contato com OVNIs resulta em danos ou morte, isso é, quando há evidência física do contato;
Sétimo Grau - Quando o contato entre extraterrestres e humanos resulta em acasalamento e surgimento de um híbrido.

Então, agora que você aprendeu sobre isso, me pergunta: E o que isso tem haver com este livro?

Amigos... essa é uma história sensacional de Contato Imediato em vários graus!!! Um livro repleto de reviravoltas, impossível de não imaginar cada detalhe e cada cena como um filme.

Os dois escritores são responsáveis pelos melhores roteiros de filme de super heróis do cinema, portanto a história se torna riquíssima e repleta de detalhes incríveis.

Apesar de um inicio um pouco complicado, por tantas informações técnicas sobre as naves, NASA e tudo mais, tudo foi feito com um detalhismo que apenas torna a leitura ainda mais deliciosa.

Outra coisa que me chamou a atenção foram as piadas nerds! Dezenas de referencias a filmes, livros, seriados, desenhos... Realmente fiquei extasiado com essa obra. Tenho que deixar claro que qualquer outra informação que eu revele, com certeza se tornará SPOILER, por isso me limito a estas que passo para vocês.

A pergunta que não se cala: Recomendo?? COM A MAIS ABSOLUTA CERTEZA... Se você nunca leu nada parecido, deve com certeza ler este livro. Depois me procure para debater... Afinal este é um daqueles que realmente você deseja conversar muito sobre as ideias.

Cortesia da Editora Aleph

Marcos Graminha é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite". contato: marcos.graminha@gmail.com

*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

48 comentários em "Sombra do Paraíso [David S. Goyer Com Michael Cassutt]"

  1. OMG, Essa ficção parece ser simplesmente perfeita!!!!
    Adoro essas histórias envolvendo cientistas, aliens, NASA, babado, confusão, gritaria....enfim! Super me interessei desde que eu vi o livro e a resenh mexeu mais comigo ainda *__*
    QRO

    http://blogcafecomdaniel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. @Daniel Olhos Água acredite... o livro é realmente maravilhoso. Quando ler venha debater comigo... estou carente de debates!! abraços

    ResponderExcluir
  3. Caramba, esse livro parece ser demais! Realmente, ainda não li nada parecido, mas adoro histórias cheias de aventura, ação e suspense. O que me deixou meio receosa, foi o fato de conter várias referências ao universo nerd. Tenho medo de ficar um pouco perdida haha. Mas, a história parece ser genial e eu leria, com certeza!

    ResponderExcluir
  4. Marcos!
    Como boa estudiosa de ufologia desde a adolescência nem posso me privar da leitura desse livro já que é tão recomendado em sua resenha.
    Sou totalmente fascinada pela ficção extraterrestre (que para mim nem é tão ficção assim...) e gosto de ver como cada autor aborda o assunto.
    Obrigada pela dica e análise!
    Desejo uma ótima semana e um mês carregadinho de sucesso!
    “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.”(Sócrates)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não leio muito ficção científica, mas se enquanto você lia Sombra no Paraíso e imaginava um filme é porque ele é bom mesmo! A história que os dois autores criaram parece genial! É uma ótima dica pra quem gosta do gênero.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marcos!
    Desde o anuncio desse livro fiquei bem animada pq me parecia um pouco de ar fresco no gênero da ficção científica! E sua resenha só me fez ter certeza!!! Adorei ler suas impressões e a vontade de o ler ficou muito grande!!!
    Parabéns pela resenha!!
    Bjs =D

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito fã desse tipo de livro, mas lendo a resenha fiquei bem curiosa. A estória me pareceu bem interessante e espero ter chance de ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marcos!
    Sua resenha só aumentou minha vontade de ler esse livro, por ele ser cheio de reviravoltas e com referências ao mundo nerd.
    Ótima resenha! Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. @Larissa Oliveira Vou transcrever uma passagem do livro... há um momento onde um personagem fala para outro... "conseguimos manter contato com a tripulação da outra nave?" e a outra personagem responde "sim, comandande Uhulla!" Essa é uma referência a Star Trek, e só uma pessoa muito nerd vai entender a piada e rir... uma pessoa normal, não vai pescar essa referência ou vai pensar que ouve um engano por parte dos personagens. Comandande Uhulla era uma oficial de comunicação (negra) que fazia parte da tripulação da Interprice em Star Trek. Veja... não é que os autores incluiram piadas nerds na história... a verdade é que, imaginando que todos os astronautas tem relações com físicos, matemáticos, etc... claro que essas pessoas são NERDS por natureza... não se poderia esperar menos delas... ahahaha Veja The Big Bang Theory... é repleto de referências nerds... mas, no universo onde eles vivem (TBBT) todos são muito nerds... ahahahaah

    Tenho certeza que vc vai gostar do livro... pois fora as piadas, a história é sensacional...

    ResponderExcluir
  10. @RUDY Do mesmo jeito que vc é com Ficção eu sou com vampiros... ahahahaah Gosto de ver como cada escritor aborda o tema. Sobre o livro, nem preciso dizer que é fantástico e que não troco, não vendo e não empresto... ahahaaha essa é a categoria suprema na minha estante. Boa leitura e quando ler, venha debater!! Bjs

    ResponderExcluir
  11. @Any Pode acreditar... o livro é otimo mesmo... recomendo a leitura... bjs

    ResponderExcluir
  12. @Ileana Dafne Que bom que gostou!!! Realmente esse livro me surpreendeu em tantos sentidos... que ainda estou de ressaca dele...haahahahaha mesmo lendo outro livro e quase acabando, ainda não paro de pensar nele... Obrigado por ler a resenha... Leia o livro e venha debater comigo. bjs

    ResponderExcluir
  13. @Gislaine SilvaLeia sim... tenho certeza que terá as mesmas impressões que eu tive do livro... Outra coisa interessante: É bom experimentar coisas novas... ampliar horizontes... vc vai ver como vai te fazer bem!!! Obrigado por ler a resenha e por acompanhar... Abraços

    ResponderExcluir
  14. @Dilza Tenho certeza que vc vai adorar o livro... estou esperando vcs todos lerem o livro e vir debater comigo... adoro debates literários...ahahaahahahah Obrigado por acompanhar e ler minha resenha... abraços

    ResponderExcluir
  15. Não leio muito ficção científica, mas o Sombra no Paraíso tem uma história incrível, cheias de aventura, ação e suspense.
    É uma ótima dica que agora eu quero ler, com certeza!

    ResponderExcluir
  16. Acho que uma das coisas mais legais de ler um livro é o fato do quanto ele pode te surpreender, principalmente quando você nem está esperando muito. Gostei muita da premissa do livro e da sua resenha. Acho que nunca li nada bem específico de ETs e OVNIs. Sombra do paraíso parece ser um bom livro para começar com essa temática, já que te agradou tanto. Ótima sugestão!

    ResponderExcluir
  17. Olá Marcos,

    O tema do livro me surpreendeu bastante, já que não sou do tipo de ler livros desse gênero. Mas a "Sombra do Paraíso" tem uma premissa muito interessante e me despertou uma pontinha de interesse. Sempre me surpreendo com filmes nesse estilo, vamos ver se vou sentir o mesmo com livros, né? kkk

    Abraços,
    Rodolfo
    Atributos de Verão

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro ficção científica! E esse tema de universo e outras galáxias e vida fora da Terra nunca saem de moda né? Afinal de contas, sempre descobrimos coisas novas nessa área todos os dias. Achei bem interessante essa temática ser abordada pelo livro e amei a capa! Boa resenha, espero que em breve eu consiga ler esse livro.

    ResponderExcluir
  19. Nossa. Demais a história. pelo que vi na sinopse e seus comentários na resenha esta trama tem tudo pra ser viciante. Histórias deste tipo são difíceis de se achar. Espero poder ler logo. Fiquei curiosa a respeito dessa nave que pensavam ser um asteroide.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Caramba Marcos, que resenha mais empolgante! É a segunda resenha desse livro que leio hoje aliás e definitivamente quero muito ler esse livro. Não sou uma fissurada em ficção científica mas aprecio uma boa história do mesmo. E sua breve aula sobre contato imediato foi de uma serventia tremenda pra mim ;)

    ResponderExcluir
  21. Hahaha...lendo a sinopse pensei isso: "mais uma história de ficção científica espacial"!!
    Gostei de saber que o livro tem uma história com muitos detalhes incríveis, faz toda a diferença para gente imaginar tudo que o livro pode proporcionar igual a um filme!
    Amooo as piadas nerds! Hahaha..acho tão inteligentes e algumas sutis! Mas não sou nerd, nem geek, mas amo esse universo!
    Amei a sua mega, super recomendação! Me empolgou muito a ler!

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito da tua resenha que me fez querer comprar esse livro e me deliciar com a história...gosto muito de ficção e tenho certeza que irei gostar demais do livro.^_^

    ResponderExcluir
  23. @Narak'y Quando ler, sinta-se a vontade para vir debater, vou adorar falar com você e com qualquer dos leitores do livro. Obrigado por ler a resenha!!!

    ResponderExcluir
  24. @Luana Rabbi, ficção é um tema que, ou vc ama profundamente ou vc detesta. Eu me propus surpresas este ano, e toda leitura tem atingido esse objetivo. Veja minhas outras resenhas e vc verá que realmente caminho por trilhas tortuosas e divertidas. Boa leitura e venha debater depois!!! abraços

    ResponderExcluir
  25. @Atributos de Verão Rodolfo... acredite em mim: ler ficção é tão, ou mais, empolgante do que ver aos filmes... quem nunca leu, nem imagina como pode ser incrível. Leia meu amigo... depois venha debater... vou adorar ouvir suas impressões.

    ResponderExcluir
  26. @Gizeli Regina Meister quando ler o livro, venha debater, vou adorar ouvir suas impressões. Quando se é fã deste tipo de material, fica ainda mais interessante o debate com pessoas que curtem.. ahahahaah abraços

    ResponderExcluir
  27. @beth tenho certeza que vc vai adorar ler... e vc nem imagina o nível de surpresa quando conhecer Keanu... ahahaahahaha saiba que eu não disse nada da história... ahahaahah Leia e venha conversar comigo... vou adorar debater... bjs

    ResponderExcluir
  28. @Nathalia Simião fiquei bastante empolgado de vc ter ligo a resenha e se animado tanto para ler o livro. Estou esperando vc voltar pra debater comigo... ahahahaah vai ser muito legal... Bjs

    ResponderExcluir
  29. @Suzzy Chiu Leia sim o livro... e venha debater comigo... vou adorar compartilhar idéias sobre o livro... bjs e obrigado pelo prestígio.

    ResponderExcluir
  30. @Ivanilde de Sátenho certeza que vc vai adorar o livro. Quando ler, venha debater comigo... vou adorar...bjs

    ResponderExcluir
  31. Nunca tive contato algum com livros desse gênero, principalmente pois quando criança desenvolvi um medo horrendo de aliens e tudo que faça referencia a eles, o motivo foi um filme que vi - e que nem me lembro qual foi - e me deixou paranoica por meses. Mas independente da chance de eu ainda ter sequelas desse trauma, sou uma curiosa nata e não dispenso livros com mistérios a serem desvendados e intrigas políticas ou pessoais.
    Acho que darei uma chance a obra, me deseje sorte com a leitura!
    Abraços

    ResponderExcluir
  32. @Karina Valshe vou ficar muito feliz se, depois que vc ler, entrar em contato... não se preocupe com aliens na história... vc vai achar interessante o conceito que existe na história. De qualquer forma, vou adorar ouvir sua opinião... ótima leitura. abraços

    ResponderExcluir
  33. @Jessica Lemes Leia e venha debater depois... vou adorar ouvir sua opinião. abraços

    ResponderExcluir
  34. Adoro livros que abordam essa espécie de "corrida espacial" (apesar da NASA esconder suas verdadeiras intenções.). Acho que, pelos autores serem roteiristas de filmes de heróis, as cenas são extremamente visuais. E creio que daria um belo filme também. Quem sabe se os autores conseguem emplaca-lo, não é?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  35. Espero ficar tão surpresa com a história quanto você ficou. Não leio muito ficção científica espacial, por não conhecer muitos. Espero lê-lo em breve para saber mais da história!
    Abraços!
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  36. Eu achava que esse livro era chato, não costumo muito ler livros de alienígena.
    Mas gostei da resenha, me deixou muito animada parar ler esse livro. Estou super curiosa.

    ResponderExcluir
  37. Eu nunca li nada nesse gênero. Gostei muito de toda a historia. Eu já tinha visto esse livro mas eu nunca parei para ler do que se tratava. Fiquei muito curioso sobre toda essa historia de contato imediato.
    Gostei muito de sua resenha.

    ResponderExcluir
  38. Eu nunca li nada nesse estilo, e estou super curiosa para ler e saber mais sobre a historia.
    Sua resenha me deixou muito animas, pois acho os filmes e livros com esse tema são meio chatos.
    Mas estou bem animada com esse livro. :D

    ResponderExcluir
  39. Admito que fiquei curioso acerca deste livro, Não o conhecia, mas a sua resenha me despertou a vontade de ler.

    ResponderExcluir
  40. Eu conhecia esse livro, mas nunca parei para ler sobre o que se tratava.
    Achei que deve ter uma historia boa. Nunca li nada sobre aliens, é difícil achar um livro bom com esse tema.
    Gostei de sua resenha e vou dar uma oportunidade a esse livro.

    ResponderExcluir
  41. @Nardonio nem tenho dúvidas de que seria um ótimo filme... pra eu dar 5 estrelas, realmente tem que ser incrível.. ahahah mas leia o livro, e venha debater... vou adorar trocar idéias sobre ele.. abraços e obrigado por prestigiar a resenha!!

    ResponderExcluir
  42. @Viviane Lucena leia sim... e venha debater sobre o livro depois, vou adorar, já que vc nunca leu nada parecido. É ótimo ouvir as impressões de alguém quando se trata de novidades... ahahah Aguardo ansioso sua leitura... abraços e obrigado por prestigiar meu trabalho!!

    ResponderExcluir
  43. @Thaís Dória de Góes Que bom que gostou da resenha!! Leia mesmo o livro e venha debater comigo depois, vai ser um grande prazer ouvir sua opinião. Ler ficção é conhecer o futuro!! abraços

    ResponderExcluir
  44. @Barbosa August. Obrigado por ler a resenha. Se vc nunca leu ficção esta é uma ótima opção para iniciar. Realmente a história é muito surpreendente e bastante visual. Quando ler, venha debater comigo, vou adorar compartilhar suas idéias. Abraços

    ResponderExcluir
  45. @Kelis Cristina sei que as pessoas pensam que ficção é algo chato e que dá sono. Difícil imaginar coisas que não existem. Mas vou dizer que este livro vai surpreender em vários sentidos. Além de ser algo completamente novo no seu hábito de leitura, vai fazer vc mudar radicalmente de opinião sobre o universo ficcional. Leia e venha debater comigo depois... vou adorar ouvir sua opinião. Obrigado por prestigiar a resenha. Abraços!

    ResponderExcluir
  46. @Thiago Roza Que legal!!! É bom saber que o meu prazer despertou curiosidade nas pessoas. Espero que vc possa ler o livro e vir debater as idéias dele depois. Vou adorar!!! Um grande abraço e obrigado por prestigiar meu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  47. @thaisa silva as pessoas tem um pouco de preconceito com livros de ficção por não saber direito do que se trata. Ficção cientifica sempre aborda o futuro, uma realidade que pode se tornar possível. Acho que esse livro tem isso e é o que o deixa delicioso de ser lido... Quando ler, venha debater sobre ele comigo... Obrigado por prestigiar a resenha e continue me acompanhando!!! aBraços

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir