acompanhe o blog
nas redes sociais

26.8.15

Estudo Independente, Vol. 2 - Trilogia O Teste [Joelle Charbonneau]

[Joelle Charbonneau
Ed. Única, 2014 - 320 páginas:
      Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou; um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer o que o coração manda. 


Onde comprar:


Estudo Independente é o segundo volume da trilogia O Teste, que tive a sorte de ler já com a coleção completa em minhas mãos, assim não precisei passar pela angustia de esperar o próximo livro. É uma distopia com foco um pouco mais politizado que romântico, narrada pela protagonista, uma adolescente de dezessete anos, chamada Malencia ‘Cia’ Vale, que usa sua inteligência brilhante sempre conectada aos seus instintos, tornando-a uma forte candidata a passar no teste, mas por isso mesmo invejada por muitos e atraindo também a atenção indesejada de pessoas que poderão coloca-la em sérios perigos de vida.

"Enquanto meus colegas estão preocupados que o Teste possa afetar os anos que vêm pela frente, estou preocupada de não chegar viva no final do dia."

Cia finalmente conseguiu atingir seu sonho de entrar na universidade, tudo que mais deseja é ser uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas, ajudar na revitalização do mundo pós-guerra. Mas este sonho pode se tornar um grande pesadelo, sua vida e a de seus amigos correm perigo, pois pouquíssimas pessoas sabem o que existe por trás do "Teste", e Cia é uma destas pessoas, apesar de não poder ter este conhecimento. Se for descoberta, ela, seus amigos e sua família podem sofrem graves prejuízos.

As distopias são caracterizadas pelos governos totalitários e Joelle Charbonneau deu bastante ênfase neste lado da história, através das diversas ocasiões em que Cia questiona os métodos utilizados pelos governantes para atingirem seu objetivo, alegando que estas atitudes extremas são para evitar que se ocorra os mesmos erros do passado que levaram a destruição do planeta.

O que achei admirável em Cia foi sua determinação de ser fiel aos seus princípios, seguindo os ensinamentos ao qual sua família a educou durante toda a sua vida, mesmo sabendo que ao fazer as escolhas que julgava serem certas, poderia ser prejudicada no seu teste.

Esta trilogia leva o leitor além do entretenimento, ela nos faz questionarmos se nós mesmos estamos sempre indo pelo caminho mais fácil ou se fazemos aquilo que julgamos ser o certo, mesmo que isso nos leve a trilhar o caminho mais difícil.

Clique sobre a capa de O Teste para ler sua resenha:

Gisela Menicucci Bortoloso
Capixaba, leonina, analista de sistemas e mãe. Apaixonada por livros, sou uma leitora compulsiva e como o tempo é curto, leio em todo o lugar: esperando o elevador, dentro do ônibus, no salão de beleza... Ler é meu prazer e minha paixão!
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

14 comentários em "Estudo Independente, Vol. 2 - Trilogia O Teste [Joelle Charbonneau]"

  1. Ainda não comecei a trilogia, mas tenho muito interesse diante das resenhas e elogios que vejo sobre O Teste.
    Sua resenha me deixou curiosa sobre que segredos ele esconde e como Cia lidará com isso, gosto de livros que nos fazem refletir e personagens que vivem dilemas como este vivido por Cia. Esse é um dos detalhes que me faz amar a literatura, o modo como algo inventado pode soar e ser real de tantas maneiras diferentes.
    Não sei quando poderei começar essa distopia, pois estou em uma época em que tenho pouco tempo para coisa demais, mas espero que seja logo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Um governo totalitário e uma personagem questionadora? Nossa, minha vontade de ler essa trilogia só aumentou!
    Gostei muido de saber que Cia é determinada, quem não gosta de personagens assim?
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  3. querida Gi, não me importo que tenham surgido zilhões de sagas distópicas que saturam o mercado. desde "battle royale" e "a revolução dos bichos" que coleciono livros assim. claro que agora eles aparecem em formato de sagas, sempre 3 ou 4 livros e não em um único volume, consequência da modernidade capitalista, onde se espreme até a última gota algo que está dando certo. fiquei interessado sim, nesta saga, e mais dia menos dia vou acabar me atirando nela. suas palavras só me deixaram mais ansioso, abriram o apetite!

    ResponderExcluir
  4. Essa série é uma das quero ler, mas no momento não me sinto muito animada. Quero terminar minha meta e assim começar a ler alguns livros que não são minha prioridade.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gisela! Quero muito ler essa série. Adoro distopias e o modo como o gênero nos leva a refletir sobre várias questões. Gosto de personagens marcantes, com personalidade forte e já me vi torcendo por Cia. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Quando vi O Teste e parei para ler a sinopse eu me apaixonei. Gosto muito, mesmo, de distopias. Adorei a resenha, e vi que realmente estou perdendo tempo de não ter comprado essa trilogia ainda. Estou com grandes expectativas em relação aos livros e espero não me decepcionar (pelo jeito não irei).
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não li a resenha completa, Gisela. Porque estou bastante ansioso para ler a trilogia e ainda nem comecei a folhear o primeiro livro da série. Fiquei bastante intrigado da narração por conta de uma jovem adolescente e as suas qualidades, como a inteligência, a mais destacada no livro.

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Eu li o primeiro livro ano passado e até agora não comprei as continuações.Adorei a Cia,achei ela uma personagem super inteligente e com uma grande sabedoria.Já o Tomas não me convenceu muito mas como só li o primeiro livro não pude ter tanto contato assim com ele.Um personagem que gostei muito no primeiro livro e eu espero que ainda esteja vivo é o Mical(eu acho que era esse o nome delekk).A Joelle é uma belíssima escritora.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Estou com a serie pra ler mais ainda não tive tempo de começar a leitura, e a cada resenha fico ainda com mais vontade de ler adorei os personagens principalmente a Cia, também gostei bastante desse caráter mais politico da serie e que ela nos faz questionar !!!

    ResponderExcluir
  10. Já vi uma resenha do primeiro e fiquei bem intrigada com o livro. E depois de mais essa resenha do segundo , fiquei extremamente curiosa e ansiosa para começar a leitura, principalmente por saber que é distopia e por nos trazer tantas reflexões <3
    Já adicionei em minha lista de leitura e espero ler em breve ;)
    Bjs Gi!

    ResponderExcluir
  11. Gisela!
    Acredita que ainda não li nenhum livro dessa série, embora seja bem interessada porque gosto das distopias.
    E fico feliz em saber sua opinião porque é mais um estímulo para leitura.
    “A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.”(Oliver Goldsmith)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  12. Bom, apesar de ver diversos comentários bem positivos sobre esta trilogia, no momento não pretendo ler, pois estou dando uma pausa a livros que contenham continuação e no momento acho que não seria o tipo de leitura para mim.
    Sua resenha está muito boa e futuramente pretendo ler.

    ResponderExcluir
  13. Li a resenha bem por cima, afinal ainda não li O teste.
    Eu adorei a premissa desta distopia e por ter este foco mais politizado como vc comentou deixa a trama mais interessante.
    Cia me conquistou de cara, essa menina tem uma personalidade única.
    Minha curiosidade sobre o teste só aumenta, as sequelas e tal...
    Quero muito ler esta trilogia.
    Este livro parece continuar bom como o primeiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Faz um tempão que estou querendo ler essa trilogia, pois me amarro em distopias. E, sabendo que essa não enfoca tanto o romance, já ganha pontos comigo. E, geralmente, só começo uma série quando estou com todos os volumes em mãos, mas, ultimamente, não tem como fazer isso, então vou me jogando assim mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir