acompanhe o blog
nas redes sociais

15.12.15

Perspicácia - O aprendiz e a vida [Marco Antonio Rodrigues]

Marco Antonio Rodrigues
Ed. LP Books, 2012 - 176 páginas:
      Perspicácia - o aprendiz e a vida reúne 77 textos diversificados, todos elaborados com propósitos saudáveis, com objetivos impulsionadores e estimulantes Ora fala de superação, ora de aceitação Ora foca o espírito, ora o cotidiano Ora se inspira nas emoções, ora na introspecção Fala de dores, aflições, motivação, fé Mas em todos os momentos faz pensar, impõe reflexões e aponta possíveis soluções 

Onde comprar:



Alguns livros chegam em nossas mãos por puro acaso e Perspicácia - O aprendiz e a vida do Marco Antonio Rodrigues é um bom exemplo disso. O Autor me enviou o livro para resenha e eu iniciei sua leitura numa época da minha vida em que seu conteúdo veio bem a calhar, me ajudando a superar uma perda muito difícil.

Li o livro aos poucos, quase que um texto de cada vez, porque precisava de um tempo para ir absorvendo a essência de cada um deles. São 77 textos diversificados, pequenos e de fácil compreensão, que seguem uma mesma linha de raciocínio, com o objetivo de levar o leitor a olhar para dentro de si mesmo, tirando-o de sua zona de conforto, mostrando como podemos ir mais além, ou simplesmente nos levando a compreender que a vida é feita de altos e baixos e cabe somente a nós vive-la da melhor maneira possível.

"Que possamos romper de vez essa couraça de ego que nos impede de sermos felizes e que aprendamos a saborear os magníficos, vivificantes, engradecedores e salutares aprendizados que a vida, a todo momento, nos oferece."

Cada texto tem no seu final um verbo que sugere uma atitude a ser tomada pelo leitor, motivando-o a agir, mostrando que nem tudo é como gostaríamos, muitas vezes até porque nós ainda não estamos preparados para viver o "felizes para sempre".

"Os ser  humano ainda não tem condições de conviver ininterruptamente nesse paraíso de satisfação. Os diversos mecanismos que compõem a complexidade humana clamam por essas oscilações."

Enfim, em cada um destes textos encontrei palavras motivadoras, apesar de algumas serem acompanhadas de um bom puxão de orelha. Muitas das vezes concordava com o autor, achando-o sábio, outras nem tanto, mas na maioria delas acabava simplesmente aceitando, absorvendo e refletindo.

"Todos somos bons em algo, nossos talentos, ou a falta deles, se destacam ou se camuflam, dependendo unicamente do ambiente em que estejamos"

Somos humanos, imperfeitos, medrosos e contraditórios, mas perfeitamente capazes de amar, mudar, vencer, basta "um pouquinho" de boa vontade e perseverança. Então, Desperte-se, Despeça-se, Reviva, Responsabilize-se, Perceba, Rompa, Desate-se, Emocione-se, Recomece...


INFORMAÇÕES DO LIVRO

https://www.facebook.com/perspicacia.livro
http://www.skoob.com.br/perspicacia-252515ed282714.html

Gisela Menicucci Bortoloso
Capixaba, leonina, analista de sistemas e mãe. Apaixonada por livros, sou uma leitora compulsiva e como o tempo é curto, leio em todo o lugar: esperando o elevador, dentro do ônibus, no salão de beleza... Ler é meu prazer e minha paixão!

17 comentários em "Perspicácia - O aprendiz e a vida [Marco Antonio Rodrigues]"

  1. Normalmente não curti muito esse estilo de livro, meio que de auto ajuda, mas lendo um pouco mais sobre o propósito desse livro fiquei bem interessada e pretendo lê-lo futuramente, pois parece ser um bom livro.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gisela! Perspicácia me surpreendeu. Confesso que assim como muitos leitores este não não é o tipo de livro que lemos constantemente. Mas, com um conteúdo incrível deste deveria ser lido, no mínimo, mensalmente. Marco Antonio Rodrigues nos faz refletir sobre a vida, cada gesto, cada ação, cada motivação. Uma ótima obra!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gisela! Alguns livros tem realmente o propósito de nos ajudar quando passamos por uma fase difícil ou quando pensamentos em desistir de sonhos e objetivos que passamos tanto tempo lutando para conseguir. É o caso de "O Futuro da Humanidade", do Augusto Cury. "Perspicácia" também parece o tipo de livro com esse poder. Fiquei interessado e talvez em breve eu o leia. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. cara Gi, tenho por mim que toda leitura nos enriquece, mesmo que não gostemos do livro. pode ser um período, uma oração, uma palavra enfim. basta ela despertar aquele sorriso. pelos trechos que você tão bem dispôs pela resenha, percebo que instantes assim há em várias partes do livro, só por isso já valeria à pena lê-lo. anotei suas palavras "Somos humanos, imperfeitos, medrosos e contraditórios, mas perfeitamente capazes de amar, mudar, vencer, basta "um pouquinho" de boa vontade e perseverança". vou relê-las sempre que estiver pra baixo. ótima dica, belas palavras!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Gisela!!! Muito legal sua reseha.
    A postagem também ficou ótima.
    Abraço.
    Marco Antonio Rodrigues.

    ResponderExcluir
  6. Gi, minha linda, acredito em recadinhos de Deus, lembretes da vida, que costumam chegar quando estamos de coração aberto e/ou atentos às respostas que buscamos. Acho que este livro cabe no exemplo. Pode ser uma leitura que vc não buscaria em outro instante da vida, mas que chegou às suas mãos porque vc precisava. Há sempre algo bom que se pode extrair de uma proposta de reflexão da vida. Como leitores experientes, sabemos diferenciar um autoajuda comercial de outro que pode realmente trazer algo novo ou algo bom. Pelo menos um novo olhar. Não tenho preconceito com livros de autoajuda, já me vali deles.
    Que bom que este cumpriu sua proposta e aqueceu seu coração no instante de dor.
    Muita luz pra vc! Bj.

    ResponderExcluir
  7. Gi, minha linda, acredito em recadinhos de Deus, lembretes da vida, que costumam chegar quando estamos de coração aberto e/ou atentos às respostas que buscamos. Acho que este livro cabe no exemplo. Pode ser uma leitura que vc não buscaria em outro instante da vida, mas que chegou às suas mãos porque vc precisava. Há sempre algo bom que se pode extrair de uma proposta de reflexão da vida. Como leitores experientes, sabemos diferenciar um autoajuda comercial de outro que pode realmente trazer algo novo ou algo bom. Pelo menos um novo olhar. Não tenho preconceito com livros de autoajuda, já me vali deles.
    Que bom que este cumpriu sua proposta e aqueceu seu coração no instante de dor.
    Muita luz pra vc! Bj.

    ResponderExcluir
  8. Não curto muito livos assim, mas quem sabe um dia eu leia.

    ResponderExcluir
  9. Perspicácia - O aprendiz e a vida não chamou minha atenção,mas fico feliz em ver que a leitura te ajudou em um momento de perda,há obras que se encaixam em determinadas situações,atingem a alma justo quando precisamos.Acho tão lindo livros possuírem esse 'poder'.

    ResponderExcluir
  10. A sinopse não me deixou muita animada e a resenha menos ainda. Não leria o livro.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro não faz muito meu tipo, a sinopse não me deixou curiosa e sua resenha apesar de ótima, não conseguiu despertar meu interesse.
    Atualmente acho que não estou no momento certo para arriscar uma leitura do tipo, mas quem sabe no futuro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Gisela!
    Textos que nos engrandecem ou nos fazem pensar, são sempre motivadores para uma boa leitura.
    E lendo agora sua resenha, me lembrei que tenho o livro para leitura aqui e havia me esquecido, vou ter de lê-lo.
    “E que não somente o Papai Noel esteja presente, mas principalmente o motivo pelo qual o Natal existe: JESUS!” (Tamy Henrique Reis Gomes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  13. Não me interessei pelo livro, não curto autoajuda.
    Mas eu já li alguns e realmente, dependendo do momento ajudam mesmo.

    Que bom que vc leu num momento propicio.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Perspicácia - O aprendiz e a vida é um dos livros que precisa ser lido no momento certo para amá-lo. Que bom que você tenha achado o seu momento e apreciado esta leitura, me atraiu bastante, porque as motivações parece reais e os verbos finais motivadores. Gostei.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    É muito legal quando um livro chega a nos em um momento que e justo aqui que precisamos, gostei muito do livro principalmente porque ele trás vários textos então podemos ler um por dia como uma forma de motivação e reflexão !!

    ResponderExcluir
  16. Oi Gi!
    Vou te falar, evito livros assim porque não são de um gênero que eu leia mesmo, digamos assim. Tenho a tendência de achar chato mas mesmo assim achei-o muito válido e fico feliz que foi uma espécie de consolo pra você em um momento difícil. É muito bom quando coisas assim acontecem.

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. A proposta do livro é interessante, mas não faz meu gÊnero de leitura. Um dos trechos do livro acho que o autor quis rebuscar ainda mais as coisas.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir