acompanhe o blog
nas redes sociais

19.1.16

O Vampiro e o Zumbi dos Palmares [Ivan Jaf]

Ed. Ática, 2013 - 112 páginas:
      Gaspar era um respeitado guerreiro Jaga até ser capturado e vendido como escravo a um engenho pernambucano, no século XVI. Quando chega ao Brasil, após uma longa e turbulenta viagem, recebe seu veredicto: trabalhar de sol a sol na produção açucareira, padecendo de fome, cansaço e violência. Mas o rapaz resolve sobreviver, e só aguarda um momento oportuno para fugir. O sinal vem em 1628, quando um escravo fugitivo que havia sido recapturado lhe conta sobre o quilombo dos Palmares. Através dos conhecimentos adquiridos com seu pai de criação, um poderoso feiticeiro tribal, ele forja a própria morte e abandona a fazenda com sucesso. Embrenha-se então pela mata virgem e se estabelece na Serra da Barriga. Mas seu sossego acaba quando outros negros fugitivos se ajuntam em uma comunidade próxima. Os brancos se aproximam e um vampiro está à espreita. 

Veja o preço:

UMA NOVA VISÃO DE PALMARES

Já notei que muitas pessoas comentam minhas resenhas sobre vampiros, com a frase básica: "Não gosto de vampiros, pois não gosto de romantismo!" ou "Não é meu gênero predileto, pois gosto de coisas reais" ou mais um monte de argumentos, que sinceramente, são super engraçados a meu ver.

Para que vocês entendam bem, eu leio tudo sobre vampiros, seja romance, histórias ruins, contos, "terrir", etc. Meu objetivo é encontrar neste campo novas visões e versões para o mito do vampiro. Nos anos 2000 choveram histórias de vampiros românticos, sexuais demais, etc. Antes disso, os vampiros eram mais assexuados, mas com muito mais sensualidade. Antes ainda, o vampiro era apenas um individuo único, sozinho que vivia a margem da sociedade, abandonado. A verdade é que: Vampiros são predadores... Eles comem humanos!!

Quando trago a vocês resenhas sobre livros deste tema, é pq estou querendo mostrar algo novo e diferente. Se eu fizer uma resenha de algo mais romântico, vou deixar claro isso, pra não haver confusão.

Aí você pergunta: "Mas o que é esse livro? Outra história de vampiros?" Vamos lá.

Ivan Jaf é um autor paradidático, isto é, ele escreve literatura para o público infanto-juvenil, com conotação voltada para a educação. A mistura legal que ele fez foi: Contar fatos históricos brasileiros e incluir uma dose saborosa de vampiros e comédia. No Brasil, esse gênero terror com comédia, foi introduzido no cinema com Ivan Cardoso e o filme "As Sete Vampiras", que é muito engraçado e vale a pena assistir... Mas lembre-se, filme brasileiro, mulheres peladas e muito palavrão.

O livro conta a historia de Gaspar, um negro, guerreiro e mago, que vem como escravo capturado para o Brasil, para trabalhar nas lavouras de cana de Açúcar de Pernambuco, e lá acaba transformado em vampiro. Para se refugiar se esconde na mata de Palmares, onde depois de um tempo, fundaram o Quilombo dos Palmares.

Altamente rico de fatos históricos, humor e comédia, o livro é um entretenimento único. Embora seja uma série (Memorias de Sangue), o livro é único e sensacional. Claro que é interessante ler outros livros da série (6 ao todo), para compreender todo o contexto da história do Brasil e como o outros vampiros que viveram aqui, se portaram.

Vale a pena a leitura, principalmente para aqueles que não gostam de vampiros, mas podem tentar dar uma chance para a comédia e história do Brasil.

Marcos Graminha
Marcos Graminha é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite". contato: marcos.graminha@gmail.com
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

37 comentários em "O Vampiro e o Zumbi dos Palmares [Ivan Jaf]"

  1. Vou ser cliché:Eu não gosto de vampiros. Até gostava, mas acho que a visão deles foi um pouco deturpada, deve ter sido por isso que eu achei o enredo do livro tão interessante, diferente e atrativo, adorei a indicação do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara, compartilho com vc a questão de "deixar de gostar de vampiros, pela deturpação". Realmente, depois de Crepúsculo, o vampiro se tornou algo patético, por isso, eu leio tudo sobre vampiros. Sempre estou a busca de histórias que possam enriquecer o fã de vampiros, assim como eu. Os livros do Ivan Jaf, sobre vampiros, (são 6 no total) tem sempre a temática da história do Brasil ao fundo, com uma trama muito divertida. VAle a pena ler. Espero que vc tenha a oportunidade. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  2. Bem, esse ano eu criei o objetivo de tentar ler mais livros de fantasia e claro, os que envolvem os vampiros. Vamos ver se 2016 vai me fazer amar essas criaturas sobrenaturais, apenas preciso achar os livros certos primeiro.
    Não me lembro de já ter visto algo sobre esse livro ou outros do autor por aí, ao menos não me soa familiar a trama, até porque eu costumo me lembrar muito bem desse tipo de coisa.
    Esse livro mistura elementos que não esperava ver juntos, eu acho. Vampiros, comédia e ainda por cima história, sem dúvidas uma mistura curiosa. Gosto de livros que me façam rir e o contexto histórico de alguns me atrai bastante, então mesmo com meus problemas com vampiros é uma leitura válida. Parece ser uma leitura leve, então acho que cairia bem nessa minha tentativa de encontrar uma versão dos vampiros que me conquiste.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina... pode acreditar que vc vai adorar. Eu honestamente recomendo e já li vários. Acho que vc deve começar por O VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, que é um dos melhores e vc vai rir muito. Sobre livros de vampiros pra ler, acompanhe as minhas resenhas, prometo trazer boas leituras de vampiros, pois recebi muitos livros e tenho grandes planos pra eles em 2016!! Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  3. Oi Marcos! Dessa coleção já tive o prazer de ler "A insônia do vampiro" e "O vampiro que descobriu o Brasil". São livros bem bacanas e divertidos. Esse ainda não li, mas fiquei bastante curioso. Ótima resenha! Abraço. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur. Que legar que vc teve a chance de ler esses. Não fiz a resenha deles, mas já os li a alguns anos. Ainda lembro os enredos e morro de rir só de lembrar... ahahahahaah Obrigado por seguir minhas resenhas e abraços.

      Excluir
  4. Eu gosto de histórias que envolvam o mundo sobrenatural. Gostei de saber que o livro não apenas fala sobre vampiros mas sobre o contexto do Brasil na época da escravidão. Parece ser uma história bem interessante. Ah, muito legal você sempre pesquisar histórias diferentes sobre vampiros e nos mostrar as várias versões que existem deles :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda. Eu estudo e pesquiso sobre a influência do mito do vampiro na cultura mundial. Sempre estou lendo livros, quadrinhos, vendo seriados, filmes e quando posso, faço alguns comentários na minha página no facebook www.facebook.com/socbrasvampirologia dá uma olhada, vc vai gostar. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  5. Não tenho aversão a histórias de vampiros, também não sou apaixonada por elas, e neste caso é uma leitura que realizaria sem maiores problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marise que legal. Espero que se aventure e leia este livro. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  6. Acho divertido esses livros "clássicos" misturados com sobrenatural,é válido para atrair atenção do público juvenil que não tem muita conexão com o tema,uma maneira não convencional de aprender sobre fatos históricos do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen este é o objetivo dos livros do Ivan Jaf.. São paradidaticos e ensinam contextos históricos com fantasia. É bem interessante. Espero que tenha a oportunidade de ler algum Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  7. A leitura parece muito bacana, com pitadas de comédia e retratando de uma forma diferente a história do nosso país. Quero muito ler, parece bem divertido.
    Resenha ótima, abraços
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dan. Espero que leia sim.. com certeza vai adorar e rir muito. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas.

      Excluir
  8. Não gosto de livros sobre vampiros e outros seres. Acho livro assim bem chato e não consigo me animar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine cada um tem um gosto e é bom exercer este direito de escolha. Obrigado por seguir minhas resenhas, abraços!

      Excluir
  9. Essa é a primeira resenha que leio deste livro, achei bem interessante ,quando tiver oportunidade vou lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica espero que leia sim... vc vai gostar com certeza... abraços e obrigado por seguir minhas resenhas!

      Excluir
  10. Marcos!
    Bom demais poder ver um livro que conta a história do Brasil, acoplada a ficção.
    De minha parte adoro os vampiros de qualquer tipo (menos aqueles reais que sugam nossa energia e paciência...kkkk)
    “Se não queres que ninguém saiba, não o faças.” (Provérbio Chinês)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy... adoro seu carinho!!! Leia o livro e vamos debate-lo vou adorar.. ahahahaahahahaahah Cheirinhos!!! e obrigado por seguir minhas resenhas!

      Excluir
  11. Eu gosto sim, de histórias com vampiros. Algumas mais do que as outras e tal. E fiquei um pouco interessada em saber mas desse livro aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Theresa, é uma série de livros. Para começar leia o VAMPIRO QUE DESCOBRIU O BRASIL, vc vai achar sensacional e divertido. Nenhum livro precisa do outro pra ser entendido, mas esse primeiro, ajuda vc a conhecer melhor quem são os vampiros envolvidos nas tramas históricas! Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas

      Excluir
  12. Eu gosto sim, de histórias com vampiros. Algumas mais do que as outras e tal. E fiquei um pouco interessada em saber mas desse livro aí

    ResponderExcluir
  13. Curto histórias de vampiros romantizadas, então será muito difícil eu chegar a ler algum dia O vampiro e o zumbi dos Palmares, mas sempre achei interessante suas resenhas e suas indicações dos vários tipos de vampiros, e essa não foi exceção... A forma como o autor mistura fatos históricas brasileiros com vampiro e comédia é algo bem interessante, talvez, quem sabe algum dia eu mude de idéia e o leia...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any... a idéia sempre é buscar novas opções, enriquecer o leitor com mais nuances desse assunto que eu amo. Dê uma chance a esses livros, vc vai perceber que são curtos, rápidos de ler, enriquecedores e totalmente divertidos... Livro pra ler e relaxar!!! Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas!

      Excluir
  14. Gosto de ler todo tipo de história sobre vampiros, mas as mais terríveis são as minhas favoritas. Em O VAMPIRO e O ZUMBI dos PALMARES eu me encantei com toda a narrativa do autor e a premissa aparentemente de uma história conhecida, mas com um toque fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio... é isso mesmo... um toque de fantástico em meio a uma história conhecida. Vale a leitura e espero que quando vc fizer, venha debater comigo. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas

      Excluir
  15. Aaah q bacana! Já ouvi flar e fiquei curiosa, agora mais ainda! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline.. Leia e venha debater comigo depois.. Vou adorar!!! Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas!!

      Excluir
  16. Marcos, sou fã dos livros de vampiros, desde os polêmicos Crepúsculo à essas histórias mais envoltórias. Sempre gostei de estudar história e unir a temática de vampiros com a história do Quilombo dos Palmares é cativante. Fiquei curiosa e vou ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gicélia... Que legal!!! eu sou viciado em vampiros e leio tudo... bem antes de Crepúsculo.. ahahahaha Leia sim e venha debater comigo, basta me chamar ou me add no Facebook... fique a vontade. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas!

      Excluir
  17. O problema não são os vampiros em si, mas como as estórias em que eles são personagens são escritas, contadas.
    Quero ler livros que traga algum ensinamento. Algo que me faça refletir, que mesmo me entretendo me faça crescer
    Este tipo de livro me agrada.
    Se tiver história do nosso país vale a pena. E o humor e os personagens sobrenaturais dão um ar leve que eu curto muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, o que me cativa no Ivan Jaf, é a capacidade de incluir muitos conhecimentos em suas histórias. Ele realmente torna tudo muito interessante e divertido, incluindo questões muito importantes e fatos históricos, as suas aventuras e não apenas nas que incluem vampiros. Recomendo mesmo o livro, aliás... recomendo todos os livros dele, não tem como não gostar. Obrigado por seguir minhas resenhas... abraços!

      Excluir
  18. Olá, Marcos. Eu faço parte do grupo de pessoas que não costumam ler histórias de vampiros, principalmente os romantizados, mas a sua proposta de abranger os vários tipos é sensacional. Nesta obra eu me encantei bastante com a relação que o autor faz entre a história do Brasil e as transformações vampirescas. Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ycaro, o objetivo é romper um pouco com o conceito de vampiro romântico. Algumas histórias até valem a pena.. mas poww... vampiro é predador.. ele mata pra comer.. ahahaha Espero que vc leia o livro, e venha debater tbm. Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas

      Excluir
  19. Oi!
    Achei essa serie bem interessante pois mistura a história do Brasil com fatos reais a ficção e ainda mais com vampiros deixando a historia ainda mais interessante com certeza é muito legal ver o que os autores conseguem fazer com esse tema, mas em meio a tantas historias sobre vampiros e sempre legal quando encontramos algo diferente e bem criativo !!

    ResponderExcluir
  20. Suzana essa é a idéia, encontrar o diferente e trazer pra vcs em forma de resenha, despertando a curiosidade. Tenho certeza que todos passam a seguir e adorar!!! Abraços e obrigado por seguir minhas resenhas!!!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir