acompanhe o blog
nas redes sociais

26.12.16

Nem Tudo Será Esquecido [Wendy Walker]

Wendy Walker
Ed. Planeta, 2016 - 288 páginas:
      Um dos suspenses psicológicos mais elogiados nos Estados Unidos Tudo parece perfeito na pequena Fairview, em Connecticut, até a noite em que a adolescente Jenny Kramer é violentada durante uma festa. Nas horas posteriores, ela é medicada com uma droga controversa para que as memórias da violência sejam apagadas. Mas, nas semanas que se seguem, enquanto se cura das dores físicas, Jenny percebe que guardou nuances daquela noite. O pai, obcecado por sua incapacidade de descobrir quem abusou de sua filha, busca justiça, enquanto a mãe tenta fazer de conta de que o crime não abalou seu mundo cuidadosamente construído. Segredos da família e do círculo próximo começam a vir à tona durante a busca incessante pelo monstro que invadiu a comunidade – ou que talvez sempre tenha estado lá –, guiando este thriller psicológico para um fim chocante e inesperado.

Onde comprar:

Thrillers estão sempre no topo de minhas listas de preferidos, mas, quando se fala de seus subgêneros, os psicológicos não estão entre os primeiros. Mesmo assim, ao ler a sinopse desse livro, não tive a menor dúvida de que queria lê-lo. E só posso dizer que fui fisgado desde a primeira página.

Fui logo surpreendido, pois, de cara, não sabemos quem narra a trama. Só vamos descobrir de quem se trata apenas no sétimo capítulo. Sabemos apenas que o narrador não faz parte da cena do crime. Ele vai narrando os acontecimentos através dos relatos dos principais envolvidos no crime de estupro sofrido pela personagem Jenny. Jenny é uma típica adolescente de 16 anos, cheia de vida, que em uma infeliz obra do destino, acaba sofrendo abuso sexual após sair de uma festa. Tentando proteger sua filha, seus pais resolvem autorizar o uso de um tratamento químico experimental, que faz com que as memórias traumáticas do fatídico dia sejam apagadas. Como já era de se esperar, esse tratamento não deu muito certo, pois vestígios dos acontecimentos ainda incomodam Jenny, ao ponto de fazê-la cometer atos extremos, como a tentativa de suicídio, por exemplo.

Achei que o grande ponto positivo do livro foi mostrar que, em casos horríveis como esse, não é apenas a vítima que sofre (claro que a dor maior é sempre dela), mas também todos os que a rodeiam acabam sofrendo de alguma maneira. A autora teve sensibilidade de mostrar toda a angústia de Jenny, e também todo o sofrimento de sua família, principalmente do pai, que sentia-se culpado por não ter protegido sua filha como deveria, e a dor de, mesmo dedicando-se ao máximo a procura do agressor, não conseguir muitos avanços em suas buscas.

Outro ponto interessante abordado pela autora, foi ver até onde vai a ética das pessoas e dos profissionais que se envolvem em casos como esses. Não posso falar muito sobre isso, pois seria um baita spoiler. Só adianto que é uma discussão bastante interessante.

Em relação a parte gráfica a editora está de parabéns. A capa condiz muito com a história, pois faz alusão ao que se passa na cabeça de uma pessoa que foi submetida a um tratamento para apagar memórias traumáticas, mas que não deu muito certo. E a parte interna está com uma diagramação simples, mas muito bem feita. A revisão também merece nota 10, pois não encontrei erro algum.

Finalizo a resenha indicando para os amantes de um bom thriller psicológico, com um forma narrativa não muito usual (pelo menos para mim), e uma escrita leve e fluída como a da autora Wendy Walker.

https://www.skoob.com.br/nem-tudo-sera-esquecido-610235ed610543.html

 Cortesia da Planeta Livros Brasil
Nardonio Almeida
Pernambucano, formado em Artes Cênicas e apaixonado por teatro e livros. Descobriu-se leitor depois de um empurrãozinho de uma amiga. Virginiano, pé no chão e que adora a calmaria. Leitor de quase todos os gêneros literários. Afinal, quando a trama é boa, o gênero é o que menos importa.
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

11 comentários em "Nem Tudo Será Esquecido [Wendy Walker]"

  1. Dom!
    sou totalmente apaixonada pelos thriller psicológicos, onde podemos observar o comportamentos e atitudes dos envolvidos e como falou, não é apenas a protagonista que sofre, mas toda a família deve ter ficado bem abalada.
    Quero ler.
    “Não pedi coisas demais para não confundir Deus que à meia-noite de ano novo está tão ocupado.” (Clarice Lispector)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia este livro, mas como para você, após ler a sinopse não tive dúvidas que deveria ler este livro, e mais ainda após ler sua resenha que me deixou muito curiosa sobre a história e ansiosa para ler este livro.

    ResponderExcluir
  3. Que título misterioso não? Adoro thrillers psicológicos, são tão intensos e eu sempre me jogo de cabeça nas histórias. Vou adorar ler esse.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Ainda não conhecia o livro... Gosto de thrillers psicológicos e como você citou, a vítima nunca é a única pessoa que sofre no meio de uma determinada situação... A capa do livro é realmente incrível e o título bem instigante... Com certeza entrou para a minha lista de leituras...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  5. Uma estratégia interessante não saber quem é o narrador logo de cara,atiça a curiosidade.
    O livro traz um tema forte,importante ampliar a discussão sobre isso.

    ResponderExcluir
  6. Curto thriller psicológico mas faz um tempão que li algo do gênero, não conhecia Nem tudo será esquecido mas gostei da indicação e já vou anotar na minha lista de leitura. Valeu pela dica!
    Ps: achei interessante e muito diferente a forma da narrativa.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro mas adorei esse thriller psicológico!! A capa também é bem legal e a premissa dessa obra é bem interessante!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, essa é a segunda que vejo do livro, e a vontade de ler ele só aumentou, que bom que a autora, procurou mostrar o sofrimento da família nesses casos.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Excelente livro. História envolvente e misteriosa do começo ao fim

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei muito interessante ele trazer além do caso de estupro, a ética dos profissionais envolvidos. A história traz então diversos conflitos, de todos os lados e de todos os personagens.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não leio muito Thrillers, pois não é muito o tipo de livro que gosto de ler, mas ainda não conhecia esse livro e achei interessante o tema discutido e principalmente essa forma que a autora mostra como a pessoas ao redor da Jenny acaba sendo afetas também !!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir