acompanhe o blog
nas redes sociais

3.5.17

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August [Claire North]

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August
Ed. Bertrand Brasil, 2017 - 448 páginas:
      Certas histórias não podem ser contadas em uma única vida. Harry está no leito de morte. Outra vez. Não importa o que faça ou que decisões tome: toda vez que ele morre, volta para onde começou; uma criança com a memória de todo o conhecimento de uma vida vivida diversas vezes. Nada nunca muda... até agora. Ele está perto da décima primeira morte quando uma garotinha de 7 anos se aproxima da cama: “Quase perdi você, doutor August. Eu preciso enviar uma mensagem de volta no tempo. O mundo está acabando, como sempre. Mas o fim está chegando cada vez mais rápido. Então, agora é com você.” Este livro conta a história do que Harry faz em seguida, do que fez antes, e do que faz para tentar salvar um passado inalterável e mudar um futuro inaceitável.

Onde comprar:

O livro mais intrigante que você pode achar sobre o ciclo da vida

Essa é, sem sombra de dúvidas, a minha melhor leitura do ano até aqui! Sério, tô muito apaixonada por esse livro. Não só porque é uma história interessantíssima e extremamente bem escrita (falo disso depois), mas também pela novidade da coisa.

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

Viagem no tempo é um tema recorrente na ficção e muitos autores o exploraram. Nenhum deles o fez como Claire North. As obras mais parecidas de que pude me recordar foram Feitiço do Tempo (aquela comediazinha com Bill Murray em que ele revive o dia da marmota um montão de vezes de diversas formas diferentes) e No Limite do Amanhã (Tom Cruise, alienígenas e a tentativa desesperada de salvar o planeta revivendo o mesmo dia várias vezes). E só. Na maioria das histórias de viagem no tempo, sempre tem uma máquina/dispositivo que serve para levar as pessoas para o passado ou futuro. Aqui, não. E isso deixou tudo mais interessante pra mim.

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

Harry August é um oroborano ou um kalachakra, ou seja, uma pessoa que, quando morre, renasce outra vez. No mesmo dia do mesmo ano, nas mesmas condições. E ele não é o único. A história acompanha Harry em suas primeiras quinze vidas. Seus dilemas, seus amores, seus erros e acertos, suas aventuras, suas (muitas) profissões... O livro é completamente não linear e a narrativa é bastante acelerada, a autora nos conduz através de eventos históricos e mescla momentos das várias vidas de forma super criativa e sem nunca perder o fio da meada.

Harry é um personagem extremamente crível. Complexo, cheio de camadas e muito humano. Sempre às voltas com reflexões filosóficas e morais. Sempre questionando o próprio papel no mundo, no tempo. Ele erra, acerta, sofre, procura se corrigir e é muito fácil se imaginar nas mesmas situações que ele. Seu antagonista/amigo (você vai entender quando ler) também é bastante real e tão interessante quanto o próprio Harry.

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

Eu nunca tinha ouvido falar de Catherine Webb, (nem de Claire North, que é o pseudônimo dela), mas estou anotando esses nomezinhos aqui na minha lista para ficar atenta às próximas publicações. Por que simplesmente amei o livro e amei a maneira como foi escrito. A autora é muito talentosa e sabe brincar com as palavras. Aqui, ela cria uma trama extremamente inteligente e complicada, sem nunca perder o ritmo. Mesmo sendo um livro bem grandinho (448 pag.) eu li super rápido e nada é dispensável. A narrativa flui e te conduz deliciosamente capítulo após capítulo e quando você se dá conta já se foram 200 páginas e você nem sentiu.

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

O final é simplesmente perfeito! Amarra a história e deixa tudo fechadinho. E, mais importante, faz todo o sentido dentro da narrativa. As Primeiras Quinze Vidas de Harry August é um livro que, apesar de grande, é super rápido de ler. Trás uma história muito interessante, com uma nova perspectiva da viagem no tempo e personagens bastante complexos. É meu livro preferido do ano até agora e entrou direto pra minha listinha dos melhores livros de ficção.

Espero sinceramente que você separe um tempinho para lê-lo. Tenho certeza de que não vai se arrepender!

A gente se encontra na próxima resenha. Ou na próxima vida ;)

 Cortesia do Grupo Editorial Record
Andressa Freitas
Mineira, aspirante à escritora e estudante de cinema. Se pudesse moraria em uma biblioteca, como não posso, estou empenhada em transformar minha casa no mais próximo disso possível. Viciada em séries e filmes, adoro ler, comer e viajar. Nerd assumida, fotógrafa de profissão, amo aprender coisas novas e imaginar histórias alternativas pra absolutamente tudo.
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

48 comentários em "As Primeiras Quinze Vidas de Harry August [Claire North]"

  1. Oii Andressa! Eu li alguma coisa sobre esse livro esses dias, me deixou bem curiosa pra conhecer, o enredo parece bacana, já está na listinha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Viagem no tempo e bem perculiar porque vemos em filmes, serie e etc. Mas esse livro demostrou ser diferente porque uma pessoa vive o tempo certo e quando renascer no mesmo dia do ano que nasceu e bem diferente essa trama. Um livro otimo para uma bela ficção!

    ResponderExcluir
  3. Oii! Sempre achei que algumas histórias sobre viagem no tempo são meio difíceis de entender, e as vezes fácil de se perder, mas fiquei realmente com bastante vontade de ler esse livro, já estou colocando no skoob, pra não perder... Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora vai e volta nas muitas vidas do Harry, mas nunca se perde. Pode ficar tranquila ;)

      Excluir
  4. Eu amo livros que falam sobre esse tema. Sempre tem algo para recriar ou para mostrar ao leitor e nunca perde a graça. Você me motivou completamente a ler esse livro. Já fiquei interessada por ele desde o título, nada convencional, e depois da resenha me empolguei mais ainda. Estou louca para conhecer de perto a trajetória de Harry.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo livros que falam sobre esse tema. Sempre tem algo para recriar ou para mostrar ao leitor e nunca perde a graça. Você me motivou completamente a ler esse livro. Já fiquei interessada por ele desde o título, nada convencional, e depois da resenha me empolguei mais ainda. Estou louca para conhecer de perto a trajetória de Harry.

    ResponderExcluir
  6. Andressa!
    Gosto também de livros que abordam a viagem no tempo e vendo que esse exemplar traz uma abordagem totalmente inédita para o assunto, impossível não ficar curiosa pela leitura.
    Gostaria apenas de entender o sentido de voltar e repetir o mesmo dia várias vezes na intenção de melhorar o que?
    Desejo um mês abençoado!
    “Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria.” (Tales de Mileto)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudynalva, o mundo tá acabando! Harry precisa fazer algo à respeito!!! (e isso não é spoiler! tá na capa e na primeira página).

      Excluir
  7. nunca tinha ouvido falar desse livro, achei a estória muito interessante e diferente. Mas não parece ser tão grande, desenvolveram bem o tema de uma maneira satisfatória??
    É um livro que tem continuação? Ah, a capa é muito linda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tarcila! Então, são 448 paginas, mas a história é super bem desenvolvida e muito fechadinha. A meu ver, não falta nem sobra nada. O livro não tem continuação, e realmente não precisa. Mas tanto a premissa quanto o personagem principal podem ser explorados em novas histórias e se a autora quiser :)

      Excluir
  8. Olá Andressa!!
    Eu li algumas resenhas a respeito da historia algumas positivas e outras negativas, mas acho que seja um tipo de historia bem parada no tempo, a capa é realmente linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília eu amei cada segundo da leitura, e li super rápido também. Acho que super vale à pena você dar uma chance ;)

      Excluir
  9. Oi Andressa, confesso que viagem no tempo não é um dos meus preferidos (salvo algumas exceções), mas pela resenha deu pra perceber que a escrita da autora é boa e envolvente e o fato de que mesmo o livro sendo grande te empolgou a ler em pouco tempo é animados. Gostei da resenha e vou anotar a dica pro futuro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler sem medo! A escrita dela é uma delícia e acredito que você vá gostar mesmo não sendo seu tipo de história preferida :D

      Excluir
  10. Olá!!! Ainda não tinha visto nada sobre esse livro, mas sua resenha fez eu me interessar por ele, a forma que você descreve a história é super empolgante e me deixou curiosa para conferir as viagens no tempo que o Harry fará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Elizete, que bom que eu consegui te deixar interessada! Fico muito feliz em saber. Espero que goste tanto do livro quanto eu!
      Obrigada pelo feedback.
      Bjoos

      Excluir
  11. Adoro historias com viagens no tempo e fiquei bem interessada nesse ainda mais por ser diferente, aliás ganhei ele em um sorteio e estou bem ansiosa pra ele chegar. Me deixou bem curiosa pois fiquei me questionando sobre muitas cosas em relação a todas essas vidas, principalmente se pode mudar algo na nova vida e se ele lembra do que aconteceu antes de ter morrido, entre outras coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, você vai adorar a história. Tem várias coisas que você vai descobrindo aos pouquinhos e isso é o que é mais legal na narrativa. Tô me segurando pra não te contar um monte de coisas e estragar a surpresa :D

      Excluir
  12. Oi Andressa,
    Como você também gosto bastante de livros que retratem a viajem no tempo. E realmente original não ser através de máquina ou qualquer invento tecnológico. Me interessa bastante quando o autor faz um tema complexo mas que te envolve e o melhor de tudo ao final deixa a trama bem amarrada e com final satisfatório.Foi pra lista!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ler esse livro. Em breve vou comprar. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  14. Apesar do livro aborda uma temática diferente do que costumo ler, da para notar pela sua resenha que a trama e muito bem construída, nos envolvendo do começo ao fim, e vejo que o final te agradou e muito, pela fato de ter feito todo o sentido, já que teve uma ótima amarração. Ainda não conhecia essa história, e por isso me surpreendi, claro que já quero ler logo essa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana! Esse livro foi tão bem escrito que acho que vai agradar mesmo que não gosta do tema! Pode comprar sem medo!

      Excluir
  15. Oi Andressa! Nunca li nenhum livro que aborde esse tipo de tema, mas achei super interessante. E a parte que o personagem renasce de "onde ele parou" despertou muito o meu interesse! Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela! A história é muito diferente, mas é muito legal também. Espero que você goste! Bjinhos.

      Excluir
  16. Oi Andressa!
    Eu sou fascinada por histórias que envolvem viagem no tempo. Elas têm um quê todo especial que mexe comigo. Pela forma como você descreveu o livro, deu a entender que você entende desse assunto, e por ter gostado tanto do livro, serei obrigada a ler também (haha).
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Priscila! Quando ler, volta pra me contar o que achou ;)

      Excluir
  17. Oi Andressa.
    Eu quero muito ler esse livro, mas confesso que fui perfendo um pouco o interesse pelo livro ao decorrer de algumas resenhas, mas eu ja estou animada novamente, li poucos livros que tivesse como temática viagens no tempo, e esse me parece ser um que eu curtiria ler, alem desse final que me animou, adoro quando todas as respostas são respondidas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Marlene1 Que bom que eu consegui te animar a ler. A história é realmente muito interessante, seria uma pena se você desistisse sem pelo menos dar uma chance :D

      Excluir
  18. Boa tarde, Andressa!
    Já tinha visto este livro no skoob, mas pensei que fosse um livro comum, como qualquer outro, não havia me interessado muito por ele. Agora, sabendo que a trama é complexa e, ao mesmo tempo, agitada e super cativante, o que é bem difícil de encontrar ultimamente, fiquei curiosíssimo para lê-lo! O Harry parece ser uma pessoa interessantíssima, com uma personalidade única. Enfim, sua resenha me deixou empolgado, obrigado pela dica!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dan! Você vai adorar o Harry. Ele é ótimo! Um excelente personagem :D

      Excluir
  19. Gostei da resenha e já o tinha visto no skoob, e parece ser uma temática bem interessante... vou procurar saber ainda mais sobre ele, pois a resenha me interessou.
    Adoro esses temas diferentes ;)

    ResponderExcluir
  20. Confesso que não sou muito do tipo que gosta de viagens no tempo, porém, as quinze vidas do Harry e a personalidade dele chamaram um pouco minha atenção, mas ainda assim esse não seria um livro ao qual eu gostaria de ler. Adorei a resenha e a capa do livro é muito bonita, mas a estória não me entusiasmou muito. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Tailane! Se tiver um tempinho entre uma leitura e outra, acho que vale a pena dar uma chance. Bjoss.

      Excluir
  21. Que livro mais curioso....sua resenha chamou minha atenção,quando a história flui é maravilhoso e as mais de 400 páginas nem são sentidas.Uma leitura que parece bem do jeitinho que gosto,com um toque nonsense e reflexões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! É cheio de reflexões, tramas e subtramas complexas! Adorei! Espero que você goste ;)

      Excluir
  22. Oi!
    Estou bem curiosa sobre essa historia, gosto muito de livro que tenham viagem no tempo como tema, e gostei da forma diferente e interessante que o autor aborda o tema, principalmente pelo ar de mistério que é criado, parece ser uma historia bem envolvente e que nos deixa grudados, quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  23. Oi Andressa,
    É uma trama regada de mistérios e muitas perguntas e como adoro histórias assim, fiquei bem interessada. A autora criou algo diferente com um personagem com um ciclo de vida que parece não ter fim, isso, por si só, já renderia um enredo atrativo e instigante, mas sinto que Claire North foi além e a história nos oferece mais que isso. Normalmente não é o tipo de livro que me atrairia para ler, mas sua resenha me deixou bem instigada e pretendo, sim, dar uma chance a este livro.

    ResponderExcluir
  24. Oi Andressa, tudo bom?
    Amei a resenha, ainda não tinha lido nenhuma sobre o livro, eu não li livros sore viagem no tempo, acho que o único foi Perdida da Carina Rissi, que teve essa temática, acho super interessante e pela forma como você diz que a autora aborda o tema é o que nos prende né. Essa coisa de morrer e renascer no mesmo dia e no mesmo, fiquei curiosa para ler, e bacana saber que a autora deixou tudo fechadinho, espero gostar do livro
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  25. Adorei a ideia do livro de volta no tempo para tentar consertar as coisas para que o mundo não acabe e isso tem um lado de nos mostrar que o que acontece hoje são reflexo das escolhas de ontem e mais uma e na história o mundo ficando em perigo necessitando de ajuda. O personagem por ser bem humano nos deixa mais próximo da gente e acho que por isso pode nos fazer as mesmas reflexões filosóficas e morais que tem no livro. Acho um máximo sempre quando um livro nos passa uma mensagem importante.

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Resenha perfeita, parabéns.
    Acho a capa muito bonita, criativa e a premissa bem interessante. Apesar de ser um tema conhecido em filmes e livros, o enredo tem todo um diferencial. E por tudo que você comentou, fiquei bem curiosa!
    A dica está anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Achei diferente a forma como a autora conduziu a viagem no tempo. Deve ser interessante acompanhar uma criança com tantos conhecimentos de vidas passadas. Fiquei curiosa. É sempre gratificante quando uma obra desperta a curiosidade por outros trabalho do autor. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  28. adorei a dica,
    um dos grandes problemas q eu vejo qd tem "viagem no tempo" são os rombos na história, mas pelo jeito não acontece por aqui
    sem falar na ideia de uma pessoa q lembra de tudo das vidas passadas, imagina qd criança ter conhecimento de adultos
    anotada a dica
    espero poder ler em breve!

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir