acompanhe o blog
nas redes sociais

20.7.16

Vocação para o Mal, Vol. 03 - Série Cormoran Strike [Robert Galbraith]

Robert Galbraith
Ed. Rocco, 2016 - 496 páginas:
      Quando um misterioso pacote é entregue a Robin Ellacott, ela fica horrorizada ao descobrir que contém a perna decepada de uma mulher. Seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, fica menos surpreso, mas não menos alarmado. Há quatro pessoas de seu passado que ele acredita que poderiam ser responsáveis por tal crime – e Strike sabe que qualquer uma delas seria capaz de tamanha brutalidade. Com a polícia focada no suspeito que Strike tem cada vez mais certeza de que não é o criminoso, ele e Robin põem as mãos à obra e mergulham no mundo sombrio e distorcido dos outros três homens. Entretanto, quanto mais acontecimentos horrendos acontecem, mais o tempo se esgota para ambos… 

Onde comprar:


Depois de “O Chamado do Cuco” e “O Bicho-da-Seda”, chega o terceiro livro com as aventuras de Cormoran Strike, o detetive personagem da série policial de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rolling, como já foi amplamente divulgado. Apesar de ser uma série, nada impede que os livros sejam lidos em qualquer ordem porque cada caso tem sua solução definitiva, porém, para quem quer acompanhar as aventuras com mais detalhes sugiro que os livros sejam lidos na ordem em que foram lançados porque como temos personagens fixos como Cormoran Strike e sua assistente Robin, a cada história temos mais informações sobre eles e fica mais fácil entender o contexto das investigações.

Essa terceira aventura começa com Strike sendo muito procurado como detetive, já que solucionou dois casos difíceis e de grande comoção, coisa que a polícia não conseguiu. Robin já não é mais só a secretária e tem papel ativo no trabalho investigativo. Tudo estava correndo bem até que Robin recebe de um entregador uma caixa misteriosa, endereçada a ela e imagina que seja algo relacionado ao seu casamento, que está próximo. Porém, dentro da caixa há a perna decepada de uma mulher e aí começa mais uma investigação para a dupla Strike e Robin.

De imediato, Cormoran Strike imagina que isso foi feito para atingi-lo e tem em mente quatro pessoas que poderiam ter feito isso, por terem tido alguma desavença com ele no passado. Essa é uma diferença em relação aos livros anteriores: o leitor já começa com alguns suspeitos e durante a leitura vai sabendo mais sobre a história de cada um deles e o provável envolvimento com o suposto crime que culminou com a entrega macabra a Robin.

A propósito, no livro anterior, “O Bicho-da-Seda”, eu notei um toque macabro na história que se repete em “Vocação para o Mal” e pode ser que essa seja uma tendência para os próximos livros. Além disso são tratados temas pesados e polêmicos como pedofilia e acrotomofilia, que é a preferência sexual por pessoas que têm alguma parte de seu corpo amputada. Nunca tinha ouvido nada sobre o assunto e fiquei me perguntando até onde vai a mente (ou a loucura!) humana. Mesmo tratando desses assuntos, a leitura não é pesada, tudo é descrito com cuidado e nem há tantos detalhes assim que pudessem fazer com que a história se tornasse desagradável.

Outro ponto diferente dos livros anteriores é que nessa história temos capítulos narrados pelo assassino, o que dá mais informações para tentarmos chegar a sua identidade e dá aquele toque de suspense na leitura.

Quem gosta de romances policiais não deve deixar de ler essa série, que não fica devendo nada a outros livros do gênero. É claro que a prerrogativa para gostar do livro é o gosto por romances policiais, com muito mistério.

Dos três livros já lançados, esse foi o que eu mais gostei até agora e não só por causa do mistério, mas porque tem mais informações sobre o passado de Cormoran Strike e da Robin, o que me levou a entender melhor as atitudes deles e até a forma com que eles conduzem as investigações. Apesar de ser bastante controverso, Strike é um personagem muito fácil de se gostar e a gente torce por ele sem nem perceber.

Para mim, foi um daqueles livros difíceis de largar: não queria parar de ler até chegar ao fim! E mesmo com o mistério solucionado, ficou um “gancho” muito interessante no final da história, que já me deixou com muita expectativa para a próxima aventura.

 Cortesia da Editora Rocco
Vanilda Procópio
Paranaense, administradora financeira e mãe. Não consigo imaginar minha vida sem os livros e leio por puro prazer, vivendo histórias e conhecendo novos lugares e pessoas a cada página aberta.
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

20 comentários em "Vocação para o Mal, Vol. 03 - Série Cormoran Strike [Robert Galbraith]"

  1. Oii Vanilda!!!
    Adoreei a resenha e a sinopse! Amo séries com esse recheio de mistérios, suspenses e romances assim...Super curiosa pra ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oie Vanilda, tudo bem? Eu simplesmente amei os dois primeiros da serie e estou maluca para conferir esse, que ainda não pude adquirir. Sua resenha ficou ótima e conseguiu me deixar ainda mais curiosa, principalmente por abordar mais do passado desses personagens que tanto amo. Espero ler em breve!

    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanilda!
    Ganhei o O Bicho-da-Seda num sorteio, mas como ainda não comprei O Chamado do Cuco, fui incapaz de iniciar a leitura dessa série. Fiquei bastante eufórica com todo o enredo, adoro um bom suspense, ainda mais com trama repleta de mistérios. Só a menção de ser o melhor livro da série me fez ver que preciso dele. Parece que quanto mais sabemos sobre seus personagens, mais interessante suas histórias se tornam.
    Estou bastante curiosa quanto aos capítulos narrados pelo assassino. Com certeza deve ter deixado a história mais interessante.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro apesar de se legal, não faz muito meu estilo de leitura.

    ResponderExcluir
  5. Sabia que era um pseudônimo da J.K. Rolling,isso chama minha atenção,mas ainda não tive oportunidade de ler e conferir como ela trabalha nesse gênero.
    Vocação Para o Mal foi o que você mais gostou?Gosto de romances policiais,ver que essa série está seguindo um tom mais macabro é interessante,adoro um bom mistério!

    ResponderExcluir
  6. Olá. Eu já vi muitas resenhas favoráveis ao livro, dizendo que eles tem um toque incomum do suspense e do sobrenatural. Amei a capa, é linda e instigante. Já baixei aqui para ler mas ainda não comecei, mas está próximo na lista.
    Beijo!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  7. Amei cada página lida.
    Ansiosa agora para saber se o casamento da Robin aconteceu ou não. Só me resta agora esperar.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Tenho na minha estante O Chamado do Cuco e O Bicho-da-Seda, mas ainda não li. Estou super ansiosa! E Vocação para o Mal está na lista dos desejados. Agora, lendo sua perfeita resenha, mais certa fiquei que esse enredo é fantástico. Capas lindas! Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Tô louco pra ler esse livro. Bela resenha.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Vanilda.
    A premissa da obra é muito boa e me chama bastante a atenção. Ademais, esse lado mais macabro da obra é bem chamativo. Gosto quando os autores pegam pesados e ainda conseguem inovar.
    O fato das obras poderem ser lidas de forma independente também me agrada.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  11. Oiiee, tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum dos livros da J.K que não fosse Harry Potter hahaha, mas tenho curiosidade em começar essa série, gosto de mistérios, creio que essa série irá me agradar muito, e que bom que podem ser lidos de forma independentes, mas eu sempre prefiro ler tudo na ordem hahahaha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler os livros do Cormoram Strike, e sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Ainda não tive oportunidade de comprar os livros, mas assim que puder pretendo ler, por que além de ser uma grande fã da J.K. Rowling, adoro romances policiais e suspenses. Tenho certeza de que é um ótimo livro.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  13. acredita que eu ainda não li nenhum livro da jk rowling/ Galbraith
    não sei pq, eu adoro livro policiais e com mistérios,mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum dessa série
    e depois da sua resenha eu fiquei preciso desse livro para ontem

    ResponderExcluir
  14. Livros onde há capítulos em que o assassino narra sempre me causam calafrios, mas sem dúvida são muito mais emocionantes... Valeu pela dica, acredito que vou gostar de ler Vocação para o mal, sem falar que curto bastante o gênero romance policial.

    Ps: Tambéms nunca tinha ouvido falar de acrotomofilia, nem sabia que isso existia, que loucura da mente humana...

    ResponderExcluir
  15. Amo livros com investigações, infelizmente ainda não li nada da autora nem com seu pseudônimo, mas gostei do fato dos livros conseguirem ser lidos de maneira aleatória, mesmo que não seja o mais indicado, gostei do tema tratado, e gostei de descobrir o que é acrotomofilia, que loucura, gostei do enredo e por isso espero ler, e achei interessante a autora colocar a narrativa pelo assassino, aumentando o suspense

    ResponderExcluir
  16. Oiiii
    Parece ser um bom livro,mas não e muito meu gosto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Não leio muitos romances policiais por não ser uma fã do gênero. Talvez leria a seria por ser escrita por J.K. Rolling, que amo de paixão, mas sei que estes livros não tem nada parecido com HP. Sempre fico com duvida quando leio uma resenha como esta falando maravilhas da serie.Talvez um dia.

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    Gosto muito de livros policiais. Sou fã de Harry Potter, então, amo a J.K. Nunca tive a oportunidade de ler algo dela que não seja sobre HP mas acredito ser tão maravilhoso quanto.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Gosto muito desse gênero e estou bem curiosa para ler algo escrito pela J.K. Rolling dentro desse gênero, gostei muito da historia parece ser uma trama bem bolada com um ótimo mistérios e uma leitura viciante, se tiver oportunidade quero ler !!

    ResponderExcluir
  20. Apesar de ter amado Harry Potter, ainda não li esses novos da J. K. , quero muito, ainda este ano, concluir pelo menos o primeiro livro.
    Eu gosto de romances policiais, e faz um tempo que não leio, e essa série tem cara de ser bem viciante, bem escrita e bem tramada!
    Esse negócio de atração por pessoas com membros decepados me causou muito espanto! Que coisa! Mas vou querer ler mesmo assim, até pra entender mais.
    bjão

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir