acompanhe o blog
nas redes sociais

24.1.17

Fangirl [Rainbow Rowell]

Rainbow Rowell
Ed. Novo Século, 2014 - 424 páginas:
      Cath é fã da série de livros Simon Snow. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

Onde comprar:

Depois de Fangirl posso dizer que fui mesmo conquistada pela sutileza de Rainbow Rowell. Inicialmente só conhecia a fama da autora e me arrisquei a ler Carry on: Ascensão e queda de Simon Snow sem saber absolutamente nada sobre a obra, bingo! Foi paixão a primeira leitura. E como Carry On é uma fanfiction que nasceu em Fangirl (Em Fangirl, Simon é o herói de uma série de livros infantis de aventura escritos por Gemma T. Leslie – e objeto de muitas fanfictions escritas pela personagem principal, Cath.), fiquei muito interessada em conhecer este também.

Inicialmente achei que não seria a mesma coisa, o livro começou meio morno (sabe como é a expectativa, né, muitas vezes quase atrapalha), contudo depois que os personagens foram se apresentando, e a trama se formando, não teve jeito, fui novamente fisgada pela autora. Agora já coloquei todos seus outros sucessos na minha lista de desejados (Eleanor & Park, Anexos, Ligações)

Rainbow Rowell tem um jeito todo especial de escrever, com diálogos simples e latentes, ela transmite ao leitor tudo que pretende sem precisar se explicitar totalmente. Plagiando a própria autora, ouso dizer que "seus personagens palpitam, como se estivessem tentando evoluir para fora da página." (frase utilizada pela professora da Cath para descrever como ela se sente lendo suas histórias, pag. 258).

Cath e Wren são gêmeas idênticas e estão indo para faculdade. Acontece que as duas, mesmo tendo estado sempre juntas, são muito diferentes em temperamento. Wren sempre foi expansiva e Cath introspectiva. Quando Wren decide que elas devem ficar em quartos, e até em dormitórios diferentes para que possam fazer novas amizades, Cath fica muito magoada, pois acredita que precisa da força e energia da irmã para enfrentar este novo mundo. Então enquanto Wren se joga de cabeça, curtindo todos os entretenimentos que uma faculdade dispõe, Cath enfurnou-se no seu quarto, que divide com uma menina que ela pouco conversa, saindo de lá só para frequentar as aulas.

Aos poucos, mais muito devagar mesmo, ela acaba conhecendo Nick, um garoto que sempre senta na sua frente na aula de literatura. Além de Nick, Cath travou uma singela amizade com Regan, sua amiga de quarto e com Levi, o namorado de Regan que está sempre no quarto das duas, distribuindo seus sorrisos simpáticos e contagiantes. Levi é tão expansivo que irrita um pouco a Cath.

"Ele chamou o nome de um cliente e entregou uma bebida para um cara que parecia professor de violino aposentado. Levi parou para falar com ele. Porque era o Levi, e puxar papo era uma necessidade biológica."

Cath tem um imenso talento para escrever e é autora de uma fanfiction de sucesso na internet, chamada "Vá em Frente, Simon" que descreve um universo alternativo da famosa série de livros infantis de aventura escritos por Gemma T. Leslie, onde o herói Simon e o vilão acabam se apaixonado. Escrever fanfiction é a forma que Cath encontra de fugir da sua realidade e mudar-se para um mundo de fantasia.

"Que sensação boa era escrever num quarto só dela, numa cama só dela! Perder-se no Mundo dos Magos e não voltar. Não ouvir voz alguma em sua mente a não ser as de Simon e Baz. Nem mesmo a dela. Era por isso que Cath escrevia as histórias. Para ter esses momentos em que o mundo deles suplantava o mundo real."

Cath é uma boa garota, se preocupa com seu pai, que ficou sozinho depois que suas filhas foram para faculdade, não quer saber de nenhuma reaproximação com a mãe, que as abondaram quando as meninas tinham apenas oito anos e sabe que é muito diferente das meninas da sua idade.

"Não - disse Cath. é sério. Você é dona de si, não tem medo de nada. Eu tenho medo de tudo. E sou maluca. Tipo, talvez você acha que eu sou um pouco maluca, mas eu só deixo as pessoas verem a ponta do meu iceberg de maluquice. Por baixo dessa aparência de um pouco maluca e levemente retardada socialmente, eu sou um completo desastre"

Será muito difícil para Cath enfrentar sozinha o primeiro ano da faculdade, principalmente quando se apaixona e não sabe como lidar com a situação. De qualquer forma este é um dos pontos fortes de Rainbow Rowell, o modo como ela trabalha o romance em toda a trama, de maneira singela, mas pulsante, simplesmente encantador.

Torço para que vocês se empolguem e também queiram conhecer Cath e todos os interessantes personagens que compõe esta obra yong adult de Rainbow Rowell, e de quebra, também se apaixonem por Simon e Baz.

 Cortesia da Editora Novo Século
Gisela Menicucci Bortoloso
Capixaba, leonina, analista de sistemas e mãe. Apaixonada por livros, sou uma leitora compulsiva e como o tempo é curto, leio em todo o lugar: esperando o elevador, dentro do ônibus, no salão de beleza... Ler é meu prazer e minha paixão!
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

27 comentários em "Fangirl [Rainbow Rowell]"

  1. Olá!!
    Não li nada sobre a autora mais já varias coisas a respeito desse livro e siceramente eu adorei apesar de ler resenhas de outros livros da autora que também me deixou me viciada e posso ter a certeza de que é excelente, agora a história desse livro me intrigou bastante com essas duas irmãs adorei as duas.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gi. Eu tenho uma relação de amor e ódio com a Rainbow por causa dos seus livros. Li Fangirl e me apaixonei pela leveza que ela escreve suas histórias, além de que eu me vi muito na Cath e metade do tempo a vi como uma amiga. Ai resolvi ler Eleanor e Park e sofri muito, porque mesmo que a autora tenha um talento nato, ás vezes ela gosta de despedaçar nosso coração (então se prepare para algo bem mais emocionante e tocante). Comprei Ligações recentemente mas ainda não li, espero conferir logo já que muita gente elogiou a obra.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Olá, esse é um dos meus livros preferidos, amo a escrita da Rainbow e sua criatividade pois não se acha muitos livros envolvendo fanfics. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gisela, uma nova paixão nos momentos mais confusos da vida sempre gera complicação né. Eu não conheço o trabalho da autora, e vou dar um voto de confiança. Quem sabe não acabo gostando.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Gisela, os livros da Rainbow Rowell são ótimos, o primeiro que li dela foi "Eleanor e Park", como está na sua lista para ser lido, posso dizer que você não irá se arrepender ao ler.
    E "Fangirl" foi um dos melhores livros dela que eu li, a história se projeta de uma forma suave, nada forçado e não da vontade de parar até chegar na última página. E posso dizer que me apaixonei pela Cath ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá, que fofo esse livro...achei super legal sua resenha, a historia tão carismatica e ainda mas sobre duas irma que sempre vive juntas, e algo super legal...Amei o livro, mesmo não ter lido nenhum livro dessa autora mas já me conquistou com essa pequena resenha!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gisela, tudo bem?

    Eu só li ligações e foi um livro tão bom de ler que já quero ler Fangirl, espero gostar como vc! Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Gi!
    Tenho gêmeas aqui e o temperamento das duas são totalmente diferentes.
    Nunca li nada da autora e vejo sempre falar bem dos livros dela.
    Enfrentar a faculdade sozinha porque a irmã a deixou pela própria sorte é bem complicado, ainda mais, estando apaixonada...
    “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Giiii!!!

    Ah, que maravilha chegar aqui e me deparar com uma resenha de "Fangirl"! Esse foi o primeiro livro da Rainbow Rowell que eu li, e é meu favorito da autora também! Quando eu soube de "Carry On", quase pirei! Adorei as partes de Simon e Baz do livro e tava super ansioso pra ler mais!

    Parabéns pela resenha! Espero ver mais livros da autora por aqui!
    Beijos mil! <3

    ResponderExcluir
  10. taí querida Gi, um livro em que me identifiquei com a personagem. tenho o mesmo problema: consigo dizer o que quero somente quando escrevo. numa conversa cara-a-cara, na maioria das vezes, isso não acontece. as palavras somem do universo, o descontrole toma conta e acabo ficando calado. este livro 5 estrelas já entra na minha alça de mira. adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  11. Estou doida pra ler esse livro, curto muito esse gênero, todo mundo elogia muito a escrita da Rainbow Rowell, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história, já tenho também os livros Eleanor & Park, Anexos e Ligações na minha estante esperando pra serem devorados.

    ResponderExcluir
  12. Ouvi falar muito bem da Rainbow Rowell,mas ainda não li nada da autora.
    Pela resenha parece que ela tem uma escrita tão fofa e singela,aquelas que a gente nem sente e vai preenchendo com uma sensação boa,quero ler!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Gisela!!
    Nunca li mada da Rainbow Rowell!! Quero muito ler os livros dela! Gostei bastante da resenha, a história parecer bem legal! Espero ter a oportunidade se ler esse livro e outros da Rainbow Rowell!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  14. Oi Gisela,

    Tenho esse livro, mas antes desse acho que vou ler o mais conhecido da autora. Isso porque li Anexos e não gostei tanto assim, então quero ler algo dela realmente bom pra não perder o interesse. Depois de Eleanor & Park devo pegar esse. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  15. Só li Ligações dessa autora e infelizmente não foi tudo o que esperei. De fato a expectativa quase sempre acaba com nossas leituras!
    Já vi muitos comentários positivos a respeito de Fangirl e seria esse o segundo livro da Rainbow que eu leria, pois Anexos não me agradou muito.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não conhecia a obra, gostei bastante, a autora eu já conhecia por nome, o enredo parece ser legal tbm, vou anotar a dica!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Compartilho da sua empolgação por esse livro, também gostei muito, e não sabia que Simon tinha um livro só dele, vou conferir com certeza. Já li Anexos, e indico, é um romance bem diferente e cativante.

    ResponderExcluir
  18. Caramba, eu morro de vontade de ler os livros da Rainbow!
    Todo mundo fala tão bem e essa sua resenha me deixou com ainda mais vontade! Fangirl parece ser uma história incrível! Tomara que eu consiga ler ainda esse ano algum livro dela!

    bjs
    Laiara Dias

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Quero muito ler esse livro, ainda não li nada da autora, mas essa historia dela logo me conquistou, achei bem legal o enrendo da historia e principalmente temos uma personagem que escreve, parece ser uma historia de crescimento e descoberta da personagem e quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  20. eu nunca li nada da Rainbow mas só vejo elogios
    não vou mentei eu andei me decepcionando muito com os últimos NA/YA que eu li e por causa disso eu ando fugindo
    e te entendo quando vc diz da questão de expectativas acho que teve vários livros/filmes... que eu acabei dando nota mais baixa por causa disso

    ResponderExcluir
  21. Tenho este livro e ele já está na minha lista de leituras. Fiquei feliz em saber que a leitura não decepciona, pelo contrário, te deixa ainda mais apaixonada pela escrita da autora. Amei sua resenha e dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  22. A cada resenha que leio sobre a autora fico ainda mais curiosa sobre como ela aborda os temas. A palavra que mais encontro é "sutileza" o que deixa ainda mais curiosa. Gostei demais da resenha e fico imaginando, pq deve ser muito interessante ter uma irmã gêmea

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bom?
    Gostei da resenha, ainda não li nenhum livro da Rainbow, sempre vejo vários elogios, achei bacana termos uma protagonista que escreve fanfics, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  24. Não li nenhum livro da autora. Eleanor & Park esta em minha infinita lista de leituras. Estou ansiosa pois as resenhas que leio sobre os livros da autora vão de oito a oitenta, ou as pessoas caem de amores ou odeiam profundamente. Inicialmente achei que se tratava do relacionamento das gêmeas, mas gostei do foco na vida de apenas uma delas. Com certeza vou conferir quando tive a oportunidade.

    ResponderExcluir
  25. Já li Eleanor e Park, e gostei muito, mas nunca me interessei em ler os outros livros da autora. Agora que li sua resenha fiquei muito curiosa e vou colocar todos os livros dela na lista de desejados. Principalmente Fangirl, pois estou bem ansiosa pra conhecer a história.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  26. Gisela, já li Eleanor & Park e a escrita da autora também me conquistou. Concordo com vc quanto a escrita da autora.
    Comprei Fangirl ano passado, mas ainda não consegui encaixar nos minhas leituras.
    Espero que consiga iniciar a leitura logo, porque sua resenha me instigou ainda mais a ler esse livro.
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  27. Oi Gi...
    Sempre que leio alguma resenha de Rainbow Rowell, fico com muita vontade de ler algo dessa autora... Sempre dizem que sua escrita é diferenciada... Ganhei Eleanor & Park, mas ainda não consegui parar para lê-lo... Mas é um dos livros que está no topo da minha lista de leituras... Além disso adorei a resenha e já quero Fangirl para fazer parte da minha estante...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir