acompanhe o blog
nas redes sociais

14.11.10

Orgulho e Preconceito [Jane Austen]

Ed. Landmark, 1813 - 400 páginas:
Orgulho e Preconceito é o livro que mais gosto. Não sei por que me encantei tanto com ele, já que conta a clássica história da cinderela, se passa numa época em que as mulheres eram submissas, sem direitos, não restando a elas mais nada a fazer senão arranjar um bom casamento. Mas, apesar de tudo, gostei tanto que já li 4X.
Gosto de livros que contam histórias de grandes amores (vide Persuasão, Jane Eyre, Crepúsculo), onde o amor é mais forte que a razão, o orgulho e o preconceito... Gosto como a Jane conta o amor do Darcy. Mas este livro é mais que uma mera história de amor, é um retrato fiel, divertido e inteligente da sociedade inglesa do séc. XVIII. Considerado uma das primeiras comédias românticas da história e uma obra-prima da literatura universal.

O livro foi adaptado diversas vezes para o cinema e TV:
  • Pride and Prejudice :: 1938
  • Pride and Prejudice :: 1940 – Filme
  • Pride and Prejudice :: 1952
  • Pride and Prejudice :: 1958
  • Pride and Prejudice :: 1967
  • Pride and Prejudice :: 1980 – Série
  • Pride and Prejudice :: 1995 – Série com Colin Firth
  • Pride and Prejudice :: 2003 - A Latter Day Comedy
  • Pride and Prejudice :: 2004 – Bollywood
  • Pride and Prejudice :: 2005 – Filme
  • Pride and Prejudice :: 2008 – Lost In Austen
Sinopse:

O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século XVIII.


11 comentários em "Orgulho e Preconceito [Jane Austen]"

  1. Cara Gi, vou lhe contar como tomei contato com Jane Austen: estava eu sem nada pra fazer num sábado à noite e fiquei zapeando entre os canais de TV até que me deparei com o início de um filme de nome nada promissor - "O clube de leitura de Jane Austen" (você assistiria a um filme com este nome num sábado á noite?). Pois bem, comecei a assisti-lo e me encantei de tal maneira que no outro dia comecei a procurar um livro qualquer dela pra comprar. Por privações da vida acabei não adquirindo nada. Como pode a gente ser tão ligado a algo que nunca leu? Pois é, este sou eu. Quero ler Jane Austen e matar minha curiosidade, pelo filme e agora por sua resenha. Parabéns por ela!

    ResponderExcluir
  2. Clássico, ótimo e incrível *-*
    Até eu que não sou fã de romances me encantei com este livro, gostei de quase tudo =)
    Já quanto ao filme, não sei se esperava mais rs, mas ficou bom também.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso! Sério, eu amei demais que li repetidas vezes. Sem palavras!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso. Já o li diversas vezes e estou relendo-o novamente. Não precisa estar apaixonado(a) para gostar do livro, mas sim deixar que a história do livro conquiste seu coração.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom ....um dos meus preferidos!!!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro e maravilhoso, adoro Sr. Darcy

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é lindo mesmo!! Incrível como a Jane Austen consegue nos envolver na história a ponto de querermos entrar lá pra arrumar as coisas mais rápido... rs... A sociedade é realmente muito bem retratada, e isso enriquece bastante a história.

    ResponderExcluir
  8. Sensacional!!! Meu livro predileto!!! Li diversas vezes e é a minha primeira opção quando meu ritmo de leitura está fraco. A forma envolvente e inteligente da narrativa de Austen sempre me motiva!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho vontade de ler. Me apaixonei quando assisti o filme com a Keira. É lindo! Apesar de ficar triste por não ter nenhum beijo.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir