acompanhe o blog
nas redes sociais

28.2.11

Veronika Decide Morrer [Paulo Coelho]


Ed. Planeta do Brasil, 1998 - 185 páginas:
       A loucura é a incapacidade de comunicar-se. Entre a loucura e a normalidade, que no fundo são a mesma coisa, existe um estado intermediário: chama-se ser diferente. E as pessoas estavam cada vez com mais medo de ser diferentes. No Japão, depois de ter pensado muito sobre a estatística que acabara de ler, me veio a idéia de escrever um livro sobre a minha própria experiência. Escrevi Veronika decide morrer na terceira pessoa, usando meu ego feminino, porque sabia que a minha experiência de internação não era o que interessava, mas sim os riscos de ser diferente, e o horror de ser igual.


De médico e louco... Todo mundo tem um pouco!, já dizia Machado de Assis. Em “Veronika decide morrer”, o autor conta a história de alguns “loucos”, que acabam por ensinar aos “não loucos” um pouco da loucura deles.

Este foi o último livro da coleção do Paulo Coelho que ganhei.

Também não me agradou muito, mas não é de todo ruim. Acho mesmo que os melhores livros dele foram os primeiros que li, anos atrás (O Alquimista, Diário de um Mago e Brida).



10 comentários em "Veronika Decide Morrer [Paulo Coelho]"

  1. Não entendi pq não é recomendado? kkkkkk
    Eu estou curioso para ler, pq sou um pouco louco e talvez eu acabe gostando kkkk
    Não li até hoje nada do Paulo Coelho, pq só vejo pessoal comentando coisas ruins kkkkkkk então vou deixando ele na fila de espera, quem sabe um dia (:

    ResponderExcluir
  2. É difícil avaliar um livro, pois podemos não perceber alguns detalhes e dependendo também do nosso estado de espírito, podemos não gostar. E depois um livro que posso detestar outras pessoas podem adorar. A primeira vez que li "Cem anos de Solidão", do Gabriel García Márquez, adiei, aí alguns anos depois reli e adorei, hoje faz parte dos meus preferidos. Acho que não gostei deste livro pois achei que a Veronica estava fazendo pouco caso da "vida" e aí antipatizei com ela, dái devo ter perdido a essência do livro.

    ResponderExcluir
  3. Cara Gi, este foi um dos livros que gostei. Muitos me jogam pedras por causa disso. A loucura é algo que chama minha atenção, tenho vários livros a respeito: "O psicopata americano", "O canto dos malditos" (do filme Bicho de sete cabeças), "Paciente 67 (do filme a Ilha do medo)" entre outros. Minha mãe trabalhou em manicômios quase a vida toda dela e isso fez com que eu me detivesse em toda psicopatia que eu percebesse. Queria poder entender um ser que possui comportamentos anti-sociais e amorais sem demonstração de arrependimento. Ahhh e tem o filme baseado neste livro, estrelado por Sarah Michelle Gellar.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito do estilo do Paulo Coelho, mas acho que ele sabe escolher os temas.
    Como não li a obra, não posso avaliar se é boa ou não. Mas é no mínimo interessante a questão da loucura.
    Aliás, loucura é um termo um tanto quanto subjetivo. Como definir exatamente o que é "louco" e o que é normal?
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito desse livro!! Amo Paulo Coelho!!

    ResponderExcluir
  6. Eis um autor que está presente na prateleiras de muitas pessoas. Não li nada do Paulo Coelho, por puro receio.Fala-se muito sobre uma obra clássica dele, o "Alquimista". Dizem que a relação das obras desse autor é de amor ou ódio. Muitos veneram, outros odeiam. Não tenho opinião formada, até porque como disse anteriormente, nunca li nada de sua autoria. Sei que esse livro tem uma adaptação, mas nunca me interessei de fato.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou tão doida para ler esse livro. Não li nada do Paulo Coelho ainda, mas já assisti ao filme, que posso dizer com toda certeza que é maravilhoso e se tornou um dos meus filmes favoritos!
    Tenho certeza de que não vou me arrepender de ler o livro e ele vai me levar à reflexões.
    Encontrei esse aqui: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Veronika-Decide-Morrer

    mas alguém sabe onde posso conseguir mais livros dele para baixar? Brigada!

    ResponderExcluir
  8. É um excelente livro, um dos meus favoritos do Paulo Coelho. Tirei muitas frases que tento levar em prática no dia-a-dia. Como diz na sinopse, é um livro sobre a coragem, a coragem de viver e se atrever ser diferente. Muita gente fala mal do Paulo Coelho mas nunca sequer leu um livro dele. Pode não ser um exemplo de gramática, mas sem dúvida os temas são interessantes para quem não tem preconceito com certos temass, e as histórias são sempre intrigantes.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir