acompanhe o blog
nas redes sociais

10.4.11

Série Percy Jackson e os Olimpianos [Rick Riordan]

Os livros são totalmente voltados para o público juvenil. Os enredos são simples, fáceis de entender. Os personagens são adolescentes que vão crescendo no decorrer de cada livro, são filhos de humanos com deuses da mitologia grega, chamados de meio-sangues. Eles vão se envolvendo em aventuras divertidas e cheias de surpresas.
Os livros têm um tamanho que não cansa o público para o qual é voltado, estão na medida certa. A coleção completa é composta de 5 livros, todos já publicados no Brasil:
  • O Ladrão de Raios – Vol. 1
  • O Mar de Monstros - Vol. 2
  • A Maldição do Titã - Vol. 3
  • A Batalha do Labirinto - Vol. 4
  • O Último Olimpiano – Vol. 5
Sinopse:

Ed. Intrínseca, 2005 - 400 páginas
1. O Ladrão de Raios

O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Ed. Intrínseca, 2006 - 304 páginas
2. O Mar de Monstros

O Mar de Monstros narra as novas aventuras de Percy e seus amigos na busca do Velocino de Ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição.
É com essa missão que ele e outros campistas partem para uma eletrizante viagem pelo Mar de Monstros, onde deparam com seres fantásticos, perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança. Está em jogo a existência de seu refúgio predileto e, até então, o lugar mais seguro do mundo para eles.



3. A Maldição do Titã
Ed. Intrínseca, 2007 - 336 páginas

Nesse terceiro livro da série, um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e os meios-sangues estarão frente a frente com o maior desafio de suas vidas: A Maldição do Titã.

4. A Batalha do Labirinto
Ed. Intrínseca, 2008 - 392 páginas

O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos. Para assegurar que esse refúgio de semideuses - o Acampamento Meio-Sangue - não seja invadido, Percy Jackson e um jovem ciclope, ambos filhos de Poseidon, Annabeth Chase, filha de Atena, e Grover, um sátiro, são destacados para uma importante missão - deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento. Para isso, será preciso sobreviver ao emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo - um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas.

5. O Último Olimpiano

Ed. Intrínseca, 2009 - 384 páginas
Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho.


4 comentários em "Série Percy Jackson e os Olimpianos [Rick Riordan]"

  1. Tenho a série completa e já li-devorei-todos.Muito boa série,adoro mitologia.Os personagens são cativantes,tendo um papel legal na história.Boa dose de mistérios e ação te fazer querer ler os próximos.A única coisa que eu não gostei foi que tive a impressão de que o segundo livro foi apenas enrolação,mas,mesmo assim vale a pena.Ah é,eu acho as capas D+.

    ResponderExcluir
  2. Esta série fez o maior sucesso lá em casa. Primeiro meu filho leu o primeiro - O ladrão de raios - e de cara ficou alucinado. Ele leu para fazer uma prova no colégio. Não preciso nem dizer que achei a opção da professora espetacular, pois passados alguns meses eu via os amigos de meu filho lendo os outros no final da aula ou mesmo no intervalo. Virou uma febre. Só por isso já mereceria menção honrosa (chega de livros difíceis para adolescentes e crianças, precisamos fazê-las gostar de ler, depois todos acabarão lendo Dostoievski).
    Bom... voltando à série, seu grande atrativo é o link com a mitologia, quem não gosta de histórias de deuses (ainda me lembro dos Cavaleiros do Zodíaco rs)? Pois é, somos curiosos e Apolo, Zeus, Afrodite e companhia trabalham em nosso inconsciente, nos transporta a uma época de glórias e grandes batalhas. A série tinha tudo pra dar certo e deu, graças à mão certeira de Riordan. Altamente recomendado!

    ResponderExcluir
  3. A Série como um todo é demaiiiiiiis.
    Fiquei louco desdo 1º volume, foi bom demais, uma das séries infanto-juvenil mais bem escritas que eu já li =)

    ResponderExcluir
  4. Li só o primeiro mas gostei bastante. pretendo ler tooodos! *-*

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir