acompanhe o blog
nas redes sociais

26.12.11

A Busca do Graal: Vol. 1 - O Arqueiro [Bernard Cornwell]


Ed. Record, 2000 
–  444 páginas:

Esta é a segunda trilogia que leio deste autor. A primeira a que fui apresentada, “As Crônicas de Artur” já tinha me conquistado, mas acredito que vou gostar ainda mais desta, visto que me encantei com o primeiro livro, “O Arqueiro”.
Percebi que o autor mantém um estilo próprio, mistura sua ficção com dados históricos da Europa de séculos passados (neste caso, século XIV).
Cada personagem é bem composto, suas personalidades são ambíguas, principalmente das mulheres, que geralmente são fortes e egoístas. Também mistura as guerras com romances, fazendo com que seus livros agradem tanto ao público feminino quanto ao masculino.
E não podemos esquecer que as capas são sempre lindas, bem trabalhadas, deixando nossa estante mais embelezada.
Aqui ele usa como cenário a Guerra dos Cem Anos para dar início a uma saga empolgante. Nosso herói, o Thomas, é de uma simpatia que contagia, um garoto simples sem grandes pretensões, que só quer mesmo é ser feliz, mas que por forças das circunstancias é envolvido numa vingança que não deseja e na busca do Santo Graal que não quer participar.
Realmente um ótimo livro que acaba de consagrar o autor como um dos meus preferidos.

Sinopse:

Acompanha a trajetória do jovem guerreiro Thomas que, aos 18 anos, vê o pai morrer em seus braços num ataque-surpresa à cidade de Hookton. Um lugar simples que escondia um grande segredo: a lança usada por São Jorge para matar o dragão. Em busca de vingança, o rapaz, arqueiro habilidoso, se junta ao exército inglês em campanha na França, onde se envolve em batalhas e aventuras que, sem perceber, lançam-no na busca do Santo Graal.

A expressão Guerra dos Cem Anos, surgida em meados do século XIV, identifica uma série de conflitos armados, registrados de forma intermitente, durante o século XIV e o século XV (de 1337 a 1453, concordando com as datas convencionais), envolvendo a França e a Inglaterra. A longa duração desse conflito explica-se pelo grande poderio dos ingleses de um lado e a obstinada resistência francesa do outro. Ela foi a primeira grande guerra européia que provocou profundas transformações na vida econômica, social e política da Europa Ocidental. A França foi apoiada pela Escócia, Boêmia, Castela e Papado de Avignon. A Inglaterra teve por aliados os flamengos, alemães e Portugal. A questão dinástica que desencadeou a chamada Guerra dos Cem Anos ultrapassou o caráter feudal das rivalidades político-militares da Idade Média e marcou o teor dos futuros confrontos entre as grandes monarquias europeias. (Fonte: Wikipédia)

15 comentários em "A Busca do Graal: Vol. 1 - O Arqueiro [Bernard Cornwell]"

  1. Nossa que massa, esse vai para a lista que eu quero ler

    ResponderExcluir
  2. Ah, do Bernard eu li O tigre de Sharpe e não gostei. E depois me aventurei em O Rei do Inverno e é bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. Não me interessei muito pela história, não parece ser do tipo que me agradaria se fosse ler.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  4. Sou um aficionado por romances históricos. Atualmente leio Boudica, que me deixou maluco, pesquisei tudo sobre esta rainha guerreira. Agora você traz mais esta saga de Bernard Cornwell. Há tempos namoro os livros deste autor, sem muita coragem pra comprar ($$$$). Mas a compulsão é sempre maior, vou acabar adquirindo, mais dia, menos dia. E você sempre dá um empurrãozinho com suas resenhas rs.

    ResponderExcluir
  5. AAAAAAAAAAAAH EU QUERO MUITOOO LER ESSE LIVRO SÉRIO!
    Estou maluco por ele a muito tempo, e não vejo a hora de lê-lo \o/
    Esse autor é muito bom, e seus livros são grandiosos *-*
    Eu sabia que você ia gostar desse, quando vi ele aqui do lado pensei: a Gi deve estar amando (:
    E não me enganei \o/

    ResponderExcluir
  6. Esse ai eu ja li!!! mto bom, a trilogia inteira, foi com essa serie q fui apresentado ao autor! quem nao leu vale mto a pena ler. O Thomas e o Will sao personagens fascinantes

    ResponderExcluir
  7. Este livro parece ser fantástico, também... Sou um pouco fascinada por arqueiros. rs
    Há tempos venho paquerando ele e querendo colocá-lo em minha estante. rs (E espero fazê-lo em breve)
    É bom ler resenhas sobre esta obra e que nos deixa mais ansiosa para lê-la.
    Tenho que agilizar minha aquisição deste já!

    ResponderExcluir
  8. Ai, estou com a trilogia do Rei Arthur me esperando ainda, rs. Mas esse livro parece ser muito legal! Eu quero muito aprender sobre a história da França e da Inglaterra, e esse parece matar vários coelhos de uma vez só!
    beijão!

    ResponderExcluir
  9. Ah, não conhecia o livro e nem o autor. Porém sua resenha me deixou bem interessada, parece ser um livro muito bom.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  10. Ah, as capas são realemnte lindas!
    Ouvi muito falar deste autor pelas Crônicas de Arthur, não conhecia esta trilogia.
    Eu gosto de ormances históricos, é bom saber qyue agrada ambos os sexos =)

    ResponderExcluir
  11. Os livros do Bernard Cornwell são muito bons recomendo

    ResponderExcluir
  12. Esse é um estilo que me encanta. Romances históricos são dos meus estilos preferidos e quando se trata dessa busca por artefatos sagrados e/ou místicos ... é meu ponto fraco. Gostaria muito de ler esse livro, com certeza!

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tive a oportunidade de ler nada do Bernard Cornwell, mas aparentemente ele é muito bom no que faz.
    Este é um estilo literário que eu gosto muito e tenho certeza de que vou apreciar a leitura quando tiver a oportunidade.
    Quanto aos personagens, acho incrível quando são realistas, contraditórios, cheios de dúvidas, defeitos e qualidades. É o que torna a história mais verossímil.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha lido nada sobre esse livro e gostei bastante. Me pareceu uma trama de ação, um pouco de ficção e com um fundo histórico. Fora isso, personagens bons me atraem profundamente, e me fazem querer ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  15. Gosto de romance historico e este parece ser interessante.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir