acompanhe o blog
nas redes sociais

29.4.12

As Viagens de Gulliver [Jonathan Swift]


Ed. L&PM, 1726 – 438 páginas
        Este livro é um clássico da literatura inglesa, já faz parte das minhas leituras obrigatórias, pois está na lista dos 100 melhores do século. De tão famoso, foi adaptado várias vezes para o cinema, televisão e rádio. A mais recente adaptação para o cinema é de 2010 “Gulliver's Travels” estrelando Jack Black – Gisela M. Bortoloso.


A seção Recomendado pelo Leitor foi criada para  melhorar a troca de informações sobre livros e aqui posto a resenha realizada por um Leitor participante do blog. Publico exatamente o que enviam, sem alterações. Participe Também!

Quem Indicou: Arthur Sampaio

Nota: 

Sinopse:
Este livro conta a história de Lemuel Gulliver, um médico aventureiro que abandonou sua família, na Inglaterra, para desbravar novas terras, que depois de naufrágios e tormentas, acaba aportando em terras muito estranhas. Ele vai a Lilipute, onde as pessoas não medem mais de 15 centímetros; depois chega a Brobdingnag, onde as pessoas têm a altura de torres de igreja; e vai ainda ao País dos Houyhnhnms, onde os habitantes mais importantes são cavalos, não homens.

Opinião: As viagens de Gulliver, não fala só sobre um médico marinheiro é algo mais forte, algo que está nas entrelinhas. Há uma lição de moral fortíssima que você só irá perceber quando ler.

Porque indicou: Jananthan Swift mostra de forma e clara (e muitas vezes dura), a "pequenês" humana, é um choque de realidade.

Pontos positivos: É uma leitura simples, pois o livro foi escrito em 1726 e seu público-alvo original era as crianças.

Pontos negativos: O ruim é que o autor fala muito das coordenadas no mar.

Público: Indico para todas as pessoas este livro é fundamental para qualquer bom leitor.

OBS:  Veja aqui a lista dos 100 melhores do século


13 comentários em "As Viagens de Gulliver [Jonathan Swift]"

  1. Poxa vida, estou dormindo no ponto porque eu não li ainda =/ rs

    ResponderExcluir
  2. É o tipo de livro que todo mundo sabe que é bom mas não lê.

    :(

    ResponderExcluir
  3. Há este é mais um "daqueles" livros que sabemos que é livro, mas só conhecemos o filme, né? Já assisti dois filmes, e eu gosto muito das "lições" que os filmes passam.

    Arthur, gostei muito da sua indicação. Você diz que foi uma leitura simples, mas o fato de ter sido escrito em 1726 não reflete na linguagem? Você nã osentiu nenhuma dificuldade?
    Por ser um livro cujo publico alvo é composto com crianças, eu poderia indicarpara uma criança de 10 anos, que ela entenderia eleria num boa ou seria melhor uma edição-releitura? (*pensando no meu priminho =D)

    ResponderExcluir
  4. Caro Arthur, clássico é clássico e como tal deve ser lido sem dúvida alguma. Este é um daqueles livros que todos comentam, mas que poucos leram de verdade, provavelmente Soninha tem razão quando diz que apenas os filmes são conhecidos. A dica é quente e já está anotada!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o que já foi dito: a história se torna conhecida mas poucos leram o livro. Eu sou uma dessa que não leram, mas já vi filmes, desenhos, enfim, muita coisa sobre Gulliver. Para mim, parece que ele existe desde sempre, sabe como é? Como tenho uma pequena em casa, gostaria muito não só de ler, mas também de ter o livro. Super indicação!

    ResponderExcluir
  6. Olá Gisela :)
    Bom, nunca pensei em ler esse livro, apesar de ser um clássico e tal. Mas livros são livros e todos eles nos trazem algo de bom que podemos levar para a vida, não é mesmo?
    Já entrará em minha lista de leitura ^^
    Beijocas, bom feriado =*

    @morenalilica
    http://doceinsensatez.com/blog

    ResponderExcluir
  7. Estou me sentindo deslocada: Nunca li o livro nem vi o filme =X
    Apenas me lembro da capa do filme, um homem grande amarrado por cordas por vários homens pequenos.

    Apesar de ser literatura infantil parece ser o típico livro que não tem idade.
    Será que se encontra para comprar em livrarias?

    bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  8. Oiie, Tudo Bom?
    Eu ja li este livro, e gostei muito. Mas pra vocês terem uma ideia li ele quando tinha 6 anos kkkk. Bom Otima dica! Super Recomendado *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. OI!

    Nunca li e nem conhecia o livro. Confesso que a sinopse não me interessou, mas se é um clássico é pq tem potencial e sendo assim, tenho que ler. Vou procurar na Estante Virtual um bom exemplar. Quero ler para saber se é bom mesmo.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  10. @Soninha Eu não vi dificuldade em ler é de fácil compreensão, indicaria sim para qualquer criança. De certa forma este livro cria um senso crítico impressionante.

    ResponderExcluir
  11. Acho que por o livro ser antigo e de fácil compreensão - combinação que é difícil de ser encontrada - já me deu vontade de ler. Eu conheço a história de Gulliver, mas nunca li nenhum livro. Gostei da indicação. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Oi Gisela!

    Que resenha bacana!
    Mas esse livro não me atrai muito...
    Pode ser que um dia eu mude de ideia.

    Adorei o blog!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Ah, que dica bacana. Confesso que tenho muita vontade de ler esse livro, apesar de até então não saber muito bem do que realmente se tratava. Adorei a resenha, fiquei ainda mais curiosa, sem dúvida quando surgir a oportunidade irei lê-lo.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir