acompanhe o blog
nas redes sociais

6.5.12

Como Treinar seu Dragão [Cressida Cowell]


Ed. Intrínseca, 2010
      Só conheço a versão cinematográfica, mas a Sonia disse que ficou um pouco diferente dos livros. Apesar de ser voltado mais para a público juvenil, tenho interesse em lê-los. Adorei a indicação. – Gisela M. Bortoloso.



A seção Recomendado pelo Leitor foi criada para  melhorar a troca de informações sobre livros e aqui posto a resenha realizada por um Leitor participante do blog. Publico exatamente o que enviam, sem alterações. Participe Também!


Quem Indicou: Sonia Almeida

Nota: 

Opinião: Eu li somente os 3 primeiros exemplares da série Como treinar seu dragão, mas as publicações já alcançam 10 exemplares e este número não para de crescer. Ganhei estes livros na páscoa, pois não tomaria a iniciativa de comprá-los... Mas, sinceramente, e para minha enorme surpresa, eu ADOREI a série! O exagerado mundo viking criado pela autora é facilmente assimilado, os personagens são ótimos, com enredos muito engraçados (sobretudo “Como falar Dragonês”, que me fez gargalhar várias vezes). As ‘lições de moral’ (coragem, amizade, superação, amigos, família) são passadas de forma muito suave, e por vezes são até mesmo imperceptíveis, nada que ‘canse por bater na tecla’. Há uma adaptação da serie para as telonas. Mesmo sendo um ótimo desenho, infelizmente não é tão fiel aos livros, houve muita descaracterização tanto dos personagens quanto da rotina da ilha de Berk, especialmente sobre a relação com os dragões.

Porque indicou: Porque acredito que esta série deve ser recomendada, eu adoraria que alguém tivesse me indicado e falado como os livros são bons e valem a pena, então provavelmente eu teria lido há tempos, antes de ser presenteada.

Pontos positivos: São livros divertidos e de leitura muito fácil, possuem ótima relação texto/imagens ao longo dos capítulos. As capas são muito fofas e as ilustrações das páginas são ótimas. Os nomes dos personagens são engraçados e já dão uma boa ‘pista’ de quem e o que são (para mim isto é positivo, não vi essas caricaturas como algo negativo, mas sim como um charme a mais).Os livros possuem poucas páginas (isso é bom para quem tem medo de livros volumosos).

Pontos negativos: Não achei pontos negativos... Como falei nos pontos positivos, há quem não goste de personagens caricatos, mas eu creio que seja uma característica do gênero, bem destacada nesta série. Que mais...? Ter muitos exemplares, talvez? Parei no terceiro livro e me sinto agoniada para continua a ler!

Público: Depende muito. Tenho 16 anos e estou apaixonada por esta série. Tenho um sobrinho de 3 que adora, e minha irmã de 29 também curte muito. Então, eu indicaria para crianças, com certeza, e para jovens e adultos que não se importem em saber que estão lendo ‘livros infantis’... Sintetizando, indico para quem gosta de ler sem preconceitos e com a mente totalmente aberta.

Sinopse:
A série como treinar seu dragão conta as aventuras de Soluço Spantosicus Strondus Terceiro, que nasceu para ser um líder porque é o único filho e herdeiro de Stoíco, o Imenso, líder dos vikings da Ilha de Berk... Soluço ainda não sabe que será o maior herói de todos os tempos e, a cada livro, se pergunta se a sua vida poderia ser pior, quando algo ainda pior acontece, pois ele é o garoto menos heroico que existe. Mas Soluço é esperto, e seus bons resultados são frutos do uso da inteligência e não da força bruta, como acontece com os vikings normais. Todos os Guerreiros Vikings devem ter um dragão, e como futuro líder Soluço deveria pegar o filhote de dragão mais malvado, mas acaba pegando Banguela, cuja única característica espantosa era a de ser espantosamente pequeno e preguiçoso e desobediente. E assim, por 3 livros, lemos as desobediências de Banguela, as tentativas de Soluço em ser um ‘grande viking’ como o pai e a tribo esperam.

Mais informações no site oficial da série no Brasil: serie como treinar o seu dragao

Série Como treinar o seu dragão:
  1. Como Treinar o Seu Dragão  (2010/ 224 páginas)
  2. Como Ser um Pirata (2010/ 224 páginas)
  3. Como Falar Dragonês (2010/ 240 páginas)
  4. Como Quebrar a Maldição de um Dragão
  5. Como Mudar uma História de Dragão
  6. Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais
  7. Como Navegar em uma Tempestade de Dragão
  8. Como Treinar o seu Viking
  9. Como Partir o Coração de um Dragão (não lançado no Brasil)
  10. Como Roubar a Espada de um Dragão (não lançado no Brasil)

15 comentários em "Como Treinar seu Dragão [Cressida Cowell]"

  1. Eu já ouvi falar do filme e tudo, e gostei da sinopse. Muito bem escrito essa resenha. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Querida Sônia, bela dica. Assim como você jamais compraria um livro assim, sem uma dica, sem alguém que me incentivasse. Daí a importância de uma galera antenada, com gostos ímpares.

    ResponderExcluir
  3. Meu filho lê essa série. Assim como vc Sônia, ele ainda não leu todos (acho que leu os 5 primeiros) e vive pedindo para que eu os leia tbem, mas não creio ser meu tipo de leitura.
    Realmente a versão cinematografica, segundo meu filho, é bem diferente do livro, inclusive com personagens diferentes e tal.
    A dica é boa sim, mas creio ser indicado mais para o público infanto juvenil :)
    Beijos, boa semana =*

    @morenalilica
    http://doceinsensatez.com/blog

    ResponderExcluir
  4. É uma boa dica.
    Eu já tinha ficado de olho nessa série para comprar para meus irmãos (e claro roubar depois e ler tb) e agora é apenas mais um motivo p que eu faça isso.

    Bjuss

    Nâna

    ResponderExcluir
  5. Eu não conheço a série e também não vi o filme, mas já li tanta coisa boa a respeito que tenho muita vontade de conhecer o famoso Soluço.

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi o filme e foi super divertido, logo depois descobri que era baseado em uma série de livros, mas não li por acreditar que os livros seriam infantis demais. Agora, acho que seria um livro divertido e uma leitura mais leve é sempre agradável! Talvez eu dê uma chance para a série :D

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho tanta vontade de ler esse livro... Não dava nada pela história até que assisti ao filme e me apaixonei por soluço e seu dragãozinho. Ainda não desisti da leitura. Eu qro a coleção na minha estante, já!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  8. oi Pessoal! =) Podem ler sem medo, porque é uma leitora muito prazerosa! Gisela, obrigada pela oportunidade,espero poder partipar mais vezes, indicando livros =D Beijosssssss

    ResponderExcluir
  9. Super indico esses livros para qualquer idade! Eu só li os dois primeiros, mas já é uma série favorita <3

    ResponderExcluir
  10. Gente, hoje em dia não sabem mais fazer só um livro ou uma sério com até 5, acho 10 exagero ¬¬
    Realmente parece ser bem engraçado, mas não faz meu estilo de leitura. Adoro rir lendo e tenho certeza de que me divertiria com esse, mas como não tenho nenhum dos livros e são tantos já desisto logo, tenho tanto livro pra comprar e completar coleções que fica sem logica parar pra começar uma nova.
    Mas indico.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Comecei a comprar os livro depois de ver o filme, tenho lido de vez em quando e adoro.Apesar de não ter muito a ver com o filme (como sempre) os livros são divertidos,com um toque irônico e com uma leitura facílima. Sem contar que aquele dragão é o pesadelo da vida do Soluço. Tenho 32 anos adoro literatura infantil e sou apaixonada pela série.

    ResponderExcluir
  12. Hahahahahaha...

    Owww eu vi o filme e adoreii!! Soluço ..hahahahaha

    Mas n sei se encaro uma serie com tantos livros n... ainda estou traumatizada!

    Mas é realmente uma dica otimaaa!! Quem sabe um dia ;D

    =*

    ResponderExcluir
  13. De primeira não achei que fossem livros tão populares! Não gostei, talvez por causa do nome, super achei que fosse ser entediante.. mas comecei a ler várias resenhas positivas! Vi o filme há um tempo atrás dando em um dos Telecines e nem parei pra ver! Mas confesso que depois de todas as resenhas que li, estou até curiosa! Hahaha Adoreiiii a resenha, beijos

    ResponderExcluir
  14. não sei qnto ao livro, mas o filme em si é sensacional. Uma das melhores animações q já vi. Se eu tivesse tempo até leria.

    http://profissaoautor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu achei sensacional o livro e o filme estou no capítulo 14 do livro estou achando muito legal, é uma aventura muito interessante. Estou tentando ler e ir comprando um por um dos livros , até completar a coleção inteira. Acho que vou me divertir muito tendo a coleção inteira. Eu adoro ler, procuro ler um a meia hora por dia, então eu indico o livro e o filme...

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir