acompanhe o blog
nas redes sociais

16.6.12

Corações Sujos [Fernando Morais]

Ed.Companhia das Letras, 2000 - 344 páginas
        Nesta sua volta à grande reportagem, Fernando Morais conta a história da seita nacionalista que aterrorizou a colônia japonesa no Brasil. O Livro ganhou o Prêmio Jabuti 2001 de Melhor Reportagem. – Companhia das Letras.


A seção Recomendado pelo Leitor foi criada para  melhorar a troca de informações sobre livros e aqui posto a resenha realizada por um Leitor participante do blog. Publico exatamente o que enviam, sem alterações. Participe Também!


Quem Indicou: Arthur Sampaio

Nota: 

Opinião: Corações Sujos foi o primeiro livro que eu li de F.Morais, realmente me impressionou. No começo eu achava que era apenas um livro com os dados coletados ao longo de alguns meses, mas quando eu comecei a folheá-lo vi que a coisa era bem diferente. Morais conseguiu fazer algo que eu nunca tinha visto em nenhum livro: criar um livro com uma leitura tão escorreita que muitas vezes eu me peguei pensando se tudo o que aconteceu era fato.

Porque indicou: Eu gostei muito deste livro. Só de imaginar que no Brasil existia um movimento de valorização de um dos paises do Eixo(Japão) em plena 2ª Guerra Mundial é algo fantástico. A Shindo Reimei era uma yakuza no nosso país. Espero que todos leiam.

Pontos positivos: Como já citado além de ser uma leitura boa, você aprende muito. Percebe todo o contexto histórico-social dos imigrantes ▬principalmente os que vieram dos paises do eixo▬ , e até mesmo da conjectura política do estado de Vargas, além da discriminação, o ódio criado apartir de líderes japoneses.

Pontos negativos: Pra quem não gosta de leituras com dados reais(fotos,cartas,depoimentos,etc), talvez, não seja uma boa ler este livro.

Público:Para os estudantes de jornalismo,história e aqueles que tem curiosidade de saber mais da história do nosso país, não só a história mostrada nos livros didáticos.

Sinopse: A Shindo Renmei, ou "Liga do Caminho dos Súditos", nasceu em São Paulo após o fim da Segunda Guerra, em 1945. Para seus seguidores, a notícia da rendição japonesa não passava de uma fraude aliada. Como aceitar a derrota, se em 2600 anos o invencível Japão jamais perdera uma guerra? Em poucos meses a colônia nipônica, composta de mais de 200 mil imigrantes, estava irremediavelmente dividida: de um lado ficavam os kachigumi, os "vitoristas" da Shindo Renmei, apoiados por 80% da comunidade japonesa no Brasil. Do outro, os makegumi, ou "derrotistas", apelidados de "corações sujos" pelos militantes da seita. Militarista e seguidora cega das tradições de seu país, a Shindo Renmei declara guerra aos "corações sujos", acusados de traição à pátria pelo crime de acreditar na verdade. De janeiro de 1946 a fevereiro de 1947, os matadores da Shindo Renmei percorrem o Estado de São Paulo realizando atentados que levam à morte 23 imigrantes e deixam cerca de 150 feridos. Em um ano, mais de 30 mil suspeitos dos crimes são presos pelo DOPS, 381 são condenados e 80 são deportados para o Japão.

16 comentários em "Corações Sujos [Fernando Morais]"

  1. Olá,
    Fuquei bem impressionada com esta história, não conhecia o livro e muito menos sabia que o Shindo existiu. Muito interessante. Vou compra-lo com certeza.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Arthur ^^
    Hum, então, tenho que confessar que não é meu estilo de leitura. Creio que não daria conta de ler um livro assim, com dados históricos e tal.
    Mas, independente disso, é muito válida sua dica, principalmente num momento em que todos leem e indicam as mesmas coisas =\
    Um ótimo final de semana ^^

    @morenalilica
    http://doceinsensatez.com/blog

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro e achei super interessante. Gosto bastante de história e creio que esse mostra um lado da Segunda Guerra em pleno Brasil que muitos desconhecem. Com certeza gostaria de ler. É uma excelente indicação!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha visto esse livro. Ele parece legal pra quem gosta desse estilo de livro, mas eu não curti muito =/

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha visto esse livro ² rsrsrs
    Eu nem conhecia o autor, esse é a primeira vez que me deparo com ele. Confesso que não gosto de livros assim. Eu já leio muitas coisas então procuro em minhas leituras alguma distração e confesso que nem sempre elas tem um cunho que envolva raciocínio e dados históricos, não que eu acho ruim esse tipo de leitura, já li alguns e gostei bastante, mas é algo que exige mais atenção aos dados e eu já leio apressada pensando no que lerei depois rs
    Mas recomendo pros outros que goste, principalmente o Rodolfo, ele ama livros assim rs
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Poxa, bacana juntar fatos históricos, as vezes pode ser uma leitura pesada e que requer fôlego, mas tem bastante conteudo =)

    ResponderExcluir
  7. Olá! Também nunca tinha ouvido falar neste livro e nem no autor, uma pena. O livro parece interessantíssimo, embora eu não seja a maior fã desse tipo de livro. Meu namorado é que gosta de ler esses livros e geralmente ele me conta como são, mas eu tenho sempre tantos na lista que abro mão de experimentar uma leitura tão diferente.
    Meus parabéns pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá eu tenho muito interesse nesse livro, mas acho muito caro, vc pode me indicar algum lugar aqui em São Paulo, de preferencia da zona leste, aonde posso comprar esse livro com um preço bom, ou algum site??? por quanto vc pagou por ele??
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, Fernando Morais escreveu Olga e Chatô, o Rei do Brasil, entre outros. Eu li Olga (muito antes de virar filme) e amei!
    Gisela

    ResponderExcluir
  10. fui apresentada ao livro agora e já me interessei por este. Parece trazer uma bagagem cultural enorme para nós, brasileiros. Não tinha nem noção da existência da Shindo Renmei e muito menos tudo o que ela envolve.
    Se Fernando Morais escreveu Olga (ainda não li o livro mas amei o filme e como de praxe, o livro deve ser melhor que o filme) estes outros devem conter uma estória emocionante tanto quanto.
    Espero poder lê-lo.

    ^-^
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Tudo bom?
    Nossa nunca tinha visto nem lido nada sobre esse livro... Tudo bem que não agradei muito da capa... mas não posso julgar pela aparência... hehehe Mas parabéns pela resenha....

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu não conhecia esse livro, nunca tinha visto em lugar nenhum.
    Acho que não seria uma leitura muito recomendada para eu adotá-la como um entretenimento, poderia ler o livro quando me interessasse em fazer uma pesquisa sobre o período, sabe?
    Mas bem legal a indicação.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Caro Arthur, este livro é espetacular, está entre os meus favoritos. Li "Olga" e "O mago", e ainda tenho "A ilha" me esperando pra ler. Porém, este foi o livro que mais me emocionou. Assim como Ruy Castro, Fernando Morais é criterioso e suas palavras têm a capacidade de se tornarem tremendamente reais, como se ele mesmo tivesse vivenciado o momento. Como vivi grande parte de minha vida no interior de São Paulo, os lugares onde ocorrem os eventos me é conhecido, até hoje existem colônias enormes de japoneses por lá. Não é só história que temos neste livro, temos também um pouco da cultura e dos princípios que regem o povo oriental. Enfim, é um livro que nos faz refletir e só por isso já valeria a leitura. Parabéns pela escolha, bela resenha!

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não conhecia esse livro, aparentemente não é o tipo de leitura que aprecio, mas estou tentando diversificar um pouco, sem dúvida vou anotar essa dica, afinal, gosto de livro com esse contexto.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro. Nunca li nada do autor, mas gostei da sugestão. A verdade é que eu gosto mto de história e acho que livros assim acrescentam mto ao leitor. Eu, com certeza, gostaria de ler.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Nao connhecia o livro,mas o fato de ter fatos historicos me encantou.Obrigada pela sugestao.
    Bjus
    Fabianne

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir