acompanhe o blog
nas redes sociais

5.8.12

Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras, Vol.1 e Aura Negra, Vol.2 [Richelle Mead]

Ed. Nova Fronteira, 2007 – 302 páginas:
       Rose Hathaway é uma vampira, guarda-costas de sua melhor amiga Lissa, uma princesa vampira Moroi. Há dois anos elas estão fugindo, mas agora foram capturadas e estão sendo levadas para a Escola São Vladimir, justamente o lugar onde mais longe estão o perigo, e vão ter que lutar para proteger uma à outra. – Fonte: Saraiva  


Costumo fazer resenhas duplas para alguns livros que não tem conteúdo suficiente para se comentar separadamente. Não vala a pena, pois são séries que possuem volumes finos que poderiam muito bem serem resumidos em um só. Isso se aplica a Academia de Vampiros, onde os livros são finos, fáceis de ler e de pouco conteúdo.
Achei boa a narrativa da Richelle, li cada livro em praticamente dois dias, pois a trama é bem simples e voltada para o público juvenil, não apresentando nada de novo ou surpreendente.

Como todo livro de Vampiros, a autora nos ambienta neste mundo (os vampiros hoje em dia não são mais como os de Bram Stoker, como vocês já sabem) e confesso que não gostei muito deste não, achei a relação entre os Moroi e seus gardiões Dampiros muito bizarra, e logo de cara peguei antipatia pelas duas raças, a primeira por ser prepotente e a segunda por ser burra. A autora foi fraquíssima na sua explicação de porque os dampiros devem proteger a raça dos Moroi contra os sanguinários Strigoi. Inclusive ainda acredito que nos próximos volumes esta relação entre dampiros e Morois deve dar uma boa guinada.

Os livros tem a narrativa realizada pela sua personagem principal, uma dampira de 17 anos, chamada Rose, que é a melhor amiga de uma vampira Moroi chamada Lissa, estas duas se metem em aventuras e romances, mas nada muito empolgante. Inclusive é do tipo de série baseada nos mesmos personagens, onde temos que esperar até o último livro para a heroína ficar oficialmente com seu par, passando neste ínterim por idas e vindas amorosas, o que me cansa um pouco.

A série tem um total de 6 livros, todos já disponíveis no Brasil.

Ed. Nova Fronteira, 2008 – 304 páginas:
 A Escola São Vladimir está em estado de alerta após um ataque sem precedente dos sanguinários Strigoi. Os guardiões, admirados por suas habilidades e seus grandes feitos, se preparam para entrar em ação. A Escola envia seus alunos para um hotel luxuoso e bem-protegido, porém um imprevisto obriga Rose a deixar a segurança do lugar e impedir que o pior aconteça. – Fonte: Saraiva







25 comentários em "Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras, Vol.1 e Aura Negra, Vol.2 [Richelle Mead]"

  1. Sou suspeita para falar dessa série,pois é uma das minhas favoritas (AMO!!!).
    Chorei lendo o 3º e o 4º livro,impossível não se emocionar com a Rose e o Dimka.
    Até hoje não criei coragem para ler Last Sacrifice,acho que não quero me despedir de um dos melhores casais que já criaram.
    rsrsrs

    bjs Nati

    ResponderExcluir
  2. Nossa Nati, espero que o romance destes dois melhore nos próximos livros, pois nos dois primeiros que acabei de ler achei tão sem graça o relacionamento deles...
    um abraço
    Gisela

    ResponderExcluir
  3. Gisela, eu gosto bastante dessa série. Já li até o volume cinco e a história realmente dá umas boas guinadas. Apesar de algumas coisas clichês, acho que ainda sim têm alguns diferenciais que me prenderam e nesse tipo de enredo, tornou-se uma das minhas favoritas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi ^^
    Ah, que bom que vc leu e resenhou "Academia de Vampiros", eu só tinha lido resenhas entusiasmadas dessa série! Confesso a vc que estava louca pra comprar a coleção, mas agora, sei lá, acho que tenho outras prioridades, haha.
    Beijos Gi, linda semana =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  5. Uaiiii cara Gisela, você é a primeira que vejo discordar dos livros desta série. De Richelle Mead li apenas "A filha da tempestade" e confesso que gostei, achei a autora bem safadeeenha. São livros de leitura fácil mesmo, feitos para leitores gerados na internet. Vou aguardar então outros leitores se pronunciarem, por enquanto fico apenas na outra série.

    ResponderExcluir
  6. Acho que esse é o maior fetiche de toda mulher: Escontrar um Vampiro para chamar de Meu.

    Só lendo o livro para poder dar uma avaliação mais objetiva pois ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dessa série.


    Um leve bater de asas para todos!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gisela!
    Confesso que fiquei surpresa com seus comentários, mas ai percebi que você somente leu os dois primeiros! Eu li essa série por que uma amiga me emprestou em uma aula chata, e eu tb não me prendi muito nos primeiros livros... Acontece que mais para frente o livro fica muito melhor! Claro que, como já foi dito, há os clichês, mas os livros se tornam bem mais interessantes! Se você não se apaixonar por Dinka, me conte seu segredo! Hahahaha!

    Parabéns pela resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Vou começar a ler essa série ainda essa semana, quem sabe. Muito ansiosa para ler!!! *-*

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não comecei a ler essa serie porque cinceramente eu não me interessei pela serie ! Quem sabe um dia eu não me arrisca ! ^^

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Gisela, o sexto livro ainda não foi lançado no Brasil né? Da para conseguir a versão em inglês, mas não tem oficial em português certo? .. Vou ler o quinto e amo a série, é uma das melhores séries juvenis de vampiros que já li. É claro que comecei a achar isso quando terminei o terceiro. :)

    ResponderExcluir
  12. Hum não sou fã de vampiros e livros com pouco conteúdo não me agradam.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Não li nada, então não tem muito o que opinar sobre.
    Mas eu tenho até vontade de ler, o problema é essa moda de tudo ser de vampiros agora.

    ResponderExcluir
  14. Ainda não nenhum livro da série "Academia de Vampiros", mas faz muito tempo que tenho vontade de ler, apesar dessa "modinha" irritante em torno dos vampiros.

    ResponderExcluir
  15. Vish, então ainda bem que não comprei na promo do submarino! Pelo visto eu ia acabar me arrependendo. Cadê filtro no mercado literário, né? :(

    ResponderExcluir
  16. Eu cansei de vampiros, saturou... e pelo visto essa série é apenas mais do mesmo. Não tinha me chamado atenção e continua não chamando :)

    ResponderExcluir
  17. Eu confesso que não sou muito fã de histórias de vampiros e acho sempre estranho quando os autores modificam tanto a história original (vampiros não queimam no sol mais etc). Essa é uma série que eu talvez lesse somente se ganhasse os livros.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Esta série não chama minha atenção, talvez pela capa e tambem cansei de historias com adolescentes.

    ResponderExcluir
  19. Aff, história de vampiros adolescentes já está ficando manjada demais... Será que é uma inspiração coletiva?

    ResponderExcluir
  20. Achei esta série muito bem "amarrada"é sem dúvida uma das minhas preferidas.O livro 6 é perfeito apesar de deixar algumas coisas no ar.Baixei todos os livros na net e leio em meu celular qdo estou em filas,trens,etc...Já li muuuitos livros(Nora Roberts,auto ajuda,Federico Moccia,Sidney Sheldon e aí vai e qdo quero dar uma aliviada pego esse de leituras faceis.

    ResponderExcluir
  21. Oi Gi, acho ótimo quando blogueiro faz crítica aos livros... não que eu goste de ver livro sendo criticado, longe de mim, mas acho que dá crédito ao blogueiro por exprimir uma opinião sincera e verdadeira...
    Nunca li nenhum volume dessa série, e confesso que nunca me animei de ler e continuo sem nenhuma vontade... Creio que em parte se deve ao fato de eu não estar mais num momento pra literaturas levinhas e adolescentes... Estou mais pra tramas complexas, em que os personagens são completos, fora do clichê e de preferência mais adulto... cada um tem seu momento, já li livros levinhos um atrás do outro e agora estou em outra vibe... ^^
    Parabéns pela resenha Gisela, emitiu opinião (sem spoilers... ahhhh, dá vontade até de suspirar)

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li esta séries, mas tenho imensa vontade, não me importo de serem os mesmos personagens, série acaba sendo assim, não gosto quando cada livro tem uma mudança brusca.
    Bjos!

    Cida

    ResponderExcluir
  23. Eu li a série e gostei bastante. No começo realmente não tem muita lógica esse negócio de dampiros e Morois, mas depois de um tempo as coisas melhoram.

    Minha personagem preferida é a Lissa.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  24. Li só um livro da serie e vi que é muito bom , gostei mto da serie

    ResponderExcluir
  25. A melhor serie que eu já li muitoo perfeito *-*

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir