acompanhe o blog
nas redes sociais

13.8.12

O Iluminado [Stephen King]

Ed. Objetiva, 1977 - 264 páginas:
      O título foi inspirado em uma música de John Lennon chamada "Instant Karma!", que contém a frase "We all shine on…". King quis originalmente dar o nome ao livro de "The Shine", mas mudou o nome quando percebeu que "shine" era gíria pejorativa para negros. Esse foi o terceiro livro de Stephen King e primeiro best-seller em capa-dura. O sucesso do livro foi tanto que firmou King na carreira de escritor, como um dos mais famosos no gênero. Um filme baseado no livro, "The Shining", dirigido por Stanley Kubrick, foi lançado em 1980, trazendo no elenco Jack Nicholson. – Fonte: Wikipédia.


A seção Recomendado pelo Leitor foi criada para  melhorar a troca de informações sobre livros e aqui posto a resenha realizada por um Leitor participante do blog. Publico exatamente o que enviam, sem alterações. Participe Também!


Quem Indicou: Lieh

Nota: 

Opinião:  Esse foi o primeiro livro do autor Stephen King e também o primeiro que eu li do gênero terror. De início, eu não tive grandes expectativas sobre a história, porém no decorrer da leitura é fácil se envolver e se apegar aos protagonistas - Jack, Danny e Wendy. O autor consegue trabalhar muito bem o suspense e as cenas macabras para deixar a história mais emocionante. Confesso que quando eu terminei de ler, foi difícil dormir... Até hoje eu não consegui superar o final desse livro. Fiquei até um pouco traumatizada com a tamanha violência e banho de sangue do enredo, mas vale a pena a leitura.

Porque indicou: Foi um livro marcante, no final das contas. Por trás da história, existe problemas reais que qualquer família pode passar.

Pontos positivos: O detalhamento e a verossimilhança, sem mencionar as belas caracterizações dos personagens e seus conflitos.

Pontos negativos: O livro no começo demora para engatar na história. Não foram poucas as vezes que eu pensei em abandonar.

Público: Para quem gosta de um bom terror, principalmente psicológico vai gostar. Mas de antemão eu aviso que há insinuações de sexo, e o autor não poupa palavras no quesito violência.

Sinopse:

Danny Torrance não é um menino comum. Danny é capaz de ouvir pensamentos. Ele pode transportar-se no tempo e olhar o passado e o futuro. Danny é um iluminado. Maldição ou benção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador do velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se de vez das convulsões que assustam a família. Só que Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu de enterrar velhos ódios, cicatrizar antigas feridas. O Overlook é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. O Overlook é uma sentença de morte e quer Danny, e precisa dos poderes de Danny para chegar ao fim.
A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e a ânsia assassina de poderosas forças malígnas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.

16 comentários em "O Iluminado [Stephen King]"

  1. Ainda não li nada de Stephen King, mas este em especial, acho que não encaro. Não gosto muito de terror e violência. Acho que fico muito "encucada" e depois não consigo esquecer. Acredito que seja um enredo e tanto, mas não é para mim.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o filme aqui em nunca assisti. A história me interessou, mas eu morro de medo de terror, principalmente quando envolve espíritos e tudo mais. Fico arrepiada só de pensar. Um dia quem sabe não perco o medo e me aventuro a ler.
    Quem sabe... rs.
    Beijos!

    Mari - http://leitorete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro livros de terror, mas filmes não consigo aguentar. Ainda não li nada do King, mas tenho "O concorrente" aqui. "O iluminado" é um que quero ler já faz um tempinho, mas desanimei um pouco por saber que o início é enrolado...

    (troquei meu nome no formulário para ficar igual ao nome de seguidor ok? :))

    ResponderExcluir
  4. Nunca li o livro somente assisti ao filme e adorei:realmente assustador.Muito boa a indicação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Puxa, eu gostei da resenha hein! Como a colega do comentário de cima, eu só assisti ao filme e não sei exatamente porque eu ainda não tenho o livro >.< Adoro livros e filmes de terror!
    Ótima dica, muito obrigada por compartilha-la conosco ^^
    Beijos, boa semana =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  6. Já teve uma época da minha vida que assisti muito filme de terror mas hoje em dia esse não é mais o meu gênero.
    O Stephen é com toda certeza o melhor escritor de livros de suspense e terror. Conhecia o livro mas não tive vontade de ler. Estou numa fase mais de romance e drama.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Medo, pavor, horror de ler livros desse autor. Passo longe... Sei que gênero é e que é bom, porque o homem escreve e escreve muito, mas eu não leio. Ainda sou muito boba com esses livros dele :S

    ResponderExcluir
  8. Stephen King é um autor me prezo demais. A ficção deste mestre foi a primeira que me fez correr atrás de todos os outros livros. Sinto que acabei amadurecendo meus gostos e desejos e King foi perdendo espaço. Mas foi só ler "Love - A história de Lisey" que notei que meu a amadurecimento como leitor acompanhou o do mestre. "O iluminado" não é dos meus preferidos, mas está longe de ser um livro menor. Os primeiros trabalhos do mestre são excepcionais. Esta é uma dica excelente"

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho tanta vontade de ler algum livro do King! Todos dizem que é um autor fantástico.
    Só que eu teria um certo problema: eu fico muito impressionada com esses livros. Só leria de dia. :P

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente, eu pretendo ler outro livro dele mais para frente... Mas tudo é questão de momento, hehe. Um que eu me interessei é Carrie, A Estranha por causa do filme, e por ser se eu não me engano, o primeiro romance do King :)

    Bjos!

    Mundo Silencioso - www.silentmyworld.blogspot.com
    @BlogMSilencioso

    ResponderExcluir
  13. Eu acho esse livro incrível, justamente por conta do terror psicológico. Durante a história, voce certas vezes se pergunta se aquilo tudo está realmente acontecendo, ou se as "influências negativas" levam os personagens a certas atitudes. O final dele é muito marcante, e algumas cenas do livro realmente nos faz perder o sono.

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada do Stephen King *choca todo mundo*
    Todavia tenho grande interesse em ler algum livro dele,mas não será esse.
    Livros de terror,eu passo longe.
    Lieh ótima resenha

    bjs Nati

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada do King, mas meu irmão é fã! Então, ele sempre fala dos livros dele para mim.
    Acredito que seja muito bom, realmente. Se bem, que tem alguns, que acho que ele é meio pertubado para escrever, rs. Como a nevoa (acredito ser dele).

    ResponderExcluir
  16. Só vi o filme mas sou doida para ler este livro. Do Stephen eu nunca li nada, estou esperando uma folga na minha lista para ler Cemitério Maldito, que acho que foi o primeiro filme que vi baseado em livro dele. Depois vou arranjar esse livro.

    Bye

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir