acompanhe o blog
nas redes sociais

4.9.12

E o Vento Levou [Margareth Mitchell]

Ed. Record, 1937 - 952 páginas
      Livro ganhador do prêmio Pulitzer de 1937. Sua adaptação para as telas, em 1939, foi indicada a treze Oscars, ganhando oito, inclusive o de melhor filme e de melhor atriz.


A seção Recomendado pelo Leitor foi criada para  melhorar a troca de informações sobre livros e aqui posto a resenha realizada por um Leitor participante do blog. Publico exatamente o que enviam, sem alterações. Participe Também!





Quem Indicou: Vanilda Procopio

Nota: 

Opinião: Sou apaixonada por essa história. Em um primeiro momento, a autora escreveu apenas para passar o tempo, já que era jornalista, mas deixou de trabalhar quando se casou, a pedido do marido (isso entre 1925 e 1935. Ela escreveu a história por cerca de 10 anos). Então, o livro não tem uma preocupação literária acadêmica extrema, mas conta uma história incrível, que já me fez reler o livro diversas vezes. É fascinante acompanhar a transformação da protagonista Scarlett O’Hara (às vezes torcemos a favor e às vezes contra ela!), que vai do período antes da Guerra Civil americana até depois do seu término.

Porque indicou: Apesar de ter sido lançado em 1936, tem uma linguagem de fácil compreensão. O enredo é muito bom e a “mocinha” não é nada convencional. É forte, usa de todos os métodos que tem à mão para conseguir seus objetivos, sem hesitar. O livro vai muito além de um romance.

Pontos positivos: Retrata com fidelidade a época antes, durante e depois da Guerra Civil americana e as mudanças que ela causou. Os personagens são fortes e inesquecíveis.

Pontos negativos: Eu não encontrei pontos negativos, mas o livro tem cerca de 950 páginas, o que pode afastar o leitor menos acostumado. Mas a história flui muito bem e não se torna cansativa.

PúblicoJovens e adultos.

Sinopse:

"E o vento levou", de Margaret Mitchell, traz a impressionante história da bela Scarlett O’Hara e de sua transformação de jovem impetuosa e mimada em mulher prática e disposta a tudo para conseguir o que deseja. Frustrada por não conseguir se casar com Ashley Wilkes, Scarlett acaba se envolvendo com o charmoso aventureiro Rhett Butler, com quem viverá uma das histórias de amor mais célebres e conturbadas da literatura. Mitchell descreve de maneira impressionante a Guerra Civil norte-americana e retrata as grandes mudanças que pavimentaram a história dos Estados Unidos e enterraram para sempre um estilo de vida.

13 comentários em "E o Vento Levou [Margareth Mitchell]"

  1. Oi Vanilda ^^
    Mais um livro que virou filme! Eu assisti ao filme, não tive oportunidade ainda de ler o livro (pra falar a verdade, não sabia que tinha um livro dessa estória...). Adoro o filme! Scarlet é o tipo de mocinha que nos faz sofrer e sorrir muito né?
    Curti sua resenha! Vou procurar saber mais sobre o livro, o número de páginas não me assusta, rs.
    Beijos, boa semana pra vc =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  2. adorei a resenha... vai pra lista de wishs *-*

    ResponderExcluir
  3. 950 paginas!Uaua(ainda bem que não me importo com paginas).Gostei da indicação,pois não sabia que o filme era baseado em um livro.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro mesmo e ele tinha tudo isso? Ual! Nem me lembro....
    Amo amo amo amo e amo!!!

    ResponderExcluir
  5. Só assisti o filme. Não sabia sobre o livro. Boa dica essa. Vou procurar aqui nas livrarias.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro esse livro! Sabe daqueles que a gente se apaixona e pronto? Foi assim ... reli muitas vezes e a minha edição é uma do Circulo do Livro, pra quem lembra ... rsrsrs Soube que a autora foi muito cobrada para escrever uma continuação, um desfecho para a história e por conta disso ela até se afastou do assédio da mídia. Em 1991 a autora Alexandra Ripley escreveu uma continuação para a história, chamada Scarlett. Não tem a mesma essência da escrita de Margareth Mitchel mas temos uma sequência para as aventuras de Scarlett e Rhett Butler.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o filme, mas por ele ter mais de três horas eu simplesmente não consigo criar coragem para assistir. Novecentas e cinquenta páginas é muita coisa. Um dia ainda crio coragem, pelo enredo, por que se depender da quantidade de páginas eu não vou ler nunca. Livros muito grandes me cansam ainda mais que eu tenho um problema sério de ansiedade, não vou conseguir dormir com uma bíblia dessas me esperando. kk

    Beijão!

    Mari - http://leitorete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ai, sempre que vou na Saraiva fico namorando esse livro... Já vi o filme e é maravilhoso, amei, então sempre fico imaginando como deve ser o livro e tenho muita vontade de ler... pena que sempre tá caro, e eu sempre sem dinheiro hauhsusaus...
    parabéns pela resenha, muito boa...

    ResponderExcluir
  9. Tenho vontade de ler o livro pois sempre leio ou assisto personagens de outros livros ou filmes e séries citarem alguma cena do livro, principalmente sobre Scarlett O’Hara. Parece um ótimo clássico.

    ResponderExcluir
  10. O que falar desse livro, é realmente lindo e enorme rsrs... a história é uma mistura de amor, aventura, guerra e paixão. Já li o livro e assisti ao filme, mas não nessa ordem rs... pois me interessei pela leitura do livro ao assistir ao filme, que alias que super comprido rsrs... assim como o livro.
    Mas mesmo assim adorei, pois achei que apesar do filme ser gigante ele foi bem fiel ao livro.

    Meus parabéns pela ótima resenha, adorei.

    ResponderExcluir
  11. Puxa vi tantas vezes o filme e não sabia que tinha o livro. A quantidade de páginas não me assusta ainda mais se o livro for bom. Com certeza vou atrás desse pra ler.

    ResponderExcluir
  12. Olha, confesso que o tamanho me assusta muito! rsrsrsr acho que o meu maximo de paginas lendo foi 700 e pouco. Eu nunca vi o filme, mas parece ser interessante. Gosto muito de romances historicos, mas esse me parece diferente do que costumo ler. Não faz meu estilod e leitura, mas vou procurar ver pelo menos o filme, quem sabe me animo.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Sabia que eu nunca assisti ao filme ou li o livro?

    Coisa engraçada! UIAHSaUIHS

    Adoro esses livros de época, então nao faço idéiaa do pq deixei de ler.

    preciso me lembrar de colocar na lista de desejados!

    =*

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir