acompanhe o blog
nas redes sociais

22.12.12

As Crônicas de Nárnia [C. S. Lewis]

Ed. Martins Fontes, 1950– 792 páginas:
      Nos últimos cinquenta anos, "As crônicas de Nárnia" transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.


A seção Recomendado pelo Leitor foi criada para  melhorar a troca de informações sobre livros e aqui posto a resenha realizada por um Leitor participante do blog. Publico exatamente o que enviam, sem alterações. Participe Também!


Quem Indicou: Juliana Xavier - http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br

Nota: 

Opinião: É fantástico esse livro! Conheci primeiro os filmes, mas o livro é muito mais especial. São sete histórias, passadas em um tempo enorme, pelo menos levando em consideração como o tempo passa em Nárnia. "O sobrinho do mago", o primeiro livro que consta nessa coletânea, foi o meu preferido, pois é o começo de tudo.Quando eu digo tudo, incluo aí o nascimento de Nárnia. Acompanhamos a criação desse mundo mágico e ficamos sabendo porque os homens foram escolhidos para serem reis e rainhas dele. Descobrimos também porque aquele  único guarda-roupa, entre todos os existentes no nosso mundo, é capaz de permitir a entrada nesse lindo lugar.

Porque indicou: Indiquei porque realmente me encantou e quero que encante outras pessoas.

Pontos positivos: A escrita maravilhosa do autor. E é bem legal o encontro das personagens de livros anteriores com as novas personagens que surgem à medida que os séculos avançam em Nárnia. No final do livro, tem uma ótima reflexão sobre a maneira de escrever para crianças, que desvia-se para muitos outros assuntos. Super interessante.

Pontos negativos: O único ponto negativo fica por conta do livro ter páginas brancas, e não amarelas.

PúblicoPara todas as pessoas, desde crianças que já consigam ter um livro tão grande até adultos de todas as idades, que se disponham a embarcar nessa aventura.

Observação (retirada da Wikipedia):

Os fãs da série As Crônicas de Nárnia possuem fortes opiniões sobre o correto modo de ler-se os livros da série. No início, os livros não eram numerados; a primeira editora americana que numerou os romances foi a Macmillan, que colocou número nos livros seguindo a ordem em que foram publicados. Quando a editora HarperCollins assumiu a série no ano de 1994, os livros foram renumerados, seguindo a ordem cronológica, tal como foi sugerido pelo enteado de C.S.Lewis, Douglas Gresham.

Ordem de PublicaçãoOrdem Cronológica
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-RoupaO Sobrinho do Mago
Príncipe CaspianO Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
A Viagem do Peregrino da AlvoradaO Cavalo e seu Menino
A Cadeira de PrataPríncipe Caspian
O Cavalo e seu MeninoA Viagem do Peregrino da Alvorada
O Sobrinho do MagoA Cadeira de Prata
A Última BatalhaA Última Batalha


31 comentários em "As Crônicas de Nárnia [C. S. Lewis]"

  1. Ainda não li o livro, mas já vi os filmes e gostei. Já vi para comprar por um preço razoável e fiquei na dúvida, mas sua resenha me convenceu.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  2. Adorei o filme. Imagino que o livro seja superior, como sempre acontece.
    Acho a magia dessa história encantadora, para crianças, adolescentes, adultos... tão bom sentar para ler o livro e voar na imaginação do autor!
    Excelente indicação, completa! A leitora também merece estrelas pela lembrança!

    ResponderExcluir
  3. "As Crônicas da Nárnia" é simplesmente um dos meus livros preferidos *---* Não tem como não amar :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  4. Ainda nao vi o filme e nem quero ver antes de ler o livro ... O submarino tá com uma promo MARAVILHOSA dessas cronicas em volume único...

    ResponderExcluir
  5. Eu somente assisti os filmes, sei que eles não trazem todas as histórias e depois de saber que no livro temos o surgimento de Narnia, eu fiquei com muita vontade de ler. Adoro livros mágicos. Bjos! Cida

    ResponderExcluir
  6. Amo os livros, tenho muita vontade de ler o livro porém ainda não tive oportunidade, mas com certeza vou amar!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho essa edição volume unico, mas ainda ão li, acho muito grande, o tamanho me assusta rs
    Ja vi os filmes e gostei muito, são super legais, então imagino que a historia é bem legal. Gostei da ordem cronológica, gosto de ler tudo certinho, acho que é melhor para a compreensão. espero ler em breve, mas acho que vou ler parando, um dia leio uma, depois outra até terminar.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Boa indicação,quero ler As Crônicas de Nárnia!Acompanho os filmes.
    Gostei da Observação,não sabia que a ordem de publicação é diferente da ordem cronológica

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei essa indicação, eu estou doido para comprar esse livro pois eu amoooo os filmes. E adorei tudo o que a Juliana falou. E amei mais ainda a ordem que vcs escreveram depois.

    ResponderExcluir
  10. Aii, eu estou lendo este querido livro (alternando entre outras leituras kkk) já estou na aventura O Príncipe Caspian \o/

    Já vi os dois primeiros filmes e também adorei as adaptações, muto boas. Realmente, o universo de Lewis é fantástico e sua escrita é uma delícia para apreciar.

    Bjos!

    Lieh - Mundo Silencioso
    www.silentmyworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Também já li o Volume Único e super recomendo! A leitura flui facil e te dá asas à imaginação =) É bem legal acompanhar a evolução de Nárnia e de seus personagens de uma história a outra. Também adorei os desenhos no meio, incluindo o de um mapa da região. Muito bem feito mesmo, amei!

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  12. Além de imperdível, este livro tem uma capa belíssima. Lewis tem o mesmo carisma que Tolkien, criam universos e atravessam geração como faca na manteiga. A quem não se indicaria um livro assim? Talvez àqueles que não soubessem ler e mesmo assim bastaria pedir a alguém que o lessem pra ele. Dica mais do que valiosa querida Juliana.

    ResponderExcluir
  13. As crônicas de nárnia é um clássico. o livro que eu tenho é separa tenho O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa que na minha opinião é melhor e tbm tenho Príncipe Caspian que eu não gostei muito não.

    ResponderExcluir
  14. O meu é um volume único e eu simplesmente o amo. É um dos meus livros favoritos, um clássico mesmo. Mas além disto é do tipo que se você ler direitinho tem a capacidade de te mostrar muitas coisas sobre a vida, sobre o ser humano e sobre a fé.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. AMO essas histórias!!!!!!!!!!!! Além de serem encantadoras, ainda tem alusões à Bíblia. Já li o livro 2 vezes em ordem cronológica.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ganhei este livro a algum tempo mas ainda não li . Mas sei que é um livro maravilhoso , cheio de aventuras e fantasias . Do jeito que eu gosto.

    ResponderExcluir
  17. adoro as cronicas, é diferente do q constumo ler, mas sem duvida é otimo !

    ResponderExcluir
  18. As histórias de Nárnia estão presentes em minha vida desde muito tempo, quando passava um desenho na Sessão da Tarde, chamado "O leão e a feiticeira". Enfim, já li o livro, volume único, mas não assisti todos os filmes. Mas a história é incrível e quem gosta de fantasia e aventura não pode deixar de ler.

    ResponderExcluir
  19. Ótima recomendação esse livro é simplesmente maravilhoso. As histórias de Nárnia me encantam até hoje e considero que esse livro deve ser leitura obrigatória.

    ResponderExcluir
  20. Ah, eu amo esse livro. Acho as histórias super legais. A única coisa triste é que são pequenas e quando acaba dá vontade de ler mais.

    ResponderExcluir
  21. De vez em quando vejo esse livro em promo no sub e nunca compro, porque sempre tem outros desejados na frente, mas agora que li sua resenha vou pensar bem e colocá-lo mais na frente da fila! Pelo jeito é bem envolvente e interessante!

    ResponderExcluir
  22. Gosto dos filmes, mas ainda não tive vontade de ler, um feliz NATAL PARA VOCê

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Corre/
    As Crônicas de Narnia está 14, 90 no Submarino hoje, na oferta do dia.

    ResponderExcluir
  24. Eu sempre quis ler essa série quando criança e nem sabia nada sobre ela. Mas só depois de véio que eu li. Comprei essa edição no Submarino, li uma vez e reli logo em seguida. Gosto de histórias neste estilo e recomendo a todos lerem. Os filmes até que são legais também.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Narnia é mesmo um mundo encantador, eu já vi os filmes e já li a primeira historia, tenho esse livro e planejo ler tudo em 2013 *-*

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  26. OI Gisela, Oi Juliana :D

    Eu tenho mta curiosade de ler Narnia, mas sempre acabo deixando pra depois. Sabe, fantasia não é um dos meus generos preferidos, mas gostaria de poder ler sim, até porque gosto bastante do filme ^^

    Beeeijão!
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  27. Vi apenas o filme, não tive a oportunidade de ler os livros que parecem maravilhosos!!! Quero ler o volume único que parece imenso, mas recheado de aventura.

    ResponderExcluir
  28. Vi o filme em que eles entram no guarda-roupa, talvez seja "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa" não sei bem .. hehe
    Mas tá aí uma série que nunca me chamou muito a atenção.
    O filme que citei acima é bem legal, mas não me deu vontade de ler os livros. Pode ser que eu tenha ficado em dúvida depois dessa resenha. Vamos ver ... hehe
    Beeijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Nunca me interessei em ler as crônicas,acho que foi pq dormi no primeiro filme aí acabei largando mão.
    Todavia ao ler sua resenha,fiquei empolgada,no futuro pode ser que eu dê uma chance
    bjs Nati

    ResponderExcluir
  30. Já li, mas sinceramente não achei tão bom qnto falam por ai. Não que seja ruim, mas esperava mais. Talvez por causa dos protagonistas q considero fracos. Enfim, minha opinião apenas :)

    http://profissaoautor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir