acompanhe o blog
nas redes sociais

18.12.12

Cinquenta Tons de Liberdade [E L James]

Ed. Intrínseca, 2011 - 543 páginas:
       A chegada de “Cinquenta Tons de Liberdade” às livrarias brasileiras finaliza a trilogia erótica “Cinquenta Tons de Cinza” e deixa um legado de milhões de fãs, consolidando a inglesa E. L. James como uma das autoras mais bem-sucedidas do século 21. -UOL Entreterimento

Quando terminei Cinquenta tons mais escuros achei que a história já tinha chegado ao fim. Não vi a necessidade de uma continuação, e ao iniciar a leitura de Cinquenta tons de liberdade confirmei minha suspeita.

Achei o livro monótono e sem suspense, mesmo que tenha sido gostoso conhecer como o casal estava interagindo na vida a dois, isso não foi o bastante para me prender na leitura. Meu entusiasmo com os volumes desta série foi totalmente descendente.
Apesar dos pesares, gostei da trilogia como um todo, não fugindo do que esperava, mesmo achando que talvez E L James pudesse ter nos surpreendido, fazendo um final ousado, mas ela preferiu não sair da linha “happy ending”.

O que mais gostei no livro foi o Apêndice final chamado “Tons de Christian”, contendo duas pequenas histórias: “O primeiro natal de Christian” e “Conheça o Cinquenta Tons”, esta sendo um plagio de Stephenie Meyer (que iniciou a rascunhar a versão de Crepúsculo sob perspectiva de Edward) e aqui E L James mostra os primeiros capítulos de Cinquenta tons de cinza sob a perspectiva do Christian. Se ela não fizer como sua predecessora (que não terminou o rascunho) e lançar este livro, vai conseguir levar um pouco mais do meu din din, pois já estou na fila para compra-lo.

Não quero desanimar ninguém com esta resenha, pois a maioria das minhas amigas adoraram o livro, classificando-o como o melhor de todos, então leiam e tiram suas próprias conclusões.

Sinopse

Quando a ingênua Anastasia Steele conheceu o jovem empresário Christian Grey, teve início um sensual caso de amor que mudou a vida dos dois irrevogavelmente. Chocada, intrigada e, por fim, repelida pelas estranhas exigências sexuais de Christian, Ana exige um comprometimento mais profundo. Determinado a não perdê-la, ele concorda.
Mas Ana sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar. Quando parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, a malícia, o infortúnio e o destino conspiram para transformar os piores medos de Ana em realidade.


26 comentários em "Cinquenta Tons de Liberdade [E L James] "

  1. HMMMMMMMMMMMMMMMMM =/
    Respeito mt mt sua opinião e se tu achou que não foi legaaaal ... Lerei só pra terminar a série ... Pq apesar dos pesares uns happy ends são legais só espero que tal happy end se encaixe bem nessa história ...

    ResponderExcluir
  2. Eta que esta saga poderia ser chamada de "menopausa", já que sobe calores estranhos após a leitura na grande maioria de leitoras (mundo feminino). E como quero conhecer este universo feminino, vou me lançar a esta aventura. Não fiquei imune ao sucesso, apenas não o tratei como prioridade, mas tá lá em minha lista de desejados do skoob!

    ResponderExcluir
  3. Olha, confesso que fui bem generosa ao classificar essa trilogia no skoob, acho que só gostei do Gray mesmo...
    Sei lá, falta algo ela e não entendo o pq de tanto sucesso ainda... Mesmo assim gostei um pouco apesar de sentir falta de algo mais no livro...
    Gostei tambem dos extras do livro, acho que seria bem mais interessante se o livro fosse contado pelo Gray, espero que lançam, acho que ia vender mais ainda do que esses.
    bj

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li a série, não por falta de interesse, mas ainda não tive oportunidade e acabo passando outros livros na frente. às vezes acontece isso com séries de livros, de "não acabar tão bem", mas confesso que fico curiosa em saber que tanta história te um livro desse enredo para se dividir em três volumes.

    ResponderExcluir
  5. Pelo que tenho lido, o pessoal gostou mais do primeiro livro, achou o segundo mais light e o terceiro insosso.
    Eu ainda não tive coragem de ler nenhum dos três. Talvez por não saber qual será minha reação ao ler este estilo literário (posso amar ou odiar, mas dificilmente ficará imparcial), ou por ter lido tantas opiniões diferentes. Fico sem saber se vale a pena investir dinheiro e tempo na série!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu li apenas o primeiro livro, em inglês, e não gostei muito não kkk Pessoal com certeza deve gostar das cenas Hots mas história mesmo achei bem fraquinho. Enfim se tiver sorte de ganhar em alguma promo, eu leio ;)

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
  7. Gisela, eu gostei muito da série. Fugiu completamente do que estou habituada a ler. Mesmo a estória não sendo a melhor do mundo, devorei!bjs!

    ResponderExcluir
  8. Gi, querida, não li nada da série. Torci o nariz a princípio, continuei olhando atravessado mesmo com resenhas favoráveis até ver o livro sendo discutido no Saia Justa. Adoro o programa e respeito a opinião das jornalistas famosas, então... passei a ver outros lados dessa literatura hot. Deixei meu lado feminista quieto e resolvi dar uma chance a algumas páginas da trilogia - sim, quero ver pedaços dos livros para decidir se levo a leitura até o fim.
    Sua resenha me ajudou a perdoar alguns erros dos autores e editores, rsrsrs...

    ResponderExcluir
  9. Bom, ainda não li nenhum livro da serie. Já alguns comentários negativos a respeito do livro, mas mesmo assim quero ler

    ResponderExcluir
  10. Não li nenhum livro dessa série e não sei se um dia lerei, acho que esses livros não é do estilo que gosto.

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li nenhum livro da série e acho que não vou ler tão cedo, apesar de todos os elogios da série eu li a algum tempo críticas negativas muito mais bem fundamentadas que me convenceram de que ler 50 tons de cinza e suas continuações agora não seria uma boa escolha.
    Gostei muito da resenha pelo sentido de ela ser neutra, ela nem enaltece o livro nem o despreza, você apenas expõe fatos, deixando para o leitor tomar suas próprias decisões. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Realmente, eu ainda não vi o que tem de bom essa trilogia. Eu comecei a ler a série e achei ridicula, é apenas uns livros sobre o sadismo de um cara e de uma menina que não tem o minimo de amor próprio. E sério que a E.L. fez isso de capitulos com o PDV do Christian?? Nossa, que cópia da Meyer KKK
    E adorei a resenha.
    Beijos Gisela.

    ResponderExcluir
  13. Não é o gênero literário que me atrai, e provavelmente eu não o leria, nem mesmo um único volume da trilogia.

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente não fiquei fã dos 50 Tons, como a grande maioria. Achei meio monótono e sem lógica. Não tenho vontade de ler esse livro.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  15. Mesmo com tantas resenhas negativas eu quero ler toda a série, preciso tirar minha própria opinião, mas confesso que minhas expectativas estão bem reduzidas. Bjos! Cida

    ResponderExcluir
  16. Não consigo acreditar como você consegui dar só três estrelas para este livro ??????????? Com certeza não foi o meu favorito . Continuo amando o segundo (que é o meu preferido ) O fato de ter cenas Hot é gostoso e diferente , mas eu realmente gosto de romance . E para mim o segundo é perfeito e o terceiro é muito fofo . Adorei os apêndices com certeza se ela lançar o livro com a visão de Cristian com certeza vou comprar. O primeiro foi ótimo diferente de tudo que já tinha lido e a série inteira não me decepcionou .Só para confirmar o eu você diz ( que eu gosto de qualquer coisa kkkkkkkkkkkkkkk). Fazer o que eu simplesmente adorei
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. não é o melhor da trilogia, mas sem duvida é muito bom , da vontade de não parar de ler

    ResponderExcluir
  18. Esse é um livro que não tenho vontade de ler, não só ele, mas a trilogia toda. A história parece ser monótona e não faz meu estilo de leitura!

    ResponderExcluir
  19. Oi Gisela!
    Então, eu achei esse último livro bem previsível. Na verdade, eu sempre suspeitei que terminaria assim. Concordo com você e não achei que ele foi o melhor da trilogia. E também concordo na parte da narração do Christian, principalmente no conto de natal. Achei bem bonitinho.

    Beijos!
    Aline

    ResponderExcluir
  20. Essa trilogia virou uma febre, e esta incentivando um monte de mulheres a ler, o que é bom,ainda não li nenhum da trilogia, mas particularmente pelo que li nas resenhas, não sei se vou gostar, mas só lendo mesmo pra saber.

    ResponderExcluir
  21. As opiniões sobre a série Ciqnuenta tons estão bem distintas!
    Apesar de ter virado "a série do momento" e todo mundo estar por aí lendo, no início até me chamou a atenção, ler a série, mas aos poucos fui perdendo o interesse. Não me parece uma leitura tão boa assim ...
    Beeijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. a um tempo atras o meu clube do livro discutiu sobre esse livro e foi bem engraçado

    ResponderExcluir
  23. Eu ainda não li essa trilogia e nem sei se vou ler. Não é muito o tipo de literatura que gosto e tenho um pé atrás com ela por achar as vezes que só fez sucesso mesmo por causa de Crepúsculo. Quem sabe um dia eu não dê uma chance.

    ResponderExcluir
  24. De toda a trilogia,esse foi o segundo livro que eu menos gostei ou seria melhor dizer que eu mais gostei.
    O meu preferido continua sendo o primeiro,gostei desse tbm,só achei que as coisas mudaram bem abruptamente,com um acontecimento ao meu ver beeeem prematuro.
    Todavia foi lindo ver a metamorfose do Christian.
    Ainda bem que ao contrário de algumas séries,essa acabou no terceiro livro e não criou um quarto para encher linguiça
    bjs Nati

    ResponderExcluir
  25. Apesar de todas as críticas, amei todos os livros, livros que comprei e que não deixarão mais a minha estante!

    ResponderExcluir
  26. As opiniões sobre a série Cinquenta tons estão bem distintas,mas da minha parte simplesmente amei sou apaixonada por essa trilogia.Já li e reli diversas vezes.E um romance hot sim mas não deixa de ser um romance lindo..O primeiro foi ótimo diferente de tudo que já tinha lido e a série inteira não me decepcionou .Pelo contrario e muito bom..

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir