acompanhe o blog
nas redes sociais

7.12.12

Trilogia Jogos Vorazes [Suzanne Collins]

Ed. Rocco, 2010 - 400, 413, 419 páginas
        A série Jogos Vorazes, escrita pela americana Suzanne Collins, se propõe ser um alerta para o que pode ocorrer com o mundo caso as pessoas não cuidem dele — É o que diz a escritora americana Lois H. Gresh, para quem a trilogia é uma crítica ao mundo atual. “A saga é uma reflexão, um espelho dos nossos tempos. Ela é um aviso de que nós precisamos nos unir e nos salvar de um futuro que pode ser parecido com o de Jogos Vorazes. - Entrevista Veja.


Os livros são narrados na primeira pessoa, passamos então a conhecer Katniss, personagem principal que nos conta sua história. Pelo tom da narrativa que a autora emprega, podemos sentir sua determinação em proteger seus familiares, o quanto se tornou dura na luta pela sobrevivência, mas que no fundo ainda é uma menina, que foi obrigada pela vida a amadurecer.

Eu já havia assistido ao filme e desagradado, ver crianças matando outras crianças não me estimulou em nada a ler os livros. Por isso fiquei tão surpreendida na leitura, pois o filme não conseguiu transmitir para mim o sentido da história, com fizeram os livros. Lendo-os a minha ficha caiu, comecei enfim a entender as mensagens que a autora quer passar, toda a crítica a nossa sociedade antiga e atual. A sutileza com o qual ela faz isso me fez prestar atenção em cada frase dos 3 livros, que vão se superando, até chegar a um final apoteótico, que não nos poupou de sentir a dor e o sofrimento de seus personagens.

Fiquei impressionada por ser uma trilogia voltada ao público juvenil, pois foge muito do estilo atual das obras voltadas para este público em geral, que costumam ser mais leves e frívolas. 

A autora equilibrou bem sua história, os volumes são curtos, bem definidos, com a dose certa de drama (chorei em todos), suspende, ação e romance. Desde o inicio fiquei em dúvida de quem escolheria para ser o amor da Kat, Peeta ou Gale? Hora torcia por um, hora para outro, cheguei a desejar que ela acabasse com os dois (risos). Mas Suzanne conseguiu manter o suspense até a última página do livro.

Poderia falar muito mais, pois muita coisa pode ser debatida e entendida, sabemos que somos frutos do meio em que vivemos, mas isso nos torna inocentes de nossas ações? Infelizmente Zuzanne só me faz aumentar a descrença na raça humana, mas ela também me mostrou que podemos ter esperança na juventude.

Várias frases seriam dignas de ser mencionados, mas acabei escolhendo uma com a qual acho que resume porque os livros merecem 5 estrelas:

       Mas o pensamento em prol do coletivo normalmente possui vida curta. Somos seres volúveis e idiotas com uma péssima capacidade para lembrar das coisa e com uma enorme volúpia pela auto destruição.”

Sinopse

A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?


35 comentários em "Trilogia Jogos Vorazes [Suzanne Collins]"

  1. Concordo com você essa trilogia merece 5 estrelas. Também assisti o filme antes de ler o livro e o filme realmente não conseguiu transmitir tudo o que o livro quis dizer mas mesmo assim ele me deixou muito curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo o 2º livro e estou amando .. estou muito ansiosa pelo Massacre Quartenário que ela e Peeta irão participar

    ResponderExcluir
  3. Querida Gi, tenho a trilogia também, mas não li ainda, porque assisti ao filme e quero que ele saia de minha cabeça para iniciar a leitura (não porque eu não tenha gostado, mas é que as coisas ficam se misturando e como tenho um bocado de livros pra ler, deixei a trilogia pra depois). Desconheço quem não tenha gostado dela, gosto de livros nesse estilo, não pela morte desenfreada de jovens, mas por seu teor distópico. Gosto desde o mangá japonês Battle Royale, ou da novela The long walk, do mestre King, em que os concorrentes de uma grande marcha vão sendo eliminados até o vencedor. O drama em que as personagens vivem e a mensagem que a leitura nos passa tem sempre um viés totalitário, nos faz pensar a respeito de nossas escolhas ou a de nossos governantes, por isso é sempre leitura recomendada.

    ResponderExcluir
  4. Olha, não conheço a série - quero dizer, nunca li - nem vi os filmes. Meu filho adorou e disse que quer ler os livros. Pretendo comprar pra ele. Quem sabe poderemos ler juntos e aí abrir uma conversinha sobre os valores da nossa sociedade.
    Adoro esses livros para jovens que, mesmo com muita ação, trazem algum tema à discussão.

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu não sou fã de distopias, mas essa trilogia me surpreendeu muito, não parei até ler os 3, acho que li todos em 3 dias hehehe
    Fiquei um pouco chocada com o que acontece com as crianças, mas gostei bastante, tanto drama na dose certa... E também chorei horrores rs
    Eu sempre torci pelo Peeta, nunca gostei do Gale, sempre achei ele muito frio e pra mim ele só gostava da Katniss por conveniência mesmo.
    Espero futuramente ler uma distopia tão boa quanto, uma pena o livro não conseguir captar tudo, alias achei bem estranho ele, nem parecia o que li...

    ResponderExcluir
  6. Putz como adoro esses livros! Foi a série que mais me desesperei lendo. Muito boa mesmo!! Vale cada página e cada centavo *0*

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei, na verdade ganhei de presente da minha mamis e bem, não me prendeu muito a história, sinceramente. Apesar de não ser de todo ruim. Comecei a ler, mas ainda estou no primeiro. A Katniss me irrita. haha Estou seguindo. BEijão.

    ☠ ‏Vitamina de Pimenta ☠ ‏

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ver que tu é capixaba. EU também. :o
    De onde? :D

    ☠ ‏Vitamina de Pimenta ☠ ‏

    ResponderExcluir
  9. Já vi o filme, adorei! Achei bem interessante o filme, gostei muito desse tema de distrito, posso dizer que é um tema diferente! Quero muito ler a trilogia, que sem dúvida já está a muito tempo na minha lista!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li os livros, mas estou querendo muito (fez tempo). Quando vi o filme, gostei. Não sei se é porque tenho o hábito de encontrar sentidos ocultos em tudo, mas vi no próprio filme estas críticas sociais que você mencionou. Provavelmente, o livro é muito mais rico. E é por estas e outras que quero ler a trilogia.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Vi apenas o filme, e por se tratar de uma distopia me interessou muito saber a continuação.
    Infelizmente os filmes acabam por não transmitir fielmente detalhes que só encontramos no livro, então pretendo ler os livros todos antes de ver a continuação dos filmes que certamente virão.

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Estou passando para convidar você para uma super promoção que tá rolando lá no blog

    http://livroterapias.blogspot.com.br/2012/12/promocao-de-natal-morte-subita-brinde.html

    Beijinhos

    Rízia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto muito dessa série. Mesmo abordando um tema forte, acho que a autora souber tratar de uma forma equilibrada. Vivi muitos dilemas durante a história, mas acho que a Suzanne acabou bem, mesmo achando que ela poderia ter desenvolvido um pouco melhor o final.

    ResponderExcluir
  14. Por enquanto li apenas o primeiro livro e me encantei! Ainda não tive oportunidade para assistir o filme mas pelo que vi do trailer, passou direitinho a imagem que criei de toda a situação. Simplesmente AMO Distopias, sem exceção. Todos que li até o momento, Destino, Jogos Vorazes e Feios, ficaram na minha cabeça. Mal posso esperar para começar a ler Em Chamas. Só tá faltando o terceiro livro mas tenho esperanças de conseguir kkk

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  15. Gisela
    acho que sou a única pessoa que não leu a trilogia ainda.
    Tenho os livros em casa,mas preciso me preparar para uma série tão densa como essa.
    Pelo visto irei chorar horrores,principalmente com o final

    bjs Nati

    ResponderExcluir
  16. Sou mais uma que ainda não leu a série. Tenho os livros que comprei numa daquelas promoções malucas do Submarino mas fui passando outros na frente e ainda não li. Também não vi o filme, porque queria ler o livro antes. Ainda não li nenhuma história nesse estilo distopia mas cm certeza vou começar por Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito dessa série porque ela me passa uma mensagem, me passa palavras, frases, enfim, me passa coisas que nenhuma outra série conseguiu me passar. Jogos Vorazes se tornou uma preferida para mim, então fico feliz que você tenha gostado também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Jogos Vorazes foi a primeira distopia que eu li de verdade e até hoje é a minha preferida. A Suzanne Collins soube escrever com uma grandeza e eu virei fã do trabalho dela. Os personagens são muito bem construídos o enredo todo super bem feito. É claro que viraria um sucesso e hoje essa é uma trilogia que eu recomendo a todos!

    Beiiiijos

    ResponderExcluir
  19. Ainda não tive a oportunidade de ler , mas pela repercussão que existe em torno da série é de nos deixar curiosos mesmo .Eu assisti o filme e gostei muito , sei que as meninas do CDL são apaixonadas pela série. Que bom ver que você também gostou .Eu tenho mesmo é que arrumar tempo para ler esta serie!!!!!.

    ResponderExcluir
  20. Sou maluca por Jogos Vorazes. Gostava da série antes dos livros fazerem BOOM!! no Brasil e confesso que até fiquei enciumada com isso.
    Acho a história extremamente emocionante e cheia de aventura, daqueles livros que a gente começa a ler e não consegue largar.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  21. Essa série está me deixando louca, eu ainda não consegui ler e vendo todos os comentários maravilhosos a respeito eu enlouqueço. Eu prometi a mim mesma que só assistiria ao filme apos ler os livros, sempre são mais cheios de sentimentos.
    Meu desejo de ler essa série vem de algo que li a resenha, esse é um romance juvenil totalmente diferente daquilo que se encontra, ele parece ser mais rico, um grande obra, que eu tenho que ler o mais rápido possível.
    Outra coisa é a beleza dos livros, uma capa simples se formos analisar mas de uma beleza e presença fantásticas.
    Adorei a resenha, cada vez mais amando essa série.

    ResponderExcluir
  22. Não acompanho a série e nem assisti o filme,a resenha despertou minha vontade de conhecer,gostei do suspense para ver com quem Kat fica,da profundida mesmo o livro sendo para o público juvenil,distopia intrigante.

    ResponderExcluir
  23. Simplesmente amei a resenha. Você falou tudo o que eu senti ao ler os livros, eu também vi o filme primeiro e fiquei um pouco decepcionado, mas quando eu li tudo fez sentido e os livros me fizeram repensar o que eu achava de nós, do hoje, de tudo. Eu amei.

    ResponderExcluir
  24. Essa trilogia é mesmo otima, os livros são emocionantes e ainda melhor por essas doses certas de vários gêneros!
    Eu gostei bastante do filme, mas para quem não leu o livro ele não ficou muito claro e não passou a essencia da distopia, agora para quem leu o livro ficou quase perfeito, recomendo você assisti-lo novamente agora que leu rs

    ResponderExcluir
  25. Eu confesso que comecei a ler a série com o pé atrás, sabe? Muita gente elogiando e tal e eu fico muito desconfiado quando as pessoas endeusam demais um livro. Mas depois que eu comecei, não queria mais largar haha.

    Junto com 1984, a série Jogos Vorazes é uma das melhores distopias já criadas nos últimos tempos. Eu só esperava um pouco mais do filme, mas acho que é bem mais complicado mostrar o ponto de vista em primeira pessoa na tela.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Estou muito ansiosa para ler a série!
    Vi o filme e simplesmente amei, a história é bem diferente e envolvente :D
    Beeijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Adorei o livro, a história é bem original e devo admitir que enquanto lia ficava bem apreensiva e esperando pra ver que ia morrer...
    é uma história bem triste pelo menos é o que eu acho, pois jovens fazer esse tipo de jogo e bem triste e é legal ver a diferença entre cada Distrito...

    ResponderExcluir
  28. Adoreiii a historia, estou louca pra ler o livro, parabens pelo blog BOM DEMAIS rs

    bjus

    ResponderExcluir
  29. Este livro me deixou sem fôlego!!! Adorei a história, as descrições, a premissa e o paralelo com nossa atual sociedade!!! Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  30. Nunca li algum livro desse autor mais interessante

    ResponderExcluir
  31. Nunca li nenhum livro desse autor mais gostei da resenha

    ResponderExcluir
  32. de todos os livros da série Esperança foi o que mais curti..não sei porque , talvez porque nele finalmente Katniss se mostre mais humana e sinta dor , sofra como todos..e finalmente perceba o que ela fez para o Peeta no que ela o transformou..enfim

    ResponderExcluir
  33. Sou apaixonado pela forma que a Suzanne Collins escreve. Cresci acompanhando seus trabalhos (O Pequeno Urso) e minha adolescência foi marcada com The Hunger Games. A história é brutalmente magnifica, você se apaixona com os personagens e se envolve com a saga de tal forma que é dificil de se desapegar mesmo quando você acaba. Adorei sua resenha, deu pra passar justamente o que alguém precisa saber dos livros, parabéns!

    ResponderExcluir
  34. Li o primeiro e curti demais. É mto intenso e empolgante. Quero ver o filme o quanto antes. Tbm preciso ler o terceiro, mas ai já estou enrolando, meus irmãos disseram q a autora se perde um pouco ai.

    http://profissaoautor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir