acompanhe o blog
nas redes sociais

24.1.13

O Clã dos Magos, vol. 1 - Trilogia do Mago Negro [Trudi Canavan]

Ed. Novo Conceito, 2001 - 448 páginas:
        Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.
Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.
Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.

O Clã dos Magos é o primeiro volume da Trilogia do Mago Negro. Estava meio receosa de iniciar sua leitura pois tinha visto muitas resenhas negativas sobre ele, e agora sei "o porque". A autora pecou justamente no começo de sua história, apesar bem escrito, o inicio do livro é moroso, sem grandes emoções que estimulem o leitor, talvez até seja por sua riqueza de detalhes. Mas se continuamos a leitura, passamos a nos envolver com os personagens, a gostar deles e consequentemente achamos o livro mais estimulante.

Por trás da historia de Sonea, uma menina menos favorecida socialmente, que mora nas favelas que cercam a cidade de Imardin e descobre por acaso que tem poderes mágicos, e dos magos, que pertencem a classe mais abastada e são ricos e poderosos, a autora trata de um tema muito recorrente, que é a exclusão social. O livro mostra o encontro entre estas duas realidades e através dos diálogos que ocorrem entre Sonea e o Mago Rothen enxergamos como cada um deles percebe os problemas sociais do reino.

Talvez faltou na história um pouco mais de ação e é claro um romance empolgante, mas em compensação os personagens são bem caracterizados e a mensagem social transmitida tem um especial valor educativo. Estou animada para ler a continuação, A Aprendiz. Vamos ver que caminho a autora vai nos levar....


66 comentários em "O Clã dos Magos, vol. 1 - Trilogia do Mago Negro [Trudi Canavan]"

  1. Oi, Gisela.

    Eu achei esse livro não só moroso, mas muito enrolado. A garota foge pela cidade inteira grande parte do livro para acabar do jeito que acabou. Achei completamente desnecessário a enrolação toda. Eu estou com receio de ler A aprendiz, mas lerei para saber se a autora melhorou.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Cara Gi, não ligo muito para inícios morosos, sou meio audiovisual e dessa forma a caracterização de ambiente e personagens me é muito caro. Então este livro me parece ser feito pra mim. Quando do início da saga havia um bonequinho que vinha nos kits sorteados, tentei de todas as formas ganhá-lo (e você bem sabe como tento), mas nada. De qualquer forma estou curioso pra iniciar a leitura desta saga, falta-me um empurrãozinho (dinheiro).

    ResponderExcluir
  3. Não estou curiosa pot iniciar essa saga pq vc nn é a 1a que eu ja vi dizer q nn eh mt bom.. Esperarei sair todos logo e quem sabe o leio mais a frente

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o meu, mas achei esse livro bonitinho. A história me interessou. Se é bom ou não, só lendo agora pra saber =/

    ResponderExcluir
  5. Nossa conheci seu blog agora e ele é lindo, estou apaixonada *-*
    Eu estava super empolgada pra ler esse livro, mas tenho visto tantas resenhas negativas que estou com o pé atrás. quem sabe quando ele tiver em uma super promoção no submarino, né!
    Bjs e parabéns pelo blog, serio mesmo ele é lindo!

    http://crase-ando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. De inicio fiquei empolgada para ver essa serie, mas com as resenhas veio diversos motivos para não ler, e com a sua isso só continuou. Não consigo continuar lendo livros que não acontece nada ;x

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  7. Pelo que tenho lido pelas resenhas, este livro é bastante introdutório, sem muitos momentos emocionantes. É uma apresentação da "realidade" descrita no livro, das regras de funcionamento deste "mundo" ficcional, de caracterização dos personagens e do propósito da história.
    Acho isto fundamental, apesar de ser meio cansativo em alguns momentos.
    Gostaria de ler todos os livros da série!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ainda não comecei a leitura dessa série (vc sabe, estou muito envolvida c alguns *cof* vampiros *cof* gostosões *cof*), tenho os 2 primeiros, mas meu filhos ezjá os leu e disse ter gostado. Acho que talvez ele seja mais indicado aos adolescentes né? Ele só tem coisas boas a dizer sobre os livros :)
    Beijos!

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho o livro mas ainda está guardadinho no fundo do guarda-roupa (sim, estou sem espaço nas estantes kkk). Me empolguei só de ler a sinopse. Parece ser bem interessante. Já li alguns livros com característica semelhante, de começo meio lento, e consegui passar por eles então creio que não será problema para mim ^^

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei do livro, mesmo não tendo muito romance, o lado social foi muito bem trabalhado e achei uma história diferente. Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante desse livro, apesar de ele ter alguns defeitos. Não ligo dos livros não terem romance, mas acredito que a autora errou ao deixar claro as boas intenções do clã na primeira parte do livro, o que transformou as fugas de Sonea em chatas e cansativas. Mas, enfim, a segunda parte do livro foi espetacular. *-*
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  12. Acho este livro bem misterioso e quero lê-lo. Porém não gosto de livros lentos, então terei que ter paciência para ler o livro. A capa é linda, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  13. Não sabia do que tratava exatamente o livro e acho bem bacana que tenha uma mensagem social. Porque de romances cheinhos de amor e aventuras nós estamos abastecidas. Pena que o livro demore a conquistar o leitor. Detesto uma leitura que não me prende logo.

    ResponderExcluir
  14. Quando você me contou sobre o livro ,eu me interessei pela historia. Já que esse é bem fraquinho ,sei que esta empolgada lendo o segundo que parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  15. Oi Gisela!
    Confesso que essa série nunca me chamou a atenção. Não me interessa muito história sobre magos, e você disse que faltou um romance, o que me desanimou mais ainda para com o livro. Livro sem romance pra mim são muito sem graça :( hehe
    Beeijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. O livro parece um pouco interessante. Eu arriscaria a ler. Ouvi muitas pessoas comentando sobre ele... Quem sabe eu goste né?!

    Com relação ao começo, como você disse, moroso... Acredito que grande parte dos livros são assim. Pois ainda estamos começando a conhecer tal cenários e os personagens.

    Fers x

    ResponderExcluir
  17. Ainda nao tive a oportunidade de ler este livro,mas
    achei muito interessante pretendo ler assim que possivel.

    ResponderExcluir
  18. Já tenho o livro faz alguns meses e ainda não peguei pra ler. O tema me agrada muito e realmente acho bem bacana essa coisa de se falar sobre desigualdade social em um livro que aparentemente é pra ser só fantasia. Vamos ver se agilizo a leitura.

    ResponderExcluir
  19. Só esperando tempo para ler kkkkkkkk mas eu amei sua resenha e só me motivou mais a querer ler

    ResponderExcluir
  20. Agora fiquei com um pouco de receio em ler esse livro, não tinha lido muitas resenhas sobre ele mas agora vou ler mais algumas opiniões para ver se vale a pena lê-lo.

    ResponderExcluir
  21. Acho ate bem legal o tema do livro, mas tenho tantas series para ler que nao me animei sabendo que essa e mais uma.

    ResponderExcluir
  22. Já conheçia o livro, e ate já vi algumas resenhas sobre o livro, e acabo gostando muito sabe.

    ResponderExcluir
  23. Achei muito interessante a sua resenha e pretendo ler esse livro. aliás, eu quero ler a série toda.

    ResponderExcluir
  24. Eu gostei de Clã dos Magos, mas me irritei um pouco com a forma que o livro foi escrita, o linguajar utilizado, no começo. Decididamente, um livro cheios de "cês" me irritou um pouco, embora tenha gostado da história.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  25. Gostei bastante da historia, acredito q seja o tipo de historia q te prende completamente...simplesmente amei quero mt ler

    ResponderExcluir
  26. Puxa, confesso que nao tenho paciencia com inicio de livro parado, acho que o autor tem que conquistar desde o inicio. Apesar disso, acho bom quando o autor vence isso e desenvolve bem o livro, mas geralmente so continuo a leitura se me fallarem que vale a pena. Tenho o livro e espero ler em breve, tomara que a trilogia melhore com a leitura.
    Bj

    ResponderExcluir
  27. Ganhei este livro no sorteio de um blog, mas ainda não tive tempo de ler. Achei a descrição da estória interessante e acredito que deva ter alguma coisa nele que eu goste, apesar de tantas resenhas negativas.

    ResponderExcluir
  28. Cara, ganhei de presente de aniversário esse livro, confesso que achei chato pra caramba, até parei de ler por um tempo, mas numa viagem levei e "magicamente" se tornou uma leitura viciosa, agora quero muito ler o segundo!! Torçamos pra que eu ganhe na promoção! o/

    ResponderExcluir
  29. Resenha muito boa, destacando os pontos fortes do livro, despertando a curiosidade dos leitores

    ResponderExcluir
  30. Desde pequena, o mundo da magia me encantou com Harry Potter (Assim como muitos da minha geração) nos crescemos e assim , a literatura acompanha nossa evolução, o livro me pareceu ser mais adulto, instigante, podendo sentir o que a personagem principal sente e tal. realmente gostei muito da resenha ^^

    além da capa ser muito misteriosa, e eu gosto disso xDD

    abração

    ResponderExcluir
  31. Tenho lido algumas resenhas sobre esse livro, e posso dizer que ele divide opiniões. Mas quase todos bateram nessa tecla de que o início poderia ser mais empolgante. Enfim, quero muito lê-lo, pois esse tipo de história com muita magia fantasia e aventura me agradam bastante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  32. Hum... Pelo jeito o livro é daquele tipo que você tem que ser persistente para ler até o final, sei como é isso, e sou bastante persistente numa leitura. Ganhei esse livro e está na minha listinha de leitura, no momento estou lendo "Viva para Contar", acho que talvez ele possa ser minha próxima leitura. Beijos!

    ResponderExcluir
  33. SUPER!
    Amo essa trilogia e olha que eu ainda nem li A APRENDIZ e O LORDE SUPREMO!

    A escrita da autora é muito boa, mas em alguns momentos, realmente, ela esconde um pouco o bom humor na trama. Isso não quer dizer que o livro seja ruim, ele é ótimo!
    Adoro!

    ResponderExcluir
  34. A maioria das resenhas que eu vi desse livro não são tão positivas assim, mas de qualquer jeito eu acho que vale a pena ler pra ver se o final compensa, e eu espero que compense. A sua resenha é ótima bem descritiva e interessante, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  35. Desde Harry Potter fiquei apaixonada por livros que envolvem magia e fantasia , acho que não só eu, então quando leio uma resenha como essa do O Clã dos Magos me encanto logo de cara, estou louca para ler a série , Sonea parece ser uma garota de coragem e eu adoro garotas assim.

    ResponderExcluir
  36. Quando vi esse livro pela primeria vez nao me interessei por ele mas, quando parei pra saber do que se tratava a historia "cai de quatro" por ele e depois eu tinha que ler a historia rsrs. Achei bem diferente e estou bem curiosa pra ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Acho que Trudi criou um mundo que vou adorar. Ainda não comecei a ler a série e ver que o pessoal ta adorando me motiva mais a começar a ler! :D

    ResponderExcluir
  38. Estou louca para ler este livro ><

    ResponderExcluir
  39. Meeeu, essa trilogia deve ser animal !
    Me lembrou muito jogos de RPG, aquelas histórias enoormes cheio de fantasia que faz com que vc acredite em cada detalhe, essas histórias são incriveis, brilhantes, maravilhosas! Estou louca para ler a trilogia e viajar nesse mundo fantástico *_*

    ResponderExcluir
  40. Eu acho meio chato quando a leitura não se desnvolve bem, em se tratando de uma trilogia, quando o começo é meio devagar e parece que não vai a lugar nenhum parece que é enrolação do autor.

    ResponderExcluir
  41. Ja li esse livro,e gostei muito, tanto que li em dois dias

    ResponderExcluir
  42. Ganhei esse livro de presente ano passado, e ainda não sei quando vou começar a leitura da trilogia. Entendo que sendo o primeiro volume tenha mesmo uma grande introdução e é sempre mais focado nos personagens, às vezes isso é bom e outras podem cansar o leitor, eu não sou muito fã disso, mas dependendo da história vale a pena.

    ResponderExcluir
  43. Não curto muito esse tipo de leitura, mas se tratando de livros, nunca é demais.

    ResponderExcluir
  44. Bom, a resenha parece ser bem interessante, mas as opiniões postadas, me deixaram um pouco em duvida se devo ler... pq eu não gosto de livros sem emoção x)

    ResponderExcluir
  45. Já conheçia o livro, e ate já vi algumas resenhas sobre o livro, e acabei ficando curiosa

    ResponderExcluir
  46. Ganhei em um sorteio o Ultimo livro da Trilogia O lorde Supremo, mas claro que tenho que ler na ordem, mas com a sua opinião fiquei meia receosa, mas não custa nada tentar participar do sorteio e comparar a sua com a minha .

    ResponderExcluir
  47. Nem tinha interesse nesse livro até me falarem um pouco sobre ele. Muita vontade de lê-lo agora \o

    ResponderExcluir
  48. Quase não li resenhas desse livro mas, as poucas que li, também não falavam muuuito bem do livro. Mas, mesmo assim, eu fiquei com vontade de ler. Gosto de coisas mágicas e, mesmo que o começo seja um pouco lendo, acredito que ficaria melhor chegando no final, já li muitos livros assim.
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  49. A sinopse faz a historia parecer interessante, mas quando o livro é moroso no começo, as vz perde um pouco do que poderia ser.

    ResponderExcluir
  50. Gisela!
    Fiquei triste porque em um livro sobre magia, quase não se viu magia, o livro restrigiu-se as problemas e fuga de Sonea...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  51. Nunca tinha ouvido falar deste livro e apesar do inicio ser devagar, eu sempre me surpreendo com livros que não engatam acelerados no começo. QWuero ler sim!!!

    ResponderExcluir
  52. Que resenha maravilhosa, sou louca para ler a trilogia. Sua resenha deu uma balançada, mas ainda quero muito ler-la. Resenha objetiva, curta e de grande relevância!

    Adorei, Beijos!

    ResponderExcluir
  53. Por ser o primeiro livro de uma trilogia, O Clã dos Magos, faz a introdução, o que naturalmente faz a narrativa ser mais lenta e algumas páginas são até mesmo desnecessárias. Mas a trama é bem elaborada com riqueza de detalhes e cumpre seu papel de agradar aos fãs de histórias sobre magia, universos alternativos e RPG.

    ResponderExcluir
  54. Imaginava uma estoria completamente diferente toda vez que olhava para a capa desse livro!
    Apesar da estoria não ser a que tinha imaginado gostei bastante não pensava que fosse uma distopia apesar de não ser grande fã do gênero!

    ResponderExcluir
  55. Esta será, com certeza, minha aquisição mais valiosa em 2013. Logo, logo abrirei o cofrinho.

    ResponderExcluir
  56. A historia parece ser muitoo boa... proxima aquisição da minha prateleira huhuhu

    ResponderExcluir
  57. Ainda não li, mas parece ser bem legal, acho que o povo já escreve pensando na adaptação para o cinema...

    ResponderExcluir
  58. Já conheço o livro e sempre fui doida para comprá-lo mas é caro! hahaha! A capa e a sinopse me atraíram, mas depois que li essa resenha fiquei meio receosa. Acho que é devido a falta de romance,como descrito acima, que é o que eu mais gosto num livro - além da ação claro. Agora, porém, o que me chamou a atenção e é algo que eu não sabia é sobre a exclusão social que achei inovador, já que às vezes é difícil encontrar livros que abordem temas como esse.

    Mesmo assim, ainda quero muito ler ele, assim como o resto da trilogia!

    ResponderExcluir
  59. Ainda não li justamente por também estar receosa, a sinopse não me prende muito, mas não custa nada dar uma chance,né?!

    ResponderExcluir
  60. Eu vi muitos elogios a trilogia e realmente tenho muita curiosidade em ler! bjs.

    ResponderExcluir
  61. Mesmo com tantos pontos negativos, devemos ver o lado positivo também. Eu ainda quero muito ler esse livro e particularmente por ter criticas negativas. Beijinhos. :3

    ResponderExcluir
  62. Eu também li algumas resenhas, a maioria elogiando, mas algumas comentavam que a narrativa de Clã dos Magos deixava o livro um pouco massante e que esperavam que os próximos livros fossem melhores. Bom ainda não tive oportunidade de ler, apesar do meu gosto por livros com ambientação medieval, magos, bruxas e magia, fiquei preocupada que o livro fosse cansativo -não pelo numero de paginas mas pelo desenrolar da trama-, pois nem sempre um livro aclamado é tão bom quando dizem né? Eu li um livro a pouco tempo que ganhou um premio e tal, mas me decepcionei bastante ele... Bom, depois de tantas resenhas adversas acho que o jeito é ler e conferir mesmo. :)

    ResponderExcluir
  63. Eu devo dizer que li esse livro e não achei essa coca-cola toda que falaram dele não. Achei bem paradinho e tive dificuldade de levar a leitura adiante. Mas ainda sim tenho curiosidade de ler toda a saga.

    ResponderExcluir
  64. Adoro livros de fantasia, li outras resenhas positivas e negativas, mesmo assim quero lê-lo. Minha amiga leu, e também achou que faltava um pouco mais de ação.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir