acompanhe o blog
nas redes sociais

22.7.13

O Jogo da Mentira, Vol. 1 [Sara Shepard]

O Jogo da Mentira
Ed. Rocco, 2010 - 296 páginas:
       Após serem abandonadas pela mãe, as irmãs gêmeas Emma e Sutton têm destinos bem diferentes. Emma Paxton cresceu em casas de famílias adotivas temporárias. Sutton Mercer acabou sendo adotada por uma família rica e tinha tudo o que Emma sonhava: uma família amorosa, amigos e um namorado. Sutton, no entanto, está morta e ao tentar saber mais sobre Sutton, Emma acaba sendo confundida com ela, assumindo a identidade da irmã. Ela logo descobre que, apesar de popular, Sutton cultivou muitos inimigos com seu ‘Jogo da Mentira’. A brincadeira, já tinha feito muitas vítimas e consiste em pegadinhas cruéis e perigosas. Sustentar a farsa, no entanto, não é fácil, principalmente quando todos à sua volta são suspeitos do crime e ela pode ser a próxima vítima.

Sara Shepard é uma das autoras preferidas de minha filha (16 anos) desde o lançamento de série Pretty Little Liars, seu maior sucesso. Eu nunca li esta série (PLL), mas conheço um pouco dela pelos comentários realizados entre minha filha e suas amigas.

O Jogo da mentira é o primeiro volume da nova série da autora, mas conhecida como The Lying Game, por causa da série de TV já em exibição no Brasil (canal a cabo Boomerang). Acredito que a ela mantém (ou melhor "Copia") seu estilo, construindo a história com bastante mistério, intrigas e suspenses, muito ao sabor de seu principal sucesso. As Características são semelhantes: amigas populares e uma morte inexplicável.

Tudo começa quando Emma, uma garota sem família, que vive em lares temporários, descobre que tem uma irmã gêmea através de um vídeo no Youtube que a mostra sendo estrangulada. Emma acha sua irmã através do Facebook e marcam um encontro. Mas Sutton não aparece. Emma acaba sendo confundida e assume a identidade da irmã. Aí as coisas começam a acontecer...

Tudo o contexto do livro é bem parecido com os filmes americanos que costumamos assistir, onde os jovens da classe média alta mais bonitos e populares gostam de humilhar seus colegas de escola. Só que aqui parece que o tiro saiu pela culatra e alguém que se sentiu ofendido provavelmente se vingou, matando a Sutton. Como estas brincadeiras de mau gosto eram praticadas até entre o grupinho opressor, todos são suspeitos na visão da Emma, que quer descobrir quem matou sua irmã, mesmo que isso ameace a sua vida.



38 comentários em "O Jogo da Mentira, Vol. 1 [Sara Shepard]"

  1. A proposta da história tem um "q" de interessante, mas me parece bem batida e clichê em vários aspectos. Me parece uma trama bem "americanizada" como você disse, voltada para um público específico (e acredito que não me inclua mais nele). Mas isto não quer dizer que é uma história ruim, aparentemente tem pontos bem positivos, como o mistério, suspense e como a personagem principal consegue se adaptar a vida da irmã.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Não gostei muito da trama, é um pouco clichê de mais. Se eu ler seria principalmente pela autora que é muito elogiada.

    ResponderExcluir
  3. Por um lado mistério e suspense que se bem conduzidos fazem uma leitura bem amarrada.
    Por outro lado uma trama clichê tipo mais do mesmo ...
    Não é beem o meu estilo, mas a premissa é interessante para um público mais teen.
    bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi Gisela ! Não me animei muito com essa história não , acredito ser mais teen -não que eu não seja- qq , mas prefiro mais adultos ...

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser interessante,mas ainda não me convenceu. Gosto de livros que tenham um certo suspense e mistério. Vou ver se me aventuro a ler.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou assistindo Pretty Little Liars há pouco tempo (acabo de iniciar a segunda temporada) e confesso que me surpreendi com o enredo! Chego a ficar com medo pelas personagens, porque dá uma sensação completa de impotência diante da invasão de privacidade que elas sofrem.
    Não li os livros desta série, mas acho que não leria por já acompanhar a adaptação televisiva. De qualquer modo, me interessei por este livro, por ser uma série da mesma autora e por seguir o mesmo padrão. Acho que vale a pena conhecer! :D
    Ótimo comentário. (rs)

    ResponderExcluir
  7. Boa premissa, apesar de beeeeeem conhecida das séries e filminhos adolescentes. O bullying, as inconsequências dessa faixa etária e a busca de afirmação. E agora uma trama com um assassinato e o mistério - e a oportunidade - nas mãos da gêmea. Esse jogo pode ser perigoso! Gostaria de ler, sim!

    ResponderExcluir
  8. Eu assisto a série de TV PLL e vi o piloto dessa q confesso q apesar de boa não me fisgou. De fato a autora faz sucesso entre as adolescentes, com sua filha não é diferente!

    ResponderExcluir
  9. Não conheço a série e acho que talvez o foco principal sejam os mais jovens. Não seria um livro que eu leria nesse momento, mas quem sabe mais pra frente? Apesar de ter uma fórmula conhecida, se a autora souber levar o enredo fica interessante.

    ResponderExcluir
  10. Oi Gisela!
    Esse é um livro que quero muito ler. Não li PLL, nem assisti à série, embora faça o estilo das séries que gosto. O jogo da mentira parece ser um bom livro, principalmente porque gosto deste suspense todo envolvido no meio do ambiente escolar americano! Estou curiosa para assistir à série também!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  11. Gi, sabe que não tenho curiosidade de ler os livros dessa autora? Sei lá, não curto muito, acho que por as séries de tv, que vejo e gosto muito, serem diferentes dos livros. Recentemente vi o primeiro episodio de The Lying Game e gostei muito, mas parece mesmo que segue o estilo da outra. Não sei se lerei, mas oa série acho que verei sim.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Não senti muita vontade de ler esse livro, sei lá se vale a pena. Se ler talvez goste, mas essa é uma daquelas histórias que não sinto falta deixar passar...

    ResponderExcluir
  13. Meio clichê mas fiquei curiosa pra saber quem matou Sutton, curto um suspense

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gisela!

    Eu nunca li PLL também. Só acompanhei a primeira e alguns episódios da segunda temporada. Sério que a autora "repete" a fórmula? Eita.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro, minha amiga ganhou ele semana passada e já está na metade. Ontem eu vi no facebook ''The Lying Game é Pretty Little Lias de trás para frente'' hehe, até que é mesmo. Curti muito a historia, até pq amo PLL e TLG não seria diferente, espero ler para fazer uma singela comparacione rss

    ResponderExcluir
  16. Eu assisti a série The Lying Game e gostei. Espero que o livro seja tão bom quanto.

    ResponderExcluir
  17. Oi Gisela! Então, eu não li os livros de PLL, mas assisto a série. Até gosto a pesar de sentir que enrolam bastante. Eu nunca me interessei em ler os livros. Esse até parece legal, mas no momento estou correndo de séries.

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nada da autora. Gostei muito da resenha. Estou com vontade de lê-lo.
    Participando da promoção \o

    ResponderExcluir
  19. Já tinha lido outra resenha dessa trama e não fiquei interessada Gi.

    Bj!

    ResponderExcluir
  20. Não li os livros de PLL e nem vi a série, não tive paciência.
    Já vi uma resenha desse livro e esse livro me pareceu um tanto clichê. Gêmeas com realidades extremamente diferentes que trocam de lugar, no caso apenas uma. Não sei se lerei, talvez mais pra frente...

    ResponderExcluir
  21. Ja ouvi muita da autora e da serie PPL, mas não me interessei e por isso não li nada dela e nem assisti a serie! Infelizmente esse livro também não me despertou vontade de le-lo!

    ResponderExcluir
  22. Fiquei curiosa, até porque já vi propagandas da série, mas prefiro ler o livro antes.

    http://entreteca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. O livro se torna bem intrigante para leitura. E pelo que pude perceber é completamente diferente da serie. Eu espero que a cada página dê vontade de ler mais, e sempre tenha mais mistérios para se descobrir. Sara Shepard é uma autora maravilhosa, que adora gêmeas e segredos. É tudo fascinante.

    ResponderExcluir
  24. Não gosto de Pretty Little Liars e não tenho vontade de ler os livros da autora. Acho tudo muito clichê. Claro que isto é um preconceito meu, já que nunca li nenhum livro da autora.

    ResponderExcluir
  25. Não conheço a série da televisão, mas sempre acho o livro melhor que filmes ou seriados, gostei do enredo, viver a vida de outra pessoa não deve ser fácil, mas acho isso uma lição, porque sempre achamos que a vida dos outros é melhor que a nossa.

    ResponderExcluir
  26. Realmente é uma história bem clichê. Não apenas no geral, mas em relação a sua própria obra. Mais ou menos a mesma coisa que o Nicholas Sparks faz com seus livros. Mas independente de todo esse clichê, sou fã de suspenses, mistérios e tudo o mais. Vou dar uma olhada na série e tentar ler esse livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. Eu vi a série e achei a historia legal mas com mta enrolação pra acontecerem as coisas..achei a resenha do livro bem melhor, quero mto ler!

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia nem a autora e nem o livro que só vim a saber através de seu post. Gostei da resenha embora esteja vendo que algumas pessoas estão achando muito clichê.

    ResponderExcluir
  29. Gosto de suspense! To tentando imaginar ela se passando pela irmã, achei legal :)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  30. Adoro esse gênero, fiquei muito interessada, depois de ler essa bela resenha bem detalhada, facilitando o entendimento do conteúdo.

    ResponderExcluir
  31. A resenha não deixou muitos detalhes sobre o livro, mas me interessei pela história mesmo assim! Fiquei mega curiosa para saber qual foi a causa de sua morte e como isso aconteceu, porque e tudo o mais... gostei bastante, principalmente pq Emma passa a ser sua irmã gemea, imagino tudo que pode acontecer por conta disso...

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  32. Assisti a série quando lançou mais acabei abandonando depois..O livro segue o padrão PLL pelo jeito..jovem e misterioso ..mais senti muito mais vontade de ler o livro do que continuar a série..Acho que os livros da Sara não são fenomenais ...a sua nota 3 diz bem deles..eles tem boas histórias mais pecam no desenvolvimento e nos personagens um pouco.

    ResponderExcluir
  33. Nossa parece ser muito bom esse livro não sabia nada dele por que não costumo ver séries, amo livro de mistérios e fantasmas, esse está com tudo gosto muito.
    Resenha muito boa vou querer ler esse.

    ResponderExcluir
  34. Achei o enredo interessante, leio muito livros adolescentes, embora não seja mais uma, mesmo assim adoro!

    ResponderExcluir
  35. Oii ,
    Já vi a propaganda da série e fiquei bastante curiosa .
    Mas acho que vou ler o livro antes :)
    Maravilhosa resenha !
    Livros e bombons
    http://livrosebombons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Eu Ainda não li PLL, mas esse livro me pareceu bastante interessante!

    ResponderExcluir
  37. me falaram mt desse livro : quero mt ganhar a promoçao dele

    ResponderExcluir
  38. Me pareceu bem interessante, vou por na minha lista de livros. Livros são sempre melhor que série.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir