acompanhe o blog
nas redes sociais

19.8.13

Alma? O Protetorado da Sombrinha: Vol. 1 [Gail Carriger]

Alma - O Protetorado da Sombrinha
Ed. Valentina, 2013 - 308 páginas:
        Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? 
O Protetorado da Sombrinha: o Primeiro Livro

Outro dia estava reclamando que não se faz mais bons filmes de comédias românticas como antigamente. Imaginem minha surpresa ao ler este livro, quando me deparei com uma comédia romântica deliciosa, daquelas que não se vê a muito tempo, foi super bem vindo. Por se tratar de uma série steampunk, mesclada com urban fantasy, sabia que ia gostar do livro, mas não esperava encontrar também um divertido romance.

Na sociedade da era vitoriana, os seres sobrenaturais, vampiros e lobisomens, convivem normalmente com os humanos, inclusive possuem títulos, como no caso do Lorde Maccon, Conde de Woolsey, um dos solteirões mais cobiçados de Londres, apesar de sabido ser um lobisomem. Mas Lorde Maccon não é um lobisomem qualquer, ele é o Alfa de sua matilha e também trabalha para a rainha Vitória no departamento DAS, encarregado das relações sobrenaturais da Região Metropolitana de Londes. Por isso quando a solteirona Alexia Tarabotti (de 26 anos, diga-se de passagem), desajeitadamente mata um vampiro, ele é encarregado a investigar o caso. Aí começa a se desenrolar uma história de mistério, mas com muitas cenas cômicas e a mistura de todos estes estilos deixa o livro bem interessante.

Os personagens são todos meio caricatos, mas cativantes. Alexia é um heroína sem igual, sendo difícil não se apaixonar por ela. Inglesa, filha de pai italiano, se julga feia e sem atrativos, mas como possui uma personalidade forte e também provida de um espírito independente, não se incomoda por não ter casado (único objetivo das mulheres naquele século) pois provavelmente não seria feliz subjugada ao matrimonio. Além disso, é inteligente e muito curiosa, e com este jeito de ser, sempre se envolve em diversas confusões, deixando enlouquecido o Lord Maccon.

O linguajar da autora é de primeiro nível e as cenas são de uma sutiliza cômica que não vejo há muito tempo. Agrada a qualquer tipo de público, é uma leitura contagiante e sem delongas, vai direto ao ponto. Não deixem de ler por se tratar de uma série, pois o livro tem inicio, meio e fim. Pode ser lido como livro único. Mas quem começar, dificilmente vai querer parar...

Se você está procurando um livro inteligente, mas que seja extremamente divertido e com um romance deliciosamente cômico, já achou: Alma?

- Detesto quando faz isso - queixou-se Lord Maccon
- O Quê? Acertar em cheio? A srta. Tarabotti  semicerrou os olhos, satisfeita.
- Não, fazer com que me sinta previsível


28 comentários em "Alma? O Protetorado da Sombrinha: Vol. 1 [Gail Carriger]"

  1. Não consigo entender o motivo de eu não querer ler este livro, talvez seja um preconceito bem bobo mesmo (por causa do estilo). Todo mundo curte demais os personagens e a história. E estou começando a me convencer de que vale a pena, principalmente por ter uma trama inteligente! Quem sabe.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sinopse do livro e espero que eu goste, vou ver se tem para comprar no submarino. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Acho que foi uma das minhas melhores leituras desse ano! Gostei demais dos personagens, da história, da forma como a autora escreveu ... enfim, o toque de humor só fez valorizar o enredo e eu que não estou muito fã das séries, já não vejo a hora que chegue o próximo livro.

    ResponderExcluir
  4. Hmm, me pareceu bem interessante. Vou colocar na minha lista que só cresce a cada dia y-y

    ResponderExcluir
  5. Faz parte de uma série? Fui pesquisar e diz Alma? - o Protetorado da Sombrinha: "o Primeiro Livro"

    ResponderExcluir
  6. De fato eu estava desistindo por ser uma série, muito grande por sinal! Mas como você falou que cada livro pode ser lido individualmente me aliviou bem mais. Nossa, depois de tantos elogios como não ficar curiosa com a escrita da autora??

    ResponderExcluir
  7. Essa história é boa demais, mas boooooa demais mesmo! Adorei a ideia, tem tudo que amo em livros misturado em um só e não tem como não querer se jogar. É diferente, muito interessante. Tomara que lancem os próximos logo.

    ResponderExcluir
  8. No primeiro comentário Ana Paula falou por mim. Por que mesmo eu não quero ler o livro, hein? E se eu disser que ele veio parar nas minhas mãos pela terceira vez? Ganhei 3 vezes, isso é um sinal, hahaha!
    Comecei a leitura dele e não fui além das primeiras páginas. Não me apeguei, não me disse nada... depois uma amiga disse que o livro evolui de forma maravilhosamente surpreendente. Será mesmo pra mim? Todo mundo comenta que gosta e que se diverte. Mas meus pés enraizados no chão não viajaram ainda na proposta.
    Vou dar mais uma chance a ele.

    ResponderExcluir
  9. Não é o tipo de livro que eu leria, mas gostei da resenha e fiquei curiosa, ainda mais por ser um romance divertido!

    As vezes é bom fugir daquele estilo que estamos acostumadas! :D

    Beijos

    http://preferiaestarlendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Gisela! Amo suas resenhas, já disse isso? haha Vão direto ao ponto e entendemos perfeitamente o que você achou do livro *-*
    Mas então, já li muuitos comentários e resenhas sobre Alma?, e a sua resenha só confirmou uma coisa: o livro é muito bom! Eu particularmente gosto muito de histórias assim, meio "peculiares".. Principalmente com pitadas cômicas, aliás, comédia romântica é um dos meus gêneros favoritos! Fiquei mais curiosa aiinda para ler a história e conhecer a Alexia!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Não gosto muito da capa, por isso nunca procurei saber mais sobre o livro, mas já vi que ele tem tudo de um livro que eu costumo gostar, inteligente, romântico e engraçado. Adorei, espero chegar a ler um dia.
    Bjs*-*
    Poliana Araújo
    Território das Garotas
    twitter

    ResponderExcluir
  12. Gente eu AMEI esse livro!
    E concordo com a Gisela nesse ponto "O linguajar da autora é de primeiro nível e as cenas são de uma sutiliza cômica que não vejo há muito tempo. Agrada a qualquer tipo de público, é uma leitura contagiante e sem delongas, vai direto ao ponto."
    Com certeza entro para minha lista de favoritos e assim que lançarem o segundo eu sem duvidas vou comprar!

    DICA: Leiam esse livro porque vale muitooooo a pena!!!

    ResponderExcluir
  13. Gi, amei esse livro. A gente tava precisando de lançamentos assim diferentes, muito om mesmo! Eu quero sim continuar a ler a série, espero que a editora não demore com as continuações. So me irritou um pouco ficarem repetindo toda hora que ela tinha temperamento forte pq tinha sangue italiano, pelo menos foi isso que percebi na leitura.
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Sabe, nunca imaginei que o livro seria assim. É engraçado, e triste também, como podemos julgar todo um livro apenas por sua capa, título e sinopse. Sim, eu achava ele interessante. Mas era só isso. Agora, depois de ler esta resenha, muito bem escrita por sinal, tenho vontade de poder ler o livro. De algum modo algo me diz que este é um livro prazeroso de se ler, ao qual eu aproveitaria. Aiai, não acredito que acabo de adicionar mais um título a minha lista de livros a serem lidos, :P

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. @GreicielyTe digo uma coisa, sou descendente de italianos, e eu morria de rir nestas partes, pois eu me achei igualzinha a ela... O lance do nariz, gesticular muito ao falar, gênio forte... Como não me incomodo com estas características, vi tudo como um elogio.

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esse livro, inclusive é uma das minhas opções pro Top Comentarista.
    Ele tem tudo que eu gosto em uma história: mistério, romance com um toque de comédia, uma protagonista destemida e com a personalidade forte, além do sobrenatural que aqui é algo comum na sociedade.
    Tenho certeza que vou adorar lê-lo, então preciso dele urgente!!

    ResponderExcluir
  17. Vixe, eu jamais imaginaria que tivesse um toque de comédia romântica neste livro. A capa, na minha opinião, não transmite isso. É bem bonita, mas dá uma ideia diferente.

    Tenho vontade de ler esse livro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Não tenho nenhuma vontade de ler esse livro, mas vejo tanta gente falando muito bem dele. O titulo e capa não me chamaram atenção, e isso conta muito pra eu querer ler um livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Esse livro tem me chamado a atenção faz tempos. Tem uma pitada de tudo que é bem aceitável: romance, comédia, mistério e sobrenatural. É uma mistura um tanto deliciosa e que me faz ter mais vontade ainda de conferir a obra! E acho legal o fato de ser uma série de livros independentes, provavelmente os próximos livros seriam com outros personagens certo? Com outras protagonistas?
    É, certamente, preciso ler :)

    ResponderExcluir
  20. Gisela, eu sinceramente não estava dando nada por esse livro. Mas depois de ler sua resenha minha opinião mudou. A história parece ser muito bem construida e esse toque de comédia me agrada muito. Já adicionei no skoob....rs

    ResponderExcluir
  21. Nao li esse livro ainda e estou DOIDA pra ler. 1º a capa é mega linda , e estilo literário andam fazendo muito sucesso por aqui .. Não quero ficar de fora :D

    ResponderExcluir
  22. Parece que acontece de tudo nessa trama, haha.
    E a autora também é uma figurinha!

    ResponderExcluir
  23. É impressionante a quantidade de resenhas positivas que li em relação a esse livro. Mas também com todas essas características interessantes (protagonista peculiar, personagens secundários interessantes, humor, etc.), não tem como não gostar.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  24. Você descreveu em sua resenha o livro perfeito, na minha opinião.
    É a primeira vez que me interesso em lê-lo, embora já tivesse lido outras resenhas sobre ele ;)

    ResponderExcluir
  25. Eu amei este livro, 5 estrelas mesm! Espero que a autora saiba conduzir bem a continuação porque ficou meio fechadinho o fim dele.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  26. Não sabia que fazia parte de uma série e não tinha me interessado muito mas adoro comédia romântica e essa deve valer a pena, já que você deu 5 estrelas

    ResponderExcluir
  27. Ainda não li nenhum livro desse gênero, então estou cheia de curiosidade com esse livro. Adorei também ele ser um romance cômico, esses geralmente são os meus preferidos.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir