acompanhe o blog
nas redes sociais

13.8.13

Série Os Instrumentos Mortais [Cassandra Clare]

Série Os Instrumentos Mortais
Ed. Galera Record
       Clary é uma adolescente típica: aos quase 16 anos mora com a mãe, uma jovem artista viúva. Tem um "tio" postiço, Luke e um melhor amigo, Simon, que nutre por ela uma paixão secreta. Sua vida muda completamente quando quando ela conhece Jace e seus amigos e descobre a existência dos Caçadores das Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de bestas e outras criaturas. Sua vida nunca mais será "normal", num mundo onde realmente existem criaturas como lobisomens, vampiros e fadas. E como se isso tudo não bastasse, Clary ainda deve impedir os planos malignos de Valentim, um homem que quer purificar o mundo de toda criatura que não seja 100% humana ou 100% nephilim.

Cassandra Clare é uma das queridinhas do público jovem e eu já queria descobrir o porquê, mas com o lançamento do filme "Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos" passei a ler tantos comentários sobre os atores que irão interpretar a dupla Clary/Jace que precisei conhecer o famoso e irreverente Jace "pessoalmente" e urgentemente, para não ficar literalmente por fora.

Que bom que já tinha os 3 primeiros volumes aqui em casa, pois assim que você começa a ler não quer mais parar. A narrativa fantástica ambientada na era contemporânea e urbana e com vários elementos sobrenaturais, como lobisomens, vampiros e fadas, contribui para isso, pois é ágil e divertida, exatamente como tem que se comportar neste seguimento de literatura juvenil.

A Série conta a história de Clary, uma jovem normal de 16 anos, que ao presenciar um assassinato numa danceteria, descobre o sobrenatural, e aí seu mundo vira de cabeça para baixo, nada é mais o que parece. Só isso já seria demais para qualquer menina, mas Clary acaba conhecendo Jace, um caçador de demônios, lindo, metido e super debochado. Aliás, um dos pontos fortes do livro são os diálogos entre eles. A série conta com muito mais personagens além dos protagonistas, alguns já adultos e amadurecidos, todos com características que os fazem especiais. Eu particularmente gostei demais do Luke.

Percebo ao ler os atuais livros juvenis que sempre existe um personagem homossexual. Acredito que os autores estão fazendo uma apologia ao homossexualismo, tentando acabar com o preconceito que ainda reina em nossa sociedade. Isso é sempre um ponto positivo, pois tratando o assunto na normalidade, leva o jovem leitor a aceitar as diferenças individuais, diminuindo as discriminações sociais.
Bem, para quem ainda não conhece o mundo fantástico da Cassandra, pode se aventurar nele sem medo, pois a leitura é recheada com diálogos divertidos, sendo prazerosa até para adultos.

Apesar de a série ser composta por 6 livros, ninguém precisa ficar assustado, pois os 3 primeiros formam um conjunto com inicio, meio e fim, logo os demais não são leitura obrigatória.
  • Vol. 1: Cidade dos Ossos
  • Vol. 2 Cidade das Cinzas
  • Vol. 3 Cidade de Vidro
  • Vol. 4 Cidade dos Anjos Caídos
  • Vol. 5 Cidade das Almas Perdidas
  • Vol. 6 Cidade do Fogo Celeste
"Cassandra também escreve uma nova trilogia conjunta, As Peças Infernais, situado no mesmo universo que Instrumentos Mortais, mas na era vitoriana, a história se passa 128 anos antes dos acontecimentos de Cidade dos Ossos. A série consiste em três livros: Anjo Mecânico, Príncipe Mecânico e Princesa Mecânica. Também será lançado neste ano a Adaptação cinematográfica de Cidade dos Ossos com Lily Collins foi escalada como Clary Fray e Jamie Campbell Bower escalado para interpretar o papel de Jace Wayland" - informação retirada da Wikipédia.


28 comentários em "Série Os Instrumentos Mortais [Cassandra Clare]"

  1. Estou doida para ler esta série também. Não só por causa do filme, mas principalmente pela reputação da autora. Apesar do "sobrenatural" me deixar com o pé atrás, tenho a sensação de que estes livros trazem algo a mais. E só do ponto forte serem os diálogos, já me convenceu! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de ler essa serie, não li nenhum ainda, mas confesso que fico meio desanimada com tantos volumes! Assim que tiver a oportunidade vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  3. Já esta na minha lista de leituras 2013! Adorei a história e também os atores que foram escalados para interpretarem os personagens principais! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro essa série. Li também Cidade dos Anjos Caídos e já estou com o Cidade das Almas Perdidas na estante.

    ResponderExcluir
  5. Gosto demais da série. Já li os quatro primeiros volumes e os dois primeiros das "Peças Infernais". Acho que os adultos (que gostem de fantasia, claro!) vão gostar muito da história, que é muito rica em detalhes. Não tem como não se envolver com os personagens. Agora, na expectativa para ver como ficou o filme.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gisela, eu n conhecia a série até ver o trailer do filme do 1º livro. Vou ler acho q nesse final de semana já q o filme estreia semana q vem!

    Bjooooooooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Gisela!
    Quando começaram a divulgar essa série e tal ela não me chamava muito a atenção, mas depois de tantos comentários na blogosfera, é impossível que alguém não fique com um pouquinho de curiosidade né? Então, consegui adquirir Cidade dos Ossos através de uma troca no skoob, mas ainda não tive coragem de começar a ler por não ter os livros posteriores da série, porque muitas pessoas me falaram (e você só confirmou) que quando você começa a ler a série não quer parar! hehe Então pretendo lê-los só quando adquirir pelo menos os livros 2 e 3!

    Gosto muito da temática que o livro trata e não vejo a hora de me aventurar nesse mundo fantástico!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  8. Me interessei por essa série, mas não gostei dos nomes do 4º e do 5º livros, então fiquei feliz em saber que os três primeiros já são suficientes, até porque a saga é grande demais.
    Na maioria dos melhores e mais engraçados diálogos tem um cara lindo, metido e debochado. A relação dos protagonistas deve ter começado com tapas e evoluído para os beijos...

    ResponderExcluir
  9. Vale muito a pena ler essa série. É minha preferida do estilo, muito boa e de dar uns trecos quando se vai ler. Cada livro melhora mais. Doida pra ler esse ultimo, ê ansiedade *-*

    ResponderExcluir
  10. Oi Gii !
    Preciso falar que essa série é INCRÍVEL ??? Titia Cassandra sabe como quase nos matar de susto no final de cada livro!! Li finalmente Principe Mecanico que meu coração ficou tãao apertado no final .. Cassandra titia má !!!

    ResponderExcluir
  11. O filme vai ser lançado logo, então estou curiosa pra poder ver o filme, mas pretendo ler o livro primeiro, na verdade isso é fundamental! Todos falam tão bem da série, vou agaurdar.

    ResponderExcluir
  12. os livros sao D+ , nao vejo a hora de ver filme !!

    ResponderExcluir
  13. Minha série <3
    Jace <3 Magnus <3 Clary <3

    ResponderExcluir
  14. A série é de grande sucesso e os leitores esperam cada volume com ansiedade, vejo isso tanto na blogosfera quanto nas livrarias. Uma ótima aventura com muitos elementos que fascinam os fãs do gênero e mantém o público acompanhando com o mesmo interesse do primeiro livro. E agora nos cinemas, tem tudo pra conquistar aqueles que ainda não leram. Não é o que eu gosto de encontrar numa leitura, pois prefiro as histórias bem reais. Mas devo conferir na telona com meu filho, quem sabe serei fisgada?

    ResponderExcluir
  15. Sou super fã dessa série. Como você mesmo disse, não dá para parar de ler depois que começa. É todo tão bom e surpreendente. Cassandra Clare adora fazer nossos corações sofrerem. Não sei como é possível, mas ela consegue fazer isso ainda mais na série As Peças Infernais.
    Não estou muito animada com o filme. Não gostei dos atores que vão fazem a Clary e o Jace, mas paciência.

    ResponderExcluir
  16. @Luana Rabbi
    Por que não gostou do Jamie e da Lily como Clary e Jace? Achei tão digno, bom o Jamie foi um mais "tanto faz", mas a Lily é muito fofa além de ser uma super fã de TMI.

    ResponderExcluir
  17. Gostei do cast de tmi e já li COB, COA, COG e tô lendo COFA agora e Anjo Mecânico ao mesmo tempo, são livros muito bons e gosto muito do Jace. E do Magnus porque ele é engraçado, e é o primeiro livro que leio com personagens homossexuais. Tô louca pelo filme, falta só 4 dias \o/

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro livros místicos, com fadas, seres surreais, adoro! Essas são obras que eu já ouvi falar muuuito bem, por várias pessoas, o que me fez ficar muito feliz quando vi que eu amei a história também. Com certeza é um livro que eu teria o maaiooooor prazer em ler, adoro coisas surreais *_* - sem contar que, que capas são essas ? O.O, liiiiiiiiiiiiiindas!!!

    Muito boa a resenha. beijão! ♥

    ResponderExcluir
  19. Olha Gisela, eu ate gosto da série, mas nao é favorita e nao acho tudo isso. Realmente as tiradas e os dialogos entre os protagonistas sao bem humorados e demais! Fiquei chateada quando vi que tinha mais 3 livros, mas acho que vou ficar so com os 3 primeiros mesmo.
    Bj

    ResponderExcluir
  20. Tenho vontade de ler essa serie, e descobri que na biblioteca da minha escola tem o primeiro, assim que der vou ler. Mas não agora porque não é minha prioridade de leitura, quando ler, espero gostar.
    BJ

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas eu estou muito curiosa para lê-lo.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  22. Poxa, eu tenho tanta vontade de ler as séries da Cassandra... dizem maravilhas, mas até agora não tive oportunidade. E esse post me deixou com ainda mais água na boca. Ah, mas eu hei de arrumar logo esses livros e ler, tenho muita vontade e curiosidade *-*

    ResponderExcluir
  23. A série é de grande sucesso, mas não faz meu estilo.
    É extensa heim!

    ResponderExcluir
  24. Até agora só li o "Cidade dos Ossos" e gostei bastante. Pretendo ler a série em breve. E nem preciso falar o quão curioso estou para assistir o filme.
    Acho essa abordagem de temas atuais e tabus nas tramas jovens bem interessante e importante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. A série parece ser mesmo mto boa!
    Contudo, tenho evitado entrar em séries.
    Gostei de saber que os primeiros livros têm começo, meio e fim,
    até pq pretendo assistir Cidade dos Ossos no cinema em breve ;)

    ResponderExcluir
  26. Já li a série e gostei muito. Acho que a autora foi bem criativa com o enredo e ela sabe como deixar o leitor curioso com uma sequência.

    ResponderExcluir
  27. Eu já li até o terceiro livro e confesso que a tia Cassandra nunca deixou por desejar... Minhas expectativas foram todas superadas e... Ah, realmente, eu não conseguiria parar no terceiro livro... Eu me apeguei a todos os personagens (principalmente ao Jace) de uma maneira... Inexplicável.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir