acompanhe o blog
nas redes sociais

14.10.13

Em Busca de um Final Feliz [Katherine Boo]

Ed. Novo Conceito, 2013 - 288 páginas:
        Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia. A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “;o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”. 

É contada a história dos moradores de Annawadi, vizinhos de um luxuoso Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia e residentes de uma favela. A história dos moradores da favela Annawadi nos leva a sorrir e se emocionar respectivamente, com uma realidade tão próxima de nós e ao mesmo tempo tão ignorada... Com personagens ricos de cultura, não só nos permite aprender várias lições de vida de acordo com a leitura realizada, como nos leva a conhecer e vivenciar um lado da Índia um pouco desconhecido pela maioria e entender a cultura de um país tão belo e, como não diferente do Brasil, tão desigual.

Em meio à história de tantas famílias existe Abdul, um personagem que retira seu sustento do lixo e com o que ganha tem a responsabilidade de manter a família. Sunil um sonhador que almeja um dia sair da pobreza e a jovem mais bonita da favela, Manju, também tem um sonho, sonha em se tornar professora... E como há sonhadores também existem os desacreditados e que se conformam com seu destino, como a mãe de Manju, personagem que pensa diferente dos mais novos e não consegue ver esperança em um futuro.

“Quando a existência é definida pelos sonhos de pessoas reais, a esperança surge”

Diferente de leituras de romance, o livro Em Busca de Um Final Feliz, conta uma história que envolve momentos alegres e tristes, sonhos, pobreza, riqueza, fome, desperdício, orgulho e amor. Retrata historias verdadeiras de famílias pobres que vivem do sustento que conseguem encontrar no lixo em meio a favelas da Índia, e nos permiti conhecer um lado que não é contado por revistas e tvs. Quem gosta de conhecer culturas de outros países e pessoas, vai se apaixonar. O livro também retrata outras realidades, como moradores que cobram por prestar ajuda a seus vizinhos, policia exigindo propina dos menos favorecidos e a corrupção dos políticos.  

Através de um documentário a autora nos conta sobre famílias reais. Ela se dedicou durante meses e com sua experiência de anos estudando o país, pode alcançar algo bem feito e rico em detalhes. Passou anos frequentando a favela para poder escrever o livro e conseguiu um ótimo resultado, digno de elogios, nos levando a refletir em diversos momentos da sua narrativa.

Cortesia da Editora Novo Conceito


Resenhado por:
Paloma Mendes, Estudante de Informática louca por tecnologia, seriados e livros. “Só se vê bem com o coração, as coisas essenciais são invisíveis para os olhos” (O Pequeno Príncipe).

18 comentários em "Em Busca de um Final Feliz [Katherine Boo]"

  1. gostei muito
    @livroazuis
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não me interessei muito pelo livro quando o vi pela primeira vez. Mas realmente parece ter um conteúdo bem interessante e até um pouco tenso (pela falta de esperança e dificuldades vividas). É uma realidade completamente diferente e acho bacana conhecer.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Logo que se falou de índia com essa capa eu lembrei de "Quem Quer Ser um Milionário" HAHAHA
    Eu acho que já ouvi falar desse livro, não tenho certeza, mas a histórias não me é estranha...

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto o livro, porém não sabia do que ele falava.
    Me interessei bastante por ele.

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Imagino a carga de emoção que esta leitura carrega... Gosto de leituras que me tragam notícias de outros lugares. A Índia tem muito em comum com o Brasil, especialmente na desigualdade social gritante. Mas é muito espiritualizado, isso é mesmo especial nesse povo. Pena que a maldade consiga se infiltrar em todos os lugares.

    ResponderExcluir
  6. Gostei desse livro por parecer e mostrar bem essa realidade. Tem jeito de ser interessante e gostoso de ler, não aquela coisa documentada, que fala como é no modo geral e fica entediante. Gostei da ideia do livro e de como, pelo visto, foi feito.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro deve ser bem emocionante, deve ser legal de ler . Ele retrata algo que está presente na sociedade e nos fingimos de cegos; Curti (Y)

    ResponderExcluir
  8. Acho que li poucos livros sobre histórias reais,
    Esse parece ser muito emocionante, eu acho que livros baseados em casos reais são mais emocionantes, pois a gente fica tentando se colocar no lugar da pessoa que passou por todos os fatos.
    Parece ser interessante, gostei muito da resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Este livro não estava na minha listinha de desejados a ser lido nem nada. Tinha apenas aquela típica curiosidade em ler por justamente ser um livro da Novo Conceito e eu gosto da maioria dos livros que a editora lança, rs.
    Essa é a 1ª resenha que leio sobre este livro e fiquei curiosa de verdade com a história, não esperava nem um pouco que a temática abordada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Apesar de achar válida a premissa do livro, não é uma história que me interessou, mas é por um gosto particular, acho que não estou com o espírito para esse tipo de leitura. Mas para quem gosta do gênero, é uma excelente indicação.

    ResponderExcluir
  11. Achei engraçado o sobrenome da autora! haha

    Confesso que pela capa não imaginava que esse era o enredo. Fiquei mega interessada, adoraria ler "Em Busca de um Final Feliz"!
    Amo conhecer novas culturas e problemas sociais.

    ResponderExcluir
  12. Ok, essa definitivamente não é o tipo de história que tenho interesse. Esse tipo de livro me deixa meio depressiva e geralmente empaco na leitura, realmente não faz meu gênero. A ideia do livro é bacana, mas só mesmo pra quem curte.

    ResponderExcluir
  13. Logo que se falou de índia com essa capa eu lembrei de "Quem Quer Ser um Milionário"² Eu juro que quando olhei a capa, e vi o nome India, pensei a mesma coisa. o Livro conta uma história bem verdadeira, mas que infelizmente, passa despercebida pelo mundo. Eu Achei bem emocionante a parte inicial de Quem quer ser um milionário, quando eles retratam a pobreza, e tenho certeza que o livro deve ser ótimo.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da sua resenha, mas confesso que não me interessei muito pelo livro. Ele é real demais, e me parece ser denso demais. Lembro que li "O Caçador de Pipas" e fiquei bastante impressionado. Então, acho que esse vai mais ou menos no mesmo caminho. E para uma pessoa ler uma história como essa, precisa estar em um momento propício a ela, o que não é o meu caso.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Não é o tipo de leitura que me atrai, mas leria para conhecer um pouco mais da realidade da Índia.

    ResponderExcluir
  16. Fiquei feliz pelo esforço da autora ter dado resultado e ela ter escrito um livro que retrate tão bem a Índia. Mas o livro não faz meu gênero de leitura, vou guardar o nome para indicar aos amigos que curtem.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  17. Acho que nunca tinha ouvido falar desse livro e se ouvi não prestei atenção. Realmente não o tipo de livro que costumo ler e ele me pareceu ser um ótimo livro, porem não acho que leria, pelo menos não nesse momento.

    ResponderExcluir
  18. Esse livro daria um ótimo documentário para cinema.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir