acompanhe o blog
nas redes sociais

3.10.13

Guerra Mundial Z: Uma história oral da guerra dos zumbis [Max Brooks]

Ed. Rocco, 2006 - 368 páginas:
       Guerra Mundial Z – Uma história oral da guerra dos zumbis, dá continuidade ao bem-sucedido O guia de sobrevivência a zumbis. Neste livro o autor adota um tom científico nas pretensas entrevistas que conduziu com os sobreviventes do ataque zumbi que quase extinguiu a humanidade.
O narrador de Brooks é um integrante da comissão da ONU encarregado de elaborar o relatório sobre o assustador conflito que quase aniquilou o planeta. Da identificação do paciente zero, contaminado nas ruínas de Dachang, na China, até Mary Jô Miller, a arquiteta de elite que pode pagar para se proteger, passando pelo depoimento de um soldado da infantaria que lutou no conflito, nada escapa à verve do autor.




Não pense em Guerra Mundial Z como um livro de fantasia, simplesmente porque temos os Zumbis como protagonistas principais. Para mim é um livro de terror, pois mostra que nosso pior pesadelo pode se tornar realidade. Não ria, não estou falando de Zumbis como seres sobrenaturais como vampiros e lobisomem, estou falando de uma ameça virótica, ao qual estamos totalmente vulneráveis. O pesadelo maior deste vírus, é que ele não mata seu hospedeiro, mas o transforma em uma arma transmissora, com um enorme poder de alastramento.  E o mais terrível de tudo, é ver como estamos despreparados para isso. Países que possuem uma quantidade de armas que poderiam destruir o mundo mais de uma vez, caso fossem todas utilizadas, se mostraram ineficazes no combate a essa ameça invisível.

É um dos livros mais inteligentes que já li, com certeza o autor fez um grande trabalho de pesquisa para escreve-lo. Não é um livro para se ler rápido e em nada se parece com o filme homônimo que conta Brad Pitt no papel principal. É em formato de documentário, sem diálogos, onde um  integrante da comissão da ONU entrevista vários sobreviventes da guerra Z, de diferentes nacionalidades, inclusive um brasileiro.

Em cada uma destas entrevistas, o autor mostra que fez seu dever de casa, pesquisando sobre as características culturais de cada entrevistado. Lendo o depoimento do médico Brasileiro, podemos perceber que Brooks conseguiu retratar o jeito de "querer sempre se dar bem" do nosso povo. Esta fidelidade de retratação cultural de cada país foi o que me levou a gostar tanto do livro. Também me chamou a atenção as características humanas que afloram numa situação caótica como esta, como as pessoas reagem perante as calamidades, como uns fazem a diferença enquanto outros como sempre, agem egoisticamente, tentando se aproveitar da situação.

"Além de recorrer ao fantástico para traçar um painel das reações humanas diante de crises e tragédias inexplicáveis, Brooks tece comentários ácidos sobre temas diversos como o autoritarismo na China e na União Soviética; a falsificação de relatórios de inteligência por parte do governo dos Estados Unidos para justificar a invasão ao Iraque em 2003; o impacto social e ambiental de grandes empreendimentos como a represa de Três Gargantas, na China; a opressão imposta por regimes fundamentalistas, como o talibã no Afeganistão e o tráfico internacional de órgãos, envolvendo países como o Brasil."

Quer ganhar um exemplar de Guerra Mundial Z? Participe do sorteio que está rolando aqui no blog entre 03/10/2013 a 06/11/2103.



Cortesia da Editora Rocco

32 comentários em "Guerra Mundial Z: Uma história oral da guerra dos zumbis [Max Brooks]"

  1. eu to doida pra ler esse livro >< >< me falavram que eu ia adorar , por gostar desses tipos de livro !!

    ResponderExcluir
  2. Eu jurava que este livro era tão ruim quanto o filme! rs
    Quer dizer, nem vi ainda, mas pelo que tenho ouvido, não é muito bom mesmo.
    De qualquer forma, fiquei muito empolgada. Um livro inteligente, bem construído (com muita pesquisa) e que trata de outras coisas além de zumbis. Gostei e espero ler um dia!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Caraca, pelo seu post o livro parece mega bom! Confesso que sempre olhei torto pra esse livro, achava que era ruim demais, mas com esse seu depoimento estou louca para ler! Super interessante! Aborda temas super atuais! Amei, preciso ler!

    ResponderExcluir
  4. Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  5. Quem sabe com esse livro descubro por que tanta gente gosta de Zumbi kkk

    ResponderExcluir
  6. Caraca, que livro FODA' !! É intrigante, interessante .. curti (Y) (;

    ResponderExcluir
  7. Quem adora zumbis é que adorou a ideia. Eu sou uma dessas. A trama é muito boa pelo que vi falar. Mas ainda não consegui ler e nem sei se vou =/

    ResponderExcluir
  8. Não sei porque, mas zumbis nunca me atraíram. Quando me dizem que um livro tem zumbis ou invés de eu ter vontade de ler eu perco a vontade. O mesmo aconteceu com esse livro, apesar da resenha maravilhosa e nota alta eu não senti vontade =/

    ResponderExcluir
  9. Eu Tô louco pra ler esse livro! Apesar de ler tantas resenhas dele, não sabia que um Brasileiro participava do livro. Eu curto muito zumbis, e ver uma outra face de uma história - A dos sobreviventes após o surto - com certeza é interessante

    ResponderExcluir
  10. Esse livro foi muito elogiado, mas não me atrai muito logo no subtítulo - "Uma história oral da guerra dos zumbis" - já que não gosto de livros sobrenaturais ou de fantasia, então por melhor que seja a história, eu não consigo gostar porque tenho esse "problema" com coisas assim, fora da realidade. Mas parece uma ótima opção de leitura pra quem curte o gênero. ;D

    ResponderExcluir
  11. Assisti o filme e não curti, :(
    Imaginava que o livro fosse como a adaptação, sem sal...

    ResponderExcluir
  12. Assisti o filme e gostei muito, mas não li o livro. Não sei se gostaria muito do livro por ele ser escrito como documentário e sem diálogos, porem só começando a ler para ter certeza.

    ResponderExcluir
  13. O livro é um dos meus favoritos e o formato de documentário ficou perfeito. Adorei as historias dos sobreviventes e como algumas "pessoas comuns" se tornaram heróis. quanto ao filme eu não vi o ainda, minha irmã viu e adorou.

    ResponderExcluir
  14. Já vi o filme, infelizmente não consegui segurar para ler o livro antes, mas pelo que você falou, o livro é bem diferente do filme. Ótima resenha espero ler o livro em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Vi o filme, mais já me disseram que o livro é bem mais detalhado e mais interessante. E pelo que li aqui, realmente o livro agrada mais. Sempre gostei muito dessa história de zumbis e vírus. E quando aparece algo assim, eu fico louca pra ler e conhecer mais sobre esse assunto que tanto me fascina. Vou adorar ler e espero que logo. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olha só que interessante! Pela capa e sinopse juro que não levaria pra casa. Mas olhando pela sua abordagem, vi o potencial de uma leitura assim. Adoro situações caóticas que levam as pessoas ao limite, a atitudes inimagináveis e a descobrir do que são capazes. Só fiquei incomodada pelo formato documentário, não fica cansativo?

    ResponderExcluir
  17. O assunto abordado é interessante e até amedrontador, porque como você bem colocou, infelizmente podemos chegar a esse ponto. Mas não estou no clima para essas histórias mais densas e com esse toque de terror, não. Eu não vi o filme, mas pelo que tudo indica, o livro é bem melhor.

    ResponderExcluir
  18. Eu estou louca pra ver o filme, mas queria ler o livro antes. Gostei da história, eu não li nenhum livro de zumbi e acho que vou começar por esse. E já que o livro é diferente do filme, acho que vou assistir o filme logo :P
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei esse livro! Não o li, mas vi o filme e fiquei muito contente! Já começa que eu adoro histórias com zumbis hahahaha , e eu achei o filme o máaaximo, o livro deve ser melhor ainda! Muito curiosa para ler os detalhes desse livro que parece mostrar uma história beeeeeem real *__*

    ResponderExcluir
  20. Assisti o filme e adorei. Tomara que o livro também seja ótimo.
    Depois de ler a resenha fiquei curiosa para lê-lo. Quem sabe lá para frente, pois a lista tá grande e cresce a cada dia.

    ResponderExcluir
  21. Pelo que li sobre esse livro sei que é diferente do filme, o que para mim é ótimo pois o filme não me interessou. Confesso que não tinha me interessado por esse livro antes mas depois dessa resenha fiquei curiosa, quero saber se vou gostar.

    ResponderExcluir
  22. Embora tenha assistido ao filme, tenho muita curiosidade de saber se a adaptação ao cinema é fiel ou não. Por isso fiquei bastante interessado nessa resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Ouvi maravilhas sobre esse livro e fiquei louca para ler! Tua resenha só me deixou com mais vontade! Beijocas e sucesso!

    ResponderExcluir
  24. eu quero muito ler esse livro, mas só de ouvir sobre histórias de zumbis já fico com medo #chateada.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Já assisti o filme Guerra Mundial Z, e gostei bastante, cada parte lhe envolvia mais e mais, talvez como se você tivesse naquela mesma situação... Mas como o livro normalmente supera os filmes, estou bastante ansiosa para lê-lo deve ser ótimo, e bastante conquistador :)

    ResponderExcluir
  27. Confesso que eu tinha uma visão completamente diferente em relação a esse livro. Não que não me interessasse por ele, pelo contrário, já tava de olho, e agora, minha vontade de lê-lo só aumentou. Achei massa essa questão do autor se aprofundar um pouco mais na Cultura de outros países.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  28. Eu quero o livro com a capa antiga, mas ainda não li e nem vi o filme. Fiquei feliz do livro não ser num estilo diferente dos outros de zumbis que tinha ouvido falar e que o autor pesquisou tudo bem. Vou tentar ler em breve.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  29. Zumbi + Livro = Já quero ler!!! Com o surto dos vampiros ha alguns anos agora é a vez dos zumbis... ótima resenha

    ResponderExcluir
  30. Só de ter zumbi já vale a pena a leitura, adorei a resenha me deixou com vontade de ler

    ResponderExcluir
  31. Bela resenha, abordando pontos relevantes do livro, de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento e despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir